Neuron é primeiro UCAV a voar em formatura em show aéreo
Segundo a Dassault, é a primeira vez na história da aviação que um avião furtivo controlado de terra voa em público. CEO da empresa diz que evento ‘contribui para as celebrações do centenário do grupo’
–
Em nota divulgada no último sábado, 4 de junho, a empresa francesa Dassault Aviation divulgou informações e fotos sobre apresentação realizada no mesmo dia em evento aeronáutico em Istres (França) pelo Neuron, demonstrador de veículo aéreo não tripulado (UCAV, ou ARP de Combate). Segundo a Dassault, que lidera empresas de outros cinco países europeus no programa Neuron, é a primeira vez na história da aviação que um avião furtivo controlado de terra voa em público.
O evento realizado em Istres foi organizado pela Força Aérea Francesa, e contou com a contribuição da empresa e da agência de compras de defesa DGA da França.
A 400 metros dos espectadores – Na ocasião, após a decolagem o demonstrador foi acompanhado em formatura de três aeronaves por um caça Rafale e um avião executivo Falcon 8X, fabricados pela Dassault, cujo centro de testes de voo se responsabilizou pelo controle do Neuron. As três aeronaves passaram a menos de 400 metros de milhares de espectadores, voando a 350km/h a uma altitude de 150 metros, o que segundo a empresa constitui um grande feito, tanto tecnicamente quanto em habilidade de voo.
O voo completo durou 15 minutos e a apresentação foi possível graças à confiabilidade e segurança demonstradas pelo Neuron desde o início dos testes em 2012, conforme a nota da empresa. Em 2014, o UCAV já havia voado em formatura (mas não durante um show aéreo) com um Rafale e um Falcon 7X, também pela primeira vez no mundo, segundo a Dassault.
Centenário da Dassault – O diretor executivo da empresa, Eric Trappier, destacou que “essa formatura de três aeronaves ilustra a experiência tecnológica necessária para os projetos aeronáuticos do futuro.” Trappier completou que o voo “também contribui para as celebrações do centenário do nosso grupo, que vem projetando, construindo e apoiando aeronaves civis e militares desde 1916.”
A imagem da formatura, acompanhada do selo de 100 anos do grupo, está entre os destaques da página da empresa, assim como outras que remetem a aeronaves já “clássicas” da Dassault, algumas das quais estão mostradas acima e abaixo.
Ainda segundo a nota, o programa europeu Neuron é o primeiro do mundo, fora dos Estados Unidos, a ter projetado, construído e voado um demonstrador de UCAV furtivo, e também o primeiro a tê-lo submetido a um programa de provas completo, que inclui testes envolvendo sistemas operacionais de detecção (radar e infravermelho) e lançamento de armas de uma baia interna de armamentos, em alta velocidade.
Liderado pela francesa Dassault, o programa conta com a participação de empresas da Itália (Alenia Aermacchi), Suécia (Saab), Espanha (Airbus Defesa e Espaço), Grécia (HAI) e Suíça (Ruag). Para saber mais, clique nos links da lista a seguir.
VEJA TAMBÉM:
- Avião de combate não tripulado Neuron realiza testes na Suécia
- Completados os testes de voo do demonstrador Neuron na França
- Vimos o Neuron de perto
- França e Inglaterra lançam programa de estudos do futuro sistema aéreo de combate
- Um ‘break’ com DNA Dassault
- Dassault e BAE propõem UCAV para substituir Rafale e Typhoon por volta de 2030
- Voa o nEUROn
- BAE Systems participa do projeto de construção de Veículo Aéreo Não-Tripulado no Reino Unido
- O primeiro voo do Neuron, programa liderado pela Dassault, em vídeo da Saab
- Substituto do Rafale na França será … um ‘drone'(!)
- Apresentação oficial do UCAV nEUROn
- Demonstrador do futuro pós-Rafale, versão UCAV
- Neuron ganha asas
- Saab faz o ‘rollout’ da fuselagem do UCAV nEUROn