M-346 Fighter Trainer é apresentado em Farnborough 2016
O Grupo italiano Leonardo-Finmeccanica informou, em nota divulgada nesta segunda-feira (11 de junho), a primeira apresentação oficial da nova versão do jato treinador M-346: trata-se do M-346FT, sigla para Fighter Trainer, ou caça treinador, promovido na edição 2016 da feira aeronáutica de Farnborough, na Inglaterra.
Segundo o grupo, que também divulgou imagens da aeronave via Twitter, trata-se da versão multitarefa da aeronave, e sua principal característica é poder passar facilmente da configuração de jato de treinamento para a configuração de missões operacionais.
A nota informa que a nova versão FT integra uma ampla gama de sistemas e sensores para apoio tático e defesa aérea, um data link (enlace de dados) tático, um sistema de autodefesa, sensores de reconhecimento e designação de alvos e uma série de sistemas de armas, podendo ser integrados outros sensores no futuro à versão básica.
A versão treinadora M-346 produzida pela Alenia-Aermacchi (do grupo Leonardo-Finmeccanica) atualmente tem 68 exemplares encomendados, 18 pela Itália, 12 por Cingapura, 30 por Israel e 8 pela Polônia, tendo sido selecionada também pelos Emirados Árabes Unidos.
A nota foi acompanhada de release mais extenso em pdf, com as principais características e capacidade de integração de armamentos e sensores do M-346FT:
- Pilotagem com baixa carga de trabalho em todos os aspectos do envelope de voo para garantir ao piloto a melhor concentração possível na missão
- Configuração com dois motores e comandos fly-by-wire quádruplos para garantir redundância e segurança operacional
- Capacidade de reabastecimento em voo para missões de longo alcance ou maior persistência operacional
- Alta velocidade em baixa altitude e alta taxa de ascensão
- Alta manobrabilidade também em configuração de plena carga e com apenas um motor em funcionamento
- Suíte de comunicação avançada, centrada em rede
- Data link tático
- Subsistema de autodefesa
- Receptor de Alerta Radar (RWR)
- Dispensador de Chaff e Flare (CFD)
- Kit para redução da assinatura radar
Capacidade para integração de:
- GBU-12 (500 lb) Paveway II LGB
- GBU-49 (500 lb) Enhanced Paveway II GPS/LGB
- Lizard 2 LGB
- GBU-38 (500 lb) JDAM
- Lizard 4 LGB (500 lb)
- Small Diameter Bomb (SDB)
- Lançadores de foguetes
- MK.82 (500 lb) – bomba de emprego geral
- MK.82HD Snakeye (500 lb) – bomba de emprego geral
- Pod de canhão
- Mísseis ar-ar guiados por infravermelho (IR)
- Tanque auxiliar de 630 litros
- Pod de reconhecimento
- Pod de designação laser
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Que pobreza. O irmão gêmeo dele tem 4 pontos duros a mais.
http://i988.photobucket.com/albums/af8/My-Military-Photos/RUS/Air/Yak-130/Yak130_3.jpg
Ops me enganei um pouco. O Yak-130 tem um trem de pouso diferente, onde as rodas recolhem para dentro eliminando o ponto duro central. No M-346 o trem recolhe para a frente, liberando espaço no ventre da aeronave:
http://scontent.cdninstagram.com/t51.2885-15/s480x480/e35/c131.0.817.817/13167401_1610046279312621_688012301_n.jpg
Então o correto é que o Yak-130 tem 3 pontos duros a mais que o M-346, não 4 como eu pensava.
Uma versao como esta se ficasse mais bararo do que o gripem, poderiam complementar os mesmos casa ficasse mos apenas com as 36 unidades.
Dorgas, me enganei de novo… O Yak-130 de fato tem 4 pontos duros a mais, não tinha visto que ele pode transportar um canhão dentro de um casulo no ventre (provavelmente o popular Gsh-23).
http://russianplanes.net/images/to181000/180083.jpg
Clésio,
.
O M-346 também tem mais quatro pontos duros disponíveis: http://c7.alamy.com/comp/EEP095/advanced-military-training-aircraft-aermacchi-m-346-EEP095.jpg
Essa é melhor: http://fly-news.es/wp-content/uploads/AleniaM346.jpg
Prezado Bardini, qual da diferença entre os Sistemas Embarcados das duas versões !! ??
Jack, . A resposta é meio obvia, até tosca, mas um tem recheio russo e o outro não… Embora sejam muito similares a primeira vista, são aeronaves bem diferentes, fazendo uma comparação bem fraquinha entre as semelhanças, é como se um fosse um “Hornet” e outro um “Super Hornet”. . Existem diferenças na fuselagem, na motorização, na aviônica, que influência na diferença de armamentos, sistema de orientação e por ai vai… Sugiro você de uma olhada nestas fotos, de um M-346 ( http://igor113.livejournal.com/259634.html ) e depois analise com calma imagens do YaK-130 e seus cockpits. Existem muita diferenças. . Aliás,… Read more »
Boas imagens do Yak-130: http://igor113.livejournal.com/261936.html
Ah, não tinha ido pesquisar o M-346 a fundo, obrigado pela dica Bardini.