F-35A testa canhão interno de 25mm
Base Aérea de Edwards – A Força Integrada de Testes do F-35 Joint Strike Fighter está testando o canhão GAU-22/A de 25mm da variante F-35A (CTOL). O canhão rotativo de 4 tubos do tipo Gatling não é integrado às versões do USMC e US Navy, que levam o canhão num pod externo. Um canhão similar, o GAU-12, foi usado no jato STOVL AV-8B Harrier.
A primeira fase dos testes ocorreu em 9 de junho, quando os primeiros tiros foram feitos da aeronave AF-2 no Edwards Gun Harmonizing Range. A equipe de testes espera terminar os testes de solo em agosto e começar os testes aéreos em setembro. A capacidade de operar o canhão será adicionada num bloco futuro de software, que está nos estágios iniciais de testes em Edwards.
A aeronave AF-2 foi a derrotada nos testes de “dogfight” contra um F-16 no início deste ano, cujo relatório foi divulgado na internet e causou muito polêmica sobre a capacidade de combate aéreo do F-35.
Esse canhão do F-35A é para agradar aos “puristas do dogfight”.
Jamais será usado pra valer.
O canhão foi e é usado pelos caças da USAF em todas as guerras que eles se envolveram.
Por favor, alguem pode postar um link para acessar o report sobre o dogfight F35x F16? Obrigado
A guerra mudou. Este canhão do F-35A será tão útil como mamilos numa armadura.
Os projetistas (na década 1950) dos caças F-4 Phantom pensavam da mesma forma: “a guerra mudou”; até que precisaram dos “mamilos expostos”.
Até mais!!! 😉
Pois é, por isso que eu disse que a guerra mudou dos anos 50 (???) até agora.
Não fosse assim e poderíamos ir até o museu da TAM e pegar o P-47 que está lá para equipar a FAB.
O mundo inteiro discutindo armas de energia dirigida (laser e outras) e os gênios da internet brasileira falando em canhões.
Patético.
O canhão interno do F-35A é só pra satisfazer a ala conservadora da USAF que ainda carrega o fantasma do Phanton nas costas. Com seus 180 projéteis e 3 segundos de tiro contínuo o GAU-22 não é lá muito competente pro combate ar-ar e é muito pouco útil contra alvos na superfície, principalmente se comparado ao GAU-8. Claro, como último recurso é melhor que nada. rrsrsss Só pra comparação com as aeronaves que ele deve substituir: F-16: 511 cartuchos de 20 mm – 5 segundos de tiro contínuo, que pode ser dividido em 4 rajadas (128 projéteis disparados por rajada).… Read more »
De qualquer forma o canhão do F-35 ainda é melhor que o dos caças de 4,5 G.
Rafale: 125 projéteis
Typhoon: 150 projéteis.
Gripen: 120 projéteis.
Cada vez mais tão empurrando o canhão pra fora. rsrsss
Nenhum piloto de caça confia em ir para a guerra num caça sem canhões. Tudo pode dar errado, e no final o canhão pode lhe salvar e ainda garantir um kill.