KC-390 retornando para a Europa
Após dois dias de demonstrações em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) o protótipo do avião de transporte médio KC-390 (PT-ZNF) desenvolvido pela Embraer decolou na manhã dessa sexta-feira (22/7) rumo à Europa. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional Luqa, na ilha de Malta (região central do Mar Mediterrâneo) antes do meio dia (horário local).
O roteiro da aeronave não foi divulgado e até mesmo a visita a Abu Dhabi foi mantida em segredo até o último minuto. Pode ser que ela faça mais uma visita a outro provável cliente na Europa ou retorne para o Brasil. Aguardaremos os próximos movimentos do PT-ZNF.
Bom dia. Alguém sabe onde encontrar fotos dessa viagem, algum fotografo acompanha a equipe? Vida longa ao cargueiro brasileiro. Como foram os desempenhos nessas áreas, alguém conhece os engenheiros? E quanto ao protótipo que está em Campo Grande, será que foram testados pousos de assalto com a Brigada Paraquedista? Será que já estão a disposição os tanques internos de REVO? Qual foi a velocidade máxima alcançada? Editores, Cel Nery? Desculpem, minha ansiedade, abraços a todos.
Que pena! Como só vou pousar no Luqa International na segunda-feira, acho que não vai dar pra ver de perto.
Algum cliente africano? Por quê não!?!?!
ele acabou de decolar de malta.
Está prestes a decolar. Aparentemente é para voltar para o Brasil, já que a primeira curva é para passar sobre o norte da África e não em direção à Europa.
Após uma escala na ilha de Malta, no ar novamente. Rumo norte da África?
Está indo pra Itália, pode apostar.
Cheguei a pensar nessa possibilidade de voltar para a Europa, e a ida para Abu Dhabi direto foi apenas uma forma de demonstração de prestígio aos Emirados Árabes Unidos, quem sabe um cliente quase certo, daí a prioridade.
Se for isso mesmo, pode ser que ainda vá para Suécia e Polônia.
Trazendo prá cá a polêmica do nome:
.
Que tal KC-390 “Argo”?
.
Em english: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Argo
.
Penso “Argo” por três razões:
.
– “Cargo”, só que sem o “C”;
– Nome fácil de assimilar;
– É um barco mitológico que foi construído com madeira de uma floresta sagrada, abençoado por Poseidon e dá nome à uma constelação.
Mais infos, ler a lenda da mitologia grega “Jasão e os Argonautas”.
Muito legal acompanhar as viagens. Seria interessante se divulgassem fotos e dados de desempenho do avião, etc…
Nosso avião acabou de sair de Malta
Chegando na Tunísia
Gente, ele não está voltando para a Europa, ele está neste momento indo pro norte da África.
Deve estar voltando para o Brasil.
Um escala em Senegal ou próximo e voltar pro Brasil.
Uma pena. Errei meu prognóstico.
No momento a proa é Ilhas Canárias, Las Palmas. A segunda perna deve ser para Recife.
https://www.flightradar24.com/PTZNF/a6c74e3
Save Ferris!
Em homenagem ao hermanos Bob Santanta e Paulo Lopez, aqui vai um link do Flightradar24 com um voo de quarta feira do 002, onde ele dá uma arrancada em voo plano (na verdade subindo ligeiramente) e chega até 920 km/h:
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/pt-znj#a67a352
Deve estar voltando para o Brasil. Deve passar pelo norte da Africa (Tunísia, Argélia e Marrocos) e fazer uma escala em algum lugar como Tenerife.
Ele tá voltando para o Brasil, lá na Rep.Tcheca disseram que ele ia partir no dia seguinte para Abu Dhabi, ia ficar dois dias lá e depois ia voltar direto para o Brasil.
Só é interessante ele não ter seguido direto de Abu Dhabi para a África e ter dado essa pernada até Malta.
este sobrevoando a tunisia agora.
Marco, ele deu essa pernada até Malta para evitar passar pelo espaço aéreo Líbio.
Chegando a Argélia.
Sim, Possivelmente esta fazendo esta rota para evitar áreas de conflito. Evitar riscos…
Acho que pernoita no Marrocos ou em Tenerife/Canárias.
Estava sobrevoando o espaço aéreo Argelino mas agora sumiu do radar.
Prezado Poggio,
Desculpe a pergunta, mas como é o passo a passo para identificar o KC390 no flightradar?
Abs
Paulão
Basta digitar a matrícula da aeronave (PT-ZNF) no campo “busca”.
Ou seja !! não sabemos de nada pra onde ele ira
Pela trajetória eu apostaria nas Ilhas Canárias
Paulão, basta botar o prefixo do KC390 (PT-ZNF) na busca.
Interessante, estou monitorando um Gulfstream G550 (GLF5) que está fazendo exatamente a mesma rota do KC390, e ele não perdeu cobertura radar na região sobrevoada pelo KC
Opa, PT-ZNF voltou a aparecer sobrevoando a Algeria
Aparentemente o destino é a Ilha do Sal, em Cabo Verde
Já está visível novamente no Flightradar24. No momento o KC-390 (PT-ZNF) está se aproximando da fronteira entre Argélia e Mauritânia.
Os dois E2 em voo agora: 12:53
Reginaldo 22 de julho de 2016 at 12:53
Qual o código dos E2 no flight?
PR-ZEY e PR-ZFU:
https://www.flightradar24.com/a6cc61e
O E2 001 quase atingiu mach 1. Até printei a tela: 1.135 Km/2 a 12.314 mts
Deve fazer uma última escala na Mauritania ou no Senegal. Depois terras brasileiras, em casa!
Eita. Todo mundo viajando na maionese.
A expectativa inicial era só Farnborough mesmo.
Ai, vieram visitas a Portugal, República Tcheca, Abu Dabi…
E pensamos que ia rodar o mundo.
Voltando à realidade… Gavião Peixoto…
Pois é… Todo mundo literalmente viajando na maionese!!!
Um nome para o KC390?
.
Em homenagem aos franceses eu colocaria:
.
– Carrinho de Mão !
.
Aqui pra eles…nosso carrinho de mão voa !!!!
KC-390 voltou ao rastreio.
Aparentemente está indo para o Aeroporto de Dakar.
Olá amigos! Primeiramente, gostaria de parabenizar à toda equipe do site pelo excelente trabalho que vocês fazem… Acompanho o site há muito tempo, porém, é minha primeira postagem! Feito isso, duas perguntas (perdoem-me caso sejam devaneios, porém, apesar de entusiasta, sou leigo no assunto): 1º – Se o objetivo era evitar o espaço aéreo da Líbia, não seria mais rápido ir pelo sul ao invés do norte? Ou haveria problemas com “áreas quentes” por ali também? 2º – Se a parada for em Cabo Verde, existe a possibilidade de rumar para os EUA (Flórida), ou é certeza que é “caminho… Read more »
Quase em Dakar.
E alguns achavam que o KC 390 iria para Austrália, Japão e cruzaria o Pacífico até a Argentina
Rumo a Cabo Verde, como havia previsto
Sensacional esse site Flightradar! Ouvi falar bastante nele mas é primeira vez que mexo nele mesmo.
Cabo verde, mudou a rota agora.
JT8D, ele deve passar na Argentina quando estiver indo para o Chile para os testes de ventos cruzados
Mudou de rota, agora indo em direção a Cabo Verde.
Gente, menos… ninguém pode esquecer na compra de material militar não basta apenas ter o melhor produto, pois a geopolítica também entra na equação.
Deve fazer a última escala em cabo verde. rs…
A julgar por essa perna do voo, a velocidade de cruzeiro econômico do KC-390 é de 400 nós, sendo 440 a velocidade de cruzeiro “rápido”. Tem que levar em consideração também se ele está voando com vendo de proa ou de cauda.