Super Hornet australiano mostra os dentes e dá PC sobre o Iraque
Em foto divulgada pelo Ministério da Defesa da Austrália na quarta-feira, 26 de outubro, um caça F/A-18F Super Hornet da Força Aérea Real Australiana aciona seus pós-queimadores (PC) durante uma missão sobre o Iraque, mostrando suas cargas externas que incluem bombas guiadas e mísseis ar-ar.
A Austrália desdobrou para o Oriente Médio seis caças F/A-18F, um avião de alerta aéreo e controle (AEW&C) E-7A Wedgetail e um avião reabastecedor KC-30A Multi-Role Tanker Transport (MRTT) realizando missões sobre o Iraque, na chamada Operação OKRA australiana de apoio a tropas iraquianas que lutam contra combatentes do Estado Islâmico (EI). Embora notas do Ministério da Defesa da Austrália não revele a base de onde operam as aeronaves, a mídia australiana normalmente informa que é Al Minhad, nos Emirados Árabes Unidos. A participação da Austrália junto a aliados no conflito foi solicitada pelo governo do Iraque.
Três tanques de combustível para levar 2 LGB e 2 JDAM, além de um pod designador e dois Sidewinder. Ou seja, uma carga bélica inferior a 3 ton. Se fosse um Gripen, tinha um monte de viúvas criticando.
Nautilus, Dos Emirados Árabes Unidos até onde o conflito está mais aceso, que é o Norte do Iraque, é uma boa pernada. Cerca de duas horas de voo de ida, sobrevoo dos objetivos (e mais tempo sobre os alvos é importante quando se apoia tropas em terra). E aí mais umas duas horas de voo de volta. É preciso estar com boa reserva de combustível no caso de qualquer problema com os reabastecimentos em voo nessas duas pernas. E, é claro, são dois motores F414 para matar a sede, ao invés de apenas um. PS – em relação a imagens… Read more »
Nautilus,
Na verdade a carga bélica é inferior a 1200 kg.
Só de curiosidade, é fácil reconhecer a JDAM de 500 lb porque ela tem os strakes (dispositivos auxiliares da estabilidade e sustentação) no “bico” (ou nariz, como queiram) e não no meio do corpo como as de 1000 e 2000 lb.
OFF-TOPIC
Israeli Panel Rejects Proposed Increase Of F-35
http://aviationweek.com/defense/israeli-panel-rejects-proposed-increase-f-35
“For maintaining stealthiness, this aircraft has compromised maneuverability, shorter operational range and significantly less payload capability,” a senior Israeli official told Aviation Week. “We shouldn’t be buying so many of them when it is unclear whether the stealth is effective, or there is a countermeasure that would negate it. There are vast gaps in performance between the F-35 and fourth-generation fighters.”