Rafale e Mirage 2000-5 sendo remuniciados e mantidos no Mapple Flag
Mecânicos que normalmente atendem apenas um tipo de aeronave estão trabalhando juntos nos dois modelos de caça, durante o exercício realizado no Canadá
–
Na quarta-feira, 22 de junho, a Força Aérea Francesa divulgou belas imagens, além de algumas informações pontuais, sobre o trabalho de manutenção e remuniciamento realizado em oito caças Rafale e Mirage 2000-5 que participam do exercício Mapple Flag, no Canadá.
Desde o início do exercício, que ocorre na Base Aérea de Cold Lake, cerca de 100 mecânicos (homens e mulheres) trabalham nos oito caças, sendo quatro aeronaves Rafale do Esquadrão “Gascogne” e quatro Mirage 2000-5 do “Cigognes”. O planejamento é para duas saídas diárias das aeronaves, mas com frequência ocorre uma terceira saída, a chamada “Extra Wave”, o que aumenta a carga de trabalho do pessoal e a necessidade de rapidez. Os voos são realizados durante o dia, e com a terceira saída, o tempo para realizar toda a manutenção necessária entre as surtidas é restrito a duas horas.
Apesar de normalmente trabalharem num único tipo de aeronave, neste exercício os mecânicos trabalham misturados na manutenção e remuniciamento dos dois modelos de caça, que têm toda uma geração de diferença quanto à manutenção. No ano passado, essa doutrina de misturar os mecânicos foi treinada com desdobramentos entre as bases de Luxeuil e Saint-Dizier (respectivamente, onde estão abrigados os esquadrões de Mirage 2000-5 e de Rafale que participam do exercício no Canadá).
Nas imagens, pode-se ver a instalação nos caças Rafale de bombas de exercício combinadas a sistemas de guiagem por laser, para os lançamentos na área de tiro. Entre as missões, os caças também são remuniciados com despistadores de mísseis (chaff e flare).
VEJA TAMBÉM:
- Caças Rafale participam do Maple Flag, no Canadá, pela primeira vez
- FAB lidera missão de transporte no último dia da Maple Flag
- O Brasil na Maple Flag
- FAB participa pela primeira vez do exercício canadense ‘Maple Flag’
- Franceses treinam na Bélgica para exercícios internacionais
- Caças Rafale franceses realizam exercício Arctic Thunder na Noruega
- Canadá deverá escolher entre F-35 e Super Hornet, descartando Rafale e Typhoon
- Dassault conversa sobre Rafale com o Canadá desde janeiro, diz CEO
- Para Dassault, Rafale tem chances no Canadá
- França comemora 50 anos do alerta de dissuasão nuclear
- Caças Rafale exercitam missão de longa duração da França ao Oceano Índico
- Caças Rafale de esquadrão de ataque nuclear cumprem alerta de defesa aérea
- Segundo esquadrão de Rafale em St-Dizier
- Racionalização à francesa
- Detalhes da operação dos Rafale e Mirage 2000 sobre a Líbia
- Esquadrilha ‘Guynemer’ do esquadrão francês ‘Cigognes’ faz 100 anos
- Ainda sonhando com o Mirage 2000-5 francês como ‘caça-tampão’ para a FAB?
- Mirage 2000: se aposentando no Brasil, mas ainda interceptando na França
- Mirage 2000-5 da Força Aérea Francesa atinge 6.000 horas de voo
- Após 50 anos abrigando caças Mirage, Dijon prepara-se para a despedida
- É temporada de caça das Cegonhas
- ‘Cegonhas’ em migração: franceses mudam caças Mirage 2000-5 para Luxeuil
Mas que grande cagad@ a Dasault fez em encerrar a produção do M-2000.
A CFB Cold Lake é uma coisa gigante para os padrões Brasileiros, além de abrigar um aeroporto regional, ser o Centro de Treinamento de Verão para os Cadetes e abrigar o Cold Lake Air Force Museum que eu conheci em julho de 2004 durante o Cold Lake Airshow. Durante esses eventos maiores é liberado por uma semana uma área de camping no setor nordeste da base… uma maravilha… sem falar que a área dos restaurantes da base são ampliadas (alugadas) para o pessoal de fora para comercializar os seus produtos, e vc fica lá comendo com os pilotos, mecânicos, a… Read more »
As operações civis em Cold Lake tem aumentado significativamente nos últimos 10 anos e tende a aumentar ainda mais pelo crescimento da indústria de exploração de areias betuminosas (petróleo espremido da areia).
Grande Abraço.
Lindo!!! A operacionalidade da Força Aérea Francesa é impressionante!!! Considerando o orçamento, idade dos meios (Rafale ok, mas Mirage e os F1 que saíram de operação tem uns 2 anos ainda estavam sendo bem usados) e a quantidade de desdobramentos que eles fazem…
Delmo Almeida, que operacionalidade que nada… só estão lá pq o Canadá está querendo colocar o F-35 no telhado… tão é fazendo propaganda… mas quando tem os exercícios “mais sérios” na CFB Goose Bay por exemplo, que na verdade é uma instalação mantida praticamente pela OTAN, veja quantas vezes os franceses estão lá… a média é de 1/5 e quase sempre com 2 aeronaves. – Não estou dizendo que eles estejam errados (no MKT), mas não é essa Coca toda ai não. Como por exemplo quando foram para a Red Flag e fugiram do script das operações para ficarem escutando… Read more »
Obrigado Roberto,
vou salvar aki e ler depois… estou viajando e só estou postando quando vejo alguns “disparates” do meu ponto de vista pelo menos… ai eu não resisto 🙂
Grande Abraço.
força operecional mista! uso correto.
Oganza, eu concordo com tudo que você disse dessa questão do MKT e tal ser o único motivo pra esse deslocamento. Meu comentário foi mais genérico e menos quanto à notícia propriamente dita. Digo comparando com o que ta acontecendo na Alemanha e alguns sinais no RU (caso bem equilibrado, mas não acho que estão superando tão bem o corte orçamentário). . Eles estão com 6 Rafales operando de Al Dhafra pra bombardear o EI, 6 Mirage 2000D na Jordânia com o mesmo objetivo e serão substituídos por 6 Rafales mais as aeronaves de apoio (REVO, Atlantique 2 e tal),… Read more »
Posso estar enganado, mas com 8 GRIPEN talvez esses 100 mecânicos cairia para 50 ou menos. Comentários????
Fresney, boa noite.
.
Esta matéria abaixo aborda justamente um desdobramento de oito caças Gripen para um exercício multinacional, na vizinha Noruega. O tamanho da equipe, segundo a fonte sueca, somou 79 pessoas.
.
http://www.aereo.jor.br/2012/04/13/gripens-da-suecia-rumo-a-exercicio-com-typhoons-f-16-f-18-e-f-15/
Olá, Fresney. Acho que a comparação direta que você sugeriu não é adequada. Embora o número total de aviões deslocados possa ser igual, Mirage e Rafale são aviões de concepção e gerações diversas, que exigem recursos humanos com diferente treinamento. Carregar o mesmo armamento em aeronaves diferentes pode ser feito pelas mesmas equipes, mas esse conceito não pode ser estendido diretamente para todas as outras áreas de apoio. . Sobre a redução do rastro logístico (equipamentos de apoio no solo, pessoal de manutenção, espaço ocupado pelas atividades de apoio, peso de material deslocado) as maiores restrições existentes estão na operação… Read more »
Ainda acho que descontinuar a produção do Mirage 2000 foi uma imensa burrada.
O verdadeiro erro dos croissant não foi ter descontinuado o M-2000, isso foi um “erro”digamos: menor Seu erro foi na verdade não ter uma melhor boa vontade política em construir/desenvolver um verdadeiro AC Europeu junto com seus vizinhos… se isso tivesse ocorrido os Britânicos provavelmente não estariam enrolados no F-35 e provavelmente teríamos, com boa vontade política, uma Classe de Porta Aviões CATOBAR Europeu hj e até uma classe de LHDs e AOA tb Europeus… O projeto da Fortaleza Europa é uma barca furada corrupta e falida na base do discurso para a torcida mas internamente acaba sendo cada um… Read more »
A liberdade é azul para Juliette Binoche e Brexit para o povo.
Au revoir UE.
Save Ferris!