Visite o ‘escritório’ de um piloto de Rafale, em Bourget 2015
Em vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa da França nesta sexta-feira, 26 de junho, você pode acompanhar a subida ao cockpit e uma rápida demonstração sobre como se organiza o “local de trabalho” de um piloto de Rafale, em avião exposto no Salão de Bourget 2015.
Em cerca de um minuto, o piloto aborda em francês os aspectos básicos da cabine, como as posições laterais as e funções do manche e da manete de potência, o HUD (visor ao nível dos olhos), as telas multifunção laterais e a tela central para onde olha durante seu “trabalho quotidiano”, além do assento inclinado para melhor resistir às forças G.
Abaixo, foto do painel do Rafale divulgada pela fabricante Dassault. Comparando-se com as cenas do vídeo acima, pode-se perceber com mais clareza que a tela central é posicionada bem mais próxima ao piloto, em comparação com as duas telas laterais.
Bacana. Dá para ver bem e entender o visor central, cujo foco é “no infinito” e permite ao piloto aternar a visão entre o HUD e o visor, sem precisar refocar a vista. Que eu saiba apenas o Rafale possui isso, independente de ser útil, melhor ou pior, etc etc
Neste vídeo deu pra perceber bem o posicionamento que o piloto fica (visada) em relação ao HUD. Aparenta ser confortável e amplo. Eu gostei.
Uma maquina e tanto…