Entra ano, sai ano, e o F-5 não sai da USN
O Jacksonville Business Journal noticiou, em 26 de março, que a Northrop Grumman Systems Corp. de St. Augustine (Flórida – EUA) recebeu uma modificação no valor de 42 milhões de dólares de um contrato, previamente concedido, para serviços de manutenção e apoio da frota de 44 jatos F-5 Tiger II operados pela Marinha dos EUA (USN).
Esses jatos F-5 Tiger II são empregados na função típica de “agressores” (Aggressors), ou seja, em voos de treinamento de combate aéreo dissimilar em que servem como adversários dos pilotos de caça que voam as aeronaves de primeira linha da USN e do USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA).
Os serviços contratados à Northrop Grumman incluem inspeções, reparos, revisões e apoio de engenharia em componentes estruturais, com o objetivo de garantir operações seguras e confiáveis na frota.
A maior parte dos trabalhos, que têm período previsto de um ano, serão realizados nas instalações da Northrop Grumman de St. Augustine, com uma parcela menor dos trabalhos alocada a Springville, em Utah (EUA), e a Emmen, na Suíça.
FOTOS: USN – As cinco primeiras imagens mostram jatos F-5 do esquadrão VFC 13 “Saints” baseados na Estação Aeronaval (NAS – Naval Air Station) Fallon, em Nevada, fotografados em fevereiro e março de 2015. A última, logo acima, mostra aeronave do esquadrão VFC 111 “Sundowners” da NAS Key West, na Flórida, em foto de novembro do ano passado.
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Para os entusiastas, das fotos do post para as estantes…
Northrop F-5F Tiger II Diecast Model
USN VFC-13 Fighting Saints, “Red 20”, NAS Fallon, NV, February 2011
http://www.flyingmule.com/products/HM-HA3352
Northrop F-5F Tiger II Diecast Model
USN VFA-127 Desert Bogeys, #84-0456 “Red 30”, NAS Fallon, NV
http://www.flyingmule.com/products/HM-HA3353
Muito interessante, Ozawa.
O “Red 20” representado na maquete de 2011, do seu primeiro link, continua firme e forte em foto deste ano que coloquei na matéria.
Aliás, belíssima pintura da aeronave e, consequentemente, da maquete.
Inegavelmente, ao meu gosto, o Tiger II, depois do Falcon, é a aeronave mais “harmônica” do inventário americano atualmente…
E da coleção, não poderiam faltar, é claro, os ‘Sundowners’…
Northrop F-5F Tiger II Diecast Model
USAF VFC-111 Sundowners, #84-0456 “Red 100”, NAS Key West, FL, 2008
http://www.flyingmule.com/products/HM-HA3350
Northrop F-5N Tiger II Diecast Model
USN VFC-111 Sundowners, NAS Key West, FL
http://www.flyingmule.com/products/HM-HA3301
Quando o tempo for imperioso e os Tiger II não puderem mais cumprir esse papel, o que não parece longe de acontecer… quem fará esse papel ? Os Falcon (que aliás já fazem parte do inventário da USN NSAWC TOPGUN – ou os Legacy Hornet ?
F54EVER
Ozawa
27 de março de 2015 at 19:29 #
Há uma possibilidade do futuro T-X cumprir a função de agressor.
O requisito solicita curvas sustentadas de 7,5 g
Essas camuflagens dos agressors são maravilhosas. Ademais, uma ótima máquina em que pesem os anos. Ano passado esse contrato foi da Sikorsky. Inclusive, consta na matéria abaixo o link.
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
AWACS chineses KJ-500 e um novo exemplar do KJ-200:
(http://china-defense.blogspot.com.br/2015/03/30471-first-known-serial-number-of.html)
Roberto F Santana 28 de março de 2015 at 9:41 #
Meus efusivos cumprimentos pelo texto primoroso. Uma ode ao dogfight !
Depois desse texto, perdi a capacidade de comentar qualquer coisa sobre o post,
Parabéns Roberto F. Santana, belíssimas palavras.
Para quem gostou das imagens e quer salva-las em resolução maior, acesse esse link:
http://www.navy.mil/viewGallery.asp
E no campo de busca digite “F-5”.
Clésio,
Para quem quiser resultados mais precisos, sugiro ao invés de F-5 digitar as denominações dos esquadrões VFC 111 e VFC 13, no campo busca do link da USN.
Até gostaria de deixar as fotos na resolução total aqui na matéria, mas isso deixa a página muito pesada para abrir.
Muito bem escrito Roberto Santana.
Só diria que Garros e Navarre estão ao segmento de Manfred Von Richthofen, são ponta de lanças, combatentes exímios embora tenham uma pequena fração de vitórias em relação ao Barão Vermelho.
Immelmann e Boelcke são estrategistas, conceituadores e doutrinadores de combate e engenharia. Entendiam a máquina perfeitamente, sabiam como tirar o melhor dela e aperfeiçoá-la. A meu ver, geniais.
É só um ponto de vista.
O ‘defletor’ de Garros, após ter sua aeronave abatida em combate, foi aperfeiçoado por ninguém menos que Anthony Fokker, holandês, então radicado na indústria aeronáutica alemã durante o início do século passado, e daí, também por uma aeronave abatida pelos aliados na IWW, o projeto se difundiu naquele conflito…
E os céus nunca mais foram os mesmos desde então até os nossos dias…
Caro Roberto Santana
Poderia me indicar uma literatura? As informações que eu tenho são que os primeiros defletores sincronizados de tiro frontal seriam alemães da LVG e Franz Schneider. Soube da série Dogfighters do History Channel e das fontes secundárias da wikipedia em inglês.
http://en.wikipedia.org/wiki/Synchronization_gear
Saudações.
Off topic, nem tanto
http://www.iaf.org.il/4419-44871-en/IAF.aspx
Roberto F Santana 28 de março de 2015 at 9:41 # Caro Roberto F. Santana… permita-me parabeniza-lo pelo seu magnifico post !! No entanto, há sim nos dias de hoje ainda, quem se utilize ao menos, do Mig-21. Uma curiosidade sobre o Mig 17 é que na verdade era um Mig-15 tunado com o motor VK-1F com 25% de maior potência e pós-combustão além de corpo e asas maiores. Sobre o assunto “Vietnã” o link abaixo coloca uma interessante comparação entre o vetor americano F-8 Cruzader e o Mig-17F.. escrito (em livro) por Peter Mersky,Jim Laurier e Gareth Hector. https://books.google.com.br/books?id=kDJfBAAAQBAJ&pg=PA15&lpg=PA15&dq=Quem+ainda+utiliza+o+Mig-17&source=bl&ots=UcR0RNXTcH&sig=cj3dCetFtfUBmLLq6x2F8EgK8-I&hl=pt-BR&sa=X&ei=RREYVYaDHczZsATu-oHIDA&ved=0CFMQ6AEwCQ#v=onepage&q=Quem%20ainda%20utiliza%20o%20Mig-17&f=false… Read more »
Baschera, boa tarde. Só um complemento à informação que você passou sobre o MiG-15 ter asa maior que o MiG-17: de fato, a asa deste último é maior que a do antecessor, pois a área alar subiu de pouco mais de 20m2 para 22,6m2, mas na verdade a envergadura ficou menor. Isso porque aumentaram o enflechamento. Estou chamando a atenção disso só como mais um exemplo de que medidas básicas de fichas de caças podem às vezes enganar quem as lê, e vendo as fichas de um e de outro pode-se pensar que a asa diminuiu ao invés de aumentar,… Read more »
Roberto Santana
Acredito que tenho a tradução desse volume Phoebus. Mas do outro já gostei do título “Creative years”. Bem como os volumes da Grub Street que passaram a ser obrigatórios pra mim agora.
Saudações.
Roberto, só um reparo: Não é só “um esquadrão único, especial”, ou “excêntrico”. São dois (e estão citados ao final da matéria, o VFC-13 e o VFC-111), e em duas localidades diferentes (na Flórida e em Nevada). Além disso, até onde sei o F-16 continua equipando também um desses esquadrões, tanto que no ano passado a Sikorsky havia recebido um contrato relacionado à manutenção dos mesmos. Está numa das matérias do “veja também” que mencionei no comentário anterior. http://www.aereo.jor.br/2014/05/03/sikorsky-continuara-a-manter-os-jatos-de-adversary-squadrons-da-usn-e-usmc/ E isso falando dos esquadrões “aggressor” da USN e USMC. Em Nevada (e, se não me engano, no Alasca) também há… Read more »
Foto de F-18 Aggressor aqui no PA eu não me lembro, embora seja mencionado no link que te passei no comentário acima.
Mas no site da USN você pode encontrar belas fotos como esta abaixo (e é foto deste mês):
http://www.navy.mil/management/photodb/photos/150305-N-IM823-157.JPG
Aliás, a foto merece um post…
Tá no ar o “F-18 Flanker”, Roberto.
Nessa fonte tá esgotado há algum tempo, mas eis um belíssimo modelo de Falcon ‘Naval’ da USN NSAWC TOPGUN:
http://www.flyingmule.com/products/WT-WTW72011-02
Lendo todas as “aulas” só concluo o seguinte: – Pelo menos na função “aggressor”, sairíamos bem na fita.
Roberto genial vosso comentário e excelentes fotos p/ nossa galeria.
Abraços a todos
“Pelo menos na função “aggressor”, sairíamos bem na fita.”
Sobre o assunto:
http://www.aereo.jor.br/2010/11/18/os-aggressors-da-cruzex-v/
Os colegas estão de parabéns as repostas nesses post arrebentaram .
Conhecimento puro, muito bom mesmo!!!
Na US Navy não existem aeronaves “Aggressors”. São chamadas de “Adversary”. Coisas de corporativismo deles…