Embraer projeta 2.060 novas entregas de jatos de 70 a 130 assentos na América do Norte
Projeção da empresa é para os próximos 20 anos, e representa quase 35% da demanda mundial por aeronaves nesse segmento
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Em nota à imprensa publicada na terça-feira, 12 de maio, a Embraer divulgou as projeções para o mercado norte-americano nos próximos 20 anos. A empresa afirmou que prevê 2.060 novas entregas de jatos no segmento de 70 a 130 assentos, o que representa quase 35% do total da demanda mundial por aeronaves neste segmento específico, com valor estimado em USD 96 bilhões, a preços atuais. Cerca de 47% das novas entregas da região são esperados para apoiar o crescimento do mercado, enquanto 53% será para substituir aeronaves antigas que serão aposentadas até 2034.
“Apesar de taxas de crescimento mais elevadas em outras partes do mundo, nossas projeções mostram que o mercado dos Estados Unidos continua dominando o segmento em virtude do grande volume de jatos de 70 a 130 lugares existentes”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial. “No entanto, prevemos espaço para o crescimento das companhias aéreas que procuram alternativas para reduzir a diferença de capacidade entre as operações regionais e de empresas aéreas tradicionais.”
Parte do crescimento é esperado a partir da reestruturação das operações de alimentação de tráfego em grandes aeroportos (denominadas hub and spoke), colocando jatos regionais de maior capacidade com assentos premium nos mercados tradicionalmente ocupados por jatos de 50 assentos. O E175 tornou-se um best-seller na sua categoria, com 80% das encomendas na América do Norte desde 2013.
O Market Outlook 2015 identifica o segmento de jatos de 90 a 130 lugares como a base de uma nova era em que é esperada a entrega de resultados financeiros mais saudáveis. O orçamento com a tripulação mais favorável na estrutura de custos das empresas aéreas tradicionais tornam esses jatos uma alternativa econômica atraente para a atividade doméstica. A aeronave oferece mais assentos e oportunidade de crescimento em rotas regionais e, ao mesmo tempo, a capacidade adequada para mercados de menor densidade atualmente servidos por aeronaves narrow-body maiores.
A família de E-Jets já registrou mais de 1.560 encomendas e mais de 1.100 entregas até o momento. Desde que entraram em serviço, em 2004, os E-Jets atingiram uma participação de mercado de cerca de 50% das encomendas e 60% das entregas do mercado global no segmento de 70 a 130 assentos. Na América do Norte, a Embraer tem uma participação de mercado superior a 50% entre as aeronaves no segmento, com mais de 400 E-Jets entregues.
Sobre a Embraer Aviação Comercial
A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos. Cerca de 900 aviões da família ERJ 145 de jatos regionais, de 37, 44 e 50 assentos, foram entregues a companhias aéreas desde a sua introdução no mercado, em 1996. A família de E-Jets inclui quatro aeronaves que têm entre 70 e 130 assentos. Com engenharia avançada, alto grau de eficiência, cabines ergonômicas e espaçosas com dois assentos por fileira, e economia operacional atraente, o E170, E175, E190 e E195 estabeleceram um novo padrão na categoria, com engenharia avançada, alto grau de eficiência, espaçosos, com uma cabine ergonômica e dois assentos de cada lado, além de atraente economia operacional.. Desde que os E-Jets entraram em serviço, em 2004, a Embraer recebeu mais de 1.500 pedidos firmes para esta família de aeronaves. Mais de 1.100 já foram entregues.
Em 2013, a Embraer lançou a segunda geração da sua família de aeronaves comerciais, os E-Jets E-2, consistindo de três novos aviões – E175-E2, E190-E2, e E195-E2 – no segmento de 70 a 130 assentos. O E190-E2 está programado para entrar em serviço no primeiro semestre de 2018, seguido pelo E195-E2 em 2019 e o E175-E2 em 2020.
DIVULGAÇÃO / FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Embraer