Neste dia na História da Aviação
22 de agosto de 1973 – Primeiro voo do jato executivo Learjet Model 35, que também ganhou versões militares
22 de agosto de 1974 – Primeiro voo do Short 330 (ou SD3-30), bimotor britânico de asas alta para transporte de passageiros
22 de agosto de 1972 – Primeiro voo do Sukhoi T-4, bombardeiro estratégico soviético e também para missões de reconhecimento e ataque antinavio
22 de agosto de 1970 – Primeiro voo do MB326K, versão monoplace do jato italiano de treinamento militar com motor mais potente e armamento mais pesado
Não sabia que os soviéticos também copiaram o Valkyrie
Putz, mas esse Sukhoi T-4 é feio pra cara#@$&*
T4 feio bagaray.
t4 mosquitão da dengue
Ao lado do T-4 dá para ver a pontinha da asa de um M-50 Bounder, outro que ficou só nos testes.
“fabiano fb 22 de agosto de 2015 at 22:34 #
t4 mosquitão da dengue”
————————–
kkkkkkkkkkkkkkkkkk mosquitão da dengue foi foda em XD, mas é verdade
ele é bizarro , mas vamos combinar que os russos tem uma mente, um tanto quanto “criativa” pra designer das coisas.
Voava esse Sukhoi T-4? XD
Como análogo ao XB-70, deveria voar a Mach 3 mas em testes não chegou a tanto.
Segundo os soviéticos, os russos da época da Guerra Fria, foi a 1ª aeronave a ser dotada de comandos fly by wire.
A FAB nunca se interessou pelo -326K???
Pelo uso feito em combate pelos sul africanos, parece que o avião dava p/ o gasto.
uma pergunta o bico ou frente do t4 e móvel como o do concorde?
O que mais me impressiona no T-4 é o parabrisas fazendo ângulo de 90 graus com a fuzelagem. A grandes velocidades a resistência com o ar deveria ser impressionante!
O ganho dos russos com o T-4 foi a implementação do FBW, que apesar de algumas críticas dos saudosistas é o presente (ainda que existam resistências) e o futuro na questão de comandos de voo. Só não entendi até hoje os E-jets com fly-by-wire quase totais (os ailerons não são).
Uma pergunta: Li em algum lugar que o learjet é resultado de um projeto militar que não deu certo, procede? e qual projeto seria este?
“Li em algum lugar que o learjet é resultado de um projeto militar que não deu certo, procede? e qual projeto seria este?” Não completamente, a asa dos Learjets foi desenvolvida tendo como base a asa de um avião suiço de ataque ao solo, o FFA P-16. A aeronave não chegou a entrar em produção e nem serviço ativo, sendo preterida em favor do Hawker Hunter. A época os primeiros Falcons da Dassault usavam as asas do Etendard IVM “Certain design concepts of the P-16 were used by Bill Lear when developing the first of the highly successful Learjet family… Read more »
1989 – Alexander Yakovlev dies, aged 84 1980 – James Smith McDonnell, American aircraft manufacturer, dies. (b. 1899). 1970 – Two Sikorsky HH-53 C helicopters complete a non-stop transpacific flight of 9,000 miles (14,484 km) using in-flight refueling. 1952 – First flight of the Saunders-Roe Princess 1922 – First flight of the Vickers Victoria (serial no. J6869), a military transport, taking off from Brooklands, England with Stan Cockerell at the controls. 1918 – Lieutenant Frigyes Hefty of the Austro-Hungarian Air Corps successfully parachutes from his burning fighter after a dogfight with Italian aircraft. He is the first person to survive… Read more »
Pelo pouco que conheço sobre aerodinâmica esse nariz envergado deve atuar como um bordo de ataque, aumentando a sustentação da aeronave.