Acidente com A400M: software pode ter cortado alimentação de combustível para os motores

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A400M - sexta entrega para a França - foto Força Aérea Francesa

A queda de um Airbus A400M causando a morte de quatro pessoas  no dia 9 de maio pode ter sido causada por um software novo que cortou o fornecimento de combustível para os motores, informaram fontes da indústria para a publicação Aviation Week.

As fontes afirmam também que a sequência exata dos eventos ainda não está clara, nem mesmo se todos os quatro motores falharam em algum momento. Alguns relatórios sugeriram falhas em três motores. Parece também que a aeronave rolou para a lateral até um ponto onde não era mais possível nivelá-la novamente.

O fornecimento de combustível foi restabelecido, mas não rápido o suficiente para a recuperação para voo seguro.

A Airbus alertou as cinco forças aéreas que operam a aeronave de transporte para executar verificações específicas nas unidades de controle eletrônico (ECU) em cada um dos motores da aeronave antes do próximo voo.

A maioria dos clientes do A400M parou com voos da aeronave até que surjam mais detalhes sobre a causa do acidente. Só a França, que tem seis aeronaves, continua com as operações de voo. Um dos aviões do Reino Unido encontra-se imobilizado no estado do Novo México (EUA), aguardando a suspensão de voos com a aeronave imposta pelo Ministério da Defesa britânico.

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Edgar

A culpa sempre sobra pro programador 🙁

F15_lobo

Mais Edgar essa turma de programadores da Airbus é muito fraquinha, se for em Java então ferrou kkkkk

M@K

Vingança do Stuxnet?

Wagner

Sempre desconfiei de excesso de tecnologia computadorizada…

Gardusi

off topic
Tem notícia falando do cancelamento do MMRCA
http://www.janes.com/article/51616/indian-defence-minister-draws-line-at-36-rafales

Joner

A Airbus já perdeu um jato de passageiros novinho durante uma apresentação, existe o video na net, o jato fez um toque na pista e ao aremeter, o novo software de controle de vôo não liberou a potência dos motores, e a aeronave entrou na mata e explodiu na frente do público.
Apenas uma veriável não imaginada pelos programadores e já era!!!

Marcos

Contam que houve dificuldade de acionamento de três dos quatros motores durante o acionamento no solo.

Franco Ferreira

Não é a primeira vez que os “programas” da Airbus interferem na decisão dos pilotos. No acidente que o Joner comentou acima, o aviador queria fazer uma passagem baixa e lenta e o programa decidiu que ele queria pousar. No acidente em SBSP, o programa decidiu que ele ainda estava em voo e impediu o pouso. No AF 447, então, esmerou-se, o programa: apagou tudo, porque nem ele mesmo sabia o q

Franco Ferreira

Não entendi… Fica assim mesmo.