Caça Mitsubishi F-2 será a oitava plataforma a operar o casulo Sniper ATP
A Lockheed Martin noticiou que recebeu um contrato de compra da japonesa Mitsubishi Heavy Industries para integrar seu Sniper Advanced Targeting Pod (ATP) no caça Mitsubishi F-2 da Japan Air Self-Defense Force.
O contrato inicial de 2014 inclui o casulo, componentes e equipamento de apoio para integração. O F-2 será a oitava plataforma a ser equipada com o Sniper ATP, juntando-se ao F-15, F-16, F-18, A-10, B-1, B-52 e Harrier.
Mais informações em inglês no Defense Forces.
Existe uma configuração de carga que esse leva que nem o Rafale nem o Rhino levam:
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/03/f-2-asm-2-2.jpg
Melhor versão do F-16, IMHO.
Nada se cria,tudo se copia
Clésio,
Respeito muito a sua opinião, mas a minha versão favorita do F-16 é a XL, que jamais virou realidade.
Mas devo reconhecer que é sempre mais fácil gostar daquilo que não foi exposto ao desgaste da realidade (Tancredo Neves que o diga).
Taí uma coisa que eu queria ver são gráficos de desempenho do F-16XL, principalmente se compilados com o de um F-16 convencional com o mesmo motor.
E uma pena que o F-16 FSW não ganhou a concorrência da DARPA, que foi para a Northrop com o X-29.
Esta versão japonesa do F-16, transportando mais armas e mais combustível em asas maiores, seria ótima para o Brasil.
Essa camuflagem é tão feia…..
Sonhei muitas vezes em ver a FAB usando o caça F-16, ficou apenas no sonho…
Sim esta versao ideal para fab temos faze convenio japones compra esse F 16 Fab
Clésio, serve um vídeo?
https://www.youtube.com/watch?v=8D3k82768K0
Segundo o locutor houve incremento na carga paga, encurtamento na distância de decolagem e a carga bélica foi dobrada.
Como o vídeo é dos anos 80, estão falando do XL em relação ao A/B
Save Ferris!
Impressão minha ou os americanos tem alguma barreira cultural com asas delta ?
Reinaldo Deprera,
Excelente vídeo! Muito obrigado!
O título, no YouTube, menciona o F-16C (além do F-16 AFTI).
E lembrei de outro membro de família, nascido em terras distantes, que também não chegou à operacionalidade: o Lavi. Creio que seria um avião fantástico.
Т-50 ушел в «штопор». Эксклюзивные кадры
https://www.youtube.com/watch?t=36&v=64w68L2Swzo
F/A-18E com 4 Harpoons.
http://i.ytimg.com/vi/C6_xCQsZWG4/maxresdefault.jpg
Groo
Olhando essa foto do F-18SH dá vontade de chorar.
Delfin, No passado os americanos já usaram muito a asa delta. Eles só não embarcaram na configuração delta/canard que nos anos 80 era tido como superior em relação à manobrabilidade. Combinando o TVC com a configuração delta/canard seria possível a operação SSTOL e o avião podia apontar o nariz para um ponto diferente da sua trajetória, o que seria interessante no dogfight e no tiro terrestre. Essa configuração foi muito estudada mas fato é que a configuração tradicional se mostrou mais atraente para os americanos e um dos motivos é que dizia-se que canards eram piores em relação à redução… Read more »
O Vôo do T50 impressiona!!!
Vou pedir a tia Dilma pra comprar meia duzia
Delphim, Bosco, o F-22 usa asas delta, assim como o MiG-21 e o futuro T-50, só que com uma cauda convencional.
Então temos os delta puros, cujos modelos mais famosos são a família Mirage (menos a ovelha negra chamada F.1…), mas representam praticamente metade dos caças dos anos 50;
Os delta com canards, que começou com o Viggen e cujo futuro é o J-20 chinês;
E os delta com cauda, que começaram com o Gloster Javelin, passando pelos MiG-21 e Su-9, e atualmente se encontra nos F-22 e T-50.
Se fizermos um esforço talvez pudéssemos considerar o A-4 Skyhawk e o F-16 como modelos com “asas delta de enflexamento moderado”…
Mas eu deixo o Roberto F. Santana dar o veredicto sobre o A-4. O que ele disser, é lei.
E tem também o Douglas F4D Skyray, cujas asas tem formato aproximado de um coração. Para mim aquela asa funciona como um delta.
@Reinaldo Deprera
O vídeo é interessante, mas ainda assim gostaria dos gráficos.
O Mirage 2000 tem números de manobrabilidade parecidos com o do F-16, mas a taxa de curva sustentada é muito inferior, por causa da asa delta pura. Queria saber como ficou esse parâmetro no XL.
Ae gente o bichinho não esta com dois em cada asa mais esta levando dois RBS-15;
http://3.bp.blogspot.com/-pKFUxSUYN9Q/URz9KHmCSJI/AAAAAAAAAzM/pdBHIdlYLOk/s1600/rbs-15.jpg
Mais uma ;
http://media.defenceindustrydaily.com/images/AIR_JAS-39_Gripens_AGM-65_RBS-15_Taurus_Frontal_lg.jpg
e tbm dois AGM 65.
Clesão,
A asa do F-22 é dita ser trapezoidal e não um delta clássico.
Esqueceram dos Convair Delta Dart e Delta Dagger?
Delta forever. A Convair foi a mais prolífica fabricante de deltas nos EUA. O XF-88, F-102 e F-106, além do B-58 Hustler.
O SR-71 também é delta viu?
Bosco, poteto/potato. Aquela asa tem todos os efeitos de um delta. Não é a toa que o F-22 sofre um pouco de arrasto em curvas sustentadas à baixa altitude, como os outros delta. Alto e supersônico, a conversa é outra.
Tomcat, até o nosso F-14 é delta metade do tempo. O Grumman é o camaleão dos ares 🙂
De fato, Clésio. Com as asas totalmente enflexadas, formando um delta, o F-14 fica muito bem na foto!
P.S.: Como fui me esquecer do B-58?!