Senado aprova empréstimo para aquisição de caças suecos Gripen NG
O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) a contratação de operação de crédito que vai possibilitar ao Brasil adquirir os caças suecos Gripen NG. A conclusão das negociações com a Suécia para a compra dos caças foi anunciada na última semana pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. O valor autorizado é de até US$ 245.325.000, o equivalente a mais de R$ 850 milhões, e SEK (coroas suecas) 39.882.335.471, o equivalente a quase R$ 16 bilhões.
Os recursos vão financiar o projeto F-X2, que inclui a compra das aeronaves, suporte logístico e a compra de armamentos necessários à operação dos caças. A Força Aérea Brasileira receberá 36 aviões de caça Gripen NG da empresa sueca Saab. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. A operação de crédito será firmada com a agência sueca de crédito às exportações (Ab Svensk Exportkredit).
Ao defender a aprovação do pedido de empréstimo, o líder do governo, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), lembrou que o processo de escolha e compra dos caças já dura vários anos. Para ele, a Força Aérea Brasileira fez a escolha adequada ao dispensar os modelos americano e francês e apostar na transferência de tecnologia dos suecos.
— Eu não tenho dúvida nenhuma de que a FAB, conscienciosa, com uma visão de país e uma visão de transferência de tecnologia, escolheu o melhor projeto — garantiu o senador.
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também elogiou a escolha e afirmou que a utilização da tecnologia dos caças poderá se dar em outras áreas, como a saúde, por exemplo.
A escolha também foi elogiada por senadores oposicionistas. José Agripino (DEM-RN) se disse convencido de que os caças suecos são a melhor escolha. Já Aécio Neves (PSDB-MG) criticou a falta de discussão nas comissões, já que o projeto seguiu direto para o Plenário, mas declarou que a oposição não obstruiria a votação devido ao mérito do tema.
— Consideramos essa uma questão não de governo, mas de Estado, relevante — disse o senador, ao destacar que pular etapas nas votações deve ser algo excepcional.
Juros
Em coletiva na última semana, o ministro Jaques Wagner explicou que o acordo foi possível porque a Suécia aceitou reduzir a taxa de juros do contrato, uma reivindicação do Brasil. Quando o negócio foi fechado, em 2014, a taxa estava maior que em 2015. O valor final da taxa acertado entre os dois países ficou em 2,19%, segundo o ministro.
Raimundo Lira (PMDB-PB), que relatou o projeto, afirmou que as taxas de juros são as mais baixas possíveis e que o financiamento poderá ser pago em 25 anos. Para ele, essas condições se dão porque o projeto é estratégico para a Suécia e a compra dos caças é essencial para a proteção do Brasil.
— Eu acho que é muito importante para o país; o Brasil está descoberto na sua defesa aérea — afirmou.
A aprovação se deu com a presença do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, e de outros integrantes da Força Aérea Brasileira.
A previsão do governo federal para a contratação está prevista na Medida Provisória 686/2015. O texto está sendo analisado pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
FONTE: Agência Senado
Outra boa noticia hoje! Mais um passo para os Gripens!!!
A vantagem de adquirir equipamentos mediante empréstimos é o risco quase zero de contingenciamento. No fim das contas, o projeto retoma o rumo e espero que o cronograma seja rigorosamente atendido.
Excelente. Mãos às obras. Que nossos engenheiros possam absorver o máximo dessa experiência. E que passado todo esse turbilhão e feitas as devidas limpezas no relacionamento entre nossas empresas e a administração pública, a nossa base industrial dê um largo passo.
Espero que a única surpresa que tenhamos em relação ao gripen daqui para a frente seja a compra e integração do meteor aos gripens brasileiros. Após isso, que seja notícia só em 2019 quando o primeiro chegar à Anápolis.
Espero que não adotem a camuflagem da foto. Com ela o Gripen fica com cara de F-5
Ok, ok, antes de comemorar, resta mais alguma pendência????
[]’s
R$ 16 bilhões ???
Para tudo terminar bem é só não envolverem a FAB e a Embraer na operação Lava Jato
Não chega em 2019 nem com reza braba, e com integrações com´pletas solamente em 2023 e olhe lá.
Até lá assistiremos os Mikes cairem como pingos de chuva, ou enfeitarem hangares de defesa aérea tão somente.
Grande abraço
Gostaria de ver a cara dos espertos da revista veja, kkkkkkkkkkkk, acabei de rever a materia do dia 27 de julho passado, esses caras sao uma piada, kkkkkkk. mais um ponto pro Brasil.
Ainda bem…….. Até um tempo atras pensei que o BRASIL ia cancelar o negocio, ainda bem que isso não aconteceu. O GRIPEN e um BOM AVIÃO diga de passagem , tudo bem que não era o preferidos de muitos aqui mais pensando em Hora voo , e o mais barato dos 3 finalistas. Valores em Dolar. Hora voo do RAFALE aproximadamente USD 16.500.00 F/A-18 Super Hornet aproximadamente USD 11.000.00 GRIPEN NG Aproximadamente USD 4.700.00 Esse dados tirados da DEFESA NET de 11 de Julho, 2012 – 12:33 ( Brasília ). Se fazemos a conta de hora voo 2 RAFALE voando… Read more »
Viu o FERNANDO quando eu COLOCO os DADOS eu coloco a FONTE , diferente de você meu caro…..
Sinceramente eu estava torcendo para o RAFALE mais o GRIPEN GANHOU também fique feliz, pelo menos são aviões de verdade……………
Quero ver a cara de bunda do Boechat
JT8D
Oi JT8D você não gostou da pintura meu amigo , eu achei da hora.
O JT8D vira essa boca para meu amigo.(comentario da LAVA A JATO) kkkkkkkkkkk
Já penso se estoura um negocio desse kkkkkkkkkkkkkkkk
Juarez
O Juarez mais será que os F 5 vão aguentar ate la(2023).
Se eu não me engano os primeiros a dar baixa começa já em 2017 , por gentileza se eu tiver errado me corrigem OK
Acho a FAB deveria pensar no futuro em ter um esquadrão com camuflagem grafite escuro especializado em combate noturno.
Abraços
Cesar,
Esses valores de hora de voo para esses aviões são em seus respectivos países. No Brasil, seriam valores maiores. Mesmo assim, a hora de voo de um Gripen NG deve ficar próxima a de um F-5M. Se isso for conseguido, será ótimo para a FAB e o Brasil!
Nautilus
Oi Boa noite Nautilus, sim claro por isso que eu falei que era aproximado.
Valeu por me responder meu caro
Marcos Gilbert
Oi Marcos beleza meu , po seria bem legal , mais implicaria , que esse avião com camuflagem preta só poderia voar a noite , com a gente a FAB vai ter pouca unidades disponíveis para fazer isso, se falamos das 36 unidades previstas….
Mais é uma boa ideia.
Boa noticia até que enfim …
Halleluiah!!!!!
Boa notícia! E que venha o Meteor para nossos Gripens!
De acordo com o câmbio atual esse valor de SEK39.882.335.471 dá, em Dólares, cerca de USD4.571.514.033,84 e não USD5,4 bi ou USD6 bi como noticiado em outros meios de comunicação. Em reais dá exatamente R$15.851.746.285,26 com a cotação atual.
Interessante que alguns senadores não só tenham algum conhecimento do assunto como tambem apoiem a compra dos caças. Fiquei surpreso com isso. Alguns políticos não são tão inuteis afinal.
No mais agora é só acompanhar o desenvolvimento do projeto e o inicio das entregas. Só mesmo depois que o primeiro Gripen E pousar por aqui é que vamos poder finalmente acreditar que o FX-2 deu certo.
Gripen com camuflagem noturna tipo strike eagle? Difícil viu, a tendência é ser esse padrão verde cinza esquizofrênico.
O valor subiu para R$ 16 bi por conta da desvalorização do real no último ano. Como de praxe, os preços deste tipo de aquisição são fixados tendo em conta o valor do dólar no mercado internacional.
Ótima notícia para começar o dia!
Mais uma ótima notícia ,aleluia.
Boa notícia, alvissareira!
pessoal 444 milhões reias por cada unidade ??? salgado
Bom dia!
Se não me engano, o Brasil começa a pagar somente depois da entrega da última unidade..
Então o cronograma esta garantido, pois os desembolsos durante todo o período irão acontecer conforme do agente financiador…
Uma outra questão, esta dívida é da união ou da FAB? Alguém sabe?
Abraço.
Bom dia a todos, gostaria de lançar um debate com os demais colegas sobre a quantidade mínima de caças para a FAB, tendo em vista alguns números que foram divulgados: 108, 126, 144 e até 160. Tenho minha opinião formada, mas gostaria de ouvi-los antes de expressar meu pensamento a respeito. Um abraço a todos
Bom dia,
Sobre o Gripen ficar parecido com o F-5, ninguém me tira da cabeça que ele é um F-20 com asa delta e canards (nada contra!).
Só lembrando que somando-se um total de 46 F5 M, lembrando que existem mais 11 F5 comprados da Jordânia que poderião ser adicionados à esse total, mais 53 A-1 (AMX) e 12 Mirage 2000 que deram baixa, temos um número aproximado de 122 caças.
Galante, por favor, me ajude: “O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) a contratação de operação de crédito que vai possibilitar ao Brasil adquirir os caças suecos Gripen. A conclusão das negociações com a Suécia para a compra dos caças foi anunciada na última semana pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. O valor autorizado é de até US$ 245.325.000, o equivalente a mais de R$ 850 milhões, e SEK (coroas suecas) 39.882.335.471, o equivalente a quase R$ 16 bilhões.” A grosso modo: 16 bilhões é o preço da compra toda? 850 milhões é a vantagem da diminuição dos juros? (sinais opostos)… Read more »
16 bilhões o valor total do financiamento junto ao banco de fomento sueco, já os 850 milhões é o valor aprovado para o programa FX 2 esse ano. Mas o Brasil vai dar com sinal apenas 200 milhões como o combinado com o governo sueco para esse ano, não mais 1 bilhão como o previsto. Ok
E que venham muitos mais!!!
Como o sonhar é sempre livre, meu sonho é que os envolvidos no projeto sejam contaminados com a seriedade sueca e finalmente os prazos sejam cumpridos!… Não custa nada sonhar, mesmo que seja um sonho tão difícil!…
Qual o valor aproximado previsto para o gripen de prateleira? Digo, quanto pagariamos pelo valor unitário nos lotes subsequentes com a produção nacional baseando-se no valor de prateleira do sueco?
Não tem um valor exato, mas com certeza será menor ao preço de hoje, isto porque quanto mais se encomenda e mais se produz a tendência é de baratear os custos de produção. Ok
Ontem relendo a matéria do Prosub da penúltima revista, li um trecho que lembrei agora. Para a construção dos estádios e demais obras de infraestrura para a copa do mundo gastamos 25 bilhões de reais. Colocando no bolo os gastos com a olimpíada, acho que podemos estimar em 30 bilhões de reais. Além do fato de que boa parte dessas obras não foram concluídas, como várias aqui no DF e que algumas foram mal.concluídas, como aquele viaduto em BH, poderiamos com essa grana somente em negociações que envolvam a Suécia: – Pagar o gripen com meteor integrado e mais o… Read more »
O Brasil vai torrar R$16 bi com caças de 4ª geração para recebe-los depois de 2020 quando o f-35 de 5ªgeração já estará no mercado.
Eu já defendi o Gripen-NG ,mas a essa altura não seria muito mais negocio comprar/arrendar caças de geração atual ,mesmo o gripen C/D, e entrar um um projeto de 6ª geração.
GF é muito inteligente, brigaram para reduzir os juros, mas declararam que não vão economizar dinheiro para pagar dividendos, com essa notícia fez dólar ir para casa dos 3,50 e não para de subir, ganhar nos juros, mas perder na subida do dólar, não resolve nada. Isso pro pessoal vê tanto que GF é inteligente.
Agora quero ver se vai pagar certinho as parcelas, pois qualquer um pode ir na loja da BMW, comprar carro lá, mas pagar é outra história.
Sds
kkk…eu sem querer assisti ontem o momento desta votacao, …..putz…que bando de oportunistas e baita babacao de ovos….adivinhem quem estava presente e acompanhando a votacao….pois eh…o Brig comandante da FAb e outros…..imaginem q todos sem excecao dos doutos senadores de merla, teceram loas aa forca…deu ate nojo de ver a desfacatez dos caras e ainda citar q foram mais d 10 anos de nalaise pelas comissoes e outras cositas mas….ate parece q aqui so tem retardados……o tal sen baiano walter pinheiro entao…meu Deus….volta pra escola e aprende a falar…que necio……..mentiram e omitiram algumas coisas…enfim…va la….a forceps a coisa parece estar… Read more »
kkkkkkkkkkkkkk aham, isso ai Jakson. Vamos entrar no projeto de um caça de 6º geração que está brotando na cabeça dos engenheiros no mundo e esperar até 2.100 para recebê-los. Até lá esperamos com nossa temível frota de F5 e gripens C/D, e nosso abominável amx aguardando, no hangar, para bombardear todos os inimigos. Esse é o problema do brasileiro, precisamos tirar o rei da barriga. Ter bom senso e ser racionais. Saber olhar para a situação, refletir e se adaptar. Não vejo a mínima condição de operarmos o F35 hoje. Precisamos é de pragmatismo. A partir de agora, com… Read more »
Como pode se observar nos comentarios acima, esta muito claro q as informacoes nao foram suficientementes exclarecidas ou foram prestadas a meia boca. A confusao c relacao a datas de entrega, armamentos, valores corretos e expressos de forma q todos possam compreender (os pagadores de impostos) ainda estao voando. Enfim, qdo tudo demora tanto tempo, de repente parece q a decisao vem no afogadilho…..ate isso ouvi ontem……a valorizacao e empenho da comissao de defesa do senado valorizar-se sobre a analise q foram feitas por les nos ultimos 10 anos e das viagens aos fabricantes q fizeram inumeras vezes, como se… Read more »
Algumas retificações:
– 15 a 20 anos, no mínimo.
– modelo sueco; FS2020.
Att
Felipe, concordo plenamente com você, temos que analisar o momento para fazermos uma previsão racional do futuro.
Vamos pedir troca nome gripen prara novo Xavante 2 mais nossa cara gripen me lembra gripe vamos amigos manda para fab homenagear nosso xavantes antigo
Felipe fiz um questionamento anterior à respeito do número mínimo de caças para suprir as necessidades básicas de defesa do Brasil, pois aqui vai a minha singela opinião, no mínimo 4 esquadrões de 36 Caças distribuídos da seguinte forma: no sul temos Esquadrão Pampa, Centauro, etc, então 1 lote de 36 para dividir entre esses esquadrões; No Rio de Janeiro a Base aérea de Santa Cruz, esquadrão Adelphi, Pífio Paf, etc, mais um lote para dividir entre esses esquadrões, mais 36 aeronaves; Centro Oeste temos Anápolis, frequente a 15 anos lá onde conheci alguns pilotos do GDA, tenho quase certeza… Read more »