KC-390: Embraer espera retomar voos de teste ainda em outubro*
Testes de solo já foram realizados, em preparação à retomada da campanha de ensaios em voo, segundo a empresa
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As informações estão num curto parágrafo do relatório de resultados do terceiro trimestre de 2015, divulgado hoje (27 de outubro) pela empresa. O trecho abaixo pode ser lido na oitava página do documento, na seção dedicada à Embraer Defesa & Segurança:
“Com relação ao Programa KC-390, o protótipo realizou testes de solo e se preparou para retomar sua campanha de ensaios em voo, que espera-se reiniciar em outubro de 2015.”
O primeiro e até o momento* único voo da aeronave ocorreu em 3 de fevereiro deste ano.
Para acessar o documento completo divulgado hoje com os resultados do terceiro trimestre da Embraer, em arquivo pdf, clique aqui. Para saber mais sobre o programa e seu desenvolvimento até hoje, clique nos links abaixo.
*NOTA DO EDITOR: diferentemente do que a própria empresa informou no texto do relatório divulgado na terça feira, dia 27, sobre naquela data ainda se esperar o reinício dos voos de teste até o final do mês, em teleconferência com investidores realizada no mesmo dia a Embraer divulgou que o segundo voo de testes da aeronave já havia ocorrido na segunda feira, dia 26. A informação está em notícias de mídias internacionais como a Flight Global e o jornal Valor Econômico.
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Dois anos de atraso no programa.
A continuar desse jeito, os E2 serão certificados antes do KC-390.
Atraso mais atrasos… Sera que ainda estarei vivo para algum dia ver pelo menos um projeto brasileiro que cumpra seu cronograma da maneira prevista??? Tem razão os que debocham do Brasil no exterior.
Daqui a pouco, a Boeing ou outra companhia dessa indole vai comer o almoço do Brasil.
Soube por um amigo nosso (Roberto Caiafa) no Facebook, que o voo ocorreu no dia 26/10.
Será que a Embraer não divulgaria este voo?
Quais os motivos disso, sendo que o primeiro voo deu uma elevada nas ações da empresa na bolsa de valores…
Tomara que não, pois tem muita gente de olho neste projeto, esperando os resultados para tomar decisões…
Off Topic:
Northrop Grumman Wins Air Force’s Long Range Strike Bomber Contract
http://www.defensenews.com/story/defense/2015/10/27/northrop-grumman-wins-usaf-bomber-contract/74661394/
Separei playbacks de vôos “suspeitos” de 26 e 27/10. Será que algum poderia ser o KC-390? Fiquei
intrigado como alguns aviôes aparecem e desaparecem do radar nessa região.
JT
http://www.flightradar24.com/2015-10-26/13:07/12x/-21.78,-48.84/11
http://www.flightradar24.com/2015-10-26/14:10/12x/-21.77,-48.71/11
http://www.flightradar24.com/2015-10-26/14:19/12x/EMBRAER/7ceea25
http://www.flightradar24.com/2015-10-27/11:24/12x/E55P/7d0da37
http://www.flightradar24.com/2015-10-27/12:07/12x/-21.83,-48.72/11
Falando em primeiros voos: CH-53K voou ontem. https://www.youtube.com/watch?v=YSR90KUk8to Ps.: Se as verbas para o Programa KC-390 “entrarem” em conflito com programas como o FX-2 por exemplo, é melhor colocar o KC em banho-maria e terminar o FX-2. Esse último é muuuito mais urgente e importante para o MD do ponto puramente institucional e de sua razão de existir. Pps.: essas informações do segundo voo é puro engodo. SE por ventura ele ocorreu, mais um ponto para a falta de transparência… No fim, esse vetor terá que provar muuuuita coisa ainda e no fim das contas e com muita sorte ele… Read more »
Este negócio, hoje, nas atuais CNTPs está mais para virar um AMX 2 Jason forever, infelizmente…….
O caminho para este troço andar chamava-se Boeing, mas infelzimente………
G abraço
Oganza, Felizmente, o FX-2 está nas mãos da SAAB e do Banco Sueco de Fomento, sem que nossos governantes possam por suas patinhas e atrasar ou remanejar verbas. Quem vai liberar o dinheiro é o banco, que depois vai cobrar a conta do Governo Federal. No fundo, seria excelente se o KC-390 estivesse numa situação como essa, com o financiamento fechado com um banco estrangeiro (claro que isso é um pouco difícil, mas não impossível), para evitar que o governo ou mesmo os militares atrapalhassem o programa. Juarez, Não sou tão pessimista. Se o avião for bom mesmo, vão aparecer… Read more »
Rafael Oliveira,
sim… sim…
…o grande problema são as CNTPs como lembrou o Juarez.
Brasil il il il !!!
Rafael, meu filho, está saindo um concorrência para a USAF e para o USMC de 70 células e o C 130 J vai entrar com a taça na mão, e sabe quem era para estar pelo menos na parte dos Marines, debaixo da asas da Boeing?
O próprio, mas, como diria o Dr. Brizola;
Os “intérésssssssésssss”……..
G abraço
Estou sabendo sim, Juarez.
Mas ali era difícil ganhar. O cronograma tinha que estar em dia para Boeing fazer o lobby e o KC-390 ter chances de ganhar. Ter comprado o Vespão também ajudaria, mas a LM não é a LM à toa. A briga seria dura, pois ela não é uma Beechcraft da vida.
Enfim, antes de tudo degringolar eu já achava mais fácil (ou menos difícil) ela vender para alguns países europeus e asiáticos do que para os EUA. Agora então, nem se fale.
Como você bem sabe, o tempo mostrará onde vai parar o KC-390.
“…o FX-2 está nas mãos da SAAB e do Banco Sueco de Fomento, sem que nossos governantes possam por suas patinhas e atrasar ou remanejar verbas.”
Se o problema fossem somente nossos governantes, ou o atraso no repasse de verbas…
Como é que fica a contra parte nacional, que sequer sabe o que vem a ser avião de caça, mas co-gerencia o projeto???
O perigo disso terminar como uma certa lojinha de $1,99, é mto grande.
Acho que esse co-gerenciamento é para “brasileiro que ama ToT ver”.
Quando houver algum impasse ou as coisas começarem a dar errado, a Saab mostrará quem manda, até porque é ela que domina o assunto, e as coisas voltam a entrar nos eixos.
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Isto é o que eu chamaria de comer pelas bordas, sem alarido e nem fanfarra!!!
“First flown in May 2015 and also exhibited at the Paris air show in June, development aircraft UR-EXP has…”
“…has a maximum take-off weight of 52.4t, and a normal payload capacity of around 15t, or 3t more in an overload configuration.”
“…and says it has so far secured firm orders for 40 examples, plus 10 options. Eventually, demand could climb to total 200 units over the next 20 years, it believes.”
(https://www.flightglobal.com/news/articles/dubai-an-178-makes-middle-east-debut-418859/)
Novo governo de esquerda em Portugal admitiu cancelar por completo o KC-390. Entre compra e equipamento das base aéreas o custo poderia atingir 850 milhões de euros.
A falha do anterior governo em atingir a meta do défice, faz com que Portugall tenha de cancelar diversos projetos, entre eles o do KC-390 que se encontra no top 10 dos cancelamentos.