Protótipo do Gripen E será apresentado em 18 de maio pela Saab
A Saab divulgou em seu site que apresentará o primeiro exemplar da nova geração (NG) do Gripen em 18 de maio de 2016, data evidenciada na imagem promocional abaixo. Fotos desse protótipo monoposto (Gripen E) em montagem já vinham sendo divulgadas paulatinamente pela Saab. Nesta manhã, pelo Twitter, a empresa mostrou mais duas fotos do exemplar na fábrica, cujo indicativo é 39-8. São as fotos acima e ao final.
O protótipo 39-8 do Gripen E se segue à aeronave 39-7, que é um Gripen D (biposto) modificado para servir como demonstrador e avião de testes, recebendo vários dos equipamentos e mudanças da nova geração do caça, como o radar AESA (varredura eletrônica ativa), sistema IRST (busca e rastreio por infravermelho), motor GE F414 (de maior potência que o instalado nas gerações anteriores), acréscimo de duas estações de cargas externas sob a fuselagem e trem de pouso realocado para sob as raízes das asas, gerando mais espaço de combustível na fuselagem, entre outros aprimoramentos.
–
Diferentemente do demonstrador (foto acima), que voa desde maio de 2008 e nos últimos anos vem sendo utilizado para testar e validar parte dos sistemas e características da nova geração, o protótipo JAS 39-8 já é construído de fábrica com as diversas mudanças estruturais necessárias, feitas de forma definitiva, para as mudanças adaptadas no 39-7. Na imagem do alto da matéria (com detalhe ampliado abaixo) por exemplo, é possível ver com clareza o “poço” do trem de pouso principal esquerdo, que recolhe em novas carenagens sob as raízes das asas (e não mais na fuselagem, como era o caso das gerações A/B e C/D do Gripen. A foto seguinte, em que são vistos voando juntos o demonstrador / avião de testes 39-7 e um Gripen D comum, permite observar melhor a diferença de posicionamento do trem de pouso principal na nova geração do caça.
–
O planejamento divulgado em ocasiões anteriores pela Saab é somar mais dois protótipos à campanha de testes nos dois anos seguintes ao primeiro, que receberão os indicativos 39-9 e 39-10. Originariamente, conforme o cronograma abaixo apresentado pela empresa em meados de 2013 (imagem via Flightglobal), o protótipo 39-8 já deveria ter sido apresentado no ano passado.
–
Ainda sobre o protótipo a ser apresentado no dia 18 de maio, a empresa considera essa apresentação “um marco chave na evolução do caça inteligente”, termo que a Saab utiliza por considerar o jato um conceito único de caça, com “perfeito equilíbrio entre excelente desempenho operacional, soluções de alta tecnologia, custo-eficiência e parceria industrial”.
Ótimo !
Ótima notícia. Finalmente veremos o Gripen NG.
Mas continuo achando que está demorando demais. Já está atrasado e na minha opinião vai atrasar ainda mais.
Na boa, mas quem critica a LM pelos atrasos no F-35 não pode aliviar para a SAAB e seu Gripen E.
O que os Israelenses fariam com esse vetor! Fico muito curioso!
Finalmente!!!
Começando a sair do papel…. Tomara que o Brasil não “mele” a sua parte do negócio.
Vai demorar quanto tempo?
Minha estimativa: entre 3 e 5 anos ( testes, montagem/linha de producao ) ate a FAB comecar receber as primeiras unidades, e talvez outros 2 anos para formar um esquadrao apto para o combate.
Muita demora.
E infelizmente não é o protótipo do Gripen NG do Brasil. É protótipo do Gripen que vai para a Suécia!
Se a configuração for travada, os serviços vão acelerar, pois como esse projeto é novo, é necessário rever quase todos os processos de fabricação e montagem.
No caso do F-35 da LM, um dos grandes problemas é que cada fuselagem que vão fabricar querem mudar um item, mudando junto bastante o processo na linha da fabrica.
Se a SAAB não ficar de mudanças, os outros dois protótipos serão montados bem mais rápidos.
esse caça … “lotado” de mísseis ……… como fica no radar inimigo …”see you at 100km” ?
Realmente uma boa notícia, apesar de que, como já disseram acima, está demorando demais. O programa pelo jeito caminha a passos de tartaruga tetraplégica.. Mas agora é aguardar o nascimento da criança e torcer para que dê tudo certo.
Quanto aos atrasos: . O cronograma apresentado acima é de antes da assinatura das encomendas. Há de se levar em conta isto também. Não é facil sair construindo aeronaves por aí sem ter nada assinado. A Força Aérea sueca não queria o Gripen E para agora, a intenção era adquiri-lo só na próxima década. Encomendaram agora com a condição de que houvesse um cliente externo, para poder viabilizar economicamente o projeto. . O contrato assinado pela FAB prevê datas de entrega. E não há nada atrasado. . Quanto à notícia, ela é maravilhosa! . Mas vejam pelo cronograma de 2013… Read more »
Uma curiosidade; . Alguém sabe de fato qual o cronograma de pagamento do financiamento da compra do FX2? Já li que o pagamento será iniciado só após a entrega da última aeronave, mas acredito que isto foi uma das possibilidades de financiamento oferecidas e não a que o nosso governo escolheu. Já encontrei no orçamento pagamentos destinados à compra dos Gripens. . O medo é haver atrasos nestes pagamentos e/ou uma renogociação dos prazos de pagamento, devido á situação economica que enfrentamos. . Há um tempo atrás estive procurando e lendo a respeito dos voos do demonstrador Gripen NG (39-7).… Read more »
Mas, tiraram aquele “dente” da asa???? Coisa mais velha, além do que reflete mto no radar.
Zorann, boa tarde. . Segundo nota do Ministério da Defesa publicada aqui, a modalidade de financiamento escolhida foi a que prevê início dos pagamentos das parcelas financiadas após a entrega da última aeronave. . http://www.aereo.jor.br/2015/08/25/brasil-e-suecia-assinam-em-londres-financiamento-para-aquisicao-do-gripen-ng/ . Quanto a encontrar pagamentos no orçamento sob essa rubrica, se não me engano são necessárias algumas contrapartidas do Tesouro (já vi pessoas mais familiarizadas com isso comentarem a respeito, mas sinceramente não sei detalhe algum) e, talvez, alguma coisa relacionada a armamentos. . Mas o que sei efetivamente é o que foi divulgado à época da assinatura do contrato financeiro, e que resumidamente está… Read more »
Concordo com você Vader…
Falam, falam, mas devagar a tartaruga chega longe !
.
Lá por 2090 estará homologado para todas as armas guiadas… !
Obrigado Nunão!
Se aproxima mais um grande evento, as olimpíadas e, nem os tampões c, d vieram. Minha esperança era justamente ver uns gripens pelas bandas cariocas. Como a esperança é a última que morre, quem sabe em 2017 venha umas unidades para aparecer em algum evento portões abertos ! Não quero ver a maquete não, quero o gripen de verdade,mesmo que seja o tampão!
Vai esperar sentado, num banquinho confortável, pois o GDA acaba de ser oficialmente equipado com cinco F 5M.
G abraço
Será que irá demorar para instalar o home theater do gripen à brasileira pedido pela FAB depois dos protótipos?
762m964…”nem os tampões c, d vieram”
nem precisa… zika ..Petróleo a $30…pré-sal mico..BR saqueado e quebrado..gestores incomPTentes… de tanta “zika” …corremos o risco de receber a “visita” de um meteoro , russo style…sem aviso prévio…rs
“RorschacH 18 de fevereiro de 2016 at 10:57
O que os Israelenses fariam com esse vetor! Fico muito curioso!”
Certamente vão dar um jeito de voa-lo.
Parte ou todo projeto já deve estar no “arquivo”.
Aprendem e aplicam no que tem ou terão.
Israel nunca mudará a fonte de fornecimento, exceto se for fabricado nos USA ou em Israel mesmo (Duvido, há outras prioridades).
Ai monta seu pacotinho de maldades e pronto.
Shalom
Tadeu Mendes 18 de fevereiro de 2016 at 11:38
2022 no Brazil !
Augusto 18 de fevereiro de 2016 at 12:04
Muita demora.
E infelizmente não é o protótipo do Gripen NG do Brasil. É protótipo do Gripen que vai para a Suécia!
++++++++++++++++++++++
Exato !
2022 BR
zorannn 18 de fevereiro de 2016 at 13:21 Uma curiosidade; . Alguém sabe de fato qual o cronograma de pagamento do financiamento da compra do FX2? Já li que o pagamento será iniciado só após a entrega da última aeronave, mas acredito que isto foi uma das possibilidades de financiamento oferecidas e não a que o nosso governo escolheu. Já encontrei no orçamento pagamentos destinados à compra dos Gripens. . O medo é haver atrasos nestes pagamentos e/ou uma renogociação dos prazos de pagamento, devido á situação economica que enfrentamos ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Fernando “Nunão” De Martini 18 de fevereiro de 2016… Read more »
offtopic.
vi esse video, que pode não ser uma maravilha, deve ser de algum simulador caseiro, mas passa o feeling de se pilotar um caça…
https://www.youtube.com/watch?v=Ns6H_cflk1E
Senhores, um belo Off Topic (mas nem tanto), contemplem o que pode ser o inicio de uma nova era e que demonstra a boa escolha que foi feita:
http://www.cisb.org.br/bswad/presentations/04%20-%20Petter%20Krus.pdf
resumindo, temos um GFF2 no forno!!!
e mais! Uma turbina!
Este simulador não é caseiro não! É o Flanker 2.0
Nele da para ir de SU27, SU33, SU25, Mig 29 , A10 ou F15.
Bem interessante, só perde para o Falcon 4.0 nos gráficos, mas este ultimo vc só vai de F16
Carlos, li por aí que a Elbit já tinha mandado o protótipo do WAD e do HUD pra SAAB.
Também li que iam fornecer o HMD targo para os gripens (a Elbit diz que é a ultima geração do equipamento da mesma família do JHMCS II dos Amis, deve ser o primo pobre – não sei, só o Bosco pra saber – mas tá valendo). Dessa vez não vai dar pra jogar a culpa no judeu.
Como o colega zorannn falou acima temos que lembrar que o Gripen E, se fosse considerado apenas para a Suécia, estava previsto para 2022. Ele foi antecipado porque surgiu o cliente externo. Para o que o F-X2 pretendia, que era a participação da indústria nacional, esse prazo foi até interessante.
O problema aí foi a não concretização do leasing dos Gripen C/D por falta de orçamento.
Alguém sabe se esse ano teremos mais um lote de armamentos para o Gripen? Na aquisição do ano passado não houve aquisições de misseis BVR e nem antinavio.
“zorannn 18 de fevereiro de 2016 at 12:43 Quanto aos atrasos: O cronograma apresentado acima é de antes da assinatura das encomendas. Há de se levar em conta isto também. Não é facil sair construindo aeronaves por aí sem ter nada assinado.” . Zorann, bom dia. . Não tinha reparado neste seu comentário anterior, lembrado pelo E.Silva no comentário acima. . De fato, o cronograma (apresentado em meados de 2013) é de antes da encomenda de exportação brasileira (e de antes mesmo do caça ter sido oficialmente selecionado pelo Brasil), e levava em conta a seleção feita pela Suíça, à… Read more »
Olá Carlos Alberto Soares! . Pelo que li, vão usar partes das reservas este ano. mas dependendo do andar da carruagem, em 2 anos eles acabam com isto aí! Este ano o déficit deve ser de R$ 700 bilhões!! Isto dentro de um orçamento de R$1,5 trilhões. Vão estourar o orçamento em mais de 40%. A vantagem é que com o Dollar a R$4,00/5,00 torna nossos produtos competitivos, mesmo com todos os problemas de impostos e produtividade. No fim as reservas aumentam, dando mais fôlego á economia. A treta é que o crescimento do PIB será menor que o crescimento… Read more »
Olá Nunão!
.
Eu só citei que o cronograma era de 2013, para esclarecer que por enquanto não há nada de atrasado no cronograma de entregas dos nossos Gripens. Não foi uma crítica de maneira alguma.
.
É rezar para que sejam apuradas as possíveis irregularidades nesta compra,mas para que não haja atrasos e/ou cancelamentos por qualquer motivo.
Zorannn, não estou reclamando de crítica não, e mesmo que fosse crítica, elas são sempre bem-vindas quando embasadas e respeitosas.
.
Mesmo porque a informação sobre a época em que o cronograma foi divulgado consta do texto da matéria e da legenda da imagem.
.
Estava apenas pegando o gancho que você deixou para trazer mais informações a quem queira discutir esse aspecto do assunto.
NG declarado operacional na FAB, se isto for adiante, somente em 2023 e olhe lá, eu já tinha dito aqui a um ano atrás, quiseram me trucidar, mas aguardem, o tempo vai fazer o seu trabalho e até lá voaremos com os Mikes que não caírem e com STs…..
G abraço
Juarez, explica pra gente, que ainda não sabe, como foi esse processo no GDA. Da onde vieram os F-5, qual pessoal irá voa-los (se GDA ou dos esquadrões que cederam as acfts), se eles manterão o c/s camuflado ou serão repintados para a função de sup aérea (afinal, essa é a função deles agora e camu pouco tem a ver…) e qual o armamento padrão que será utilizado (WVR e BVR). Pelo jeito devem ter escolhido as células que estavam em melhor estado, não…
Obrigado!
Hehehe Juarez chato… destruidor de sonhos de uma noite de verão da meninada…
Galera não entende que “ter não significa operar”… 🙂
Augusto, Também não é o Gripen E “da Suécia”. A aeronave 39-8 é o primeiro protótipo. Ele vai ter mais equipamentos de teste para monitoramento dos parâmetros de voo e da célula, do que equipamentos de missão. O primeiro protótipo representativo da versão de produção em série será o 39-10, que vai voar em 2010. E como existe possibilidade de a Suécia também adotar o WAD, pode acontecer de existir um Gripen E “sueco” ou “brasileiro”, a não ser em itens específicos, como os rádios. A Suécia deve continuar usando rádios da série Rockwell-Collins, enquanto o Brasil deve usar os… Read more »
Duanny D. 19 de fevereiro de 2016 at 8:18
Shabat Shalom
zorannn 19 de fevereiro de 2016 at 10:15 TD real em cerca de 25% até Setembro. O saldo está positivo pela queda forte das importações, que irá cair muito mais. Não está havendo aumento das exportações, ao contrario estão caindo, o dólar banca a diferença. Não estamos inseridos no mercado global dos negócios, nos últimos 13 anos destruíram a pouca relação que havia com o mundo. A que se considerar o déficit na relação renda per capita x PIB x capacidade produtiva(tudo), as Commodities que temos estão despencando e não há a menor perspectiva de recuperação no curto médio prazo.… Read more »
Carlos,
Shalom Aleichem
“Carlos Alberto Soares 19 de fevereiro de 2016 às 17:16 Caro Galdério Amigo, Você quis dizer fomos né ? Fui trucidado por um dos editores quando só postava 2022 direto, lembra-se ? Fui advertido de onde eu tirava tais cálculos.” . Carlos, boa noite. . Caso você esteja se referindo a algumas trocas de comentários que teve comigo a respeito dessa data de 2022 (sobre a qual, ou próximo dela, o próprio Juarez se refere capacidade de operação, coisa atingida após alguns anos, mas que você fala em entregas iniciais) qualquer resposta minha esteve longe, mas muito longe mesmo, de… Read more »
Caro De Martini, Bom dia (rs) “……..ser educadamente questionado sobre ela por qualquer um, seja um editor, ou outro comentarista.” Ótimo ??????????????????????????????? “……………Já que você havia entrado na conversa……” Entrar ? Este é um Fórum de debates ou não ? ++++++++++++++++++++++++++++++++ “……… destacou um trecho para fazer piada com minhas palavras:” Muito sensível. Ademas basta ler: “Opa, as contas começam a bater …………… 2022…….2022”. É recorrente entre debatedores uma pitada de sal +, ocorre entre os foristas e em 99% acaba em “abraços”. Você deu outra direção >>>> +++++++++++++++++++++++++++++++++ Agradeço sua longa resposta, o trabalho de ir aos arquivos e… Read more »
“Carlos Alberto Soares em 20/02/2016 às 0:21
De Martini, de boa …………. a fila anda !
Shabat Shalom”
.
Carlos, bom dia.
.
Então, também de boa e aproveitando o Shabat, reforço: não volte a inventar histórias de que foi “trucidado” por algum editor quanto a uma opinião sua (seja o “2022” ou qualquer outra opinião), quando a verdade dos fatos e dos comentários diz exatamente o contrário. Apenas isso.
Vida longa e próspera.
eu sinceramente, mesmo sabendo de algumas qualidades dele, não vejo nada demais no gripen. ah, terá radar aesa. mas isso não é merito do avião. em tese, pode ser colocado em qualquer avião. mísseis e aviõnicos, exceções à parte, em tese, podem ser instalados em qualquer avião. avião é avião. seus aviônicos, sensores e armamentos não se confundem com o avião. não entendo a demora no desenvolvimento do gripen ng que não é nada mais do que um upgrade do avião. um gripen esticado… só porque mexeram no trem de pouso frontal para colocar tanque de combustível vai instalar irst… Read more »
Off topic: Algumas pessoas ainda não entenderam que time que não ganha precisa ser trocado. Nosso país com o tal “Jeitinho Brasileiro” onde as coisas são resolvidas por baixo dos panos, apenas nos deixa reféns de incompetentes sem fim, que consideram o povo brasileiro- consumidores-pagadores de impostos, uma perfeita massa a ser manipulada de acordo com a conveniência e favorecimento de poucos. Essa história de ajeitar as coisas entre amigos é bem típico da falta de respeito a Contratos Oficiais, e surgem então contratos paralelos de Boca entre “Amigos” , ou seriam “Quadrilhas”? E todos com pose de gente “Séria”… Read more »
“Time que só perde desde a tal República de 15/11/1889…..”
Antes era pior e depois ficou menos pior e depois ficou “mais” pior e faz 13 anos que está muito pior !
Parece que cada vez ++++ 2022 vai se tornando real, afinal de contas o calendário não tem control c control v. Devo estar correto.
Não há chute, há fatos, dados e análise crítica.
Aprendi com meu mestre em economia, Professor Doutor Delfim Neto.
Mais as Aulas Magnas de Eugênio Gudin, Mário Henrique Simonsen entre outros.
Novela sobre a Índia, meu D’US.
Datas baseadas em necessidades e desejos, não em fatos, dados, projeções baseadas
nestas premissas levando a avaliação crítica real, jamais extemporânea.
Kkkk rsrsrsrs, para relaxar:
https://www.youtube.com/watch?v=eENkLDijbe8
Resumindo.
O que é pior? Ter, mesmo em 2022, ou nunca ter?
De Martini,
sempre bom vê-lo do lado negro da força. (rs).
De Martini,
não consigo postar no FORTE !
Será que foi o vídeo do Drone Português ? Bloqueou tudo ? (rs).
OFF TOPIC… . …mas nem tanto!!!! . Durma-se c/ um barulho desses: . Singapore Airshow 2016: Análise – Esperanças de exportações asiáticas do PAK-FA frustradas por falta de qualidades “de quinta geração”. . “….state that the aircraft will have trouble gaining traction in the Asian market as the on-board systems offer very little fifth-generation technologies despite what is projected to be a considerably higher price tag than the latest Su-35 ‘Flanker-E’, ordered by China and Indonesia.” . “Both the T-50’s NIIP Irbis radar and the NPO Saturn 117S engine that are two of the major subsystems of the T-50 are… Read more »