Nos anos 1970 e 1980, a Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou um de seus maiores patamares em termos de poder aéreo, operando uma frota numerosa e diversificada de aeronaves de caça e ataque. Esse período foi marcado pela introdução de modelos emblemáticos como o Mirage IIIE/D (F-103), o F-5E/F Tiger II e o AT-26 Xavante, que garantiram à FAB uma capacidade robusta de defesa aérea e ataque ao solo.

A Era de Ouro da Aviação de Caça

Mirage IIIEBR – F-103E

Em 1970, o governo brasileiro adquiriu 16 caças Mirage III (12 do modelo E e 4 do modelo D biposto) da fabricante francesa Dassault, ao custo total de US$ 69 milhões. Essas aeronaves foram designadas F-103 na FAB e operadas pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado na Base Aérea de Anápolis, formando a espinha dorsal da defesa aérea nacional.

Os F-103 Mirage foram comprados em um lote inicial, novo de fábrica, de 16 aeronaves. Posteriormente, foram adquiridos mais 16, em lotes distintos, todos usados, dos estoques da Força Aérea Francesa, totalizando 32 aeronaves recebidas (22 E e 10 D).

Paralelamente, a FAB incorporou o Northrop F-5E Tiger II a partir de 1975, com a aquisição inicial de 36 unidades novas e 6 bipostos F-5B. Posteriormente, mais 22 F-5E e 4 F-5F foram comprados de segunda mão da USAF em 1988.

Além desses, foram adquiridos em 2009, mais 11 F-5 ex-Jordânia (8 E e 3 F), com os 3 F passando por processo de modernização. Os E, mesmo não tendo voado na FAB, servindo de fonte de peças, receberam matrículas. Assim, o total de F-5 adquiridos e recebidos pela FAB foi de 79 aeronaves.

O AT-26 Xavante, versão brasileira do Aermacchi MB-326, foi o primeiro jato de combate fabricado no Brasil. Produzido pela Embraer entre 1971 e 1981, o Xavante teve 166 unidades destinadas à FAB, sendo amplamente utilizado em missões de treinamento avançado e ataque leve.

Embraer EMB-326 Xavante (AT-26 na FAB)
Caças Mirage III, F-5E e AT-26 Xavante fotografados do alto do hangar do Zeppelin
Base aérea de Santa Cruz em 1986 – Foto: Coleção Ricardo Pereira
Reprodução de cartão postal da Base Aérea de Fortaleza, com jatos AT-26 Xavante dos Esquadrões Pacau, Joker, Poker, além dos visitantes F-103E Mirage IIIEBR e dos T-25 e o C-95 da Base. Quase 40 AT-26 Xavantes na linha de voo.

O Cenário Atual: menor número, tecnologia mais avançada e desafios orçamentários

16 caças Mirage IIIE/DBR do 1º GDA alinhados para decolagem, em foto datada de 1999
A Aviação de Caça da FAB nos anos 1990 – Foto: Revista Força Aérea

Atualmente, a FAB opera uma frota reduzida em comparação com as décadas anteriores, mas com aeronaves tecnologicamente mais avançadas. O principal vetor de caça é o F-39E/F Gripen, desenvolvido pela Saab em parceria com a Embraer. Até o momento, nove unidades foram entregues, com previsão de recebimento de um total de 36 aeronaves.

Saab Gripen ( F-39E) e Dassault Mirage IIIEBR (F-103E) – Foto: Juliano Lisboa

O F-5EM/FM, versão modernizada do F-5E/F, continua em operação, mas com previsão de desativação completa até 2029.

AMX PODE.JPG

O AMX A-1M, desenvolvido nos anos 80 em parceria entre Brasil e Itália, é utilizado em missões de ataque ao solo e reconhecimento. Atualmente, das 55 aeronaves originais, apenas 6 unidades estão em serviço, com previsão de retirada em 2025.

Apesar dos avanços tecnológicos, a FAB enfrenta desafios significativos relacionados ao orçamento. O Projeto FX-2, responsável pela aquisição dos caças Gripen, teve um orçamento previsto de R$ 1,4 bilhão em 2025, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 . No entanto, a execução orçamentária tem sido impactada por cortes e contingenciamentos, dificultando o pleno reequipamento da força aérea.

Além disso, a modernização de outras aeronaves, como o A-29 Super Tucano, enfrenta limitações financeiras. A FAB planeja modernizar 68 unidades do A-29, mas os recursos disponíveis podem não ser suficientes para concluir o projeto no prazo estipulado.

Esses desafios orçamentários refletem a necessidade do aumento e previsibilidade de investimentos para garantir que a FAB mantenha sua capacidade operacional e esteja preparada para enfrentar as demandas de defesa do espaço aéreo nacional.

LEIA TAMBÉM:

FAB celebra os 80 anos do Dia da Aviação de Caça com encontro de esquadrões na Base Aérea de Santa Cruz

Financiamento do Gripen: após quase 9 anos de carência, hoje só faltam 9 meses para começar a pagar

Programa Gripen em gráficos: a diferença entre as necessidades e os desembolsos

Subscribe
Notify of
guest


216 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Santamariense

“Atualmente, das 59 aeronaves originais, apenas 6 unidades estão em serviço, …”

Só uma pequena correção no texto: não foram recebidos 59 A-1, o total encomendado foi de 56 aeronaves, mas foram recebidas 55, visto que o exemplar A-1A 5532, do 3⁰ lote, que seria entregue para ser operado por um dos dois esquadrões da BASM, sofreu um acidente com perda total quando em voo de teste, antes da entrega à FAB, ainda sob responsabilidade da Embraer, e não foi reposto.

Rinaldo Nery

Causando a morte do Almeida, piloto de provas da EMBRAER. Jaguar. Voei com ele no EMB 123.

José Luís

Uma curiosidade que sempre tive; o que o Sr. achou da performance do Emb123, parecido com o Piaggio ? Durante o tempo que voei na Aviação Geral, tive a oportunidade de ver o Piaggio pousando e decolando. Parece meio instável durante o toque.

Rinaldo Nery

Nunca vi o Piaggio voando. Foi só um voozinho despretensioso. Não atentei pra performance.

José Luís

Tem um voando em MS, está com o Governo. Inclusive tentaram leiloar.
Abs

Last edited 26 dias atrás by José Luís
Santamariense

Não sabia o nome do piloto. Obrigado, Rinaldo.

Maristela Fátima Cembranel

😢😢😢😢

Santamariense

👍😉🤗

BlackRiver

Muitos aqui podem não concordar, mas a FAB de hoje é muito mais ágil e presente que a FAB da época de ouro da matéria. O Fato é que a FAB de hoje não é mais tão eficiente em termos de custo X benefício, uma vez que a força não acompanhou o crescimento do país como deveria ter acompanhado, e pior os investimentos foram direcionados para o GTE AVITION VIP e aos gastos com pessoal ao invés de investir em infraestrutura, radares, aviões, armamento, pesquisa… Mesmo assim evoluímos em termos de vigilância do espaço aéreo e comunicação entre as áreas… Read more »

Santamariense

Outra pequena correção:

“Posteriormente, mais 22 F-5E e 4 F-5F foram comprados de segunda mão da USAF em 1988, totalizando 68 aeronaves adquiridas.”

Além desses, foram adquiridos mais 11 F-5 ex-Jordânia (8 E e 3 F), com os 3 F passando por processo de modernização. Os E, mesmo não tendo voado na FAB, servindo de fonte de peças, receberam matrículas. Assim, o total de F-5 adquiridos e recebidos pela FAB foi de 79 aeronaves.

Santamariense

Acontece…hehehe

Marcelo Martins

A FAB hoje não passa de uma empresa de taxi aéreo, levando políticos e ministros do STF pra cima e pra baixo! Um piloto do GTE tem mais horas voadas no mês do que um piloto de caça! É uma vergonha tudo isso!

Rinaldo Nery

Isso é verdade.

Nativo

Enquanto essa zona do orçamento militar do.pais não for resolvida , a FAB e as demais forças vão passar maís raiva do que orgulho.

bit_lascado

Não fale assim do Grande Taxi-aéreo do Executivo!

Augusto

E agora, também do judiciário. Perderam completamente a vergonha.

Heinz

Inclusive para atividades não oficiais, é uma vergonha, um poder que deveria ser o exemplo máximo de moralidade cometendo tais atos

Rinaldo Nery

Não perderam a vergonha. Perderam a coragem de dizer não.

Augusto

Eu me referia aos embarcados, não a quem transporta.

Rinaldo Nery

Esses nunca tiveram escrúpulos. Quiçá vergonha.

Sergio

Nós estamos gritando ” É uma vergonha tudo isso!” Já faz tempo.

E só piora.

Os opressores só trocam o uniforme.

Fica a esperança de que uma hora o caldo entorna.

Como cansa.

Marcílio Leão

Eu acho que estou em Nárnia! Entre 64 e 88 tivemos uma força aérea. Hoje não temos algo que mereça o nome de ” força”. Na época, a capacidade de atuação estava adequada aos nossos números econômicos e cenários de defesa. Hoje estamos absolutamente indefesos. A indústria bélica está mal, como também a indústria aero espacial. Fechamos bases, parques de material, centros de treinamento em vários lugares. A ideia de ” volume” não eh oposta a de ” modernidade”. O raio de alcance de um Gripe, sediado em Anápolis, não permite a defesa do Acre ou Amapá. Na verdade, a… Read more »

Santamariense

Uma curiosidade:

Na primeira foto, no canto inferior direito, bem na extremidade da imagem, aparece um pedaço da asa e do motor direitos do um F-8 Meteor, o último operado pela FAB e o único que recebeu pintura camuflada, ao invés do alumínio polido padrão da frota desse caça na FAB.

Last edited 26 dias atrás by Santamariense
EduardoSP

Olhos de águia!

Santamariense

🧐😄

Leandro Costa

Sim, foi o 61º Meteor. O ‘extra’ e nunca contratado heheheheh

Hoje ele está no MUSAL, felizmente com a mesma camuflagem.

Santamariense

Exato ..foi construído com partes de outros e peças sobressalentes que haviam sobrado. Salvo engano chamavam ele de Frankenstein… hehehe

Santamariense

Só mais uma:

Os F-103 Mirage foram comprados em um lote inicial, novos de fábrica, de 16 aeronaves. Posteriormente, foram adquiridos mais 16, em lotes distintos, todos usados, dos estoques da Força Aérea Francesa, totalizando 32 aeronaves recebidas (22 E e 10 D).

Last edited 26 dias atrás by Santamariense
Santamariense

👍😉

Akhinos

Kct, você é uma enciclopédia no assunto. Parabéns.

Santamariense

Hehehe… obrigado…gosto muito desse assunto e tenho uma memória privilegiada, graças a Deus…e à leitura constante de tudo que posso ler.

Tomcat

Tive a sorte, a honra e a felicidade poder de assistir às comemorações de 22 de abril na BASC, de 1988 a 1992. De fato, havia uma considerável quantidade de AT-26s, F-5s, T-27s e F-103s (estes últimos sempre presentes em, pelo menos, 3 ou 4 unidades). A partir de 1990, se não me engano, os A-1 começaram a participar também. A foto de 1986 exibida na matéria é idêntica às lembranças que tenho. As passagens em formação eram compostas por um bom número e variedade de caças. Fora as demonstrações de tiro e bombardeio reais, executadas no stand da base.… Read more »

Rodrigo

Caça das Estrelas fazedor de viúvas, belo avião!

Guizmo

Ai vc apelou…….Saab Draken era lindo demais.

Antunes 1980

Mais belo caca ocidental!

Camargoer.

Olá Colegas. Os aviões de combate se tornaram mais complexos e caros de adquirir e operar. Segundo a matéria, as FAB adquiriu 16 aeronaves MirageIII por US$ 69 milhões (valor de padaria US% 4,3 milhões por unidade). No mesmo período, as 5 fragatas Niterói custaram cerca de US$ 150 milhões (segundo apurei, mas seria preciso confirmar o valor), ou US$ 25 milhões cada. Fazendo uma comparação, um MirageIII custou cerca de 17% do valor de uma fragata. Considerando um preço de US$ 125 milhões por cada Gripen (adotando US$ 4,5 bilhões do contrato) e que o contrato para a construção… Read more »

Guizmo

Sim, isso é verdade. A complexidade tornou as quantidades “menos necessárias”. A China nos anos 80 tbm contava seus J6 na casa dos milhares, hj conta na centena.

Mas, vamos combinar, a FAB exagerou na dose, saiu de dezemas para parcas unidades

Camargoer.

Acho que a ideia de usar aeronaves com capacidade de executar diferentes missões, como o Gripen, o Rafale e até o F35, reduziu a necessidade de grandes frotas especializadas. O problema da FAB é ela estar subfinanciada em relação á necessidade de garantir uma superioridade aérea A FAB faz a defesa do espaço aéreo e também cabe à ela prover capacidade de ataque. Ela é a primeira linha de defesa em qualquer situação, inclusive sendo uma força de dissuasão rápida. A MB também é a linha de defesa da costa, negando que uma força tarefa agressora se aproxime. Ainda que… Read more »

Last edited 26 dias atrás by Camargoer.
Camargoer.

Considerando este cenário de defesa, a FAB e a MB estão subfinanciadas… ninguém espere que haverá aumento dos recursos de defesa em um contexto no qual o congresso controla uma enorme parcela de recursos ao mesmo tempo que se exige um esforço monetário insano, com juros reais da ordem de 6% ao ao mesmo tempo que o governo é pressionado a buscar superavit. isso em uma condição na qual uma substancial parcela da sociedade depende dos serviços publicos de saúde, educação e apoio social visto a enorme concentração de renda e desigualdade social .. nem vou falar da disfuncionalidade da… Read more »

Joao

Isso é um erro muito grande.
Não estamos na Austrália…

Uma guerra começa pela Concentração Estratégica próximo do território a ser atacado.

Quando a guerra começa, ela começa pra todas as Forças ao mesmo tempo.

Camargoer.

O Brasil tem um cenário de ameaça difusa. 1) pode ocorrer a concentração de tropas na fronteira que levaria semanas ou até meses. 2) pode ser um ataque aéreo localizado sobre infraestrutura, 3) pode ser um bloqueio naval, 4) pode ser até um ataque cibernético para causar um colapso em setores estratégicos. Considerando que o litoral brasileiro é exposto ao Atlântico, é preciso uma capacidade de negação do mar que impeça ou imponha um custo tão alto á uma força agressora que inviabilize a manutenção do bloqueio naval. Perceba que basta um bloqueio em torno de uma ou duas regiões… Read more »

Santamariense

Agora tu coloca nesse teu cálculo mágico, mas furado, o valor necessário para o EB adquirir os mais de 1.500 Guarani, mais de 400 Guaicurus, 98 Centauro 2 e os lotes iniciais dos MMBT e IFV, sem falar dos mísseis anticarro, os futuros obuseiros 105 mm nacionais e os 155 mm AP SR (esses últimos o teu líder barrou porque ficou brabinho com os israelenses). Soma tudo isso e vê quantos bilhões de dólares dá…e tu acha que algum desses equipamentos é dispensável??

Bjj

Dispensáveis não são, mas é preciso elencar prioridades, especialmente num contexto de restrições.

Todos esses equipamentos terrestres citados têm pouquíssimo valor real num contexto onde não haja um controle minimamente efetivo do espaço aéreo.

Quanto tempo que esses 1.500 Guaranis, 400 Guaicurus e 98 Centauros durariam no front ucraniano, por exemplo?

Essa é a questão.

Santamariense

Uma coisa não exclui a outra. De que adianta superioridade ou supremacia aérea se não tem ação no terreno? Dizer que a FAB é sub financiada por culpa do EB é desconhecimento ou má fé.

Jorge Cardoso

“Considerando um preço de USD 125 milhões por cada Gripen…”

125 milhões X 5,70 = BRL 712.500.000,00

Fraude no INSS – BRL 6.300.000.000,00

6.300/712,50 = 8 Gripens

🤷‍♂️ 🤷‍♂️

mauricio

o dinheiro da fraude é de desconto indevido no holerite dos aposentados, seria orçamento da seguridade social, portanto, nao teria a ver com orçamento militar de investimentos. Desconto indevido nao é coisa so do INSS, os bancos e as teles são mestres em enfiar serviços inuteis na fatura e a gente passa anos pagando sem saber.

Carlos I

Acontece que o valor dessa fraude será devolvido, e com certeza não vai ser o irmão do presidente que vai devolver, pode contar que quem vai pagar essa conta são os contribuintes através do tesouro, esse dinheiro teria melhor uso em outras áreas que pagar o que o irmão do presidente ( que vai falar que não sabia) pegou.

A fraude já ocorria, mas explodiu em valores com a conivência do INSS.

Mauro

Verdade

Camargoer.

Jorge.. vocẽ esta misturando as coisas. Sabemos que fraudes e desvios acontecem no Brasil e em todos os países. Antes desta fraude, ocorreu uma outra fraude liderada por uma criminosa chamada Jorgina.. isso foi em durante o período FHC.. lá na década de 90. Também teve as pequenas fraudes nas quais a morte do beneficiário não foi notificada e alguém na família continuou recebendo. Para isso serve a polícia.. neste caso mérito da Polícia Federal. Além das fraudes no INSS também tem os desfalques em bancos e empresas. Recentemente teve a fraude nas Americanas. Lá nos EUA teve o desfalque… Read more »

Santamariense

“Além das fraudes no INSS também tem os desfalques em bancos e empresas. Recentemente teve a fraude nas Americanas. Lá nos EUA teve o desfalque feito pelo Madoff. Teve o desvio no HBSC em Hong Kong.. o Naji Nahas também quase quebrou a Bovespa.” Fraudes e desfalques em bancos privados não me interessam. Já no INSS, sim. Poderão dizer que essa de agora, avaliada por enquanto em 6 bilhões de reais, não impacta o dinheiro público, visto que foi tirada das aposentadorias e pensões e não do orçamento do INSS. O “governo” diz que os que foram lesados serão ressarcidos.… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Santamariense
Joao

Vc esquece dos fundos das Forças.
O EB tem 50% do orçamento? Tem o Fundo do Exército de 1,73 bilhões.
O Fundo Naval chega a quase 20 bilhões… não sei o da FAB, mas sei q muito maior q do EB também.

Edivaldo

O problema é que ao invés de projetar. Seus próprios jatos temos que comprar. Se tivéssemos aproveitado toda essa frota e criado o nosso próprio projeto, estaríamos vendendo ao invés de gastar bilhões comprando….. falta de aproveitar a oportunidade que teve….. mas quem sou eu para julgar…. só penso que assim seria melhor….

rommelqe

Na realidade esta comparação não é muito corrreta e tem que ser melhor contextualizada. A começar pelo fato de que tanto os Mirage quanto os F5 originais foram adquiridos na condição de “prateleira” enquanto que, no contrato dos Gripen, estão inclusos muitos outros investimentos adicionais entre os quais fabricas, treinamentos complexos (incluindo simulador), custos ao longo do período de vida útil, etc. Se homogeneizar estes itens veremos que os Gripens são mais baratos e que as verbas reais destinados pela FAB à sua frota de combate sofreram um decrescimo relativo muito grande.

Camargoer.

Olá Rommelqe. Você tem razão. A conta é bem difícil para ser exata.. no caso dos Mirage III (que eram mais caros que os F5E) foram comparados com a Niterói. No caso dos caças, eles foram comprados de prateleira para operarem em Anápolis, que foi uma base nova construída para eles. Se o valor de Anápolis for incluído no custo cheio (ou de padaria), ficariam mais caros. Por outro lado, algumas da Niterói foram construídas no Brasil com ToT, algo que as tornam comparáveis ao custo da FCT. Talvez os Mirage III tivessem um valor equivalentes aos Rafale e os… Read more »

José Luís

Eu acredito que seja uma soma de fatores políticos, de má escolhas, má gestão etc. Bons tempos da Fab, vi todos esses aparelhos voando, Mirage 3, Mirage 2000, Xavante, F5, Amx, outros que não são caças, como C91 Avro, Kc137, C115 Buffalo, C130, Uh1H, U42, entre outros, morei próx a Base aérea por um bom tempo, era comum ver esses aparelhos.

Akhinos

Eu andei fazendo umas pesquisas. Ai acabei fazendo umas contas no R, comparações com salários de outras carreiras públicas, além de cálculos de tamanho de força per capita. A conclusão que eu cheguei é que realmente investimos mto pouco mesmo nas FAs. Não existe anomalias nos salários ou no tamanho das FAs brasileiras, qdo comparadas à outras do mundo. Os salários são super baixos também. Pelos meus cálculos um gasto de 1,5% do PIB transformaria as FAs brasileiras em forças de elite a nível mundial. Mas convencer os políticos lesados brasileiros disso é praticamente impossível. Engraçado que um certo capitão… Read more »

Camargoer.

Olá Ak.

Já alguns anos, fiz uma estimativa do pessoal da MB. Considerei a tripulação cheia de todos os navios da MB, de uma divisão de fuzileiros, do pessoal de manutenção, logística, ensino, pesquisa, administração e até de saúde.

Arredondei tudo para cima

Cheguei a 50 mil pessoas.

Hoje a MB tem mais de 70 mil

Alexandre Fontoura

E mantém OMs onde não existem nem navios… E nem estou falando de Capitania dos Portos.

Camargoer.

Não consegui fazer o mesmo para a FAB. Hoje ela tem cerca de 70 mil também, mas acho que só o DECEA tem 25 mil fazendo o controle do tráfego aéreo. Então, tem que pensar na FAB como uma força entre 45-50 mil.

O EB tem cerca de 230 mil (eu acho) dos quais 80 mil são jovens em serviço obrigatório. Assim são 140 mil acima dos soldados.. parece que tem uma pirâmide invertida

Santamariense

“O EB tem cerca de 230 mil (eu acho) dos quais 80 mil são jovens em serviço obrigatório. Assim são 140 mil acima dos soldados.. parece que tem uma pirâmide invertida” Quanto aos soldados tu sabe o que é EV? E NB? Não sabe? Recruta prestando serviço militar inicial/obrigatório é chamado de EV (Efetivo Variável). São esses 80 mil que tu falou. O soldado que já passou pelo seu ano inicial de serviço, fez cursos de capacitação e tem interesse, e vagas suficientes, engaja e permanece mais tempo. Esses, formam o NB, Núcleo Base. Efetivo autorizado para o Exército Brasileiro… Read more »

Joao

Já percebeu q tudo q o Camrgoer escreve é bem escrito, mas pobre de verdade ou mesmo falacioso?

Santamariense

Pois é…mas, nem digo nada, pois muitos acham que eu tenho implicância com esse sujeito.

Velame

Uma pena que ele misture ideologia em quase tudo que escreve. Poderia contribuir muito se tivesse compromisso com os fatos ao invés do espectro político que defende.

Colombelli

Correto. Faço apenas a ressalva que o efetivo autorizado é o maximo. Na pratica é um pouco menor por conta de baixas e demissoes e de cursos de formação q nao atingem efetivo. O numeto q mencionei acima é de 2021 ou 2022. O numero real mais preciso q podemos achar é o do relatorio de gestão do EB de 2024. Ja está disponivel no site do EB em pdf. Ali há os numetos reais inclusive do quadro da folha de pagamento

Santamariense

Obrigado, Colombelli.

Joao

Não.
Tem 210.000 e 70.000 recrutas.
Dos 140.000, a maioria absoluta é de Sd, Cb e Sgt temporário.
Não há pirâmide invertida….

Fernando Vidal

A FAB têm bases aéreas que não possuem nenhum esquadrão como Florianópolis e Recife que deveriam ser fechadas e negociadas com a iniciativa privada. O Exército possui uma quantidade enorme de unidades industriais e de manutenção que poderiam ser repassadas para a Imbel administrar permitindo ao EB economizar em pessoal e pensões no futuro da mesma forma a MB. E isso sem falar na rede de colégios militares mantida pelo EB na rede hospitalar mantida pelas três forças… Toda essa estrutura poderia ser bastante reduzida. Colégios Militares deveriam ser repassados para o Ministério da Educação (mantendo a doutrina militar com… Read more »

Colombelli

FAB 80.000. O controle de trafego aereo tem mais de 170 estruturas independentes relacionadas. EB 208.000. Destes 112.000 enquadrados nas brigadas, comandos ( aviação artilharia, opesp etc) e nos grupamentos de engenharia. O restante envolve as RM, ensino e pesquisa, civis etc.

Camargoer.

Olá Colombeli. Ora, eu mesmo fiz esta observação que a FAB tem um efetivo de cerca de 70 mil, dos quais são cerca de 25 mil no DECEA… portanto a conta tem que ser feita excluindo o pessoal do DECEA. Portanto, o efetivo da FAB deve ser feito sobre os 45 mil restantes Também deixei claro que não consegui fazer a avaliação “botton up” da FAB porque precisaria saber a dimensão das equipes de manutenção das aeronaves de caça e sobre sua infraestrutura de apoio Se 45 mil são poucos ou muitos para operar cerca de 40 jatos de caça… Read more »

Last edited 25 dias atrás by Camargoer.
Camargoer.

Digo.. consegui estimar o botton up da MB, mas não consegui da FAB.

Para o EB demandaria um tempo muito mais longo…. talvez nas férias

Colombelli

E os recrutas nao chegam a 60.000. Efetivo EV média fica entre 54.000 e 58.000. O restante compreende soldados engajados (NB), cabos, sargentos e oficiais (subalternos, intermediarios, superiores e generais). Numeros precisos de cada ano podem ser encontrados nos relatorios de gestao do EB. O de 2024 (muito mal feito) ja está disponivel.

Camargoer.

Pelo que lembro, são 90 mil convocados por ano para o serviço militar obrigatório, sendo que algo como 5 mil servem na MB e outros 5 mil na FAB. Assim, são cerca de 80 mil no EB. Acho que estes dados foram publicados pelo MinDef, em alguma apresentação no Congresso ou entrevista a algum mídia.. não lembro se são de 2023 ou 2022.. teria que buscar novamente. Parece-me improvável que estes números tenham mudado. Como uma pesquisa desta em fontes primarias demanda um bom tempo para encontrar os documentos e ler praticamente o documento inteiro para achar os números, algo… Read more »

Camargoer.

Olá Colombelli,

Há uma notícias do GovFederal informado que em 2020 foram incorporados 90 mil jovens para o serviço militar. Não encontrei documentos oficiais sobre quantos foram incorporados depois disso

https://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2020/01/servico-militar-deve-incorporar-90-mil-jovens-no-exercito-marinha-e-aeronautica-em-2020

Akhinos

Esse seu cálculo considerou que um certo governo obrigou a MB aumentar seu efetivo pq jurou pra ela que ela teria 2 esquadras com 30 escoltas de 6 mil toneladas, 6 submarinos nucleares e 2 porta aviões nucleares? Pq se sim, então beleza. Aliás só pra lembrar o governo obrigou a MB a montar uma nova sede da segunda esquadra no Nordeste tbm. Eu tendo um pouco para a esquerda em termos de pensamento político, mas é inegável que o governo do PT foi um desastre para as FAs brasileiras. O problema do Brasil é que o governo de direita… Read more »

Last edited 26 dias atrás by Akhinos
Rinaldo Nery

As atividades subsidiárias são o problema existencial das FFAA. Já foram tema de monografias na ESG.

Fernando Vidal

Se não fosse o “desastre” do governo de esquerda não há eria KC-399, não haveria Gripens, não haveria EC725, ou mesmo Black-hawk, não haveria F-5M, não haveriam C-295, nem P-3A pois todos foram contratados e/ou pagos em governos da esquerda. A FAB têm uma das frotas mais modernas da América Latina. Estamos com problemas na renovação e entrega dos Gripens, OK mas isso não é o fim do mundo, pode ser contornado existem meios. A MB por exemplo neste período os “desastre dos esquerdistas” começou a tirar do papel o sonho do seu sub-nuclear e assinou o maior contrato militar… Read more »

Santamariense

Vai lá na sede do partido renovar tua carteirinha…

Camargoer.

Deixa eu explicar (de novo) Fiz esta conta há uns 3 ou 4 anos atrás… deu muito trabalho, mas é fácil. Listei todos os navios da MB operacionais e somei todas as tripulações. Dobrei este valor considerando que para cada pessoa operando em um navio demande uma pessoa em terra. Somei uma divisão de fuzileiros (15 ml). Somei o pessoal das instituições de ensino, saúde e pesquisa. Somei o pessoal de apoio dos arsenais de marinha (agora não lembro mais como estimei o tamanho da equipe). Também inclui o pessoal da base de São Pedro da Aldeia. Somei tudo e… Read more »

Rinaldo Nery

Onde você conseguiu o número de tripulantes de cada navio?

Camargoer.

Eu usei fontes abertas… pelo que lembro, em alguns casos precisei buscar navios parecidos em deslocamento e missão de outras marinhas. Eu acho que eu apliquei no fim um fator de 1.1 para compensar algum erro.. Também arredondei para cima todos os números quebrado.. por exemplo 133 arredondei para 140 ou 2147 arredondei para 2150. Isso ajuda a ter uma estimativa final um pouco acima do que seria um número exato, até porque um navio com tripulação de 20 poderá operar com 18 ou 19.. ou até com 22.. toda estimativa tem um erro. No caso de pesquisas de opinião… Read more »

Joao

Vc esqueceu de por na conta a 2ª Esquadra contratada pelo Jobim, e as Capitanias dos Portos do Continente Brasil como imenso litoral e malha fluvial densamente povoada e dependente da massa d’água…

Camargoer.

João.. vou explicar de novo… Fiz uma lista do navios que a MB tẽm e somei as tripulações de todos eles. Acrescentei uma divisão de fuzileiros. Acrescentei o pessoal da saude, educação e pesquisa atuais. Somei o pessoal da administração, logística e manuntenção para a atual frota. Somei o pessoal da base de S.Pedro. Arredondei para cima. Deu 50 mi. Quando a MB tiver mais navais o número vai aumentar.. quando a MB tiver menos navios, o número vai diminuir Se eu somar navios que não existem. Se eu somar uma segunda divisão de fuzileiros que não existem. Se eu… Read more »

Santamariense

“Se eu somar navios que não existem. Se eu somar uma segunda divisão de fuzileiros que não existem. …”

Concursos autorizados e feitos, com candidatos chamados e empossados, resultantes do delírio megalomaníaco do atual ocupante do planalto, quando em seu segundo mandato…tu somou esses também????

Colombelli

76.000. Destes 59.000 sao militares de carreira. 10.000 sao temporarios e o restante funcionarios civis permanentes e temporários. Nos 59.000 ha 16.000 do CFN.

Matheus R

Qual é o seu diagnóstico então sobre o porquê aqui se gasta 80% do orçamento com pessoal, enquanto em outras forças pelo mundo costuma não ultrapassar os 50%.

Lonely Heart

Esse é fácil: subinvestimento em equipamento. Vejamos a FAB: O governo vem diminuindo aportes na compra de C-390. Isso diminui o ritmo de entregar e até a quantidade contratada. Esse menor número tanto aumenta a % de gastos com pessoal quanto a percepção de que existem “aviadores demais”; Idem para o Gripen, com a exceção da quantidade, que é aquém ao necessário, mas ao menos não foi diminuída; e Enquanto isso, a FAB não pode simplesmente adaptar instantaneamente o número de militares ao que é contratado. Ela demora uma década para formar aviador, e metade disso para selecionar é treinar… Read more »

Akhinos

As FAs brasileiras tem um excesso de obrigações constitucionais. Isso é típico de países que tem um desenho institucional cagado e ainda está em processo de profissionalização de sua máquina pública. As FAs brasileiras são obrigadas a desempenhar papéis que seriam normalmente atribuídos a outras forças, e principalmente estados. Como ninguém é bobo é sempre melhor você ter um ente federal que a União sustenta fazendo esses serviços, dai os políticos que representam seus estados tem um incentivo para manter as coisas assim. Deriva-se disso essa inflação de atribuições para as FAs. Por conta dessa necessidade de cumprir funções alheias… Read more »

Matheus R

Obrigado pela resposta! Faz todo o sentido.

Heinz

Comentário extremamente lúcido, gostei e retrata a realidade.

Joao

Na verdade, as missões são doutrinárias.
Não há país no mundo que não faça o mesmo com os Poderes Militares Terrestre, Aéreo e Naval, independente do nome q dão as componentes desses poderes.

Joao

Pq é baixo o orçamento….
Passe pra 2% do PIB e chegará a incrível conclusão, q gastaríamos de 40 a 50 % com pessoal…

Santamariense

Concordo plenamente!

Magno Barbosa

É só convencer nossos congressistas a abrir mão das emendas. Vai sobrar dinheiro (um pouco de ironia)

Rinaldo Nery

Ou direcionar as emendas pras FFAA.

Matheus R

Na verdade isso não adiantaria, só iria atrapalhar, pois quando um deputado direciona dinheiro por uma emenda, ele usa esse dinheiro do orçamento do próprio Ministério. Esse dinheiro não aparece do nada. Ex.: quando um deputado direciona dinheiro através de emenda para construir um hospital em sua cidade, o dinheiro vem do Ministério da Saúde. Então, de fato, ele retira parte da verba da Saúde e decide onde e em que vai investir esse dinheiro.

Last edited 26 dias atrás by Matheus R
Mustafah

Deixar de construir uma creche, um ginásio de esportes, um posto de saúde ou uma.praca num município num qualquer do interior do Brasil para repassar para militar manter pista de equitação dentro de quartel para usofruto de oficial, mantidas com o serviço gratuito de recrutas ou clubes de oficiais ou sargentos em terrenos públicos, mantidos com o serviços de recrutas , soldados e cabos servindo de “empregadas domésticas” em residemcia de coronéis e generais custeado pela União, ranchos separados , coisa que não existe mais em exércitos de verdade como o Américano ou israelense, onde os oficiais almoçam carne, frutas,… Read more »

Camargoer.

O comandante da MB comentou em uma audiência que a MB já recebeu cerca de R$ 700 milhões em emendas parlamentares para diversos programas, em especial para o Programa Nuclear. Então tanto é possível quanto já ocorreu de deputados ou senadores indicarem recursos de emendas para programas militares. Depende muito do trabalho de convencimento. Já expliquei que reitores, Embrapa, laboratórios nacionais, unidades de saúde, segurança pública e organizações civis.. todos buscam deputados e senadores em busca de apoio de emendas. É preciso levar uma proposta adequada e uma justificativa fundamentada. os militares ainda teriam a vantagem de levar os políticos… Read more »

Rinaldo Nery

Isso é feito com frequência. As assessorias parlamentares são responsáveis por isso.

Camargoer.

Sim.. mas tenho a impressão que outros setores das sociedade têm tido mais sucesso em sensibilizar os deputados e senadores. Tem um documentário sobre o Hubble no qual há destaque para uma Senadora que foi fundamental para o financiamento do telescópio (eu precisaria assistir o documentário para resgatar o nome). Existe uma “bancada da C&T” no Congresso que tem apoiado as universidades e os centros de pesquisa com emendas, que foi o resultado de uma trabalho sistemático da comunidade científica de das associações científicas na exposição de projetos e demandas. O maior exemplo foi o LNLS. Os problemas com o… Read more »

Rinaldo Nery

Não seja ingênuo. Deputado e Senador só se “sensibiliza” quando pinga algum no bolso. Estamos na Banânia.

Camargoer.

Talvez alguns, talvez muitos.., mas nem todos. Eu acompanho as emendas para os grande projetos de pequisa e para minha universidade. Os recursos sẽo encaminhados e empenhados de modo adequado.. Alguns deputados, por exemplo, sempre visitam aqui. Aparecem nas fotos, tem a palavra nas inaugurações.. eles conseguiram uma boa base eleitoral dentro da comunidade científica. Acho que foi semana passada que a PF encontrou uma Ferrari, relógios de ouro e dinheiro provavelmente dos desvios no INSS. O ex-presidente foi preso após ter sido condenado pelo desvio de R$ 28 milhões. A polícia do RJ, veja só, prendeu uma quadrilha que… Read more »

Camargoer.

Olá Magno. Cabe ao MInistro da Defesa buscar os deputados e senadores. Nenhum deles vai destinar emendas para os programas militares sem que alguém apresente os programas e sua importância. Prefeitos, governadores, universidades, outros ministérios, Embrapa, Embrapii, Ong de todos os tipos… todos buscam senadores e deputados apresentando projetos e demandas. O MinDefe também tem que fazer isso.. e tem que fazer com competência porque muita gente competente e com excelentes projetos estão buscando apoio todos os dias lá em Brasilia Já falei de levar deputados e senadores para visitar a Embraer, ganhar maquete de avião e passear de Kc390..… Read more »

Akhinos

Falta dinheiro pq o governo Dilma inventou de sair dando isenção fiscal para empresário picareta da FIESP achando que eles iam virar uns Elon Musk, os kras não investiram bosta nenhuma, o PIB ficou estagnado, e hoje a União deixa de arrecadar o equivalente a 7,2% do PIB. Ou seja, o governo basicamente foi lá e implodiu sua base de arrecadação. Eu já percebi que você é de esquerda Camargoer, eu tbm tendo pra esquerda, mas a vdd é que o governo Dilma foi a maior desgraça da história desse país, sendo essa questão fiscal mais uma das desgraças desse… Read more »

Henrique A

A esquerda brasileira é completamente esquizofrênica, uma hora ela fala em taxar ricos e depois dão isenção fiscal para bilionários que a usam para aumentar sua taxa de lucro, vai entender.

Akhinos

A esquerda tá no bolso da Confederação Nacional das Indústrias e dos Sindicatos. Sem indústrias não existem sindicatos. A direita está no bolso do agronejo e da Faria Lima. E os trouxas dos brasileiros estão se matando na Internet pelos políticos.

Eu queria mto pegar uns fanáticos por políticos que eu conheço e levar pra Brasília para participar das reuniões que eu faço com líder de bancada ou presidente da Câmara. Eles iam ter um choque de realidade tão grande que provavelmente cairiam em depressão profunda.

Henrique A

Política no Brasil é captura da máquina por grupos de interesse, ali não existe república. O negócio é usar o aparato estatal para enriquecer seu grupo, só isso, briga ideológica acontece do lado de fora.

Camargoer.

Ola Ak. Antes, havia uma vergonha em assumir ser de direita.. parece que agora é o contrário. Então, sempre deixei claro minha visão política para ninguém ficar confuso. é importante lembrar que o petismo está á minha direita.. Sobre Dilma, ela cometeu alguns erros que foram intensificados pelo ambiente político. Mais ou menos, em 2013-2014, já haviam sinais que a economia entraria em um processo de recessão.. isso nem é novidade no capitalismo. Seu primeiro mandato começou quando o país ainda estava em um clico de expansão econômica. Claro que é mais fácil analisar agora, com a cabeça fria e… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Camargoer.
Henrique A

A política brasileiira é 100% captura institucional e chegou a uma disfuncionalidade irreversível, ninguém liga pra nada em Brasília, governo inoperante, a Nova República já acabou.

André

A chamada Nova República é um FIASCO, hoje em dia não tem nem como disfarçar… E essa nossa “democracia” liberal não tem condições ALGUMA de resolver os problemas nacionais… O Brasil é um navio à matroca!

Camargoer.

Churchill declarou em um discurso em novembro de 1947 que “Winston Churchill teria dito que a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as demais”. A frase completa foi “Muitas formas de governo foram experimentadas e serão experimentadas neste mundo de pecado e aflição. Ninguém finge que a democracia é perfeita ou onisciente. De fato, tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras formas que foram tentadas de tempos em tempos.” De fato, o Brasil vem sofrendo interrupções institucionais desde a proclamação da república. Antes da Nova República, o… Read more »

Rinaldo Nery

Camargo, as Forças é que conseguem dinheiro no Ministério da Fazenda, por meio do esforço e competência dos oficiais generais, quando conseguem um bom relacionamento lá. No comando do TB Rossato o Diretor de Finanças ( DIRINF) da SEFA era da minha turma (hoje na reserva). Ele que ia na Fazenda, com sua equipe, e conseguia os recursos extra orçamento que precisava. Fiquei sabendo que, hoje, a FAB não faz isso. Por isso a penúria.

MMerlin

Exato. Referente ao orçamento, o MD até pode tentar influenciar na busca de recursos, mas sua função real é administrativa.
Mas quem precisa apresentar as propostas são os representantes da cada instituição que compõem as FA.
Basta ver as defesas de orçamento junto ao congresso e Executivo, que são feitas sempre por militares.

Rinaldo Nery

Exato. E, como somos latinos, tudo vira relacionamento pessoal, infelizmente. Deveria ser funcional, mas não somos anglo saxões. Se o caboclo da STN não for com a sua cara, não vai liberar o recurso. Não interessa o projeto e sua importância.

Camargoer.

Este modelo foi usado quando cada força era um ministério independente. Enquanto as três forças competem entre si por recursos de emendas, outros setores mais organizados trabalham em conjunto conquistando verbas para programas bem mais ousados.

O laboratŕio nacional de Luz Sĩncrotron (LNLS) é um exemplo. Ele foi conquista por meio de um apoio de universidades, institutos de pesquisa e sociedade científicas que levam um demanda com apoio de milhares de pessoas. E este esforço acontece todo ano, em cada elaboração de orçamente e em cada momento de aprovação de emendas parlamentares

Camargoer.

Olá Rinaldo, Exato. Há algum tempo tenho levantado este ponto. De um lado, o Congresso hoje controla uma substancial parte dos recursos públicos por meio de emendas parlamentares e por outro, as leis de restrição aos gastos públicos se tornaram draconianas deste a promulgação do teto dos gastos. Eu ainda vou escrever um texto sobre como as duas coisas estão relacionadas e como o Congresso amarrou o Executivo para garantir o controle das verba… Voltando, até então, os recursos eram conquistados quando os ministros negociavam com a Fazenda e com o Planejamento, que tinham a chave do cofre. Hoje, é… Read more »

Recruta Zero

E nessa época a Venezuela tinha F16A o Peru Mirage2000C e a Argentina o SuperEntendard todas aeronaves avançadas em fase de implantação nós seus países de origem.

JS666

Equador tinha Mirage F1 e Jaguar… A única vez que tivemos de fato o melhor caça da América do Sul foi agora com o Gripen.

Mustafah

Os argentinos na década de 70 e início de 80 nos davam uma.surra, vide o show que deram nas Malvinas

Francisco

Já se falar em porrogar o recebimento do gripe por falta de grana. Até pouco tempo atrás muito estavam fazendo piada da força área Argentina, estamos caminhando para ficar na mesma situação…só o GTE que para esse não falta recursos.

JuggerBR

Essa cruz de ferro dos alemães é bonita e muito simbólica…

Paulo Costa

Cruz dos Balcans

Dante

O país está militarmente vulnerável? Sim, está desprotegido mas a FAB defende, junto às demais forças armadas, o coração vital do Brasil, por qual tudo mais se torna insignificante: a alta hierarquia democrático-institucional do país. Restrições orçamentárias? A FAB agora atua abnegadamente em funções essenciais à pujante democracia brasileira, tudo é questão de prioridades em um país em plena transformação social. Por exemplo, temos O GTE, fazedor de brigadeiros, que é fundamental para que as instituições funcionem democraticamente. Ante tantos casos corroborativos, temos a memória recente da demanda dos Ministros do Executivo e Judiciário estarem presentes em partidas decisivas de… Read more »

Luciano

Era de ouro, em 1970!!! A partir dos anos 80, tudo que tínhamos, fora o AMX, era obsoleto. Nós nunca mais estivemos na vanguarda, ou próximo dela, a partir dos anos 80. Somente hoje, podemos dizer que estamos parelhos com outras nações mais desenvolvidas, em termos de tecnologia de caças.

Então…números vs qualidade. Minha conclusão…estamos melhor hoje, mesmo com restrições orçamentárias.

rommelqe

Sim. Lembrar que, por exemplo, os Mirage foram fornecidos sem sequer os manuais de operação/manutenção (comprados a posteriori….) e que os F5 possuiam asas incompatíveis em termos dinâmicos (fluter) com nossos armamentos. Além de caros eram “analfabetos funcionais”… Vejam o unico caso de interceptação realizada em território nacional, em que os dois mirages acionados em Anapolis alcançaram o avião cubano praticamente ja sobre Brasília; os dois vetores brasileiros estavam armados somente com os canhões e não tinham mais que uns dez minutos de autonomia….

Rinaldo Nery

Amigo, não havia cobertura radar em TODO o território nacional à época. O CINDACTA IV foi inaugurado em 2002. Eu fui na cerimônia de inauguração. Os “10 min” de,autonomia é você quem afirma, sem conhecimento. Um dos pilotos, Ten Eduardo, foi meu instrutor no 2°/5° GAV, em 1987.

Last edited 23 dias atrás by Rinaldo Nery
Abymael2

Essa foi a Era de Ouro dos Caças.
Agora estamos na Era de Ouro da Folha de Pagamento.
Justo.
Cada coisa a seu tempo com todos tendo a sua vez.
(disclaimer: contém ironia)

Bueno

“alem desses, foram adquiridos mais 11 F-5 ex-Jordânia (8 E e 3 F),”

esta parte da forma que foi colocada ficou fora do contexto da década de 80 porque estes caças foram adquiridos ja na virada do século XX na decadência do FX

E foram comprados para canibalizar peças e modernizar os F3 , sugiro colocar no texto a data da compra e motivo…

Bueno

Valeu editor !!

Last edited 26 dias atrás by Bueno
Bueno

Tem mais A-29 que F-5M + A-1

Leandro Costa

Assim como haviam mais AT-26 Xavantes do que F-5’s e Mirage III’s

Marcelo

A era de ouro com o pátio cheio de aeronave de segunda mao (surrada ate o osso) ai é fácil.

Antonio Palhares

Surrada até o osso. Não era bem assim.

Santamariense

Nas fotos que ilustram essa matéria, na época em que elas foram feitas (as fotos), não havia nenhuma aeronave surrada! Hoje, sim.

Celso Lauande

Não se deve fazer comparações de poderio aéreo somente com base em números de aeronaves por tipo, mas, na capacidade letal de cada tipo.

JS666

Respeitosamente discordo do autor, se tivemos uma era de ouro foi a década de 40.

1 – Essa quantidade de caças era um número pífio para a década de 70.
2 – Mirage III e F-5 já não eram o supra sumo da época.
3 – Ainda tinha a questão dos armamentos: F-5 carregavam Aim-9B totalmente ultrapassados, nenhuma arma ar-solo guiada e etc…
4- Nossos vizinhos sempre tiveram caças melhores que os nossos, ou no mesmo nível.

Os problemas só se agravaram na década seguinte.

Guizmo

As FFAA brasileiras precisam de um choque de gestão urgente.

Existe uma notória concentração de despesas em pessoas, percentuais surreais de 80% com folha.

Entretanto, temos uma qtde de militares ativos (sem contar serviços de intendência, controle de tráfego aereo e capitanias portuárias), baixa.

E o que mais assusta é que estes militares, após serem treinados, deixam o serviço ativo para o setor privado, haja vista os caçadores da FAB.

Algo está muito errado, não faz sentido.

Rinaldo Nery

https://youtu.be/2oP5EwJ9wsI?si=m3NxAub3UxOZ9O4p
Demonstração das funcionalidades do F-39.

Antunes 1980

Que matéria excelente! Pura nostalgia!

Vi aqui na minha cidade alguns Mirage. O som da sua turbina era incrível!

Dani

Talvez se os militares não tivessem dado tantos golpes de estado os políticos confiassem mais e investissem mais em aquisições de equipamentos

Henrique A

Na verdade os políticos no Brasil são apenas saqueadores, eles realmente não se importam com o país, gente muito venal.

Henrique A

Se prevê que as verbas discricionárias (aquelas usadas pelas FFAA para novas aquisições) tendem a cair a zero… então não há esperança de dias melhores para a FAB não…

Heinz

2026 ou 2027 a economia desse país vai colapsar se não forem feitas reformas estruturantes, no setor público, previdência, impostos, carga tributária e penal.

Henrique A

Exato. A ressaca vai vir dura, tudo tem seu preço e a hora da cobrança sempre vem.

Wilson França

O grande problema é que reformas nesse país invariavelmente batem no lombo do trabalhador, seja por meio de redução de benefícios (vide reforma da previdência, abono salarial, seguro desemprego) ou pela restrição de investimentos em saúde, educação (e até mesmo nas FFAAs).
Se falar em reduzir isenções fiscais, taxar dividendos, aumentar imposto sobre bens transmitudos por herança e qualquer outra coisa que afete majoritariamente pessoas ricas, é um Deus nos acuda.

Akhinos

O Brasil é um país tomado por aquilo que o economista prêmio nobel Daron Acemoglu chama de instituições extrativas. Em países com essas características a ideia de se criar um modelo de desenvolvimento baseado na promoção do capitalismo, concorrência, seleção por mérito e igualdade de oportunidades é uma ameaça direta ao status quo. Por isso temos uma elite que é especializada na captura do Estado. Por isso todos os setores mais relevantes da economia têm lobbies poderosíssimos em Brasília. Na asa sul de Brasília, onde fica aquelas mansões, só há festinhas pagas por esses lobbies para seduzir deputado e senador,… Read more »

Santamariense

Exatamente isso! Nas inúmeras vezes que fui, e vou, a Brasília, também por força do trabalho, se vê montes de parlamentares e assessores nos saguões dos hotéis, nos cafés da manhã, nos restaurantes…todos dando muita risada, muito felizes e constantemente pendurados em seus celulares, muito descontraídos e sem mostrar preocupação alguma. Muitas vezes, acompanhados de mulheres lindas com características bem específicas da profissão mais antiga do mundo. Isso demonstra um pouquinho do interesse dessa classe com os problemas do país.

Last edited 25 dias atrás by Santamariense
Rinaldo Nery

A quantidade de prostitutas em Brasília é absurdo. Já morei lá.

Santamariense

Sim!! Elas ficam muitas vezes nas redondezas dos hotéis, próximo à recepção, ou mesmo em clubes e bares dos próprios hotéis. Fora os sites onde elas oferecem seus préstimos. São muitas, mesmo! Da pra escolher , pois a oferta é enorme.

Camargoer.

São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto também têm bastante.. também notei muitas em Foz do Iguaçú…

sei lá se existe absurdo nisso..,

Velame

Seus comentários são muito lúcidos, pertinentes e desprovidos de ideologia, coisa rara aqui. A trilogia ainda tem salvação!

André

Tens toda a razão, Velame!

Observador

Bela fotografia “de capa”.

Joao

Não há nenhum exército rico q tenha menos oficiais de “alta patente” proporcionalmente do que nós…

Rinaldo Nery

Falar que o DCTA não pesquisa nada e não desenvolve nada é muita ignorância…

Camargoer.

Olá Rinaldo. Você tem razão. Conheço mais o ITA, onde uma doutora que orientei fez pós-doutoramento e hoje tem um docente que foi meu aluno de doutorado, mas seu que o DCTA também faz bastante coisa. No fim do ano passado, participei de um evento do MinDef sobre prospecção de tecnologias. Um dos oficiais da FAB fez graduação na UFSCar. Foi uma boa coincidência Eu defendo que todos os órgãos de pesquisa do MinDef sejam agrupadas em apenas uma organização vinculada diretamente ao gabinete do ministro visando a otimização de uma rede de pesquisas. A ideia de estruturar em apenas… Read more »

Camargoer.

O DoD dos EUA financia muita pesquisa inclusive em outros países. Conheço pesquisadores no Brasil que possuem projetos de pesquisa firmados com o DoD, coisas entre US$ 50 ~100 mil por 2~3 anos. Eles também possuem seus próprios institutos e centros de pesquisa. É curioso que parte da pesquisa em energia nuclear é feito pelo Departamento de Energia. Há alguns dias ficamos foi noticiado uma crise entre Trump e algumas universidades nos EUA. Apenas com Harvard, o governo dos EUA apoiava com mais de US 2 bilhões. Isso mostra como pesquisa é cara. Acho que existe uma confusão sobre os… Read more »

Rinaldo Nery

Os mísseis que você exemplificou eram responsabilidade da Mectron. Se não foram industrializados não é culpa do DCTA. O mesmo para os outros produtos. Desenvolver é uma coisa. Industrializar e vender é outra. Não sabe do que está falando.

Rinaldo Nery

Tá falando do SABER? Quem fez foi engenheiro João Roberto Moreira Neto, ex diretor de Tecnologia da Orbisat, de Campinas. A FAB não quis os mísseis? Óbvio que não. Pelo preço de 1 comprava 10 no mercado internacional. “Ah, mas a indústria nacional”. Quem tinha que se preocupar com isso era o GF, e não a FAB sangrando seu orçamento.

Last edited 23 dias atrás by Rinaldo Nery
Rinaldo Nery

Vai no MPF.

Rinaldo Nery

Volto a repetir. Os mísseis era da Mectron. Não tivemos participação nisso. Chora na cama que é quente.

Rinaldo Nery

O DCTA não desenvolve nada. Deve ser fake. Kkkkkk

Camargoer.

Olá Alberto,

Acho que é único consenso aqui na trilogia. A comunicação social das forças armadas é ruim demais..

comentei antes que seria apropriado um departamento ligado ao gabinete do ministro que tivesse uma Agência profissional contratada para fazer o material e este departamento prestasse serviço de comunicação para todo o MinDE

Santamariense

Consenso na tua cabeça. Eu não quero mais um departamento, agência, etc. Muitos outros também não querem. A máquina pública já é gigantesca e letárgica.

Santamariense

Acho que tu comentava aqui antes, com outro nome…o discurso destrambelhado é exatamente o mesmo.

Rodrigo

Pessoal nos temos…pois temos maior Fa em solo. Só reduzir custo com.hospital militar (tem sus ou paga plano), tribunal militar, julga no civil, vila militar, paga aluguel como qualquer outra categoria. E diversos benefícios…que sobra dinheiro, mas querem mais sem reduzir.

Marcelo Tatsch

O que incomodava os militares argentinos, era o fato de a FAB nos anos 80 ter uma grande quantidade de AT-26 xavante para ataque ao solo. Mas seria impossível uma grande penetração em território argentino, sem a capacidade Revo, que não foi para frente.

Last edited 25 dias atrás by Marcelo Tatsch
Cristiano marques

Pessoal,antes de discutimos atoa,vamos fazer uma simples comparação: orçamento das forças armadas brasileira e quanto e gasto com pessoal,em comparação com outras forças armadas com orçamento menor,mesmo assim mais modernas,vcs veram que não são só os políticos…

DANIEL ALVES E SILVA

Atualmente a FAB se dedica a realizar taxi aéreo. Eu até acredito que deveria se abster de adquirir caças. Para que? Se a finalidade da instituição hoje é transporte de autoridades. Sou Militar da Reserva, Precursor Paraquedista e sai do EB, prestei concurso para a PM e fui ser feliz. Fui para a reserva na PM este ano como Capitão depois de uma vida como Militar afirmo: – Não entrem nas Forças Armadas! Não compensa financeiramente ou profissionalmente. Hoje, meu salário é equivalente a de Coronel no EB. Tenho amigos na FAB insatisfeitos, Aviadores deixando a instituição e indo para… Read more »

leonidas

Se aquilo é considerado ERA de ouro, nem precisa dizer mais nada sobre o que é a FAB certo? rs

IBZ

Nunca entendi a lógica dessa aquisição pela FAB de dois modelos de caça (Mirage III e F5 E/F) na década de 70. Não teria sido melhor a aquisição de mais unidades do caça francês já que era o modelo mais avançado e de melhor desempenho, muito mais adequado para a defesa aérea do que o modelo americano? E mesmo que o F5 tenha sido adquirido para função de caça bombardeiro, ainda assim existiam modelos muito melhores na epoca que preencheriam bem essa função (A4, Jaguar, A7 Corsair II).

Leandro Costa

O Mirage IIIE é um interceptador com capacidade secundária de ataque ao solo. Mas era um interceptador nato. Já o F-5E/F era um caça com capacidade de interceptação, superioridade aérea e ataque ao solo. Nesse sentido o F-5 era muito mais adequado à executar várias funções do que aeronaves de ataque puras como A-4, Jaguar e A-7, cujo foco era realmente na capacidade de ataque, sendo que desses, apenas o Jaguar era supersônico, e mesmo assim nenhum deles conseguia executar direito a função de interceptação.

Last edited 25 dias atrás by Leandro Costa
Santamariense

O Mirage III fazia, basicamente, apenas defesa aérea e interceptação. Só foi ser usado em treinamento ar-solo nos últimos 2 ou 3 anos de operação e ainda de forma bem incipiente. Era uma aeronave com muito mais desempenho em grandes velocidade e altitude. Poderia ser usado para ataque, tanto que a Dassault fez uma versão dedicada ar-dolo, o Mirage V, mas a versão do Brasil era voltada para a arena ar-ar. Quanto ao F-5, era muito mais polivalente, digamos assim, do que o Mirage III. E quando de sua escolha, a FAB estudou alguns dos aviões que você citou, como… Read more »

IBZ

OK! Mas se a questão era polivalencia então naquela época já existia uma opção muito melhor; Mirage F1.

Santamariense

Não. O processo que resultou na escolha do F-5 pela FAB iniciou em 1972 e o contrato foi assinado em dezembro de 1973. O Mirage F1 teve sua produção seriada iniciada em 1973, com entrada em serviço na França em fins de 1974. Quando a FAB iniciou o processo de escolha, o F1 ainda era um protótipo. Além disso, o avião francês era muito mais caro que o avião da Northrop. Se fosse para o Brasil adquirir o F1, seria para substituir o Mirage III, pois era mais potente, com mais capacidades operacionais, radar bem mais moderno e eficiente e… Read more »

Fernando Vidal

Quantos Gripens precisa para colocar todas essas jacas no chão?

Santamariense

Basta o governo honrar seus compromissos, pagar o que deve de forma integral e dentro do prazo para a SAAB. Assim, todos os Gripen contratados serão entregues e os F-5 e A-1 ficarão todos no chão, aposentados. Mas, como o governo do amor segue o mesmo que o governo do “mito” fez, ou seja, não honrar os compromissos como foram contratados, os F-5 e A-1 precisam continuar operando. Simples assim.

Rubens Sommer Junior

Infelizmente sem aviões pra voar em quantidade, e o que tem não dá conta das necessidades, um gigante dopado e adormecido.

Marcos

Pergunta de um leigo 1. Porque os Brasileiros preferem pagar mais caro para construir no Brasil e por consequencia adquirir menos unidades??? Pergunta de um leigo 2. Ainda que se tenha compensações tecnologicas e industriais, fabricar no Brasil um equipamento estrangeiro não envolve gastar mais comprando menos unidades…???? Pergunta de um leigo 3. Com as frequentes instabilidades dos investimentos financeiros dos projetos atualmente em curso, o conhecimento adquirido por Brasileiros não se perderá após o termino da construção das poucas unidades encomendadas??? Pergunta de um leigo 4. Profissionais envolvidos nesses projetos, nas chamadas transferencias de tecnologia, posterior ao termino das… Read more »

Santamariense

Resposta da pergunta 5:
A eletrônica dos F-5M e A-1M é da mesma “família” da eletrônica dos A-29 atuais. São todas da Elbit e foram pensadas para terem comunalidade e similaridades, criando escala e economia na aquisição e manutenção. É uma tecnologia já em meia-vida. A modernização dos A-29, ora em estudo, inclui eletrônica e sistemas mais modernos que os usados atualmente nos 3 modelos de aeronaves.

Rinaldo Nery

Resposta à pergunta 3. Esse conhecimento está sendo absorvido pela EMBRAER, que terá a “propriedade” do conhecimento adquirido. Vai aplicar nos seus próximos produtos, civis ou militares.

rommelqe

Resposta à pergunta 2: o fator relativo à propagação econômica em vários campos, direta ou indiretamente, vinculados à esta opção, fazem com que o resultado financeiro para o Estado seja favorável (veja, por exemplo, o recolhimento de tributos e o ganho em termos de empregos diretos e indiretos gerados); isto sem contar o ponto de vista estratégico no sentido de otimizar a eficiência operacional. Compare, por exemplo, a operação dos mirages com a operação dos gripens, mesmo que considerando duas épocas totalmente distintas, em termos de necessidades e características das possíveis riscos relacionados a inimigos em potencial. Na época da… Read more »

PY3TO Rudi

Gostei da Versão do Aermacchi MB-326 com 1 assento da Africa do Sul armada com canhões internos, se não me angano a FAB comptrou algumas unidades. Isso é pouco comentado.

Camargoer.

Você tem razão. Creio que foram comprados com o AT26 na FAB já estava sendo retirado de serviço; Eu acho que o Xavante ficou como AT26 e os Impala da África do Sul como AT26A… ou mudaram o Xavante para AT26A..

agora não ,lembro

Rinaldo Nery

Foram comprados como fonte de spare parts. Um cmt do COMGAP imbecil, à época, colocou alguns pra voar.

Santamariense

Por que imbecil, Rinaldo? As aeronaves estavam em excelentes condições, inclusive algumas tinham menos de 3 mil horas de vôo. Foram compradas 14 e 5 colocadas em operação. As outras 9 foram desmontadas e serviram de fonte de peças. Esses monopostos serviram muito bem para as missões operacionais do esquadrão, como ataque ao solo e apoio cerrado, deixando os AT-26, bipostos, dedicados às missões de treinamento e especialização que o Pacau realizava. Eu vejo como uma muito boa otimização dos meios disponíveis. E esses monopostos eram muito melhor equipados paras missões operacionais do que os AT-26.

Rinaldo Nery

Você não sabe a dor de cabeça que deu pra colocar em condições de vôo. O que era pra aumentar a disponibilidade dos AT-26 serviu pra diminuir a de toda a frota. Esses aviões pouco voaram. Nem havia manuais ou publicações técnicas das diferenças.

Santamariense

Certo. Disso eu não sabia. Raciocinei com aquilo que chega ao conhecimento público. Obrigado.

Santamariense

Em 2005 a FAB adquiriu 14 MB326K, ou Impala Mk2 (versão monoposto), da África do Sul, e mais 10 motores para servirem como fonte de peças para os AT-26 Xavante. Os Mk2 estavam em tão boas condições que a FAB optou por colocar 5 dessas aeronaves em operação no esquadrão Pacau, onde operaram de 2006 até 2010. Contavam com 2 canhões orgânicos DEFA de 30 mm, lançadores de chaff/flare e RWR. Foram designados como AT-26A na FAB.

Last edited 25 dias atrás by Santamariense
Carvalho2008

Foram muito bem elogiados e com excelente folha de servicos na Africa do Sul

Santamariense

Exatamente!

Mendonça

tadinho do brasil , está parecendo a argentina , tinha uma força aerea mais ou menos , e agora não tem quase nada …

Moacir Medeiros

Pessoal, problema das forças armadas, está no desvio de funções, não se preparam no principal defesa da pátria, se metem em política onde estão os maiores salafrários tanto da direita como da esquerda, promovem um desordenamento das F.A., em consequência os excelentes militares que temos pagam pelos maus militares envolvidos em falcatruas contra o povo e a nação, além do que neste regime neoliberal podre onde uma minorias das elites perversas, corruptas, fascistas e escrotos, deixam o país de joelhos , no subdesenvolvimento eterno., é só observar os deputados senadores representantes dos banqueiros nacionais e do agronegócio nacional e Internacional.… Read more »

Jorge

Vc fala do projeto X, Prosub?
Vi, 4 anos se passarem e nada foi feito em aquisição, orçamento ou saval guarda da Avibras!
Vi, governo militar só cuidando de Si!
Enaltecendo USA para proveito próprio e jogando contra o País!!!

adelar

O gripen e só falácias ,uma vez que tem 6 dúzia destas aeronave , pra cobrir um território continental

André Gomes

É preocupante mesmo. Parece que o governo quer ficar sem forças armadas. Entrega logo a nação brasileira para os gringos.

Ricardo de Almeida Garcia

Falta visão de longo prazo aos políticos em relação as forças armadas e estratégicas na cultura do país na área das artes pró indústria bélica e ouvirem os generais a como fazerem isso? Eu sou um relés paisano e consigo imaginar varias formas como: Empregar soldados temporários ou de prestação de serviço em meio período nessas indústrias fazendo de início matérias simples como capacetes ou lâminas e com o tempo coisas mais elaboradas como armas e caças… Tendo uma mão de obra barata e energia também teríamos preço para competir com outras nações… Quanto as artes seria um trabalho de… Read more »

Camargoer.

Olá Ricardo. A ideia de usar militares como mão-de-obra barata é um grande equívoco. Primeiro, pela própria ideia de exploração da mão-de-obra. Cada trabalhador deve ser remuneração de forma digna e proporcional. Fazendo um paralelo absurdo mas que serve para avaliar a ideia seria a adoção de trabalho infantil de crianças e jovens sub-remunerados como se fosse uma oportunidade de formação profissional. No século XIX os trabalhadores eram mal pagos, sem direitos nem mesmo a um seguro de trabalho. As mulheres recebiam cerca da metade de um salário de homem (hoje ainda recebem 20~30% menos na mesma função) e eram… Read more »

Jorge

Extranho,
Tivemos 4 anos de governo militar!
Nada foi feito sobre o orçamento militar ou aquisição de tecnologias!!!!
Vi, foi militar enchendo o bolso!!!
Vi, kit Covid e Viagra liberado!!!

Camargoer.

Olá Jorge. O governo anterior não foi um governo militar. O presidente foi eleito dentro das regras eleitorais e os seus ministros foram nomeados segundo as regras vigentes. O presidente tem a prerrogativa de nomear segundo sua conveniência. Eisenhower havia sido um general e foi eleito quando estava na reserva. Isso não tornou a sua administração um governo militar. Reagan, Kennedy, Johnson, Nixon, Carter, Ford.. foram militares. Bush pai também foi e Bush filho acho que serviu na guarda nacional. Creio que Clinton, Obama não foram militares. O fato do ex-presidente ter sido militar e nomeado militares para cargos chave… Read more »

Jorge

Falou muito e não provou nada!!!
Só quero 1 exemplo do quê fez em benefício a nação!!!

Camargoer.

Então.. o ex-presidente foi eleito em uma eleição democrática. O fato do atual presidente ter sido sindicalista não cria governo sindicalista O fato de outro presidente ter sido professor da USP não cria um governo acadêmico O fato do ex-presidente ter sido militar não cria um governo militar. Um governo militar é resultado de um processo não-democrático no qual o presidente é ou um militar e cujas ações políticas do governo precisam da concordância do alto comando Hoje, o Egito e Myanmar são exemplos de governos militares O fato de um país ter um governo militar é diferente de afirmar… Read more »

Rinaldo Nery

Admiro a sua paciência em responder os comentários imbecis.

Camargoer.

Olá Rinaldo, Obrigado

Jorge

Sua resposta foi absurda! Até agora só disse o quê poderia ter sido cancelado. Ensino a distância já existia, viabilidade técnica do MEC por pedido estrutural. Bolsa família continuado por interesse político. O cara foi tão burro e arrogante, que se tivesse fechado com às vacinas estaria na atual gestão! Finalizar! Falar mau do governo é facil! Quando vem a dor de barriga corre para SUS, Quando não tem recurso para pagar uma universidade corre para o FIES. Tem muita gente falando besteira nesta matéria, deixa quem tem formação técnica comentar, se não tem capacidade não inclua política no assunto!… Read more »

Leandro Costa

O que ele quis dizer é que a sua frase de ‘quatro anos de governo militar’ não apenas é errada, como não faz sentido.

Apenas isso. Ele não defendeu nenhum governo, nem criticou nenhum governo. Ele te deu exemplos de outros governos para deixar mais claro que a frase de seu post original não estava correta.

Antes de ficar indignado à toa, é bom ter um pouco mais de interpretação de texto. Não sei se você é cria da ‘pátria educadora’ ou não, mas o erro foi feio. Assim como o ‘mau’ ao invés de ‘mal.’

Santamariense

Pois é, Leandro. Chega a dar uma preguiça em tentar responder pra essas figuras que aparecem por aqui de vez em quando. Só falam groselha.

Camargoer.

Caro. Vocẽ está misturando EAD (ensino á distãncia), que é uma forma de ensino regulamentada, do que foi o Ensino Não Presencial (ENP) autorizado pelo MEC para o período da pandemia de Covid. O ENP foi uma autorização do MEC para que os cursos presenciais pudessem ter aulas não-presenciais. Foi preciso fornecer internet e computadores, entre outras coisas. Estudantes de escolas estaduais receberam chips para celulares com internet para as aulas. Os professores também recebem algum treinamento para ministrar as aulas não-presenciais. foi muito difícil.. faltou muita coisa… muita coisa foi sendo resolvida fazendo.. não deu tempo de ninguém se… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Camargoer.
Cláudio Pistori Júnior

Muito mais barato e Made in Brazil 100%, seria construir drones e mísseis de longo alcance. Jatos são caríssimos, além da manutenção, treinamento de pilotos, de mecânicos e sempre compraríamos no exterior, fora os embargos.

Rinaldo Nery

Quem fará a Defesa Aérea?

Gerson Carvalho

Aqui na Base Aérea de Fortaleza ficavam 22 EMB-326 Xavante

Eluiz Silva Paulon

Servi á Força Aérea de Santa Maria-RS 1981-1984, convivi com quase todos eles,menos o AMX.