Aeronave T-27 Tucano da AFA faz pouso forçado em fazenda em Pirassununga-SP
Uma aeronave T-27 (Tucano) da Força Aérea Brasileira de instrução para a formação dos Cadetes da Academia da Força Aérea fez um pouso forçado na Fazenda Cantareira, região do Morro do Limoeiro, região oeste da zona rural de Pirassununga/SP.
Não se sabe se a aeronave estava sendo tripulada por algum oficial ou por cadetes. Moradores daquela região disseram que o piloto saiu ileso de dentro da aeronave.
O Comando de Aeronáutica e a AFA ainda não emitiram Nota sobre o incidente.
FONTE: reporternaressi.com.br
NOTA DO PODER AÉREO: as fotos foram recebidas pelo aplicativo Whatsapp.
As bruxas estão soltas??
Nossa, 3 aeronaves em tão pouco tempo, que coisa eim …… F5, AF-1 Skyhawk e T-27 ….
Fatos notados:
1- Motor embandeirado e quase parado;
2- Sinal de fogo interno na região da caixa de redução e/ou motor, envolvendo a região do escapamento do motor;
3- Ataque a incêndio só na parte do nariz;
4- Pasto (ou plantação verde a 10 metros do avião;
5- Sinal de fogo externo na cauda.
Fato incerto: Voo solo?
Suposição: Voo em baixa altitude; sinal de fogo no motor; decisão por pousar e CORRER!
Jeff – Agosto tá chegando…
Do jeito que está é melhor terceirizar a nossa força aérea. Seria mais seguro para todos, em um sentido amplo.
O importante é que aparentemente os envolvidos saíram da aeronave inteiros.
Pra fazer um pouso forçado assim o piloto confia muito no taco ou o assento não é zer zero!
É a bruxas estão realmente soltas no Brasil , além de alguns casos aparentarem ser falhas mecânicas, já estou achando ser fadigas de treinamentos ñ sei se é o caso mas é o terceiro caso este ano em um intervalos curtos.
Se continua assim a verá poucas águias no céu do Brasil.
Franco Ferreira 28 de julho de 2016 at 17:53
Save Ferris!
O procedimento correto a ser adotado não seria a ejeção, da mesma forma que no mesmo do caso F-5F? Ou pelo fato do T-27 não ter assento zero-zero (e no caso da suposição do Cel. FF estar certa de voo a baixa altitude) a ejeção não seria bem sucedida?
Bruxas soltas?? Sucateamento?? Fadigas?? Coincidências?? Todas as alternativas anteriores??
Considerando o atual quadro do Brasil (+ de 50 anos…rsss) em segurança, educação, saúde, etc. o EI só virá ao país, se for para aprender como se faz um “verdadeiro terrorismo”. Acho que eles devem estar impressionados com a nossa capacidade em nos destruir… seja ela na economia, cultura ou até a própria imagem.
Realmente a somatória -> tempo de operação + coincidência + baixo investimento = tragédia anunciada…mesmo sendo ocupações de alto risco, seria interessante uma avaliação criteriosa por parte do MoD de todas estas variáveis para garantir a integridade destas operações.
O assento zrero zero é muito caro para ser instalado em turbo hélice !
Na verdade não sei tem zero zero ns Fab!?
tem zero zero sim,não sei se os f-5 são equipados mas os SUPER TUCANO são,tem um vídeo no youtube sobre uma visita na esquadrilha da fumaça que um técnico em assentos relata isso.
O a-29 é zero zero.
AT-29 tem zero-zero.
O T-27 é uma aeronave levem de baixa velocidade, a opção de pouso foi acertada.
Avião só cai quando é usado,e agora estamos voando mais,por isso estão caindo mostrando o quê já estamos cansado de saber.Um dia a sorte acaba,não são bruxas soltas.
Os F5 tem o assento zero zero russo Sweda!
Rapaz, notícias do piloto do A4?
olá a todos. Sei que três acidentes assim próximos impressionam, mas insisto que qualquer discussão sobre treinamento, fadiga e manutenção são estatisticamente equivocadas. A única conclusão apropriada é mesmo que as bruxas estão mesmo soltas, ou como disse noutro post, o Temer é pé-frio. É provável que se forem tabulados os acidentes da FAB veremos que são mais ou menos igualmente distribuídos em todos os meses, mas isso não significa que não possa ocorrer uma flutuação em um ou outro mês. Teríamos que tabular uns 2000 acidentes para ter uma distribuição que começasse a ser relevante estatisticamente. Por enquanto, é… Read more »
Os pilotos sempre que podem, procuram aterrissar a aeronave, isto acontece para que as equipes de investigação e prevenção de acidentes possam ter a maior chance possível de encontrar a falha e tentar solucionala.
Quanto aos assentos, o T-27 possui os Martin Baker MK-8L ejetáveis.
Nada, meus senhores, NADA será resolvido ou revisto até o encerramento das Paralimpíadas.
Até minha promoção a 1ª Classe já saiu mas só terá efeito em Setembro.
Viaturas e computadores não tem mais manutenção.
Fornecimento de munição interrompido.
A coisa aqui no RJ tá feia.
Não foi nada disso. Voo de formatura básica, 04 aviões. A pane foi no número 3 da esquadrilha, apagamento de motor no topo do trevo. Só instrutor voa de número 3. Havia altitude pra decidir (acrobacia em voo de instrução não é realizada a baixa altura). Saiu da formação, viu o campo arado e achou que dava pra pousar. Era instrutor experiente e decidiu certo achando que podia salvar o avião. Quase deu. Se fosse eu faria o mesmo. Ejetar ou não, não tem nada ver com o fato do assento ser zero/zero ou não. O do T-27 é zero/70.… Read more »
Grato pela informação e esclarecimento Rinaldo, abraço.
Rinaldo, seria possível a recuperação deste T-27? Abraço.
Acredito que sim, se as longarinas das asas não foram afetadas. Assim como o F-5 de Santa Cruz, que vai pra medição no PAMASP. Mas tem engenheiros aqui que podem esclarecer melhor.
Pilotos tentam pousar a aeronave por uma questão de sobrevivência. A alternativa de ejeção é sempre traumática. Investigação da falha é a ultima coisa que passa na cabeça do piloto, se é que passa na hora que o “ventilador pára”.
Não é recomendado pousar o T-27 em campo não preparado por uma série de motivos (assento deslocar-se, travamento do Canopi, etc), mas não significa que não seja possível. O Piloto reuniu tudo que tinha e sabia, e optou pelo pouso pensando em salvar o próprio boneco. De tabela, ajudou a AFA a não perder o avião. Parabéns.
O piloto maravilhoso, competente e iluminado por Deus é meu filho. Obrigada Senhor pela vida dele…
Não ejetou porque naquele local havia muitos trabalhadores rurais na lavoura naquele horário. Moro a 1,5 km do local.E muitos sabem aqui que quanto menor a altura /altitude da aeronave,maior a possibilidade de insucesso na ejeção .Mesmo em assentos 0-0
Vale lembrar também que ejeção pode trazer danos à coluna vertebral do piloto, especialmente em acentos acionados por explosivos, como o MB Mk.8.
Será que os procedimentos da AFA foram modificados, pois no passado essa era uma situação típica para ejeção em voo. Dessa vez o piloto deu sorte, mas se descumpriu o previsto nos manuais não pode e não deve ser tratado como herói. Eu clariaria a área e ejetaria sem pensar duas vezes.
Rinaldo Nery 28 de julho de 2016 at 23:45
apagamento de motor no topo do trevo.
decidiu certo achando que podia salvar o avião. Quase deu.
Mas se o motor só apagou porque o fogo?
E o grande ministro da defesa que foi tão elogiado e decantado nesse site? o que diz? Temer deu aumento para juízes (42%), MP (25%), Policia Federal(35%), aumentou o deficit público em 170 bilhões e vai liberar verbas para todos os senadores que votarem no impeachment. E para as FA que apoiaram indiretamente golpe, com promessa de “monitorar” os movimentos sociais, não vem nada?
Um delegado federal no início de carreira ganhará R$ 23.692,74 (com o novo aumento dado pelo Temer) – fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/
Quanto ganha um tenente R$8.000,00?
Coincidência ou não sobre a fila de acidentes, a verdade é que, independente disso, a penúria nos cofres públicos contratada pelo governo impichado existe e não tem previsão para acabar. Vai longe… E como no Brasil as FFAA são prioridade inexistente, que Deus proteja nossos soldados…
Não sou adepto a idéia de fazer o que não está previsto nos procedimentos para tentar salvar o avião. Se uma equipe de engenharia ou piloto de prova escreveu as situações que requerem ejeção não é o piloto que, no calor das emoções, deve definir o contrário. Por vezes achamos que dominamos todas as variáveis, mas muitas situações passam desapercebidas e a experiência ou o “pé e mãos” são, com certeza, abaixo do limite da máquina. Já vi muita gente morrer por achar que era experiente ou “pé e mão” tanto na aviação quanto no motociclismo (que é o esporte… Read more »
>> rápido off topic :: a crise do Brasil vai estancar quando o foco for a diminuição de gastos e impostos. Com o arroxo começando pelo executivo e legislativo. Aumentar salários e impostos só aumenta essa bagunça fiscal <> 3 universos distintos. O F-5 é manutenido por um contexto da FAB e o Tucano por outro, e o A/F1-B pela marinha. É muito ruim os acidentes para a percepção do público geral, verdade. Compreendo como o CamargoEr”, esses três acidentes não são tão representativos, do ponto de vista estatísticos, para dizer que a FAB esteja caindo aos pedaços. Caso fossem… Read more »
O procedimento de praxe nesse caso é sem baixar o trem de pouso?
Olá Antunes. Legal sua percepção sobre os aviões estarem sob diferentes equipes de manutenção, o que corrobora nossa visão sobre “bruxas soltas”. É tão provável que ocorra outro acidente nos próximos meses quanto termos alguns anos sem acidente nenhum. Não há como fazer nenhuma conta estatística. Já que você mencionou a crise que passamos, discordo da sua colocação. O cerne é político que arrasta a economia. Temos que restabelecer a confiança democrática ou seremos tragados pelo fascismo.
“Farias Cardoso 29 de julho de 2016 at 8:40 . E o grande ministro da defesa que foi tão elogiado e decantado nesse site? o que diz? Temer deu aumento para juízes (42%), MP (25%), Policia Federal(35%), aumentou o deficit público em 170 bilhões e vai liberar verbas para todos os senadores que votarem no impeachment. E para as FA que apoiaram indiretamente golpe…” . Cara, na boa, você está no fórum errado. Vá chorar suas mágoas em outro local por favor. E não esqueça que agora você não recebe mais nada pra postar isso em fóruns ok? Vai trabalhar… Read more »
Farias Cardoso, um 1° Ten ganha R$ 6938,00. Mas o que mentes como a sua não entendem é que o dinheiro não compra caráter, não compra honra e nem os valores morais que nós militares e cidadãos de bem desse pais cultivamos. Essa corja vermelha da qual você faz parte, sera novamente derrotada.
Graças a Deus o piloto está a salvo; Acidentes acontecem e os PT6 estão na FAB há anos e nosso parque de manutenção os conhece bem. Creio que essa pane de motor será um caso isolado. Abraços.
Ola a todos. Não sou moderador do blog mas não concordo com o tom agressivo dos comentários . O blog não é exclusivo de ninguém e nem possui qualquer restrição a qualquer opinião desde que não se façam comentários político-partidários. Prudência e caldo-de-galinha.
Como disse anteriormente esse instrutor confiou na sua destreza e não confiou no assento!
Pelo fato de estar abaixo de 70 !
Sérgio, a velocidade de planeio é 90 KIAS. Talvez você não prestado atenção aos posts anteriores.
Não faz muito tempo perdemos dois pilotos do Grupo de Demostração.
E quem se pode culpar, então, pelo estado falimentar do erário, que afeta diretamente a situação das FFAA? As runas? O vento, que se recusa em ser estocado? Só faltava essa… O Brasil inteiro está ciente da irresponsabilidade vivida nos últimos anos. E vai se proibir de falar disso por aqui?
Farias Cardoso e camargoer:
Não cortaram a verba de vcs não??? Pq não vão tumultuar outro blog??
Ninguém aqui duvida da nossa democracia e dos nossos militares. Voltem pro Plano brazil bando de vermelhos!
Olá Marcelo. Um grande abraço. Acho que podermos debater muitas coisas usando um tom cordial. Não creio que os editores estejam proibindo qualquer coisa, inclusive não há qualquer proibição sobre opiniões à direita ou à esquerda. Há excelentes comentários no blog de pessoas sem nunca ocorrer uma única ofensa pessoal. Isso é bem legal.
Farias Cardoso, por gentileza, acho que está na hora de pessoas como vc pensar um pouco no Brasil e parar de divulgar fatos inverídicos. Não teve aumento de 42% para juízes. O aumento para os juízes e ministros do Judiciário não foi aprovado, pelo menos ainda não foi aprovado. Os 41, 47% foram dados aos servidores do Judiciário que estavam HÁ MAIS DE DEZ ANOS SEM NEM REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO NO PERÍODO. Por isso receberam um pouco mais que os outros. Além disso, o acordo foi firmado com a FILMINHO PAZ E AMOR. O Temer só o manteve. Colha informações… Read more »
Walderson, ou voce trabalha no judiciário ou está caindo no lobby deles. . Os funcionários públicos tem garantido por lei, anualmente, a reposição da inflação, portanto, todos os anos recebem a reposição das perdas inflacionárias, deste modo o salário permanecem com o mesmo poder aquisitivo. Ocorre que eles querem receber, alem das perdas inflacionárias, um aumento real de salário. Nenhum trabalhador brasileiro tem garantia de aumento real na data base, os da iniciativa privada lutam para conseguir pelo menos a reposição da inflação. O que o lobby dos funcionários está tentando passar para a opinião pública é que há dez… Read more »
Farias, então faltou a réplica correta. Os militares estavam a 3 anos sem reajuste. Não me lembro, em 30 anos de FAB, ter recebido reposição anual. E essa migalha que ganhamos, foi dividida em 3 parcelas, e NUNCA vai repor a inflação do período. Passe a informação completa e correta.
O Farias Cardoso lê a Constituição e as leis brasileiras e acredita que o que está escrito é cumprido. . Diz aí, qual foi o reajuste dos servidores do Judiciário e dos militares em 2015? E em 2014? 2013? . Daqui a pouco ele vai falar dessa parte muito bonita da nossa CF que garante ao trabalhador ” salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo,… Read more »