Fort Worth Alliance Air Show 2015 – F-22 Raptor
Um amigo uma vez me disse brincando que depois de assistir a uma demonstração do F-22 passou a acreditar em OVNIs e na Área 51, porque o F-22 só pode ter sido feito com tecnologia alienígena. E realmente, o F-22 Raptor parece ser um avião de outro mundo, muitos anos à frente dos caças que estamos acostumados a ver.
A USAF enviou dois Raptor para o show, mas só um voou para o público. O outro ficou pousado como backup.
Como os caças da família Sukhoi Su-27, o F-22 tem supermanobrabilidade, muita potência, sobe fácil e faz curvas apertadas acionando a pós-combustão nos motores. Nas fotos a seguir, muitos detalhes do F-22 Raptor. A última foto em resolução mais alta, pode ser usada como wallpaper no seu computador.
Uma bela aeronave, mas já esta defasada!
defasada? essa é boa. O que dirá então dos nossos F-5!
F-22 Defasado ? Su-37 não chega nem perto, e os caças de 5 geração Russo e Chinês ainda são projeto 10 anos após o F-22 entrar em serviço operacional , F-22 ainda reina tranquilo mais 10 anos .
Washington..
Vc viu novo Star Wars e está comparando as Tie-Fighter com o F-22 né ? Só pode…
Algo só pode ser considerado obsoleto se vc o compara com algum semelhante… Qual seria o avião, ou tecnologia, que deixou o F-22 obsoleto ?
Eu não acredito ou custo a acreditar na capacidade das pessoas em fazer comentários de que o F22 e sua beleza estonteante está defasado…
Me desculpe, mas essa máquina aí impõe respeito sem igual. Tanto que eles só aparecem em momentos cruciais dos conflitos ou para colocar moral e dizer: “Aqui com o Tio Sam não!”.
Esse belo pássaro não passou por nenhuma atualização desde lançado, imagino que é só dar uma atualizada em seus sistemas quando e se os outros de 5a geração forem realmente tudo o que falam por aí…
Alfredo Araujo 18 de dezembro de 2015 at 16:10
Doug Rodrigues 18 de dezembro de 2015 at 16:16
Onde assino ?
Simplesmente o MELHOR e o será por no mínimo mais uma década.
Lindas fotos.
Nessa o crachá do Galante não liberou, será que ele vai nos surpreender ?
isso sim é um evento que da vontade de o cara ir e ver varias aeronaves e ouvir o som delas passando por cima da cabeça.
Espero nos próximos anos ter a oportunidade de poder ver também.
Calma, cambada. Ele estava falando do P-51. Vocês nem para entender a piada prestam, hein? KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!
Existem mais mistérios entre o céu e a terra que sonha a nossa vã filosofia, dizia o britânico de nome enrolado. Ele tinha razão, se não porque os EUA tiraram o caça ‘perfeito’ da linha de fabricação?
O F-15 é uma bela aeronave (bisonha se ficar ao lado do F-14, entretanto) e foi substituída por outra bela aeronave. O F-16 é uma bela aeronave, mas…
Realmente o F22 foi, é e ainda será um salto tecnológico gigantesco.
Reinará sozinho por mais uns dez anos no mínimo.
Mas ele não ganha todas as batalhas sozinho, e em um teatro onde a outra parte puder dar o mesmo apoio para seus caças de quarta geração, é possível reduzir bastante o fator quinta geração.
E se for mesmo tão bom como dizem, sua linha de montagem será retomada no futuro.
Nunca Acreditei nessa história de que a produção do F-22 acabou por completo, eu acho que pode até parado, mais deve existir certa capacidade de retomada a curto prazo, poque não se pode simplesmente perder a capacidade de produzir um avião como esse da noite pro dia, e principalmente a capacidade tecnológica adquirida para sua produção. é o que acho. E Clésio o F-16 é lindão mesmo, o F-35 não chega a ser feio mais perto do F-16 é um avião que precisa de uma lipoaspiração, talvez porque o seu projeto tenha a responsabilidade de substituir tantos aviões e várias… Read more »
Nossa. A foto com o P51-Mustang ficou linda demais. Meu aviao preferido.
se precisar recomeçam a produzir, simples assim, quem pode…pode
P51-Mustang, F22, F14 e SU27 são os caças mais bonitos já feitos, na minha humilde opinião é claro.
Washington Menezes 18 de dezembro de 2015 at 15:57
Uma bela aeronave, mas já esta defasada!
Rindo toneladas! Milhares de litros! Nisso q dah deixar os coments abertos! putaquiopariu! Dizer em rede mundial que o F-22 estah defasado! mico do ano! trofeu troll 2015 !
Que instrumento é aquele logo abaixo do pitot?
Debriefing da estréia do F-22 em combate.
–
Do lado direito da tela vc encontrará a as opções de donwload/descarregar em pptx ou pdf.
–
http://pt.scribd.com/doc/293704510/F-22-Brief
–
Grande Abraço.
Vmax,
Deve ser uma janela do MLD AAR-56 (detector de lançamento de mísseis)
http://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed/data/mfc/pc/missile-launch-detector-mld/mfc-mld-pc.pdf
Como se pode ver o fabricante alega que o AAR-56 tem capacidade semelhante a de um IRST, portanto não cabe dizer que nesse quesito o F-22 seria inferior ao T-50, como foi mencionado naquele artigo indicado pelo Roberto.
Vale salientar que o T-50 não tem dois IRSTs como é de entendimento geral e sim somente um à frente do canopi. O que parece ser um outro IRST atrás do canopi é na verdade um sistema DIRCM capaz de cegar mísseis térmicos utilizando um laser. Além desse dispositivo de DIRCM situado atrás do canopi ele tem um outro instalado abaixo do bico do caça, que dá proteção contra mísseis vindos de baixo. O F-35 também está na corrida para ser o primeiro caça operacional a ser dotado de um sistema ativo de contra-medidas infravermelhas (DIRCM) e igualmente terá dois… Read more »
Suspeitei desde o princípio.
Valeu, Boscopédia.
Nao sei da decisao do pentágono, mas acho que o ferramental do f22 foi destruído. Os custos para guarda dos mesmos era astronômicos.
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Drone turco armado atinge alvo, em teste:
“On the recent test the drone carried two missiles load of 75 kg. (exceeding the drone’s payload capacity). The missile was dropped from an altitude of 16,000 ft. to hit a 2×2 meter laser-designated target self designated from the drone, from a distance of 8,000 meters.”
(http://defense-update.com/20151219_umtas_bayraktar.html)
Se o seu amigo tivesse tido a oportunidade de ver um B-2 voando, ai sim ele ficaria convencido de vex que is OVNIs existem.
Essas manobras apertadas do F-22 usando Thrust Vectoring devem ser bastante estressantes para o cerebro do piloto.
Coitado, gente. O tal do Washington sumiu!
tadeumar
Exato.
O B-2 é o “cara” quando o assunto é essa tal sensação. É absurdamente fora do padrão até mesmo para quem lida diariamente com aviação.
“Rinaldo Nery 20 de dezembro de 2015 at 20:36
Coitado, gente. O tal do Washington sumiu!”
Talvez já tenha sido abduzido.
Off topic: Caiu um dos novos T-50 da Indonésia…
http://defence-blog.com/news/indonesia-t-50-fighter-jet-crashes-2-pilots-killed.html
https://www.youtube.com/watch?v=Gc5MazJwt5o
Creio que confunde-se muito superioridade com invencibilidade. E furtividade com invisibilidade. O F22 é um caça inegavelmente superior a todos os que estão em serviço. e será por pelo menos mais uns 15 anos. Invencível? Não. Mas sua superioridade permite uma taxa de sobrevivência bem maior que qualquer outro. E o F22 não é um lobo solitário. Ele é o gume da espada de um complexo sistema de combate. Ele atuará num cenário com muita informação circulando, orientado por aviões AEW, muita inteligência eletrônica, atuando em teatros onde haverá F35 saturando as defesas antit aéreas, growlers fazendo interferência eletrônica, em… Read more »
“Rinaldo Nery 20 de dezembro de 2015 at 20:36
Coitado, gente. O tal do Washington sumiu!”
Caro Cel., não é pra menos. Com todo o respeito por quem não é especialista da área, mas provavelmente apenas entusiasta, é preciso exercer uma certa dose de bom-senso ao fazer certos tipos de comentários – e dizer que o F-22 está defasado tem dose zero de bom-senso.
Faria sentido se o Washington tivesse se referido ao P-51…