Gripen, Tucano, FAdeA e Embraer: MD da Argentina e embaixador do Brasil trataram desses assuntos em reunião
O Ministério da Defesa da Argentina divulgou nota à imprensa na última sexta-feira, 18 de março, sobre visita do embaixador do Brasil no país, Segundo a nota, a visita serviu para a análise de iniciativas conjuntas para avançar acordos entre a Fábrica Argentina de Aviões (FAdeA) e a empresa brasileira Embraer.
Martínez afirmou sobre a reunião realizada em seu escritório no Edifício Libertador: “Temos prevista uma agenda de temas muito importante, um dos quais é avançar no trabalho conjunto entre a Fábrica Argentina de Aviões e a Embraer. Estamos muito interessados em desenvolver projetos em temas vinculados à indústria para defesa”. Um desses objetivos, segundo o ministro, é trabalhar na possibilidade de levar a cabo “a fabricação e o desenho conjunto de aviões de combate Gripen”.
O ministro também relembrou a iniciativa de modernizar os aviões Tucano, fabricados pela Embraer.
Na reunião, também estiveram presentes os secretários de Estratégia e Assuntos Militares, Ángel Tello; de Ciência, Tecnologia e Produção para Defesa, Héctor Lostri; e de Logísticas para a Defesa, Coordenação em Emergências e Gestão Cultural, Walter Ceballos.
Convite para visitar o Brasil – De sua parte, o embaixador brasileiro definiu, segundo a nota, a sua primeira visita ao ministro Martínez como “muito positiva”, acrescentando que “o objetivo principal foi lhe entregar uma carta da parte do ministro da Defesa do Brasil, Aldo Rebelo, na qual o convida para o país.” O embaixador Vargas também destacou o interesse mútuo pela continuidade do trabalho de “cooperação industrial” e o “diálogo fluído entre as Forças Armadas da Argentina e Brasil.”
Por fim, segundo a nota, o embaixador Everton Vieyra Vargas afirmou: “Estou certo de que com Martínez e Rebelo teremos uma excelente oportunidade para avançar em matéria de cooperação.”
COLABORARAM: Bardini e Lucas
VEJA TAMBÉM:
- MDs de Brasil e Argentina assinam ‘Declaração pela Democracia e a Paz e iniciam negociações do Gripen NG
- Gripen na Argentina? No, sir
- Em evento do KC-390, MD da Argentina anunciou decisão para negociar 24 caças Gripen
- Argentina X Brasil: o placar da introdução de jatos de combate
- Vídeo: fabricação da porta de carga do KC-390 na Argentina
- Assinado contrato de parceria entre a Embraer, a FAdeA e a Aero Vodochody para produção do KC-390
- IA-63 Pampa II posa para as câmeras
- O fim de uma era: Argentina se despede do Mirage III
- Argentina e Israel retomam negociações sobre o Kfir
- Kfir no almoço e Gripen no jantar para os famintos caçadores argentinos
- A presença do Pampa II no Centenário da Aviação Militar Uruguaia
- Força Aérea Argentina celebra o voo de quatro novos pilotos de A-4AR
- Força Aérea Argentina emprega Tucanos para missões de interceptação
- Em viagem a Mendoza, presidente argentina aproveita para conhecer os jatos Pampa
- Coronel aviador da FAB voa em IA-58 Pucará da Força Aérea Argentina
- Segundo jornal da Argentina, país negocia com a China a compra de 24 caças JF-17
- Argentina negocia 18 caças Kfir Block 60 com a IAI
- Argentina se recusa a comprar caças espanhóis
- Mais uma vez, Força Aérea Argentina cancela participação na Cruzex
- Argentina teria proposto 160 milhões de euros por caças Mirage F1 espanhóis
- Caça sino-paquistanês JF-17 ‘Thunder’ (FC-1) poderá ser produzido na Argentina
- Argentina avalia oficialmente o sistema EMB 145 AEW&C, segundo site
- E-99 na Argentina: só um ‘Test drive’?
- ‘Fumaça’ em Córdoba para o centenário da Aviação Militar Argentina
- Meta argentina: 40 Pampas em 4 anos
- Argentina deve comprar seis cargueiros KC-390 da Embraer
Colando meu comentário do post “Seminário Anual Gripen 2016”, que no fim cai como uma luva neste post. Farroupilha 21 de março de 2016 at 14:58 Se até agora a Argentina não conseguiu nada, por um ou outro motivo (político ou finaceiro), destes caças alternativos: Kfir Block 60 (tradução: Leãozinho Block 60), JF-17, F-16 ou Su-24. Vai pretender Gripen de novo: Bardini 21 de março de 2016 at 13:17… “la fabricación y el diseño conjunto de aviones de combate Gripen”. Incrível, mas como fazem falta as sandálias da humildade e chá de timanca a esses argentinos. Esse tal de Maurício… Read more »
uhum
A Argentina doida para participar do projeto Gripen e depois não comprar absolutamente nada….tal como o KC 390 os argentinos querem somente enrolar os brazucas para conseguir dinheiro e assegurar empregos por lá, pois nao comprarão Gripen algum e por 2 motivos: não tem dinheiro e a Inglaterra vetaria qualquer intensão de compra ja que são muitos os componentes criticos fabricados por lá e que usados pelo Grifo. Bestinhas heim?
Com exceção do Chile e Colômbia, Brasil devia evitar relação mais próximas com os demais países da America do Sul, todos sem futuro, estas iniciativas de cooperação geralmente não dão em nada, ou acabam em prejuízo ao Brasil.
Como adoram atacar os argies aqui no blog. Ficam ai, metendo u pau e encarnando da FAA, enquanto a FAB se tornou museu, e somos a piada do mundo com nossos F-5. E vai jogar pedra nos politicos deles, vai. Basta so olhar o circo da politica brasileira nesses ultimos anos. Ficamos andando a pé e descalços, e rindo quando os argentinos passam de onibus..
como disse um almirante br a um tempo atrás 0800 não dá…
pelo menos agora não são mais b olivarianos. menos mal.
mesmo assim em toda sua história a Argentina teve seus próprios interesses.
cabe ao Brasil avaliar o que é válido.
desenvolver gripen? mas gripen é sueco. o Brasil apenas está participando junto com o fabricante. o Brasil não pode dar esmola com chapéu alheio…
Há há há ja
Esses caras não fazem nada, e esses encontros é só pra dizer que fazem alguma coisa… Só pra sair no noticiário. De concreto ai possivelmente uma modernização ou revisão dos Tucanos… e olha lá….. vocês vão ver é capaz do Brasil doar Tucanos pra Argentina… Afinal a FAB é rica né, o Brasil é rico;
Também o que dizer de um Ministério que teve não sei quantos ministros diferentes nos últimos dois anos?? nem lembro, mau da tempo de mandar fazer Carimbo com o nome de um, quando chega, já tem que jogar no lixo, pois já mudou pra outro
*A FAB se tornou museu. **Somos piada do mundo com nossos F-5 (hã?): Argentina vive de A4 e Pucará. O Brasil tem planejamento para 36 aeronaves Gripen NG (o contrato de financiamento já está assinado) com intenção de adquirir 108 no total, hoje temos 7 esquadrões (1 – ex-Mirage 2000, 3 – F-5 e 3 – A-1, sem contar esquadrões com ST), obviamente haverá a necessidade de substituição dos mesmos, os F-5 vão ter dado baixa até no máximo em 2025 sobrando(?) nessa época apenas os ex-jordanianos modernizados e em seguida dos A-1M até mais ou menos 2030… sendo assim,… Read more »
O que eles pediram foram os projetos do Gripen…nem é engenharia reversa, querem ajudar para terem os planos e na cara dura copiarem….
já sabem qual é a turbina…pegam um radar em Israel ou na China e vamus nessa…
“Meu amor eu quero casar com vc EU TE AMO MUITO, só preciso de uma prova de amor…”
Não podemos ignorar nossos vizinhos mas enquanto o Brasil não mudar de governo eu sempre desconfiarei desse tipo de acordo. Durante a última década o Brasil foi uma mãe com os países vizinhos e fechou acordos totalmente oneroso ao nosso povo. Aceitamos calados o roubo das refinarias da Petrobras pela Bolívia, cedemos aos pedidos paraguaios em renegociar os preços da energia de Itaipu, financiamos obras em outras nações com o dinheiro do BNDES, doamos equipamentos militares, e chegamos até mesmo a negociar o Gripen com os hermanos sem sequer consultarmos a SAAB. Enquanto hão houver responsabilidade e pragmatismo na nossa… Read more »
Ah, o mentir! Como mentir é fácil, não?
Até a realidade vir à tona:
http://www.aereo.jor.br/2014/11/09/gripen-na-argentina-no-sir/
Ou a Argentina desiste oficialmente das Malvinas/Falklands, ou vai de Kfir e/ou caças chineses, quando muito.
Insistindo na presepada ufanista, a “compra” dos Gripens pelos hermanos não passará de mais um factóide/devaneio proferido pela casta política de ambos os lados.
Sds.
O Brasil se acabando, sem dinheiro pra nada, nego ainda tá pensando em chamar Argentina pra jogar grana fora. Manda esse maricons item se las***
Eles pelo menos tem pedigree
Abre-se alguma oportunidade se, e somente se, a Embraer assumir a FAdeA mais ou menos nos moldes que aconteceu quando da LM anos atrás. A diferença é que há entre Brasil e Argentina uma maior relação (até carnal), do que houve/há entre EUA e Argentina.
–
Macri é avesso às estatais, abre-se então uma oportunidade da Embraer aprofundar sua participação na Argentina, não só com a FAdeA, como também na INVAP (que produz radares).
–
Entendo que é melhor nós ocuparmos este espaço, do que deixar outros fazerem (como estadunidenses, europeus, israelenses, chineses, ou russos). É o que penso.
argentino quer nos copiar em tudo se a gente compra um avião eles querem também se a gente faz um eles também querem o ruim é que eles não tem dinheiro pra nada
se eu fosse o macri o que eu faria. Fechava com israel mesmo! e que se dane ademais que o Macri não tá nem aí pras falklands mesmo. Os israelenses estão fazendo qualquer negócio pra vender os Kfir
argentino tem que parar de enfiar o Brasil nos problemas deles
Marcelo Bastos
“Com exceção do Chile e Colômbia, Brasil devia evitar relação mais próximas com os demais países da America do Sul,…”
Perfeito, é isso mesmo. E isso eu venho dizendo faz tempo!
A Argentina deveria fazer igual ao Chile, ou seja, comprar algo em torno de uns 36 caças F16 A/B MLU dos estoques do deserto americano. 1) Entendo que os EUA não vetariam essa venda, pois querem uma aproximação com os Argentinos depois de mais de 10 anos afastados em função do Governo da Cristina não se alinhar com eles. 2) A Inglaterra não poderia vetar, pois não fabrica nada do F16, e mais, esses caças F16 MLU não são capazes de enfrentar os caças typhoon estacionados nas Malvinas, na verdade são caças velhos , obsoletos e que não assustam ninguém… Read more »
Acredito que a Argentina só não comprou ainda os F 16 americanos devido aos problemas relativos ao uso destes caças, o Ministro de defesa da Argentina já se pronunciou sobre isso quando falou que hoje o chile só tem 24 caças F 16 prontos para o combate, o resto está indisponível,o que dá uma taxa de disponibilidade de cerca de 50% destes caças na força aérea chilena, em alguns fóruns chilenos já se fala em apenas 20 caças F16 voando, uma lástima. Os chilenos também não estão muito satisfeitos com os MLU, pois deixaram claro para os Colombianos, NÃO COMPREM… Read more »
Não confirmaram uma única célula do 390, acredito que após 2044 pode sair algo com Gripen.
__________________________
T-27 modernização somente na Colômbia.
__________________________
Vão de Kfir mesmo, Block 60 e olhe lá !
__________________________
Já descartaram outras aventuras Chinos, Pasquitani, etc …..
Pergunta:
Qual a lógica em “abrir” G NG para os Argies ?
O Brasil sempre flertando com o inimigo, até quando esse país vai aprender que jamais se arma o adversário.É por isso que insisto, eles que vão de Kfir melhor pra nós melhor pra região.
Muito difícil o Macri abrir a FAdeA ou a Invap
Ele não quer parecer o Menen, seu discurso é anti-kisrchenista e não neo-liberal
Respondendo a pergunta do Carlos Soares : não tem lógica nenhuma rsrrs , grana os caras não tem , como disse o amigo no outro comentário acho que nem o KC -390 ,eles vão comprar , que comprem o Kfir e “passe a mão no toco” rsrsrrs abraços ????
Minha visão da coisa: . – Kfir: Solução para o curto prazo. “Barato”, chega em 18 meses, aproveita boa parte do que a FAA tem: armamentos, pessoal de manutenção, pilotos, etc… Cabe no bolso no quesito operação, possibilitaria desenvolver doutrina BVR e afins. Mas…(sempre tem um “mas…”) Não passa de um mero tampão que terá uns poucos anos de vida na FAA. Não server se a intenção é algo para o longo prazo. . – F-16 MLU: Solução para o médio prazo. Barato de comprar, demoraria um certo tempo para chegar, aproveitaria apenas os armamentos que a FAA possui (se… Read more »
“Bardini em 21/03/2016 às 21:37 …Gripen E/F: Solução para o longo prazo.” . De fato, Bardini, creio que nenhum tomador de decisão na Argentina pensaria, seja no Gripen ou outro caça novo (ao menos os ocidentais) que requer altos custos de aquisição, no curto ou médio prazo. . O palpite de planejamento que está no seu comentário só difere um pouco na colocação de um segundo tampão (F-16 MLU) dentro de uma solução de dois tempos divulgada pela imprensa argentina, e que está numa matéria publicada há cerca de um ano e meio no Poder Aéreo. O link faz parte… Read more »
dieter91360 21 de março de 2016 at 15:41 Como adoram atacar os argies aqui no blog. Ficam ai, metendo u pau e encarnando da FAA, enquanto a FAB se tornou museu, e somos a piada do mundo com nossos F-5. ————————– Bem ta a Fuerza Aérea Argentina, dos 53 Mirage comprados em 68 somente 14 operam e 7 A4 ar dos 36 comprados em 1997, e olha que esses dados são de 2013. Dieter, o problema nosso não é dinheiro, mas é como rle é empregado, são as prioridades dos políticos! Veja o GTE, é de primeiro mundo! Aqui falta… Read more »
“Renato videira em 21/03/2016 às 21:42 Bem ta a Fuerza Aérea Argentina, dos 53 Mirage comprados em 68 somente 14 operam e 7 A4 ar dos 36 comprados em 1997, e olha que esses dados são de 2013.” . Renato, boa noite. . Ainda que você faça referência a dados de 2013, é bom ressaltar que nenhum Mirage argentino voa hoje. Já foram todos retirados de serviço. Há matérias do blog sobre isso (confira a lista de links “Veja Também” ao final desta matéria). . Além disso, não foram comprados 53 Mirage em 1968. As compras se deram ao longo… Read more »
Farroupilha… Você me fez ter um flash-back daqueles!!!!
Quando se namorava no carro tranquilo 🙂 O máximo que acontecia era a lanterna do guarda! kkkkk
Valeu!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=e_fPS0HwjJc&ebc=ANyPxKoj4T4Lqrm6xsEd_BWluyDJreMdDXgcTLp5QyjjxfGod1MegnkA0fLcLtwZPBkCk1HCII1fFtRp1InwH5m80g2ZNYQAjw
KKKKKKKKKK…. e ai manos argentinos, voces querem aprender a fazer gripens … o que brasileiros fazer gripe … nao, nao,, nao e isso… ate porque nos brasileiros so sabemos fazer e dengue …kkkkk e fazer avioes de caça gripen saab. o que brasileiro ??? vc sabe fazer caças gripen ??? !!! ??? vcs aprenderam ?? bom nao e bem assim argentino nois ainda vamos aprender…. kkkk kkkkk kkkk brasileiro assim eu morro de rir ,, quer dizer que vc ainda nem sabe fazer e que mo ensinar … kkkk e quando vc vai aprender pra me enssinar entao. ???!!! aaa… Read more »
Pessoal aqui ri dos argentinos.
Mas não se esqueçam que eles já foram considerados pais de 1º mundo. Até hoje eles tem muita infra-estrutura e organização que põe a infra brazuca no chinelo.
Não se iludam, se o Macri fizer o que tem que ser feito, em menos de 10 anos eles estão dando de 7×1 na gente…
W.K. 21 de março de 2016 at 22:42 Não tem problema nenhum, desde que eles pra lá e nós pra cá, entende?? podem comprar ou fabricar até o F-22, mandar um argentino pisar na lua ou Marte. Desde que nos deixem em paz, você entende ou não?? não tenho nada conta, desde que eles permaneçam do outro lado da fronteira, e que não nos encham o saco pra nada, nada mesmo. Se querem o Gripen bateram na porta errada, o Brasil não tem poder algum de decisão sobre o Gripen, isso é com a SAAB, quanto ao Tucano, não podemos… Read more »
Se combinarem com a rainha… E se tiverem dinheiro pra pagar… . Caso um hipotético Gripen “AR” vier a se tornar uma possibilidade de fato (o que é muito difícil, mas não impossível), só teríamos a ganhar com isso. Aumentaria a quantidade de componentes fabricados por empresas Brasileiras envolvidas, bem como os serviços e componentes de manutenções a serem contratados ao longo da vida das aeronaves seria maior, o que de certa forma asseguraria alguns empregos a mais por aqui, podendo de certa forma diluir parte dos custos para a instalação e capacitação da linha de montagem tupiniquim. . Se… Read more »
Achei que não tinha ido o comentário das 21:37… Seria bom apagar o das 23:15… 🙂
Bardini 21 de março de 2016 at 23:15 Eles têm de procurar a SAAB se quiserem comprar o Gripen, Sabe por que nunca fazem isso? porque sabem que a resposta será NÃO, Então ficam o tempo todo nessa mentira e nessa fantasia de Gripen BR supostamente com participação da FADEA e todo o mais, não passa de embromation, tudo farsa, A Argentina é o único país da AL que a SAAB nem cogita em vender o Gripen, jamais esteve entre os possívei clientes, o Brasil não tem nada a ver com isso, se querem o Gripen, seu destino é a… Read more »
Bardini, esta relação precisa ser de mão dupla, ou seja, algo teria que vir de lá. Eu penso, e já citei aqui, o Pampa III com aviônica e sistemas brasileiro/israelense.
–
Eu, particularmente, não acredito que possamos vender algum Gripen (devido a todas as restrições já conhecidas), a solução para sua aviação de caça deva ser (no curto/médio prazo) o Kfir mesmo. Mas outros produtos (Super Tucano, EMB-145 AEW&C e ISR, além do próprio KC-390) podem ser a solução para muitas das suas demandas.
Parceria de mão dupla é elogiável e bem vinda claro. Vamos então unir forças com mais países europeus e asiáticos reais compradores do Gripen NG. Mas com argentinos… Logo ali na frente não vão nos sacanear de uma forma ou outra, e ainda sairem falando que nossos Gripens só aconteceram porque eles intervieram, nos dando uma providencial mão de ajuda argentina (cara de pau eles têm de sobra para isso)? Ou seja, tentarão virar o jogo a favor deles e ainda carregarão no deboche para cima de nós. – Torço por termos vizinhos ricos e desenvolvidos em vez de tranqueiras… Read more »
Off topic,
Ops! Sobre a bebida alcoólica no carro acima: Na época se bebia e fumava em tudo que é lugar, não era proibido. OK.
Lembro também que viajar de ônibus era um suplício pela fumaça da chaminé dos fumantes. Bons tempos!? É, pode ser, mas que era diferente, ahh… isso era. Guerra Fria e WW3 sobre a cabeça de todo mundo.
Música que ficou fortemente gravada no meu sentimento saudosista, Bette Davis Eyes – Kim Carnes.
Abraço!
https://www.youtube.com/watch?v=EPOIS5taqA8
Off topic de novo, com a paciência dos redatores,
A Sinéad O’Connor é dona de uma magnífica e suave voz feminina, grande cantora.
Ah sim… O problema é que os Argentinos vão nos sacanear…
Não tem que fazer negócio nenhum com eles. Nunca foram confiáveis. Querem pegar carona num projeto que tem tudo para dar certo aqui. Nunca os ingleses vão aceitar e PODEM nos complicar, sim. As únicas alternativas que eles tem e’ Rússia e China.
Negócio nenhum? Inimigo? Os argentinos são um dos nossos maiores parceiros comerciais , terceiro só atrás de China e EUA. Além disso temos saldo comercial positivo
Amigos, . Um Gripen ‘E’ para os argentinos somente é possível se houver alguém que pague a conta das modificações necessárias para atende-los, o que incluiria substituir metade da aviônica, que é de procedência britânica… É isso ou nada… . Concordo que não se pode, evidentemente, esperar por uma grande aquisição nessa década, de modo que a tendência é os argentinos adquirirem algum caça intermediário. . Se desse Kfir até o final 2016, então até poderíamos estar falando de uma aquisição de Gripen na primeira metade da década seguinte ( com fechamento de contrato por volta de 2024 e com… Read more »
alexandre ( 21 de março de 2016 at 19:19 )
.
É bem verdade que os F-16 AM não são caças no ‘estado da arte’ e estão longe de colocar um piloto de Typhoon em pânico. Mas, em mãos hábeis, são aeronaves ainda capazes… Tendo uma eletrônica sólida e empregando AIM-120, são sim uma ameaça ao Typhoon. Só não o serão se não forem adquiridos em quantidade e/ou vierem munidos somente de capacidades elementares ( como receio que o será, caso seja feita uma compra )…
Maria do Carmo Lacoste ( 21 de março de 2016 at 23:25 ),
.
Na verdade, um Gripen para a Argentina envolveria diretamente o Brasil… Pelos termos acordados com os suecos quando da divisão de trabalhos e mercados, Américas e Africa seriam “território de vendas” do Brasil.
_RR_ 22 de março de 2016 at 10:53
Mas só se os suecos autorizarem, o Brasil não pode chegar metendo o pé na porta e querer passar por cima da SAAB.
Se a SAAB conseguir um contrato com a Colômbia, o Brasil estará diretamente envolvido, leia-se Embraer, mas a iniciativa é dos suecos, e não do Brasil.
Essa coisa de Celso Amorim e depois Jacques Wagner querer oferecer o Gripen aos argentinos é puro 171.
Ótimo Post Nunão!
Concordo com a Maria do Carmo Lacoste. E mais, é 171 na veia. É muito estranho quererem negociar um avião que se quer existe.
Ainda é muito cedo para se pensar em uma parceiria com a Argentina à respeito de uma parceira acerca do Gripen. Existe a possibilidade de que o governo Macri realmente consiga dar início ao reparo de danos feitos na política externa Argentina durante o (des)governo Kircherista, o que faz com que o processo seja demorado. Macri não pode simplesmente ir em cadeia de rádio e TV anunciar que está renunciando à qualquer intenção de disputa sobre o controle das Falklands porque ele precisa do máximo de apoio interno e união nacional para inciar reformar urgentes. Ao mesmo tempo ele provavelmente… Read more »
Claudiney. Me refiro em negócios com o Gripen. Acho até que no médio prazo daria para fazer uma parceria técnica. O problema é confiabilidade. Até lá seguiremos vendendo bananas e comprando maçãs.