Gana vai adquirir mais quatro A-29 Super Tucano
O site Defensenews informa que a Força Aérea de Gana vai se expandir em 2016 com a aquisição de mais quatro turboélices de ataque leve Super Tucano A-29 da Embraer.
Dirigindo-se a convidados na celebração do 50º aniversário do esquadrão número 4, que é a vanguarda do comando do ar, na principal base da Força Aérea em Accra, na semana passada, o comandante da Força Aérea Vice Marshal Michael Samson-Oje disse que eles estão concluindo as negociações de pré-entrega com a empresa aeroespacial brasileira Embraer.
Se confirmado, o novo acordo vai aumentar as aquisições de Super Tucano de Gana para nove unidades, complementando um contrato pré-existente para o fornecimento de cinco A-29, que foi confirmado por ambas as partes durante o Paris Air Show em junho deste ano. O contrato também abrangeu o fornecimento de apoio logístico e treinamento para pilotos e mecânicos de A-29.
Uma palavra: Excelente !
Parabéns a Embraer.
Alguém ( editores e foristas ) poderiam me dizer se a EMBRAER planeja um substituto ao Super Tucano?
Super Duper Tucano
Na lógica da pergunta do José Davi… mas antes uma pergunta antes da pergunta:
o Super-Tucano substituirá o Tucano também no treinamento avançado em Pirassununga? Mesmo que em um futuro distante?
… se não, e acredito que não:
Há planos da Embraer de um versão nova da familia Tucano para treinamento, com algum aspecto mínimo de ataque, como é o Tucano original?
Acredito que há mercado para Tucano, até para o público civil.
jose davi, a EMBRAER não planejava nem a substituição do Tucano, o desenvolvimento do Super T foi financiado pela FAB (nosso lindo dinheirinho), assim como o KC-390, FAB que é a dona do projeto. Mas claro que como uma empresa privada, no futuro poderá a vir desenvolver o subistituto do Super T ela mesma.
Mas não acredito que ela tenha coragem de gastar o próprio din din para entrar no mercado de defesa altamente concorrido, já que ela já detém solidamente uma parte importante da aviação comercial.
Até Gana, que deve ter um ínfimo orçamento de defesa, opera com o FLIR nos Super Tucano. Pq a FAB não moderniza nossos A-29, com a instalação destes aparelhos e a incorporação de armas guiadas?
Alguém sabe se existe este projeto? Acho que pelo menos alguns aviões para compor algumas Esquadrilhas operacionais “COIN” a FAB deveria ter.
Obrigado a todos que investiram seu precioso tempo em me conceder uma resposta . Valeu mesmo!!!!
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Roberto F Santana 14 de dezembro de 2015 at 20:03
Essa concorrência ai não tá mole não , em?!!!
A Embraer prepara um
Super Hiper – Power – Fantástico – Fodástico – Mega – ST = Modo Lord
E o ST naval ? Ele cabe no A 12 com Heliporto ? E os F 22 virão mesmo !
Vou pesquisar para poupar os amigos ! Depois coloco aqui !
Ah tive uma ideia, clicar naquela lupinha lá em cima no canto direito, colocar uma palavra chave, acho que vai vim um monte de coisa boa.
Jesus !
“Acredito que há mercado para Tucano, até para o público civil.”
????
Melky Cavalcante 14 de dezembro de 2015 at 19:33
Em outras paragens quem “banca” o desenvolvimento e implantação de vetores militares ?
De grão em grão o tucano enche o papo. A Embraer é assim. Não é líder de quase nada. Mas come pelas beiradas. No caso do supertucano parece que não há muito mercado. A não ser que alguma grande força aérea decidisse se entupir deles. O mais normal é vender pequenos lotes para forças aéreas pequenas ou médias. O que está bom demais. Quanto a novos aviões ou versões acredito que a princípio não ha necessidade. Melhorias sempre são possíveis. Acredito que se aumentar o tamanho ou as capacidades vai invadir o espaço dos treinadores e ataque leves a jato.… Read more »
carlos alberto soares 14 de dezembro de 2015 at 22:44
treinamento acrobático com alguma versão “pelada” do tucano. De verdade nem sei se há esse mercado, desculpe essa viagem. =]
att.
Uma curiosidade. É comum aviões de caça levarem tanques ejetáveis, correto?
Então, são descartáveis?
Não há risco de caírem na cabeça de alguém? Lixo espacial desintegra-se em entrar na atmosfera (nem sempre…), mas tanque liberado a baixa altitude, não, correto?
Carlos 15 de dezembro de 2015 at 1:55
A alguns anos li uma matéria retratando um evento em que dois Tigers da FAB acabaram ejetando seus tanques ( ou eram bombas de treinamento sem carga ?) e acertaram em uma praça.
Procurei o link e achei apenas este :http://www.aereo.jor.br/2010/04/18/o-dia-em-que-a-fab-bombardeou-formiga/
Eram bombas inertes , pode ser comparavel a um tanque alijável .
“….. A Embraer é assim. Não é líder de quase nada. Mas come pelas beiradas.”
Não é lider em quase nada ?
Pesquise colega, essa afirmação não se confirmará tenhs certeza !
“………… Com características bastante avançadas e compatíveis com os jatos de quarta geração (aviônica digital, HUD, telas multifunção, HOTAS, provisão para emprego de FLIR, NVG, armas guiadas e mísseis ar-ar, podendo emular o uso de radar através de data link, entre outras vantagens), além de contar com armamento interno de duas metralhadoras .50 nas asas, hoje o Super Tucano é não só o treinador avançado / operacional da FAB, utilizado na formação de pilotos de caça no 2º/5º GAV em Natal, mas também o responsável pela instrução de liderança de caça e por missões de interceptação de aeronaves ilícitas, ataque… Read more »
Muito interessante o ST ARMADO, o episódio da Colômbia na fronteira com o Equador é uma clara demostração da eficiência desse vetor. Apto a treinamento avançado, COIN e como 2ª linha de defesa aérea de muitas nações.
http://www.aereo.jor.br/2013/04/05/configuracoes-armadas-do-super-tucano/
ff topic pertinente:
http://www.defensenews.com/story/defense/air-space/support/2015/12/13/embraers-kc-390-join-canadas-search-and-rescue-bid/77031896/
Embraer na concorrência para fornecimento de aviões de busca e salvamento ao Canadá.
Lyw 15 de dezembro de 2015 at 18:10
Noticia chapa branca.
O KC 390 nem homologado está.
Vai concorrer com C 295 e C 27J, quiça com C 130J
Lá como cá, os militares fazem relatórios de centenas de páginas, portanto …..
Produtos consolidados, um destes é que vai levar e ponto.
Mais EMBRAER:
http://www.valor.com.br/empresas/4356630/embraer-entrega-primeira-aeronave-phenom-100e-para-operacao-na-china
Valeria a pena a Embraer concluir o desenvolvimento do KC 390 com seus próprios recursos. Há um enorme mercado esperando.
Se deixar o tempo passar, pode perder oportunidades importantes.
Novos concorrentes chegando. Quem ganhar a concorrência no Canadá, terá visibilidade. Assim como a Embraer na concorrência com o Tucano para o Afeganistão.
Começam comprando 20. De repente, resolvem comprar mais 20… Depois 50…
O problema Carlos é que a Embraer já gastou demais por conta própria no KC-390, tanto é assim que o governo esta devendo uma fortuna para ela, essa quantidade que ela estava gastando do próprio bolso, sem o reembolso do governo já estava afetando os balanços trimestrais dela. Cabe ressaltar que ela agora precisa de dinheiro para por em operação a sua nova família de aeronaves regionais, ou seja, o cobertor ficaria curto demais, ou ela investe do próprio bolso no KC-390 ou na nova família de RJ(s)
GuiAmaral, os A-29B (biplace) da FAB utilizam o FLIR. Quanto às “esquadrilhas COIN”, você já ouviu falar, ou conhece, os Esquadrões do Terceiro Grupo? Fundei um deles.