Hill Aerospace Museum
Nosso amigo e colaborador Roberto F Santana esteve esta semana no Hill Aerospace Museum, próximo à cidade de Odgen (estado de Utah). Este museu pertence à Força Aérea dos EUA (USAF) e localiza-se na base homônima.
Mesmo não sendo um dos museus mais famosos dos EUA ele abriga mais de 90 aeronaves que fizeram história na USAF, incluindo aeronaves da sua antecessora, a USAAF (United States Army Air Force).
Aprecie as belas fotos do museu abaixo (todas as fotos por Roberto F Santana).
Estes americanos, sempre gastando dinheiro para guardar velharias… ô inveja!!! 🙁
pois é… quem valoriza seu passado investe em sua história…
Nesse passado plantou-se sementes para o futuro da época (hoje presente). Isso não é gasto e sim investimento…é memória, informação e patrimonio de um povo que sabe preservar o passado, cultivar o presente, investir e pensar no futuro.
Roberto Dias 21 de julho de 2016 at 9:14
Estes americanos, sempre gastando dinheiro para guardar velharias… ô inveja!!!
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Curiosamente não há fotos do C130. Estranho.
Parabéns pelas fotos, muito boas. Aquele bombardeiro “Short Bier” tem marcas pintadas do lado da cabine, são as missões que ele participou imagino… é isso?
Curiosamente não há fotos do C130. Estranho.
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Prezado Paulo Lopes
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Existem mais de 90 aeronaves no acervo. Nas fotos acima não aparecem mais do que 20. Pergunte ao Roberto F. Santana se ele tirou fotos do C-130.
Roberto, qual é a história daquele MiG-21 vietnamita? Tinha alguma informação de como ele foi obtido na placa em frente a aeronave?
Olha ele aqui paulinho, para a sua satisfação:
http://www.hill.af.mil/shared/media/photodb/photos/601010-F-0000H-049.jpg
SHOW.
Não tem C130 mas tem F5????
tem f5 sim.
Clésio
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Esse aí da foto tem RATO!
Uma das 10 coisas para fazer antes de morrer…. Acho que é um sonho pra todos que curte aviões.
Poggio, você tocou num assunto interessante. Saberia dizer se alguma vez a FAB operou foguetes de auxilio de decolagem em alguma aeronave, seja Mirage III, F-5 ou C-130?
Clésio Luiz
Nunca ouvi falar de uso de RATO ou algo parecido no Brasil.
Enquanto muitos aqui estão debatendo o passado e o presente, conservação, investimentos, patrimônio,… fico aqui pensando: Será que o Brasil nos tempos atuais conseguiria ter uma marinha tão equipada quanto a USNavy da IIGM, construída com a mesma duração de perídodo? Para mim, é lógico que não, mesmo com as diferenças populacionais, tecnológicas e mercadológicas existentes.
O Douglas Invader é muito loco, com aquele “monte” de metralhadora no nariz e a pintura (nose art) do esquadrão: Uma Caveira segurando a foice da morte … mete medo… hahaha
Caro Roberto, obrigado por dividir as fotos conosco
E esse último avião pintado de preto, parece um U-2 mais acho que não .. .. Senhores Que avião é este?
E esse último avião pintado de preto, parece um U-2 mais acho que não .. .. Senhores Que avião é este?
Martin B-57 Canberra
Tem um F-5 ali.
Segura a FAB ou ela vai atrás.
Nunca ouvi falar de FATO em aeronave de caça.
Poggio , obrigadou é verdade , por esse angulo não reconheci o Inglês , operou por aqui com a Força aérea do Peru
Rinaldo Nery
O Mirage IIIC tinha inicialmente um sistema de decolagem assistido por foguetes. Ficava no lugar da barbatana dorsal e o seu tanque de combustível ficava onde hoje ficam os canhões. Aliás essa é a explicação da posição dos canhões do Mirage. Não foram projetados ali, mas assim aproveitaram um espaço desenvolvido para outra função.
Isso mesmo Clésio Luiz
Quando o sistema não estava instalado no Mirage IIIC (era muito perigoso, o combustível era altamente instável) eles substituíam por uma pequena barbatana dorsal. Repare que no Mirage IIIE essa barbatana cresceu de tamanho e virou um tanque de combustível.
Rodrigo Maçolla
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É o inglês mesmo. Só que a Matin o produziu sob licença da English Electric nos EUA
Rinaldo, eu cheguei a achar uma foto de um F-5F decolando com o auxílio de RATO, mas é foto antiga e não sei se foi retocada. É possível achar instalado nos Mirage IIIS suíços.
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Poggio, esse sistema original do Mirage ocupava o lugar do tanque ventral traseiro, não sei porque algumas fontes associam ele com os canhões. Um dos pilotos brasileiros que foram testar o Mirage na França chegou a voar com um, acho que foi o Meireles:
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http://3.bp.blogspot.com/-pAiLPkSZVwI/T-kCG-qr8cI/AAAAAAAAA48/rQ33i_ng9bM/s1600/III+WITH+SEPR+BOOSTER.jpg
Ah, achei o motor na Wikipedia. O módulo dos canhões dava lugar a um tanque extra de 150 litros de um dos reagentes do SEPR 844, junto ao motor-foguete existia outro tanque de 310 litros do outro reagente.
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Sem o foguete o Mirage IIIC operava com os 2 canhões de 30 mm e um tanque ventral conformal (antes que isso virasse moda com os americanos) de 410 litros.
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https://en.wikipedia.org/wiki/SEPR_84
Vivendo e aprendendo. Nunca tinha ouvido falar.
Fotos com RATO/JATO ou algo do gênero existem várias. É só procurar. As duas fotos que eu separei abaixo são clássicas e estão em vários livros. Eu usei o “Lockheed F-104 Starfighter” de Charles Stafrace (Warpaint Series 43) como fonte.
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Na esquerda está o F-104 alemão com o ZELL (ZEro Lengh Launch) e sua rampa de decolagem. Na direita o programa NF-104 para testes de reentrada de astronautas norte-americanos.
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Como se faz para colocar as fotos aparecendo nos comentários?
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Uma foto do Mirage suíço com o RATO no lugar do SEPR francês:
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http://cdn-www.airliners.net/photos/airliners/8/0/5/2261508.jpg
Clésio
Uma vez nós ensinamos o pessoal a colocar fotos no blog mas acabou por desconfigurar tudo. Quando for assim passa para nós (ou manda a URL) que a gente carrega.
Lindo B-26 Invader!
Ou A-26 ….depende de quando é este ai!
Prezados,
a título de curiosidade, o B-17 que aparece na foto é (foi) brasileiro.
Voou na FAB com matrícula FAB 5400, irmão daquele que está exposto em Recife.
Parabéns pelas fotos, me salta aos olhos o excelente estado das aeronaves, fiquei com uma dúvida, o avião da terceira foto é um F15?
Uma pequena curiosidade sobre o B-57 ali exposto. Nota-se pelo canopy que aquele é um dos apenas oito Martin B-57A produzidos antes da versão definitiva B-57B ser introduzida com um canopy de aparencia bem mais moderna. Raridade!
Enquanto isso, em um país abaixo da linha do equador, os poucos museus de aviação existentes “fecham”…é uma pena!!!
Leandro Costa – muito bem observado!
Renato Carvalho. Sim, aquele é um F-15 com destaque para o seu canhão interno Vulcan de 20mm.
Uma curiosidade, reparei um probe de REVO no F-105 da primeira foto, mas o REVO do Thunderchief não era por boom?
Evao ver o saudoso irmão mais novo dos nossos Thunderbolts me lembrei dessa materia aqui bem interessante, comparando o F-105 ao F-35.
https://warisboring.com/the-f-105-was-the-f-35-of-the-vietnam-era-51863811024a#.93ou9097e
Airacobra, o Thud podia ser reabastecido tanto por basket quanto por flying boom. Na época em que foi projetado, a USAF usava muito ainda a cesta e haviam poucas unidades com a flying boom.
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Tem um livro muito interessante chamado “A 100 Missions North” sobre um piloto de F-105 no Vietnã. Conta como cruzaram o Pacífico e ele explica sobre os sistemas de reabastecimento.
Eu tive a oportunidade de conhecer um piloto, ex-USAF, que pilotou o F-105 no Vietnam. Ele me disse, na época, exatamente o que diz a reportagem. Eles eram orientados a evitar um combate direto com o MiG-21 e treinavam manobras de evasão, sendo orientados a atingir o oponente caso estivessem em aproximação em velocidade sem a ciência do inimigo.
Eu me referi, acima, à reportagem do link citado pelo colega Airacobra.
Eu não me preocupo muito com o probe do Gripen por ser algo mais corriqueiro do que na época do Dagger. Mesmo assim ter visto isso ao vivo e de pertinho deve ser uma experiência fascinante. O mais perto que cheguei de um probe de verdade foi quando sentei em um F-5E na BASC a mais de 10 anos atrás hehehehe. . O Sabre, por ser de uma geração ainda mais antiga em termos de projeto, teve o probe praticamente adaptado posteriormente. Mas funcionava bem. Tenho um amigo que era da Lt do USA no Vietnã que suspira fundo sempre… Read more »
Falando nisso, na foto que tirou do Super Sabre, você enquadrou o AIR-2 Genie. Esse foi o único foguete ar-ar com ogiva nuclear que jamais fez um teste de tiro real. Se não me engano foi disparado por um F-89 Scorpion. A idéia por trás do Genie é que ele poderia pulverizar formações de bombardeiros soviéticos.
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Engraçado que o próprio SAC já não usava em suas táticas grandes formações de bombardeiros como eram usadas pela USAAF durante a Segunda Guerra Mundial. Óbviamente o Genie caiu em desuso algum tempo depois, mas permaneceu em estoque durante um tempo.
Pessoal Se eu já achava o f35b fantástico agora eu acho mais ainda !!! Só de ver sobre esses foguetes colocados nas aeronaves para ter algo parecido com o que temos hoje de tecnologia é fantástico!!! Que belas aeronaves se bobear ainda voam ou se precisar de algo deve ser bem pouco e olha lá se não for apenas o combustível! Muito bacana ver que um país guarda a sua história e a respeita! Se fosse aqui que tivéssemos um mig de um inimigo e esse ao passar de alguns anos viesse a pedir a aeronave com certeza os aloprados… Read more »