O vídeo abaixo mostra um MiG-23 passando sobre a pista em alta velocidade e extremamente baixo. Na verdade é possível até que o avião tenha tocado a pista. O mais impressionante é a posição das pessoas no meio da pista filmando a cena. Alta exposição ao risco.
Observe que o característico símbolo da Força Aérea Líbia (um círculo verde) na época de Muamar Kadafi foi apagado e agora está estampada a insígnia da Força Aérea da Líbia Livre (FLAF).
Legal, um carinha brincando irresponsavelmente com um caça de milhões de dólares do dinheirinho suado do contribuinte. Agora poderiam usar fragatas pra puxar ski acuatico ou até promover uma corrida de demolição entre tanques.
A coisa é assim em países em que não há controle sobre os bens do estado.
Não lembro bem, mas li uma vez que um piloto na II WW fez um rasante tão baixo que as pás do hélice tocaram várias vezes a pista, fazendo riscos nela….o piloto levou o número de traços como apelido
Como substituto do MiG-21 o 23 tem uma trajetória parecida com o que o F-35 está tendo. Atrasos, problemas estruturais, primeiras versões muito aquém do que se esperava. Só depois de quase uma década após entrar em operação é que atingiu o potencial superior ao seu antecessor.
Outra curiosidade é que ele teve o motor mais potente já usado num monomotor até o aparecimento do F-16E equipado com o F110-GE-132 de 14.750 kgf. Dizem que sua aceleração supersônica encontra poucos adversários.
Clésio Luiz
Visitante
8 anos atrás
Será que esse rasante ganha do rasante daquele Pampa argentino?
Lendo o link que voce colocou, nao vi nada especifico sobre lobby para Gripen, e sim sobre investigacao de suposta espionagem feita a um procurador (que hoje trabalha na operacao Zelotes) que em 2010 investigava o programa FX-2, no governo do presidente Lula. Vale lembrar que na epoca nao havia selecao do Gripen por aquele governo, pelo contrario: em 2009 Lula havia resolvido (e logo depois “desresolvido”) negociar o Rafale, quatro anos antes do Gripen ser enfim anunciado como o selecionado, ja no governo Dilma.
groosp
Visitante
8 anos atrás
Eu vejo esse vídeo e me pergunto se o piloto sempre esteve com total controle do caça ou foi um quase acidente.
Luciano
Visitante
8 anos atrás
Mandei o link do estadão, mas nao quer carregar. Tá no estadão de hoje, Nunão
ala, ala, ala, ala a merla q vcs tao fazendo…..kkkkkkkk
Celso
Visitante
8 anos atrás
Luciano, tbm li esta materia, mas ali so contem ilacoes por enquanto e nao indicios claros e eh isso q enseja a materia. Outra coisa e agora a parte…..quem nao fez um lobby direto ou indireto nesta fase de propostas…..ate presidentes entraram na arena pra pressionar e no direito de seus paises e empresas……..todos fizeram. Portanto acho esta materia tendenciosa neste momento. Sds
Luciano
Visitante
8 anos atrás
Exatamente, Nunão! Obrigado!
André Bueno
Visitante
8 anos atrás
Perdão, por conta da ausência de óculos e distração não vi os posts logo acima!
André Bueno
Visitante
8 anos atrás
Na verdade, a matéria parece indicar apenas o lobby para uma reunião. Um “pedido de favor”.
Luciano
Visitante
8 anos atrás
Elezer Puglia , excelente link! Obrigado!
Rafael M. F.
Visitante
8 anos atrás
Quanto à aceleração e climbing, alguns recordes do F-104 ainda não foram superados ou mesmo igualados.
Rafael M. F.
Visitante
8 anos atrás
A combinação MiG-23/AA-7 Apex deu muita dor de cabeça aos estrategistas da NATO nos anos 80, principalmente por conta da alta velocidade de aproximação em baixa altitude desse modelo de MiG.
Por outro lado, a visibilidade traseira do 23 era horrível, ele era péssimo em dogfight, e o sistema de enflechamento variável era complexo e acrescentava peso à aeronave.
Mig-23
velocidade máxima: 2.445 km/h em altitude
velocidade máxima: 1.350 km/h ao nível do mar
teto maximo de serviço: 18.500 metros
Pra um mono posto e levando em consideração a idade do projeto são números que impressionam.
Clésio Luiz
Visitante
8 anos atrás
Se formos definir rasante como sendo uma descida, seguida de aproximação do solo com trem recolhido e posterior subida, então esse sujeito aqui bota todos os outros no chinelo:
Clésio Luiz
Visitante
8 anos atrás
Não saiu, então vou colocar o link da página em si:
mas esse cara ai não vale… ele raspou o fiofó… Acho que o quesito “Fiofó Intacto” vale como critério de desempate… rsrsrsrsrsr
Grande Abraço.
Rinaldo Nery
Visitante
8 anos atrás
No fundo, todo rasante é uma irresponsabilidade. Como se diz na FAB, coisa de Tenente. Quem não fez, um dia fará. Como já fui Tenente, também tive minha cota de irresponsabilidade. Fui de Caravelas a Salvador rasante sobre o litoral. Sorte que não fui preso. Sem contar rasante em Balneário Camboriu, “lancovak” na Praia Grande etc.
Líbia terra de ninguém ^^
só podia ser coisa de Abdulah mesmo rs
foi na líbia esta noticia já circula a meses
Verdade me 109, mas muita gente não viu ainda.
Observe que o característico símbolo da Força Aérea Líbia (um círculo verde) na época de Muamar Kadafi foi apagado e agora está estampada a insígnia da Força Aérea da Líbia Livre (FLAF).
o piloto é bom!
Legal, um carinha brincando irresponsavelmente com um caça de milhões de dólares do dinheirinho suado do contribuinte. Agora poderiam usar fragatas pra puxar ski acuatico ou até promover uma corrida de demolição entre tanques.
A coisa é assim em países em que não há controle sobre os bens do estado.
Forças Terrestres russas atuando na Síria.
http://www.forte.jor.br/2015/11/28/siria-russos-combatem-no-solo-tambem/
Tem gente que desce a lenha no Mig 23. Mas o Flogger K (só Síria e URSS tiveram) é bastante elogiado por quem utilizou.
parecido com este looping do Rafale, mas acho que não foi intencional.
https://youtu.be/7ETxOjHdHyA
Não lembro bem, mas li uma vez que um piloto na II WW fez um rasante tão baixo que as pás do hélice tocaram várias vezes a pista, fazendo riscos nela….o piloto levou o número de traços como apelido
Como substituto do MiG-21 o 23 tem uma trajetória parecida com o que o F-35 está tendo. Atrasos, problemas estruturais, primeiras versões muito aquém do que se esperava. Só depois de quase uma década após entrar em operação é que atingiu o potencial superior ao seu antecessor.
Outra curiosidade é que ele teve o motor mais potente já usado num monomotor até o aparecimento do F-16E equipado com o F110-GE-132 de 14.750 kgf. Dizem que sua aceleração supersônica encontra poucos adversários.
Será que esse rasante ganha do rasante daquele Pampa argentino?
http://www.aereo.jor.br/2013/08/01/rasantes-100-argentinos/
Uma coleção impressionante de rasantes, com a história e fotos, pode ser encontrada n link abaixo. Desconfio que o rasante mencionado pelo Luciano está ali também: http://www.vintagewings.ca/VintageNews/Stories/tabid/116/articleType/ArticleView/articleId/325/Lower-than-a-Snakes-Belly-in-a-Wagon-R.aspx.
Uma coleção impressionante de rasantes, incluindo fotos e a história, pode ser encontrada neste link: http://www.vintagewings.ca/VintageNews/Stories/tabid/116/articleType/ArticleView/articleId/325/Lower-than-a-Snakes-Belly-in-a-Wagon-R.aspx.
Não posso garantir, pois não há referência específica, mas desconfio que inclusive o rasante mencionado pelo Luciano está incluído ali também.
Dois ficaram com as patinhas pra cima! Rsrs
Off topic: Lobby na compra dos Gripens? http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/11/25/interna_politica,711314/justica-autoriza-novas-buscas-em-enderecos-de-lobistas-da-zelotes.shtml
Luciano,
Lendo o link que voce colocou, nao vi nada especifico sobre lobby para Gripen, e sim sobre investigacao de suposta espionagem feita a um procurador (que hoje trabalha na operacao Zelotes) que em 2010 investigava o programa FX-2, no governo do presidente Lula. Vale lembrar que na epoca nao havia selecao do Gripen por aquele governo, pelo contrario: em 2009 Lula havia resolvido (e logo depois “desresolvido”) negociar o Rafale, quatro anos antes do Gripen ser enfim anunciado como o selecionado, ja no governo Dilma.
Eu vejo esse vídeo e me pergunto se o piloto sempre esteve com total controle do caça ou foi um quase acidente.
Mandei o link do estadão, mas nao quer carregar. Tá no estadão de hoje, Nunão
Liciano, entao e esse o link que vc ta falando, e nao o outro
http://m.politica.estadao.com.br/noticias/geral,grippen-teve-atuacao-de-lobista-de-mps,10000003282
ala, ala, ala, ala a merla q vcs tao fazendo…..kkkkkkkk
Luciano, tbm li esta materia, mas ali so contem ilacoes por enquanto e nao indicios claros e eh isso q enseja a materia. Outra coisa e agora a parte…..quem nao fez um lobby direto ou indireto nesta fase de propostas…..ate presidentes entraram na arena pra pressionar e no direito de seus paises e empresas……..todos fizeram. Portanto acho esta materia tendenciosa neste momento. Sds
Exatamente, Nunão! Obrigado!
Perdão, por conta da ausência de óculos e distração não vi os posts logo acima!
Na verdade, a matéria parece indicar apenas o lobby para uma reunião. Um “pedido de favor”.
Elezer Puglia , excelente link! Obrigado!
Quanto à aceleração e climbing, alguns recordes do F-104 ainda não foram superados ou mesmo igualados.
A combinação MiG-23/AA-7 Apex deu muita dor de cabeça aos estrategistas da NATO nos anos 80, principalmente por conta da alta velocidade de aproximação em baixa altitude desse modelo de MiG.
Por outro lado, a visibilidade traseira do 23 era horrível, ele era péssimo em dogfight, e o sistema de enflechamento variável era complexo e acrescentava peso à aeronave.
Bacana, aproposito até achei bonitinho o bicho
Mig-23
velocidade máxima: 2.445 km/h em altitude
velocidade máxima: 1.350 km/h ao nível do mar
teto maximo de serviço: 18.500 metros
Pra um mono posto e levando em consideração a idade do projeto são números que impressionam.
Se formos definir rasante como sendo uma descida, seguida de aproximação do solo com trem recolhido e posterior subida, então esse sujeito aqui bota todos os outros no chinelo:
Não saiu, então vou colocar o link da página em si:
http://www.liveleak.com/view?i=b41_1429465294
Pô Clésio,
mas esse cara ai não vale… ele raspou o fiofó… Acho que o quesito “Fiofó Intacto” vale como critério de desempate… rsrsrsrsrsr
Grande Abraço.
No fundo, todo rasante é uma irresponsabilidade. Como se diz na FAB, coisa de Tenente. Quem não fez, um dia fará. Como já fui Tenente, também tive minha cota de irresponsabilidade. Fui de Caravelas a Salvador rasante sobre o litoral. Sorte que não fui preso. Sem contar rasante em Balneário Camboriu, “lancovak” na Praia Grande etc.
puts, perdi de ver o rasante em BC-SC então kkkkkkkkk