Rafale no Tiger Meet 2015: o ‘tigre monstro’ verde do esquadrão Provence
Segundo nota divulgada pela Força Aérea Francesa, desde o dia 4 de maio e até esta sexta-feira, dia 15, o Esquadrão de Caça 1/7 Provence participa do exercício “Tiger Meet 2015” da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Base Aérea de Konya, na Turquia.
O esquadrão, equipado com o caça Dassault Rafale, enviou quatro jatos para esta que é a 51ª edição do exercício que reúne anualmente os esquadrões da chamada “Associação Tigre da OTAN” (NATO Tiger Association – NTA). O encontro envolve uma competição que vai além das pontuações nas operações aéreas (que chegam a reunir 20 aeronaves em voo ao mesmo tempo nas missões), premiando também as pinturas alusivas a tigres que adornam parte dos aviões participantes.
Cinco países participam desta 51ª edição: França, Polônia, Suíça, Itália e Turquia, esta última hospedando o exercício, e os voos incluem caças F-16, F-18, Rafale, jatos de alerta aéreo antecipado e controle (AWACS) entre outras aeronaves. São realizados treinamentos ar-ar, ar-solo, participação em missões COMAO (Composite Air Operations, que reúnem vários aviões em missões de objetivos múltiplos).
Para a premiação de melhor pintura, um dos caças franceses foi pintado num pronunciado tom de verde, o que incluiu tanques de combustível com a inscrição “Monster Tiger” (tigre monstro). A pintura foi inspirada na série de filmes “Transformers” e é de autoria do capitão da reserva Régis Rocca, da Base Aérea de 113 Saint-Dizier, onde está baseado o esquadrão. Rocca trabalha como designer gráfico no setor privado e já realizou pinturas para o Tiger Meet tanto para o Provence quanto para o esquadrão 1/12 Cambresis. Devido a essas contribuições, ele recebeu a patente de capitão da reserva, em fevereiro deste ano.
O esquadrão 1/7 Provence herdou as tradições do 1/12 Cambresis, equipado com o Mirage 2000C e dissolvido em março de 2012, e que foi um dos membros fundadores da Associação Tigre da OTAN (NTA). Trata-se da terceira vez que o Provence participa do encontro.
FOTOS: Força Aérea Francesa
VEJA TAMBÉM:
- Typhoon alemão vence na categoria pintura do Tiger Meet 2014
- Mais imagens do Tiger Meet 2014, realizado na Alemanha
- Belas imagens do ‘Tiger Meet 2013′
- Rafale vestido para o Tiger Meet 2012
- As belas imagens do Tiger Meet 2011, em Cambrai, na França
- Tiger Meet 2010: fotos e prêmios
- Gripen tcheco de olho na Tiger Meet 2010
- Será que ele está de olho na aposentadoria dos nossos tigres?
- Esquadrilha ‘Guynemer’ do esquadrão francês ‘Cigognes’ faz 100 anos
- Uma ‘tigresa’ na cauda do Mirage 2000D…
- Mirage 2000C vestido de tigre
- Rafale no Tiger Meet 09
- Pintando um ‘Rafavlev’
- Caças Rafale e Yakovlev nos 70 anos do Esquadrão ‘Normandie-Niemen’
avião bonito, mas pintura feia…acho que este ano não vão levar…
No ano passado quem levou o caneco foi esse Typhoon alemão:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2014/07/Eurofighter-Typhoon-Luftwaffe-vencedor-pintura-Tiger-Meet-2014-foto-2-Eurofighter.jpg
Esse Typhoon ficou bacana.
Pergunta: Essas pinturas comemorativas são facilmente removíveis? Em caso da aeronave precisar ir para “guerra”, dá para removaer rapidamente?
Não tem nada de complicado se tiver que camuflar o caça rapidamente. Basta pintar por cima. O caça vai ficar uns poucos quilos mais pesado com a camada adicional, mas pelo menos ficará camuflado. Essas pinturas não são feitas, em geral, para remoção rápida, pois têm que durar mais do que uns poucos voos. A remoção é trabalhosa, por processos mecânicos / abrasivos, do tipo “jato de areia” (na verdade, pequenas bolotas de polímero ou outro material, lançadas em alta velocidade sobre o avião). Em tempos de paz, a tinta só é removida desse jeito à época das grandes revisões… Read more »