Há 33 anos voava o caça Northrop F-20A Tigershark

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F-20 Tigershark 5

f20hudaa
HUD do F-20 mostrando o nariz do avião, os dois canhões de 20mm e o radar travado no alvo.

Em 30 de agosto de 1982, o caça F-20A Tigershark fazia seu primeiro voo. Durante 40 minutos do voo de teste, o protótipo subiu a 40.000 pés e atingiu a velocidade de Mach 1.04.

O Northrop F-20 Tigershark (inicialmente F-5G) teve seu desenvolvimento iniciado em 1975 como uma evolução do Northrop F-5E Tiger II, equipado com um só motor GE F404 (o mesmo do F/A-18) e dotado de uma aviônica digital.

O famoso piloto Chuck Yeager, porta-voz da Northrop na época, disse que a aeronave era “magnífica”, o melhor caça que já tinha voado.

A Northrop tinha grandes esperanças para o F-20 no mercado internacional, mas mudanças na política depois da eleição de Ronald Reagan fizeram o F-20 competir por vendas contra o F-16, o mais recente caça da USAF. O programa de desenvolvimento foi abandonado em 1986, depois de três protótipos construídos e um quarto parcialmente concluído.

O F-20 tinha alta performance, voava a Mach 2, podia disparar mísseis BVR como o AIM-7 Sparrow, tinha ECM e 97% de disponibilidade. Igualava ou superava o F-16 em taxa de curva, tinha baixo consumo de combustível (relativamente), aviônica digital, radar multimodo APG-67, INS, GPS, Tacan etc.

Northrop F-20A Tigershark roll out

f-20_tigershark corte

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Antonio M

Tremenda máquina mas, mesmo assim era um desenvolvimento de um equipamento projetado inicialmente nos anos 50 e o F16 era inovador.

E creio que uma cabine em bolha também traz vantagens ao piloto do F16.

Mauricio R.

Aí, outro cadáver insepulto, pelo menos aqui no Brasil.
Já foi, já era, RIP!!!

Claudio Moreno

Bom dia Senhores! Infelizmente a General Dynamics na época necessitava de um contrato grande e urgente…levou o F-16. Ainda sobre o F-20 infelizmente ele tinha alguns defeitos “genéticos”, como por exemplo ser pequeno demais para os AIM-7 Sparrow o que fazia com que a aeronave tivesse um arrasto enorme, também por se tratar de uma evolução dos anos 50, a aeronave estava no limite máximo de seu “crescimento”, quase não lhe sobrava mais espaço físico para sua evolução. Tanto que o caça Sino-Paquistanês do qual é decendente direto do F-20 prova isso. No fim das contas, trata-se de uma excelente… Read more »

Oganza

Para os enviuvados, segue umas fotos bem bacanas do F-20, acho que foi em 84 em Londres.

http://www.fightercontrol.co.uk/forum/viewtopic.php?f=18&p=486394#p486388

Grande Abraço.

Pangloss

Esses aviões que nunca enfrentaram o desgaste da realidade são sempre fantásticos. Fico imaginando uma força aérea que dispusesse, em sua linha de frente, do F-20, do Mirage-4000, do F-16XL e do Gripen NG.

Ops, o Gripen NG, não. Vamos pensar positivo: ele vai virar realidade. E vai ser operado plenamente pela FAB, sem contingenciamento de recursos, em quantidades razoáveis para as nossas necessidades.

Estou muito otimista hoje.

Vader

O Galante ama tanto essa aeronave que na mesma data, uma vez por ano, ele comemora fazendo um post sobre o F-20, hehehehe..

Vader

Oganza, fotos espetaculares!

joseboscojr

Há muito tempo numa galáxia muito distante havia a noção que caças podiam ser caças sem serem dotados de capacidade BVR.
Naquela época distante esse conceito podia ser funcionar tendo em vista o desempenho sofrível dos radares principalmente frente a aeronaves pequenas (com RCS reduzido) e voando baixo, e mais sofrível ainda dos mísseis BVR.
Um caça WVR puro, altamente manobrável, armado com mísseis SRAAMs de 3ªG e um par de canhões tinha boa chances contra qualquer caça pesado armado com mísseis BVR, principalmente fazendo valer um melhor treinamento, doutrina adequada ou a superioridade numérica.
Velhos e bons tempos aqueles.