Slide mostra redução na modernização de aeronaves militares
Circula nas redes sociais um slide da Embraer que mostra a redução do número de aviões de combate modernizados da FAB. A informação já tinha sido ventilada anteriormente e agora parece confirmada.
Dos 11 caças F-5E/F adquiridos da Jordânia, apenas 3 serão modernizados para o padrão M. Provavelmente serão as aeronaves F-5F, já que a FAB carece de aviões biposto deste modelo.
Dos 43 aviões de ataque A-1 (AMX) programados para modernização, apenas 14 serão modernizados.
A modernização dos 12 A-4KU (AF-1) da Marinha não teria sido afetada.
Que pena… Quanta dificuldade a FAB encontra para chegar à década de 90.
rsrs
E a “Putênfia”, ó: uma B…
Absurdo o numero de A-1s que serao modernizados….
Se já tem até célula de F-5 ex-jordaniano, virando “gate guardian”…
Qnto aos A-1/AMX deveriam procurar mudar o escopo do upgrade, ao invés dessa modernização em larga escala, deveriam priorizar a extensão da vida útil da célula da aeronave e a melhoria da logística, pela remoção de equipamentos obsoletos e descontinuados.
Gosto do F5 prestou grande serviço na FAB e espero que fiquem mais um tempo na ativa.
Esse caça é uma mostra de uma época gloriosa e de como nos aproximamos dos nossos mestres americanos.
Espero que em um futuro voltemos a comprar mais armamento dessa procedência, quem sabe F35 para fazer hi-low com os Gripen NG, o Robbit destemido dos ares.
Colocar todos os Jordanianos, A 1’s, A 4’s (não somente os doze)
é de fundamental importância, a FAB vai “cair” sem isso.
Cadê os (3) 767-300ER IAI ?
Vai esperando sentado, porque em pé…. Agora tenho medo de que a informação que circulou seja verdade, de que o Brasil apenas compraria um total de 40 Gripen NG devido à crise numa projeção futura, que se estenderá por alguns anos.
Isso tudo já era esperado. Tirem um pouco do Petrolao!
Quer dizer que pilotos voarão hora nos modernizados, hora nos defasados? Ou os defasados nem levantarão voo? Quando houver um voo de duas aeronaves vai ser a corrida dos pilotos pra chegar primeiro na modernizada, rs.
Ate modernizar o que já temos , vem a “tesoura” do corte no orçamento , por isso isso escolha do Gripen para gente foi a melhor mesmo um avião bom de manutenção hora/voo mais barata , quando ao comentário do amigo José , F-35 só em sonho mesmo rsrs muito caro para gente (mas como sonhar não custa nada ) . Poderiam continuar com modernização do A1 ainda pois para missão de ataque e apoio cerrado ele ainda pode cumprir , superioridade aérea deixa a cargo do Gripen quando eles chegarem , agora uma pergunta quantos F-5 temos disponíveis para… Read more »
Somente meia dúzia de F-18 SH já nos fariam nos sentir menos mal em ver estas calhambeques de asas.
Pts, os A1 deveriam ser modernizados, é uma pena…..
Ainda estamos muito melhor do que los “hermanos” argentinos. Aliás, eles ainda têm Marinha, Força Aérea e Exército? Precisamos nos modernizar, ou seremos a Argentina no futuro.
Em outro site brasileiro sobre aviação, há um certo tempo , um dos editores publicou um post sobre o número de modernizados (AMX) que seriam entregues, os mesmos 14 do post , um oficial da FAB ligou e disse que era mentira , agora a informação se confirma.
Em 2025, quando (se tudo der certo) os Gripens estiverem aqui, como ficará o inventário da FAB?
.
28 Gripen E
8 Gripen F
14 A-1M
?? F-5EM
?? F-5FM
.
A pressão por mais Gripens será grande.
Doem os A-4 M para o Uruguai e os A-1 M para Bolívia. Adquiram F18 E para MB e F 35 A para a FAB (!!).
Isto é um absurdo!! . E lá vamos nós ler comentários que a culpa é todinha do orçamento. Pelo amor de Deus! Toda vez que a noticia é ruim, a culpa cai toda no orçamento ou da corrupção na Petrobrás! . Se o orçamento diminui (e realmente diminuiu bastante em 2015/16) a primeira coisa a fazer é diminuir o pessoal. Na FAB diminuem as aeronaves!!! . Adianta ter FAB sem aviões? E se vai ter menos aviões, você precisa ter um efetivo tão inchado, um monte de bases pouco usadas? . Basta reduzir o efetivo da FAB em 10% (oque… Read more »
Stenio
.
Vc vai comparar a gente com a Argentina? Pelo amor de Deus!!!!
.
E neguinho teimando no Naval que estamos melhores que o Chile!!
zorannn 2 de março de 2016 at 16:58
Absurdo é esse seu comentário, isso sim.
Com o corte de verbas pra modernização e o atraso na entrega dos Gripen, a coisa vai ficar complicada. Isso sem contar o índice de disponibilidade das células operativas que tenho entendido que é perto do 50%.
Não pode reclamar, neste caso, que o FX2 comeu a verba pois esse projeto está recebendo financiamento externo.
Gostaria de saber, se alguém pode informar, os 11 ex Jordânia estão aptos pra operação? Pois existe uma enorme diferença entre operar e apenas voar.
Maria do Carmo Lacoste
Por que achou o comentário absurdo?
Olá Dona Maria!!!
.
Desqualificar por dequalificar é fácil né!!
“Billy 2 de março de 2016 at 16:54
Doem os A-4 M para o Uruguai e os A-1 M para Bolívia. Adquiram F18 E para MB e F 35 A para a FAB (!!).”
________________________________
Juarez, é ele ?
“Carlos Alberto Soares 2 de março de 2016 at 15:53
Colocar todos os Jordanianos, A 1’s, A 4’s (não somente os doze)
é de fundamental importância, a FAB vai “cair” sem isso.
Cadê os (3) 767-300ER IAI ?
_______________________________________________________
Todos com probe.
Impactante é a diminuição nos AMX. de 43 pra 14, isso é terrível. Imagina a fila de pilotos esperando a sua “vez de pilotar”. Isso sem contar que segundo comentários, a disponibilidade da FAB não é maior que um 50%. Com esta diminuição do número de células que serão modernizados e o atraso na entrega dos Gripen, não se cria uma lacuna racionando as horas de voo pros pilotos ou esses vetores disponíveis suportam a demanda operativa? E uma outra incógnita, se alguém puder responder, os vetores que não sejam modernizados, ficarão disponíveis pra treinamento? Eles estão operativos ou apenas… Read more »
glaxs7 2 de março de 2016 at 17:34 A FAB vai mandar embora pra casa quem?? o operador de radar de Congonhas e Guarulhos? ou pilotos de H2 Sabre ? por que não os pilotos de E-99 e do C-295 também e deixar o pessoal dos pelotões de fronteira passando fome ou praticando caça de caititu para sobreviver? me ajuda meu,.. Sabe qual a audiência da TV Brasil e quanto ela já gastou até hoje? audiência ZERO e o que gastou daria para pagar todo o programa do KC-390, 30 aviões e ainda sobrava dinheiro para comprar uns A-29. Qual… Read more »
Meus comentários estão retidos,
Algum problema???
Na foto do A 1M, o 1º entregue, comentário de um Colega Forista:
_____________________________________________________
“Humm aquela bandeja/assadeira embaixo é para óleo?”.
Kkkk rsrsrsrs
Agora compreendo, achei que a senhora se referia à citação da discussão no Poder Nacal que ele fez.
Ops! Onde diz poder nacal, Leia-se Poder Naval.
Achei, foi o Poggio, rsrs
____________________________
“Guilherme Poggio 25 de julho de 2011 at 15:39
…. e a bandeja de cozinha embaixo do motor não é um bom sinal”
Mas o GTE continua com aviões tinindo de novinhos, com manutenção rigorosamente em dia e estoque de peças… e tem muito ministro de m… que nem falar sabe e assina com o dedão, mas é filiado ao partidão, que voa pelo país inteiro com aeronave VIP, com whisky 12 anos no serviço de bordo… isso se dona presidenta não resolver comprar aviões presidenciais novos num dia em que estiver entediada….
Tem um comentário que estou fazendo repetidamente e que está sendo retido, fiz comentários antes e depois, e apareceram mas este não aparece. Não pode comentar?
_
NOTA DOS EDITORES: OS COMENTÁRIOS RETIDOS PELO SISTEMA JÁ FORAM LIBERADOS. QUANDO ISSO ACONTECER, TENHA PACIÊNCIA, NÃO É NECESSÁRIO FICAR AVISANDO REPETIDAMENTE. QUANTO À PERGUNTA “NÃO PODE COMENTAR?”, SE VOCÊ COMENTOU ANTES E DEPOIS SEM PROBLEMA ALGUM NESTE E EM OUTROS SITES DA TRILOGIA, A RESPOSTA ÓBVIA É QUE PODE. É SÓ AGUARDAR, CASO ALGUM COMENTÁRIO SEJA RETIDO PELO SISTEMA, QUE ALGUM EDITOR VERIFIQUE SE HÁ ALGUM PROBLEMA COM O COMENTÁRIO.
Maria do Carmo Lacoste
.
Vc precisa de 80.000 pessoas pra fazer oq fazem? O corporativismo é cruel. O problema está sempre no gramado do vizinho que é mais verde que o seu.
O negócio e esperar e torcer muito para os Gripens do primeiro lote chegarem em 2019/2020.
E que não tenhamos ainda mais alterações até lá, porque já passamos da fase da coisa ficar preta..
Enquanto isso em uma galáxia distante chamada GTE….
Fábio Mayer 2 de março de 2016 at 17:55
Pra cima e pra baixo amigo, vejo isso direto, um ERJ-135 com apenas um dentro…. falam como se fosse propriedade privada deles… como se fosse com o dinheiro deles… e ainda me vem um falar em cortar pessoal…
zorannn 2 de março de 2016 at 18:00
TV pública, audiência ZERO, já gastou mais que todo o programa KC-390.
Para com isso, meu.
Impactante é a diminuição nos AMX. de 43 pra 14, isso é terrível. Imagina a fila de pilotos esperando a sua “vez de pilotar”. Isso sem contar que segundo comentários, a disponibilidade da FAB não é maior que um 50%.
Com esta diminuição do número de células que serão modernizados e o atraso na entrega dos Gripen, não se cria uma lacuna racionando as horas de voo pros pilotos ou esses vetores disponíveis suportam a demanda operativa?
E uma outra incógnita, se alguém puder responder, os vetores que não sejam modernizados, ficarão disponíveis pra treinamento? Eles estão operativos ou apenas voam? Existe uma enorme diferença entre estar operativo e apenas estar em condições de voo.
Se essa medida fosse para concentrar o orçamento em mais Gripens (36 + 72)…
Mas isso aqui é Brasil.
Mais uma vez vamos ficar sem moral e quase sem esperança.
Aos moderadores,
Desculpa, apenas repeti pois só um comentário específico ficou retido e me pareceu curioso que os outros feitos antes e depois fossem liberados, pensei que teria algum problema com o comentário.
Não se repetira, mais uma vez me desculpem.
Meu me desculpem, vcs são míopes.
A inteligência brasileira fez um estudo dos últimos 5 mil anos de guerra e descobriu que o que deu maior vantagem histórica nas guerras foi o cavalo e a espada.
Assumimos então a vanguarda da vanguarda, estamos nos livrando de tanques, aviões, artilharia e etc para treinar nossas tropas nos cavalos e na espada. Olha, avião, tanque e até a pólvora é monismo o cavalo e a espada veio pra ficar.
*modismo.
Não reelejam ninguém. Chega!
–
FAB… nem modernizações necessárias e urgentes… que dureza!
Já nem desse limão de vovôs alados dá para fazer uma limonada?
Vixe mãezinha Brasílis!
Demissão de pessoal é bem complicada para um serviço público baseado na estabilidade. E o que come os recurso alocados pra pessoal são os inativos e pensionistas, direito adquirido complicado de se mexer. E não esqueçam que é o pessoal que planeja o emprego, mantém, voa e recupera as aeronaves. Sobre a diminuição dos números dos upgrades nos F5 e A1, bom…. A previsão de retirada dos F5 seria 2025, assim o essencial será manter um número de células mínimo até os Gripen atingirem seu status operacional, a grana precisa ir para os Gripen, os Tiger já deram o que… Read more »
Senhores, vocês estão perplexos porque????
Eu avisei a 60 dias atras que isto iria acontecer, os eco Jordanianos vão virar pedestais em bases aereas, os três Fox vão ser modernizados e 15 A 1 e não 14, se as coisas melhorarem um pouquinho mais 8 A 1 podem modernizados.
G abraco
Os amx não modernizados ficaram na ativa ? se sim tudo bem, os 14 amx modernizados ficariam com a função anti-navio e anti-radiação e os não modernizados de ataque
Pena de quem ficou na ativa, enxugando gelo e limpando carvão.
Falou pouco mas falou bonito Rinaldo Nery
Por estas e outras que tem muito fabiano indo trabalhar na Emirates, Qatar, Fly Dubay e por ai vai.