E190-E2 na Via Dutra
Embraer transfere fuselagem de novo jato de uma unidade para outra visando realizar ensaios estruturais.
A Embraer transportou nesta quarta-feira (13) parte da fuselagem central de um jato E190-E2 entre as unidades Faria Lima e Eugênio de Melo, ambas em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A estrutura vai ser usada em ensaios estruturais estáticos da aeronave na campanha de certificação do modelo, previsto para chegar ao mercado no 1º semestre de 2018.
A fuselagem, de 36,2 metros de comprimento, foi transportada em um caminhão e deixou a unidade Faria Lima às 10h. O trajeto foi pela Via Dutra.
O transporte, em velocidade máxima de 60 km/h, demorou cerca de 2h e chamou a atenção dos motoristas. De acordo com a concessionária Nova Dutra não houve necessidade de apoio no transporte da carga, pois o percurso no trecho foi percorrido em velocidade compatível para o horário.
Segundo a empresa, nas próximas semanas estão previstos também o transporte de outras partes da fuselagem do avião, como as asas.
O jato vai ser montado na planta de Eugênio de Melo para realização de testes de resistência e movimento.
Essa aeronave não vai ser comercializada, nem fazer testes de voo.
E2-190
A Embraer apresentou em fevereiro a nova geração do jato E2-190. O modelo é a principal aposta da fabricante de aeronaves para se manter líder mundial no mercado de aviação regional.
A Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves no mundo e um dos maiores exportadores do país.
FONTE/FOTO: G1/L L Ruiz