Em um movimento estratégico para fortalecer sua capacidade de defesa aérea, a Força Aérea Indiana (IAF) está em negociações avançadas para adquirir 40 caças adicionais Rafale da França por meio de um acordo governamental direto. Essa aquisição elevaria o número total de Rafales operados pela IAF para 76, distribuídos em aproximadamente quatro esquadrões.

A decisão de buscar um acordo direto com o governo francês visa acelerar o processo de aquisição, evitando os atrasos associados ao programa de aquisição de aeronaves multifuncionais (MRFA), que tem enfrentado obstáculos desde sua proposta inicial. A familiaridade da IAF com a plataforma Rafale, já em operação desde 2020, permite uma integração mais rápida e eficiente das novas aeronaves.

A necessidade de reforçar a frota de caças da IAF tornou-se mais premente diante da redução do número de esquadrões ativos, atualmente em 31, abaixo do número sancionado de 42.5. A aquisição dos Rafales adicionais busca preencher essa lacuna e garantir a prontidão operacional da força aérea indiana.

Paralelamente, a Marinha Indiana finalizou um acordo de US$ 7,4 bilhões para a compra de 26 caças Rafale M, destinados a operar a partir do porta-aviões INS Vikrant. Essa aquisição reforça a interoperabilidade entre as forças armadas indianas e consolida a presença da plataforma Rafale como elemento central na defesa do país.

A assinatura formal do contrato para os 40 caças adicionais está prevista para ocorrer entre 28 e 29 de abril de 2025, durante a visita do Ministro das Forças Armadas da França à Índia. Espera-se que as entregas comecem nos próximos anos, fortalecendo significativamente a capacidade de dissuasão da Índia em um cenário regional cada vez mais complexo.

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Carlos Campos

Ótima venda para França, mas ainda acho que eles precisam de um caça Stelth urgente

Rafael Coimbra

Falando muito sério… esse Rafale deve ser bom p kct… não tem um comprador que não esteja planejando um segundo lote da aeronave. Pelo visto o custo alto se paga…

Luís Henrique

A venda anterior de 36 em 2016 foi muito criticada pelo altíssimo valor e suspeitas de corrupção. Uma empresa indiana foi indicada como receptora do acordo, etc.

Na época o Presidente da França era o François Hollande e o Macron era seu ministro da Economia.
O primeiro ministro indiano era o mesmo Narendra Modi.

Vamos ver o valor do contrato se será igual os demais ou absurdamente mais caro como da outra vez.

Leandro Mendes

Pois é, deixaram de comprar 126 caças com fabricação local e ToT por um preço bom para comprar de prateleira 102 (se considerar os 26 da marinha indiana) por muito mais…

Heli

Suspeitas de corrupção em vendas militares são sinônimos. O problema reside nos valores dos subornos etc, e os franceses cobram caro para aquele cliente que tem o pé atrás com equipamento americano.

Marcelo

Primeiro eles estão a

Marcelo

Primeiro eles estão adquirindo aviões para repor os aviões desativados jaguar e os Mig-21 Bison.

Carlos Campos

Um grupo supostamente apoiado pelo Paquistão fez um ataque terrorista na India, e a India expulsou todos os Paquistaneses, e no passado eles invadiram o Paquistão para matar terroristas, teve MIG21 contra F16, SU30 vs F16 e JF17

Iran

Agora com as tensões com o Paquistão, a Índia tinha mais é que pegar o F-35 logo

Wagner Figueiredo

Daqui 20 anos a FAB estará comprando esses caças usados da índia..rsrsrs

Carlos Campos

Bimotor caríssimo, acredito mais em F35 de segunda mão dos EUA

Antonio Cançado

Descartado.

Rafael

Daqui a 20 anos a FAB estará começando a pensar na modernização dos Gripen, a fim de que cada célula possa voar por uns 45 anos…

Antonio Cançado

Dos 9?

GBento

Nove só se não perder nenhum em acidente…

PACRF

Compra no atacado, 40 Rafales novos de um só vez, além dos 26 já encomendados e preparados para operar em porta-aviões. A Dassault deve estar sorrindo.

Fabio Araujo

Se as tensões com o Paquistão escalarem para uma guerra será que a França vai fechar essa negociação?

Matheus

E ainda falam que temos que comprar Tejas pra MB kkkkkk
Nem os Indianos querem aquela zica.

Antonio Cançado

O Tejas, tanto o Mk 1A quanto o Mk 2, já estão encomendados tanto
pela força aérea quanto pela marinha…

Last edited 14 dias atrás by Antonio Cançado
Rafael

Sem entrar no mérito da qualidade do Tejas…
Os indianos querem um sócio para ter com quem dividir os custos do desenvolvimento, e se possível fazer um negócio governo-governo, sem envolver concorrência internacional.
Me parece muito similar com o que aconteceu com o AMX.
Lembrando que a HAL é uma empresa estatal, e o Tejas por mais enrolado que seja é um “projeto estratégico” para o país.

Luís Henrique

A Marinha Indiana preferiu um caça maior, mais pesado e bimotor. Por isso desenvolve o TEDBF e adquiriu Rafale M. O Tejas foi adquirido pela força aérea indiana, teve seus problemas, teve atrasos, mas agora a versão Mk1A se mostra bem melhor que os modelos iniciais e as entregas são iminentes. Em 2006 eles contrataram 20 unidades na versão IOC. Em 2010 20 na versão FOC. Depois de muitos testes, identificaram 40 melhorias e lançaram a versão MK1A, inclusive com radar AESA. Esta versão foi contratada em 2021, um total de 83 unidades. Em 2022 o primeiro Mk1A de produção… Read more »

rui mendes

Quem lhe dera estar no nível do Grippen C,
O Tejas nem se aproxima um pouco, do Coreano FA-50.

Luís Henrique

hahaha O FA-50 é um caça leve baseado em LIFT. Só tem versão 2 lugares, é um caça 8G, tem 7 pontos para armamentos, utiliza o radar israelense EL/M-2032 MECÂNICO, e mísseis ar-ar AIM-9M de curto alcance e ar-superfície Maverick com cerca de 15 à 20 km de alcance. O Tejas foi desenvolvido desde o início como um caça, não um LIFT. Tem versão de 1 e 2 lugares. É um caça 9G. Tem 9 pontos para armas. Usa radar israelense AESA EL/M-2052 com cerca de 290 km de alcance de detecção ou o radar indiano Uttam AESA que usa… Read more »

Santamariense

Luis, FA-50 8G? Tejas 9G? Errou a digitação? Ou tu te refere ao limite de carga g que cada aeronave suporta?

Antonio Cançado

Que eu saiba são 114…

Luís Henrique

O atual MRFA visa 114 caças. O anterior chamava MRFA e visava 126 caças. O Rafale venceu mas acabaram desistindo por divergências nas garantias de produção local e os indianos acabaram comprando 36 Rafale em um contrato gov to gov.
Depois de alguns anos lançaram o MRFA para 114 caças…

Alex Barreto Cypriano

Rafale se tornou praga: tem Rafale até no quintal do Gripen, a Suécia.

adriano Madureira

está havendo notícias de um possível conflito Índia e Paquistão.

Será que o Tio Sam deixará os paquistaneses usarem seus Falcons?!

LUIS

Prezado Adriano, India e Paquistão já vem de um conflito há décadas, principalmente pelas disputa da Caximira! Ambos possuem arsenal nuclear e o acirramento de tensões geram preocupações verdadeiras!

Gabriel BR

Existe uma chance grande de vermos o Rafale na força aérea peruana.

Gabriel BR

É o melhor caça de 4,5 geração do mundo e que pode inclusive realizar missões com ogivas nucleares. As pessoas esquecem que a Índia é potência nuclear e a aeronave francesa é uma opção adicional de delivery no portfólio.

Mercenário

Melhor aí ficou na sua opinião.

O mais multifuncional acredito que sim.

Qual é o meio de entrega nuclear que a Índia possui e está certificado para o Rafale, De fato, não recordo. Se tiver a informação, agradeço.

Saudações.

Leandro Costa

Como o Mercenário colocou, a India precisaria integrar seu armamento nuclear ao Rafale. Não acredito que os Franceses ajudem com isso.

Renato Solon

Impressionante! O Rafale após 20 anos sem exportações, na última década tem aprox 350 unidades vendidas para oito países diferentes! Destaque para India (102) EAU (80) Egito (54) Indonesia (42) e Catar (36). Qual será que foi a mudança que fizeram para passar do fracasso para esse sucesso?

Luís Henrique

Em minha opinião tem vários motivos. 1) CAATSA as sanções impostas pelos EUA para quem compra armamento russo fez com que países como Egito e Indonésia cancelassem compras de Su-35. Ambos acabaram comprando Rafale. 2) a desvalorização do Euro em relação ao dólar. Em 2008 ou 2009 o Euro valia cerca de 60% mais que o dólar. O CEO da Dassault chegou a dizer que o Rafale era muito caro por isso. Em anos recentes a diferença ficou quase inexistente ou em cerca de 10%, o que barateou o Rafale em relação aos caças americanos 3) o Rafale está mais… Read more »