UH-1Y conclui primeira comissão
Os três primeiros helicópteros Bell UH-1Y “Yankee”, integrantes do esquadrão HMM-163 do USMC, acabam de retornar de uma comissão de seis meses a bordo do USS Boxer (LHD-4).
Segundo informações da USN o desempenho do UH-1Y mostrou-se bastante superior ao “November” em vários aspectos, destacando-se a maior velocidade e o aumento do alcance.
A versão Yankee do famoso Huey possui 84% de suas peças em comum com o AH-1Z “Zulu”, que está substituindo o AH-1W Super Cobra.
As principais modificações são o novo rotor principal de quatro pás de material composto e o sistema do rotor modificado. Atualizações no motor e na caixa de trasmissão também foram feitas. O novo painel integrado é totalmente digital (ver imagem ao lado) e possui displays multifunção coloridos.
O USMC planeja possuir uma frota de 123 UH-1Y e 226 AH-1Z até 2021.
FOTO: USN / Northrop Grumman
Eles serão adquiridos ou elevados para o padrão?
Modolo,
O programa é uma reconstrução das aeronaves existentes. Para maiores detalhes clique no link do texto acima.
Muito linda essa versão.
Esquece, remendão de “Sapão” nem pensar, melhor “Blackhawk” novinho em folha.
O Huey II está aí, em franca operação, e pela excelência da aeronave, pelo jeito os EUA a querem ainda por muito tempo em sua FA, claro, não mais com as mesmas funções. O Brasil chegou a operar 50 Hueys. Hoje são em torno de 35, sendo que haverá a doação de alguns para os países limítrofes (3 para a Bolívia, por exemplo). Mas nada impede que modernize uma boa parte deles e os mantenha em operação em funções que lhes exijam menos esforço estrutural, até porque, esta notícia demonstra que ainda haverá peças e estruturas de manutenção por muitos… Read more »
Mas não precisa ser de uma vez, pode ser como está sendo feito, em doses homeopáticas já temos entre operacionais e encomendados, 27 UH-60/S-70; incluindo os 4 da MB.
Vão doar pra Bolívia? Pq não doam pras polícias que estão precisando e muito de helicópteros?
BRASIL:UM PAÍS DE DOIDOS.
Só para esclarecer:
Não se trata de remendos do Sapão nem Huey II, que são modernizações do UH-1H.
Trata-se, isso sim, da versão bimotor da família Huey, bem mais capaz que a monomotor, e agora mais ainda com essa modernização.
Como menciona o Nunão, são células novas com dissipador de calor, Flir e avionica nova, entrem no site do fabricante. Essa é uma estrutura vencedora e versátil.
Bem, se são células novas, então se explica a questão.
Mas nada impede que o Brasil modernize para esse padrão alguns de seus sapões e os utilize em missões mais…”leves”…
… e a noticia é esta mesmo, o Brasil deve doar 3 sapões para a Bolívia.
“…são células novas com dissipador de calor, Flir e avionica nova,…”
São um retrofit do UH-1N, e não do UH-1D/-1H/Bell 205/210, este helo era motorizado c/ PT-6 Twin Pack; versão militar do Bell 212.
Substituiram a motorização original pelas T-700 dos SeaHawk/BlackHawk, trocaram o rotor articulado bí pá por outro, novo rigido, quadrí pá e acrescentaram o glass cockpit, flir, etc…
Concordo plena mente com vc Jaique Sparro, ao invez de doalos a Bolivia eles poderiam ser mais aproveitados aqui mesmo no apoio ao Policiamento, Resgate Aeromedico e Apoio ao Bombeiro e a Defesa Civil,Transporte de Orgãos etc, apesar que comenta-se no meio aeropolicial que o SENASP iria doar uma aeronave para cada Estado vamos aguardar
Só pra esclarecer, não escrevi que são células novas… Apenas chamei a atenção para a diferença entre a versão mostrada na foto e que é objeto da matéria,bimotora, e os Sapões da FAB, monomotores. A modernização que chegou a ser cogitada tempos atrás para o Sapão seria para o padrão Huey II, monomotor aperfeiçoado, e não para esse heli bimotor mostrado na foto…
Gosto muito da sinergia entre os UH-1Y (transporte e utilitários) e AH-1Z (ataque) no USMC, com grande comunalidade. Uma bela dupla.
Eles serão adquiridos ou elevados para o padrão?
Modolo,
O programa é uma reconstrução das aeronaves existentes. Para maiores detalhes clique no link do texto acima.
Muito linda essa versão.
Esquece, remendão de “Sapão” nem pensar, melhor “Blackhawk” novinho em folha.
O Huey II está aí, em franca operação, e pela excelência da aeronave, pelo jeito os EUA a querem ainda por muito tempo em sua FA, claro, não mais com as mesmas funções. O Brasil chegou a operar 50 Hueys. Hoje são em torno de 35, sendo que haverá a doação de alguns para os países limítrofes (3 para a Bolívia, por exemplo). Mas nada impede que modernize uma boa parte deles e os mantenha em operação em funções que lhes exijam menos esforço estrutural, até porque, esta notícia demonstra que ainda haverá peças e estruturas de manutenção por muitos… Read more »
Mas não precisa ser de uma vez, pode ser como está sendo feito, em doses homeopáticas já temos entre operacionais e encomendados, 27 UH-60/S-70; incluindo os 4 da MB.
Vão doar pra Bolívia? Pq não doam pras polícias que estão precisando e muito de helicópteros?
BRASIL:UM PAÍS DE DOIDOS.
Só para esclarecer:
Não se trata de remendos do Sapão nem Huey II, que são modernizações do UH-1H.
Trata-se, isso sim, da versão bimotor da família Huey, bem mais capaz que a monomotor, e agora mais ainda com essa modernização.
Como menciona o Nunão, são células novas com dissipador de calor, Flir e avionica nova, entrem no site do fabricante. Essa é uma estrutura vencedora e versátil.
Bem, se são células novas, então se explica a questão.
Mas nada impede que o Brasil modernize para esse padrão alguns de seus sapões e os utilize em missões mais…”leves”…
… e a noticia é esta mesmo, o Brasil deve doar 3 sapões para a Bolívia.
“…são células novas com dissipador de calor, Flir e avionica nova,…”
São um retrofit do UH-1N, e não do UH-1D/-1H/Bell 205/210, este helo era motorizado c/ PT-6 Twin Pack; versão militar do Bell 212.
Substituiram a motorização original pelas T-700 dos SeaHawk/BlackHawk, trocaram o rotor articulado bí pá por outro, novo rigido, quadrí pá e acrescentaram o glass cockpit, flir, etc…
Concordo plena mente com vc Jaique Sparro, ao invez de doalos a Bolivia eles poderiam ser mais aproveitados aqui mesmo no apoio ao Policiamento, Resgate Aeromedico e Apoio ao Bombeiro e a Defesa Civil,Transporte de Orgãos etc, apesar que comenta-se no meio aeropolicial que o SENASP iria doar uma aeronave para cada Estado vamos aguardar
Só pra esclarecer, não escrevi que são células novas… Apenas chamei a atenção para a diferença entre a versão mostrada na foto e que é objeto da matéria,bimotora, e os Sapões da FAB, monomotores. A modernização que chegou a ser cogitada tempos atrás para o Sapão seria para o padrão Huey II, monomotor aperfeiçoado, e não para esse heli bimotor mostrado na foto…
Gosto muito da sinergia entre os UH-1Y (transporte e utilitários) e AH-1Z (ataque) no USMC, com grande comunalidade. Uma bela dupla.