Neuron com Rafale e Falcon - foto Dassault com selo 100 anos

Segundo a Dassault, é a primeira vez na história da aviação que um avião furtivo controlado de terra voa em público. CEO da empresa diz que evento ‘contribui para as celebrações do centenário do grupo’

Em nota divulgada no último sábado, 4 de junho, a empresa francesa Dassault Aviation divulgou informações e fotos sobre apresentação realizada no mesmo dia em evento aeronáutico em Istres (França) pelo Neuron, demonstrador de veículo aéreo não tripulado (UCAV, ou ARP de Combate). Segundo a Dassault, que lidera empresas de outros cinco países europeus no programa Neuron, é a primeira vez na história da aviação que um avião furtivo controlado de terra voa em público.

O evento realizado em Istres foi organizado pela Força Aérea Francesa, e contou com a contribuição da empresa e da agência de compras de defesa DGA da França.

A 400 metros dos espectadores – Na ocasião, após a decolagem o demonstrador foi acompanhado em formatura de três aeronaves por um caça Rafale e um avião executivo Falcon 8X, fabricados pela Dassault, cujo centro de testes de voo se responsabilizou pelo controle do Neuron. As três aeronaves passaram a menos de 400 metros de milhares de espectadores, voando a 350km/h a uma altitude de 150 metros, o que segundo a empresa constitui um grande feito, tanto tecnicamente quanto em habilidade de voo.

O voo completo durou 15 minutos e a apresentação foi possível graças à confiabilidade e segurança demonstradas pelo Neuron desde o início dos testes em 2012, conforme a nota da empresa. Em 2014, o UCAV já havia voado em formatura (mas não durante um show aéreo) com um Rafale e um Falcon 7X, também pela primeira vez no mundo, segundo a Dassault.

Centenário da Dassault – O diretor executivo da empresa, Eric Trappier, destacou que “essa formatura de três aeronaves ilustra a experiência tecnológica necessária para os projetos aeronáuticos do futuro.” Trappier completou que o voo “também contribui para as celebrações do centenário do nosso grupo, que vem projetando, construindo e apoiando aeronaves civis e militares desde 1916.”
patio com cacas e avioes de ataque historicos da Dassault - foto Dassault com selo 100 anos

A imagem da formatura, acompanhada do selo de 100 anos do grupo, está entre os destaques da página da empresa, assim como outras que remetem a aeronaves já “clássicas” da Dassault, algumas das quais estão mostradas acima e abaixo.

Ainda segundo a nota, o programa europeu Neuron é o primeiro do mundo, fora dos Estados Unidos, a ter projetado, construído e voado um demonstrador de UCAV furtivo, e também o primeiro a tê-lo submetido a um programa de provas completo, que inclui testes envolvendo sistemas operacionais de detecção (radar e infravermelho) e lançamento de armas de uma baia interna de armamentos, em alta velocidade.

Linha de montagem de cacas Bloch - foto Dassault com selo 100 anos

Liderado pela francesa Dassault, o programa conta com a participação de empresas da Itália (Alenia Aermacchi), Suécia (Saab), Espanha (Airbus Defesa e Espaço), Grécia (HAI) e Suíça (Ruag). Para saber mais, clique nos links da lista a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments