Gulfstream G800 recebe certificações da FAA e EASA com desempenho superior ao previsto

A Gulfstream Aerospace anunciou que seu novo jato executivo de ultralongo alcance, o Gulfstream G800, recebeu a certificação de tipo da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). As certificações reconhecem oficialmente a aeronave como a mais moderna e com maior alcance do mundo em sua categoria — agora com desempenho superior às projeções iniciais.
Com um alcance ampliado para 8.200 milhas náuticas (15.186 quilômetros) a uma velocidade de cruzeiro de Mach 0.85, o G800 superou em 200 milhas náuticas (370 km) as estimativas anteriores. A aeronave também é capaz de voar a 7.000 nm (12.964 km) em velocidade de cruzeiro de Mach 0.90, e 8.000 nm (14.816 km) a Mach 0.87. Além disso, a velocidade máxima operacional foi aumentada de Mach 0.925 para Mach 0.935.
A eficiência operacional também foi aprimorada: o G800 agora decola com uma distância de pista de 1.771 metros e pousa em apenas 946 metros, facilitando o acesso a aeroportos menores e mais desafiadores ao redor do mundo.
“O G800 é o mais recente marco da aviação executiva e eleva ainda mais o padrão da Gulfstream com desempenho e eficiência líderes no setor”, afirmou Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Nossos clientes se beneficiarão enormemente da flexibilidade e alcance aprimorados desta aeronave.”
No interior, o G800 oferece conforto incomparável, com altitude de cabine de apenas 866 metros a 41 mil pés, sistema de ar 100% renovado, purificação por ionização de plasma e 16 amplas janelas panorâmicas. O jato pode ser configurado com até quatro áreas de convivência ou três áreas e um compartimento dedicado para a tripulação.
O desempenho de alto nível é impulsionado pelos motores Rolls-Royce Pearl 700 combinados com uma asa aerodinâmica desenvolvida pela própria Gulfstream, que também contribui para maior eficiência no consumo de combustível.
A entrega dos primeiros G800 aos clientes nos EUA e na Europa já está prevista para os próximos meses. Segundo a Gulfstream, a entrada em serviço ocorrerá de forma tranquila, resultado de anos de testes rigorosos e preparação. O G800 é mais um exemplo do compromisso da empresa com inovação, qualidade e segurança no segmento de aviação de negócios.
O que são aquelas alavancas no pedestal, com três botõezinhos cada, logo abaixo dos “tablets”?
Controle dos MFD’s.
https://www.youtube.com/watch?v=o-m4AV9xSoA