Portugal irá receber cargueiro militar fabricado pela Embraer
Depois do Brasil, Portugal é a segunda nação a receber este novo avião que se irá deslocar por todo o mundo. Este projecto, com participação da indústria portuguesa, irá custar ao Estado português 59 milhões de euros.
No dia 4 de Julho, em Évora, a empresa brasileira Embraer irá apresentar, nas suas instalações no Alentejo, a nova aeronave de transporte militar KC-390.
Após este anúncio, o avião será apresentado na OGMA – Indústria Aeronáutica, em Alverca, num projecto que conta com a participação de vários países, entre eles Portugal, Argentina e República Checa, além dos técnicos da Embraer.
O projecto de nível global visa substituir os C-130 como aeronave de transporte militar em todo o mundo e resulta de um esforço financeiro de relevo do Estado português. Na semana passada, o Governo português autorizou para este projecto gastos até 20,8 milhões de euros para os anos de 2016 e 2017, no âmbito do desenvolvimento do KC-390.
Segundo o Jornal de Negócios, em Setembro de 2015, ainda durante o governo PSD-CDS, o Conselho de Ministros já havia dado aval a um aumento de 8,3 milhões de euros nas despesas com o avião militar, frisando que os gastos do Estado se situavam, assim, nos 38,3 milhões de euros.
O projecto, que arrancou já em 2012, irá então custar na sua totalidade de 59,1 milhões de euros ao Estado português, como adianta o Diário de Notícias.
Portugal irá comprar 6 KC-390
As informações veiculadas dão conta que o Estado português, através do Ministério da Defesa, estará a equacionar comprar seis KC-390.
Esta é a maior aeronave já fabricada pela Embraer. O novo avião foi apresentado oficialmente no passado dia 10 de Junho, em Gavião Peixoto, São Paulo.
A nova aeronave foi testada em vários cenários, podendo substituir totalmente o C-130 e trazendo mais qualidade à força aérea. São equipamentos mais rápidos, mais económicos e com tecnologia moderna. Portugal comprou seis C-130 em 1977.
Entre os dias 11 e 17 de Julho, a aeronave irá marcar presença na feira internacional inglesa de Farnborough.
FONTE: Sapo
Diante das notícias divulgadas pela mídia lusitana nos últimos meses, dando a entender o compromisso do Estado Português com o projeto desta aeronave, ao que tudo indica Portugal tem tudo para ser o primeiro cliente internacional do KC-390.
Sigamos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos.
E que venha Farnborough 2016! 🙂
Sds.
Os países parceiros do projeto tinham que oficializar logo suas compras, pois isto demonstraria mais credibilidade ao programa KC-390. Mesmo assim, Tem muitas forças de olho nesta aeronave e no que ela promete cumprir, esta cada vez mais bonito na foto!
É interessante imaginarmos o que essa visita em terras lusitanas, poderá repercutir na modernização dos C-130 FAP. Afinal investir em uma aeronave recebida em 1977,deverá ser muito bem analisada mesmo sendo o ícone HERCULES. Acompanhando os ensaios do KC-390 em Campo Grande/MS não tem como não se entusiasmar com esse projeto. Alguém sabe quais equipamentos já estão instalados exemplo radar e outros. Presenciar o transporte do blindado Guarani e sua guarnição ou melhor dos caminhões Trata ASTROS deve ser emocionante, ou quem sabe um pouso de assalto com a Brigada Para-quedista.
A presença do KC390 em Farnborough selara muitos acordos… creio eu…
nada como a presença fisica, todo mundo podendo ver o avião de perto e por dentro, ver que ele fez um voo transatlântico sem problemas algum… essa feira trara boas noticias a Embraer..
Eles não podem ficar esperando o KC-390, ja deveriam ter modernizado os C-130.
Depois eles encomendam o Embraer.
Parabéns KC-390, tomara que seja o início de muitos outros contratos!!! A fila começa a andar e acredito que Farnborough será o divisor de águas. Isto mostra como é importante primeiro que o produto venda em seus país de origem, para depois despontar no mundo. Foi assim com o T-27, A-29, o Bandeirante, Brasília, até o AMX, que teria alguns contratos internacionais se não fosse o fim da Guerra Fria e o excedente de aviões inundando o mercado. Antes que me enforquem aqui, não estou dizendo que o AMX iria vender 500 unidades não, eu disse alguns contratos. Outro fator… Read more »
O segundo protótipo está voando agora, acabou de decolar, sempre no padrão de 3.200 ft e a 160 kts.
Também tenho a impressão que nessa participação da feira de Farnborough, alguma intenção de compra deva ser anunciada, ou pelo menos um forte interesse de algum país.
Como havia dito em outro post, a ausência de grandes novidades num mercado de defesa pobre em lançamentos eu creio que o KC-390 chamará muita atenção este ano em Farnborough.
Não espero grandes anúncios, mas se Portugal anunciasse a aquisição de algumas aeronaves já teria valido muito.
Boa sorte ao KC-390 nessa jornada de ida , e muitos pedidos na volta !
Não será a presença física dele na feira que fará com que contratos sejam anunciados. Estes contratos levam muitos meses de negociações. Se for anunciado algo, ė porque já se estava negociando as muito tempo… e esperaram a feira apenas para aproveitar os holofotes mídia.
Mas com certeza pode servir para despertar interesses… e iniciar os primeiros contatos com os forças aéreas.
O KC 390 ainda precisa ser testado em “Ambiente Antartico”!!!!!
Alguém sabe me dizer quando será?
Claudio pqdt, acho que ele não foi testado nem em pistas semi preparadas ainda, portanto acho que os testes em ambiente antártico vai demorar um pouco, deve ficar para o ano que vem. Quanto ao anuncio de contratos na feira, duvido muito, contratos demoram meses/anos de negociações para serem concretizados. A presença dele na feira talvez desperte um maior número de interessados.
off topic
Novo vídeo E2
https://www.youtube.com/watch?v=TnVD1VS5wAk
Show de vídeo…
o kc390 é um projeto q ja nasceu dando certo axo q vai superar o sucesso do st no futuro…daqui a uns 30 anos ja vai ter c130 com 100 anos(não levar ao pé da letra) futuro promissor…a embraer é uma das unicas coisas no brasil q dá certo…como disse o putin(presidente da cccp) a embraer é uma empresa americana no brasil…
Ao menos o motor do KC-390 já foi testado e aprovado em ambiente Antártico:
https://www.youtube.com/watch?v=3qi1umnfNPI
Um outro site fala em:
“KC-390 iniciará uma campanha de demonstrações nas próximas semana, em Portugal, no Farnborough International Airshow 13-19 Julho, Polônia e possivelmente Canadá.”
Depois da apresentação na Inglaterra vai para Polônia e Canadá na mesma viagem?
pessoal vocês perceberam que esse avião não tem matricula.
posso estar enganado, mas não vi em nenhum lugar.
Provavelmente, uma vez que a Polônia está logo ali e o salto atlântico é bem menor voando para a América do Norte a partir da Europa. Isso se a notícia for real.
Para confirmar, somete o RP da Embraer.
Sim é verdade, o território do Brasil é maior que a Europa Ocidental, ou seja, por lá as distâncias são menores.
Mas a pergunta é: O que o KC-390 vai fazer na Polônia?
Maria do Carmo, será que a reportagem confundiu Polônia com Rep Tcheca? Seria estranho o KC-390 visitar Portugal, Polônia e não visitar a Rep Tcheca, um dos sócios com intenção de compras da aeronave que fica logo ali do lado da Polônia.Seria até uma descortesia da Embraer
Jr 28 de junho de 2016 at 12:04
Pode ser, só achei estranho a ida a Polônia.
A República Checa está entusiasmada com esse avião, seria bom fazer essa visita, já que é tudo perto na Europa.
Gente, me desculpem mas este vídeo não me parece a Antartica não!! A única base por lá que tem pista de pouso a Tem Marsh, do Chile e estas imagens não foram feitas por lá.
E outra, viram o Mauricio R. fazendo slfie no meio da multidão no vídeo da Embraer?? Ele estava lá, eu vi, é por isso que ele sumiu….. kkkkkkk
A Polônia vira e mexe diz que tem interesse em aumentar a cooperação com o Brasil na área militar, comprando (KC-390) e vendendo produtos (míssil Grom, avião M-28 e até Blackhawk).
.
Notícia do ano passado:
.
http://www2.planalto.gov.br/vice-presidencia/vice-presidente/noticias/noticias-do-vice/2015/michel-temer-brasil-polonia
Marcelo, de cabeça, lembro que Argentina e EUA (Pegasus) também tem pistas de pouso na Antártida. Se bobear, outros países também tem.
Marcelo Andrade, o Maurício R. foi suspenso mês passado…
Chile, Argentina e EUA tem pista de pouso na Antártica, essa pista que o A-319 esta pousando fica na Estação McMurdo que pertence aos EUA.
http://www.nycaviation.com/2012/08/australian-airbus-flying-to-antarctica-on-rescue-mission/#.V3KkuKJ_OYM
Deve ser na República Checa mesmo….
AL 28 de junho de 2016 at 13:19
Off topic (mas nem tanto)!
“Jackson Schneider, presidente da divisão de aviões militares da Embraer, confirmou que o KC-390 vai realizar uma rápida turnê pela Europa, que deve durar pouco mais de duas semanas. Antes de voar para Farnborough, a aeronave será apresentada em Portugal e na sequência segue para o festival na Inglaterra. “Ainda não temos a lista de países definidos, por que precisamos de uma série de autorizações para voar com o protótipo do KC-390 pela Europa. Mas teremos em breve”, contou Schneider, que até o momento confirmou somente a presença da aeronave na República Tcheca, um dos países parceiros industriais da Embraer… Read more »
“Ainda não temos certeza se o E2 poderá participar do evento. Para chegar a Farnborough é preciso atravessar o Oceano Atlântico, e isso não é tão simples”, contou Luiz Carlos Afonso, vice-presidente da Embraer Aviação Comercial, acrescentando que a aeronave começou a ser testada recentemente, durante apresentação à imprensa na fábrica da Embraer em Évora, em Portugal.”
Maria do Carmo Lacoste
Há uma programação de testes em baixa temperatura nos EUA. Se a aeronave a ser testada é o mesmo que vai para a Europa, o retorno pode ser via Atlântico Norte até o Canadá e depois EUA.
Além de Portugal, o país a receber o avião na Europa será mesmo a República Checa, segundo declarações de Jackson Schneider.
Não me surpreenderia se contratos de compra fossem assinados.
Marcos, Suécia tudo bem, foi até comentado na época do contrato dos Gripens que a Suécia poderia no futuro adquirir o Kc-390, mas a Itália seria um nome novo (pelo que me lembro), sem contar que a americana LM fala alto por lá, haja vista o F-35….
Mas seria ótimo…
Ederson Joner 28 de junho de 2016 at 22:00 Esse interesse da Itália já tinha sido ventilado antes, foi na mesma época que se cogitou a FAB comprar os AMX italianos desprogramados em 2018, para o uso da FAB e sua doutrina de apoio as tropas em solo ainda é um avião válido, um pelo outro talvez. Mas de qualquer forma, já tinham ventilado antes que a Itália estaria interessada. De qualquer forma amigo, qualquer país do mundo precisa de um avião do porte do KC-390, nem sempre um A400M ou C17 da vida tem sentido, e hoje só existe… Read more »
Joner, a Itália não é nome novo, quando a AFASTADA esteve lá em uma das suas últimas viagens ao exterior foi conversado sobre o interesse da Itália no avião, existe alguns itens de empresas Italianas nele. Dos países europeus que foram pelo menos citados que tinham interesse no avião estão Portugal, Suécia, Republica Checa, Eslováquia, Polônia, Itália e Bulgária
Legal, como disse (pelo que me lembro)! Tomara que se confirme, a turma da macarronada tem nome forte no meio militar, suas forças são expressivas, e o KC-390 ficaria bonito na foto reabastecendo alguns F-35, já imaginaram….
Ederson, eu acredito que o KC-390 só terá condições de fazer REVO em sistemas probe-and-drogue, e não no flying boom do F-35. Para eles, a Itália terá de continuar usando os KC-767.
Embraer vai tomar pulso do mercado em Farnborough
A Embraer tem quatro protótipos do KC-390, 2 em teste solo e 2 em voos.
http://www.pressreader.com/
Os dois protótipos já tem 320 horas voadas
Visitara países da Europa, África e Oriente Médio
Ensaios de reabastecimento começam no segundo semestre de 2016
Estará no Chile para ensaios ainda nesse ano
https://www.flightglobal.com/news/articles/kc-390-confirmed-for-farnborough-debut-426808/
Segue um belo vídeo da EMBRAER:
https://www.facebook.com/Embraer/videos/857171097721722/
Jr 29 de junho de 2016 at 16:41 Vai ao Chile não apenas para testes de voo, vai ao Chile porque o Chile já demonstrou interesse no KC-390, este local das provas é conhecido por seus ventos cruzados, fará as duas coisas, voos de testes e uma amostra particular aos chilenos. Schneider também diz que alguns países já estiveram em Gavião Peixoto. Sempre fiz esse alerta, de que pessoal de países interessados já deviam ter vindo a Gavião Peixoto em busca de maiores informações sobre o avião, é claro que devem ter voado no aparelho. Teremos anúncios concretos de compra… Read more »
Muito bom, não foram a passeio em Campo Grande, já fizeram muito trabalho.
Show…
E ainda teve os testes com o sistema de reabastecimento, muito show, estão bem adiantados…
Parabéns aos envolvidos!
O que vi no último vídeo do KC390, com a mangueira de reabastecimento estendida, comparativamente com outros vídeos do A-400M em reabastecimento aéreo, foi uma aeronave com ângulo de ataque bem menor, gerando portanto menos arrasto e menos turbulência. Evidente que esse ângulo de ataque estava em função inversa da velocidade, que não sabemos qual era.
Prezados, so voltando à questão do lançamento de paraquedistas. Obrigado. pra mim ficou claro: salto enganchado tem que ser pelas portas laterais, inclusive por ser a principal opção de combate; o lançamento de bote pela rampa é mais uma explicação que justifica plenamente as portas laterais. Esta opção foi a melhor para o Brasil, que precisa contar com estas portas para a finalidade de combate por paraquedistas. Agora se um cliente prever seu emprego exclusivamente para reabastecimento e transporte de carga talvez eliminar as portas possa ser uma idéia. Se reduzir preço de forma significativa e, principalmente, aumentar a capacidade… Read more »