Nota oficial: FAB força pouso de aeronave suspeita de tráfico de drogas
Nota divulgada pela Força Aérea Brasileira nesta segunda-feira, 16 de novembro, às 19h45
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A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta segunda-feira (16/11), a aeronave Sêneca EMB-810C, matrícula PT-WHM, foi interceptada no nordeste do Mato Grosso do Sul e acompanhada por aeronaves da Força Aérea Brasileira até as proximidades da cidade de Araçatuba-SP, quando foi obrigada a pousar.
A interceptação seguiu os passos previstos no decreto nº 5.144, de 16/07/2004, inclusive com a realização do tiro de aviso, recurso que tem como objetivo alertar o piloto para a obrigação de atender as determinações dos caças da FAB.
Essas ações foram adotadas por se tratar de uma aeronave suspeita de tráfico de drogas que desobedeceu as orientações iniciais determinadas pela defesa aeroespacial brasileira.
Autoridades policiais investigam o caso.
Brasília, 16 de novembro de 2015.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
FONTE: FAB – CECOMSAER
FOTO em caráter meramente ilustrativo
Se não atende o piloto do caça, Fogo neles!
Tá, e prenderam alguém?
Que que divulgue o nome do piloto, matrícula do A-29, nome do delegado da PF e do bandido? O que você acha? Mandou pousar só pra não cair em pane seca.
A FAB não tem que prender ninguém, este papel cabe aos autoridades policiais. E parabéns a FAB por seu árduo trabalho que com poucos recursos faz muito.
Acompanho o Cel. Rinaldo e assino embaixo.
Amigos,
O resultado está aqui: http://www.atanews.com.br/materias/17-policia/4383-aviao-com-350-quilos-de-cocaina-e-apreendido-na-regiao-de-aracatuba/
Abraços,
Justin
Alguma coisa aconteceu. Ultimamente essas interceptações tem aparecido com maior frequência na mídia. Aumentaram a quantidade de voos ilícitos ou a FAB aumentou a eficiência nesse tipo de ação ou simplesmente resolveram noticiar mais.
Se for a eficiência maior, será reflexo da tentativa de enfraquecer o tráfico no Rio devido os Jogos Olímpicos no próximo ano?
Sem ferver, Rinaldo. Sem ferver.
Acredito que quando a pessoa nada tem a acrescentar deve se limitar a não tumultuar o espaço. É o mínimo da educação. Aproveitando, ótimo complemento, Justin.
Sr(a). Paula Tejando;
De fato, o seu lúcido comentário de 1711150512Z é correto. Exerça-o.
Franco Ferreira
Antonio Oliveira,
Meu ”parpite” é de que esses tais voos ilícitos realmente estão mais frequentes.
Moro em Jaú-SP e essa região é rodeada por canaviais recheados por pequenas pistas de pouso, fácil acesso às rodovias e muitas vicinais.
Recentemente observei por 2 semanas seguidas (final de tarde e início de noite), voos que com toda certeza estavam abaixo do FL mínimo permitido, luzes de navegação, anti colisão completamente apagadas.
Coisa boa não podia ser. Foi a primeira vez que vi algo assim.
inté
Alguém sabe se o ST estava operando deslocado?
G abraço
Acho que o ultimo video e fotos do aviao alvejado, influenciaram, viram que a FAB vai mesmo atirar…
A frequência de missões é a mesma. Estão noticiando mais de propósito. Em épocas de cortes orçamentários é bom a população lembrar pra que serve uma Força Aérea.
Juarez, normalmente, o A-29 do Flexa não precisa deslocar pra esse tipo de missão. Nem o E-99, naquela parte da fronteira.
A FAB prefere instalar telinha colorida em P-95 e C-98 e manter o elefante branco chamado base aéreo de Florianópolis que adquirir mais A-29 e manter um destacamento permanente no aeroporto de Chapecó, vai entender…
Sou do oeste catarinense e atualmente estudo em Florianópolis e posso dizer: No oeste temos traficantes operando em céu de brigadeiro e em Florianópolis temos o aeroclube mais bonito, grande e caro do Brasil.
Concordo com Eziquiel. Deveria sim ter mais um do 3º em Chapecó para cobrir aquela área da fronteira. Se não for possível a compra de um novo lote de A-29, o que seria desejável, seria muita viagem pensar na transferência do 5/8º para Chapecó e usar os Black Hawk como alerta para este tipo de interceptação? Não seria mais útil?
GuiAmaral e Eziquiel, Apesar de originariamente se prever um esquadrão de A-29 em Chapecó, o que foi mudado quando se fechou em 99 aeronaves (considerado menos que o necessário para quatro esquadrões operacionais e um de treinamento, mas que se revelou mais que suficiente, tanto que sobrou uma dúzia para a Esquadrilha da Fumaça), nada que seja difícil de resolver impede que uma esquadrilha do Esquadrão Flecha (baseado em Campo Grande) opere desdobrada por lá, periodicamente. Assim como aeronaves dos esquadrões de Boa Vista e Porto Velho podem ser desdobradas em São Gabriel da Cachoeira, Vilhena e outras localidades de… Read more »
Eu perguntei justamente porque é normal o pessoal deslocar para o noroeste do Paraná, Cascavel ou Londrina, os 14 nos tempos do “Romanos” fazia isto com uma certa frequência.
Cel, o E 99 faz isto operando de Anápolis????
G abraço
Juarez, dá pra operar de Anapolis e recolher em Campo Grande, se necessário. A FAB desdobra seus meios nas Operações Agata, e já o fez em Chapeco, onde montou uma base de desdobramento com R-35, F-5EM, A-29 e H-60.
Decisao acertada essa lei do abate, e ainda tem o reforco dos AH2 sabre. Parabens aos responsaveis.
Acredito q a medida certa seria rodar com todo o equipamento de forma a tornar toda e qualquer base operacional a qualquer momento. Caro? sim… importante??? muito…