Lockheed Martin anuncia versão ‘quinta geração plus’ do F-35 após perder contrato do caça de sexta geração para a Boeing

44

Após a derrota no programa Next Generation Air Dominance (NGAD), que resultou na escolha da Boeing para desenvolver o novo caça F-47 da Força Aérea dos EUA, a Lockheed Martin decidiu não contestar a decisão e, em vez disso, concentrar seus esforços em aprimorar o F-35. O objetivo é criar uma versão “quinta geração plus” do caça, incorporando tecnologias desenvolvidas para o NGAD, com a promessa de oferecer 80% das capacidades do F-47 a metade do custo.

Durante uma teleconferência de resultados, o CEO da Lockheed Martin, Jim Taiclet, afirmou que a empresa recebeu um briefing confidencial da Força Aérea sobre os motivos da escolha da Boeing e que utilizará esse feedback para aprimorar os programas do F-35 e F-22. Taiclet descreveu a iniciativa como transformar o “chassi” do F-35 em um “Ferrari”, aplicando tecnologias avançadas para “superalimentar” o caça.

O plano inclui a integração de sensores de longo alcance, sistemas de rastreamento aprimorados, tecnologias furtivas avançadas e armamentos de maior alcance. Algumas dessas melhorias já estão em desenvolvimento no programa de atualização Block 4 do F-35. A expectativa é que essas atualizações possam ser oferecidas rapidamente ao Departamento de Defesa, proporcionando uma alternativa mais acessível ao F-47.

Apesar dos desafios enfrentados pelo programa F-35, como atrasos e custos adicionais na implementação do pacote de atualizações conhecido como Technology Refresh-3 (TR-3), a Lockheed Martin mantém uma perspectiva otimista. A empresa planeja entregar entre 170 e 190 unidades do F-35 em 2025 e possui uma carteira de pedidos de aproximadamente 360 aeronaves.

A decisão de não protestar contra a escolha da Boeing para o NGAD também reflete a estratégia da Lockheed Martin de manter um relacionamento positivo com o governo e o Departamento de Defesa, evitando possíveis repercussões negativas em contratos futuros. Além disso, a empresa vê oportunidades de aplicar as tecnologias desenvolvidas para o NGAD em outros programas, como o F-22, e em iniciativas relacionadas a sistemas não tripulados e defesa aérea.

Com a proposta de uma versão “quinta geração plus” do F-35, a Lockheed Martin busca oferecer uma solução intermediária entre os caças de quinta e sexta gerações, atendendo às necessidades da Força Aérea dos EUA e de aliados internacionais que procuram capacidades avançadas a custos mais acessíveis.

A iniciativa também destaca a importância de plataformas modulares e atualizáveis, capazes de incorporar rapidamente novas tecnologias e se adaptar às ameaças emergentes. Ao aproveitar a base existente do F-35, a Lockheed Martin pretende acelerar o desenvolvimento e a implementação de capacidades avançadas, mantendo sua posição competitiva no mercado de defesa aeroespacial.

Subscribe
Notify of
guest


44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corinthiano

A Lockheed sabe que não importa oq ela faça a Boeing sempre será a queridinha dos states por isso ela não questiono a escolha

danieljr

Ela não vai fazer nada porque sabe que a USAF vai distribuir os contratos e o dinheiro entre todas as fabricantes, não tem nada de queridinha.

F-35 para a LM
Aviões de apoio (reabastecedores, patrulhas etc) e o novo caça para a Boeing
Futuro bombardeiro pesado para a Northrop Grumman
Outros fabricantes ainda são contratados subsidiárias dessas outras.

BlackRiver

Exatamente isso, o governo americano sempre fez isso, quem diz o contrário nunca estudou a história, provavelmente nunca foi a um museu aéreo espacial nos EUA.
E… também não sabe que os wind shield e janelas laterais do cockpit do C17 as mesmas de uma aeronave comercial que fez sucesso.

Felipe

Lockeed está atolada no f35,
e a northrop com o b21, sendo assim, a boeing foi a única que sobrou, além de vencer o programa do próximo caça de 6 gen! Não tem essa de queridinha, até porque quem pegou os programas f22 e f35 foi a lockeed!!

737-800RJ

Ideia interessante! Pode ser uma boa opção na próxima década pra forças aéreas com pouca bala na agulha que não queiram ficar muito defasadas em relação às que tiverem caças de sexta geração.
Vai ser um 5,5 generation, penso.

JHF

Uma boa ideia com certeza mas, não para quem tem pouca bala na agulha. Está claro que o preço inicial é 150 milhões. A LM agradece a sexta geração pelo patamar de precificação e vai atuar no nicho de 50 a 70% disso. De novo, uma exelente ideia de como ganhar uma grana preta.

Camargoer.

Suponho que os contratos serão parecidos aos valores do F16.

Fico com a impressão que a Lockheed percebeu que o Gripen ganha do F16. Eles precisam de outro produto para competir neste nicho.

É estranho que a Lockheed tenha tomado uma decisão baseada na disputa com Boeing por um avião 6G para lançar um produto 5G,

agora, admitir que o Gripen é superior ao F16 novo seria uma propaganda para o Gripen

JHF

” É estranho que a Lockheed tenha tomado uma decisão baseada na disputa com Boeing por um avião 6G para lançar um produto 5G,”. Muito pelo contrário. Aumentando o teto de preço ela se mexe para o vácuo dos 200 milhões/avião e coloca seu F35 como “produto de entrada”. Ahi pode parar de se preocupar com o “declínio” do F16 manter a pose de realeza e aumentar o lucro por avião vendido. Depois de ter empurrado pela goela os F35 para todos na OTAN, está na hora de trocar eles na meia vida por F35++. Sabendo que quase ninguém pode… Read more »

Camargoer.

Pode ser o fim do F16.

A França fez isso com o Mirage2000 para focar na venda do Rafale

danieljr

Acredito que sim, só irão vender o F16 para quem não consegue pagar pelo F35 ou outros (f18 – f15). O NGAD será o F-35 do futuro e o F-35+ será o F-16V. A realidade é que a janela dos caças 4.5G++++++++ está acabando. Os últimos clientes irão comprar F-16, Gripen e vai ser isso. Com quase a mesma quantidade de dinheiro, os caças de 5 geração estarão mais difundidos e disponíveis. Irão sobrar caças de 4,5G para funções específicas, não as mais baratas necessariamente: 1- Para os mais pobres, que compram os chineses e derivados, que possuem preços inferiores… Read more »

mauricio

Nos ultimos 25 anos os EUA foram ao nível máximo de incompetência quanto ao planejamento, seja na Marinha ou na Força Aérea, o custo desses programas como F-35 e o destroyer Zumwalt, pra depois tudo ser abandonado é absurdo.

George A.

Melhorar a eficiência dos gastos nesses projetos não está na pauta do dia lá atoa…
Só não sei se dar maior autonomia aos entes privados envolvidos, como anunciaram, vai mudar completamente isso.

EduardoSP

Você está exagerando, pelo menos em relação ao F-35 nada foi abandonado.

O avião já tem 1.200 unidades entregues, muitas mais pela frente. Uma nova versão está sendo cogitada, conforme o texto, e ele ainda estará por aí por décadas.

Leonardo Bastos

Prepare o BOLSO…. kkkk

Emmanuel

Crie um produto cheio de defeitos.
Tente consertar e entregue um produto semiacabado.
Lance um segundo produto com promessa de ser algo superior ao que você está produzindo.
Pronto. Você conseguiu vender mais caro, como algo melhor e novo aquilo que você deveria ter entregue desde o início.

Eis o F-35 Plus.

Rafael Santos

Parece até que estava descrevendo a indústria de carros do Brasil.

BlackRiver

Ontem saiu essa notícia Lockheed recebe US$ 180 milhões para converter três jatos F-35 em aeronaves de test Edição Frank DeMatteo Publicado 21.04.2025, 18:25 https://br.investing.com/news/stock-market-news/lockheed-martin-garante-contrato-de-us-180-milhoes-para-conversao-de-aeronaves-f35-93CH-1524145 Investing.com — A Lockheed Martin (NYSE:LMT) Corp. e a Lockheed Martin Aeronautics Co., sediadas em Fort Worth, Texas, receberam um contrato de modificação de custos, não excedendo US$ 180 milhões. O contrato é um acréscimo a um contrato previamente concedido (N0001923C0003) e cobrirá a aquisição de materiais, peças e componentes necessários para converter três aeronaves F-35 de produção em aeronaves de substituição para ciência de voo. A conversão dessas aeronaves é necessária para evitar qualquer aumento na lacuna… Read more »

JuggerBR

Eles não conseguem manter o cronograma nem os custos do F-35, e vão entregar um F-35 ++ ? Sei… conta piada a do papagaio agora…

Luís Henrique

Eles vao entregar entre 170 à 190 F-35 somente em 2025.
O custo de aquisição está mais barato que alguns caças da geração anterior.
É usado pela força aérea mais poderosa do mundo e venceu concorrências em quase todos os países aliados dos EUA que “podem” comprar o F-35.
Mas para os ispecistas de teclado, não presta.

Camargoer.

Caro. Praticamente todos sabem que o F35 é um excelente avião, mas também é um avião caro. Os contratos de venda para os países europeus indicam valores “padaria”, incluindo apoio logístico e treinamento, da ordem de US$ 150~200 milhões. Para comparação, o Gripen incluindo o desenvolvimento do FOX, da compra de armamentos e da abertura de uma linha de produção no Brasil está na ordem de US$ 12o milhões. Preço “seco”, o Gripe deve custar algo entre US$ 70~80 milhões e o F35 acima de US$ 100 milhões. Muita gente fala da que o F35 custa entre US$ 60~70 milhões,… Read more »

Luís Henrique

Ainda assim o F-35 é muitas vezes equivalente ou mais barato que Rafale e Eurofighter. Um 5G de porte maior que ambos e mais barato.

Sim, existem problemas, manutenção cara e complexa, a taxa de disponibilidade ainda baixa, atrasos nas entregas de melhorias de software, entre outros, mas é um caça com furtividade, nível de consciência situacional superior, excelente capacidade de combate, pronto para combate inclusive nuclear, operado por dezenas das melhores forças aéreas do mundo, provavelmente o caça mais desejado do mundo, mas aqui a maioria quer fazer piadinha.

André Macedo

Tudo isso sem estar certificado pra combate depois de mais de 30 anos de projeto 😅

Luís Henrique

O F-35 está certificado para combate, inclusive nuclear. Já realizou missões de combate. O que ocorre é que alguns lotes estão passando por atualizações de software e estes precisam aguardar a resolução dos problemas, não toda a frota como o sr. pensa.

André Macedo

Eu sei que não, as aeronaves retidas são por causa do tal TR-3 (Trambicagem Renovada – 3), ainda assim tem cerca de 100 aeronaves com a certificação retida que seriam entregues em 2024 e 2025, não sei se você incluiu essas nos 170 que falou, mas é obviamente mais da metade, aí vão inventar o TR-4 logo após.

Last edited 19 dias atrás by André Macedo
Felipe

Vc vive em outro mundo no mínimo, de onde vc tirou q o projeto do f35 é de mais de 30 anos? Pior ainda dizer q aeronave não estar certificada para o combate, se não estivesse, não seria o caça de 5 geração mais vendido no mundo, operando em dezenas de países!

E como anda o Su 57? Esse sim é certificado, só para Air Show !! Kkkkkkkkkkk

André Macedo

O projeto JSF é de 1996, foi só modo de falar mas não passou longe de forma alguma kkkkkkk
E muitas aeronaves estão com sua certificação de combate retida por atrasos na atualização TR-3.
Sobre o Su-57, pergunte aos russos, não sou funcionário da Sukhoi e a notícia sequer cita a aeronave, cada uma kkkkkkkkkk

JuggerBR

Fala aí, ispecialista, do software do F-35… Tá em dia ou tá muito, mas muito atrasado? E os problemas bem sérios, como a pintura que precisa ser reposta sempre, os os raios, ou problemas com as mascaras dos pilotos…
Tá tudo indo bem né?
E a disponibilidade? Tá padrão USAF, não é?
Que alegria falar com quem entende…

Luís Henrique

Eu não entendo, quem entende são as forças aéreas mais poderosas do mundo do lado ocidental que escolheram o F-35.
Sobre problemas todos caças têm. O F-35 é muito mais moderno que a maioria e isso impactou negativamente em problemas de manutenção, disponibilidade, etc.
Outros caças tiveram problemas semelhantes.
Em 2016 foi divulgado que o Rafale tinha 48% de disponibilidade na força aérea francesa, o F-35 está com 51% de disponibilidade e é criticado por isso, mas isso não significa que não presta.

BlackRiver

A galera ainda não entendeu que a LM tem uma carteira de clientes a qual vai sustentar a linha de montagem e suprimentos bem como o suporte técnico e manutenção, pós venda e peças de reposição pelos próximos trinta anos ou mais, o F35 é o novo F16 para os números financeiros da LM.
Empata os que dizem que o avião é ruim, é por que nunca olharam os números, são especialistas de teclado sem ler.

EduardoSP

Estão produzindo F-35 à taxa de 3 a 4 aeronaves por semana!!

BlackRiver

Quem que é piada mesmo?

BlackRiver

Também tem essa noticia de ontem do mercado financeiro, não sei se se trata exatamente da mesma coisa. Lockheed Martin garante contrato de US$ 180 milhões para conversão de aeronaves F-35 Investing.com Frank DeMatteo Publicado 21.04.2025, 18:25 A Lockheed Martin (NYSE:LMT) Corp. e a Lockheed Martin Aeronautics Co., sediadas em Fort Worth, Texas, receberam um contrato de modificação de custos, não excedendo US$ 180 milhões. O contrato é um acréscimo a um contrato previamente concedido (N0001923C0003) e cobrirá a aquisição de materiais, peças e componentes necessários para converter três aeronaves F-35 de produção em aeronaves de substituição para ciência de… Read more »

Last edited 19 dias atrás by BlackRiver
Antonio Ribeiro

Na minha terra, se chama “Recalque”

BraZil

Pensava que ele já era uma “ferrari”…mas falando sério. O F35, tem uma enorme carteira de clientes, muitos enganados a 15 anos atrás, com as afirmativas de que ele seria uma “millenium falcon” e a sacada, inteligente agora é manter esses mesmos cientes presos, pelos próximos 20 e tantos anos ao projeto de um caça mal acabado, que a 15 anos atrás já era anunciado, como tendo as tecnologias e capacidades que agora estão dizendo que irão colocar nele, para ser uma “milenium falcon” no futuro. Resumindo: Os EUA continuarão torrando dólares do contribuinte a todo vapor e cai nessa… Read more »

Luís Henrique

Enganados? É cada piada que aparece.
A maioria das forças aéreas que escolheram o F-35 teve seus caças 4G surrados pelos F-35 em exercícios.
Viram a esmagadora superioridade que este caça entrega, viram o nível de consciência situacional muito superior e a efetividade da furtividade.
Claro que também viram que nem tudo são flores, as manutenções são caras e complexas, os custos de operação são mais altos, mas eles avaliaram que valia à pena devido as capacidades superiores.

Corinthiano

E lá vem a Lockheed com mais um block pra sugar dinheiro dos países que compraram essa aeronave inacabada porém 5th istelfi… tá claro por que os EUA escolheram a Boeing né? Pelo menos não vão ser extorquido sabido que a Boeing tem que fazer dar certo rsrsrs projeto, projeto esse que vai recuperar a reputação da empresa.

Bitten

Não entendo lá grande coisa de indústria de aeronáutica, mas sempre que leio coisas assim lembro da trajetória do Império Alemão: a unificação de um povo de alta tradição e cultura, mas fragmentado politicamente. Apelaram à soluções tipo “jogo de finta” para lidar com o fato de que parte desses estados era católica, parte protestante, e politicamente alguns estavam mais avançados que outros nas reformas destinadas a modificar os sistemas autocráticos de cada um dos cento e não sei quantos estados. Soma-se tudo isso ao fato de que uma série de vitórias militares acachapantes e mal avaliadas acabaram criando um… Read more »

rui mendes

Claro que sim, Alemanha e EUA são países falhados, já a ex URSS e depois Rússia e Bielo-Rússia, são países fantásticos, com gente muito qualificada na liderança, mas depois Polónia, República-Checa, Eslováquia, Hungria, Países Bálticos e Roménia deram grande salto, saindo da esfera de influência de Moscovo e estrando na UE, como também querem entrar Ucrânia, Geórgia, Álbania, Sérvia etc.

Jadson S. Cabral

Oferecer 80% da capacidade do novo caça pela metade do preço não deve ser impossível não, dado que a Boeing vai puxar tanto dinheiro nesse programa que vai fazer o programa do F-35 parecer uma compra para o dia das crianças.

Não que a Lockheed Martin produza armamento mais barato, mas a Boeing ultimamente tem dado aula de incompetência e desperdício de dinheiro.
Starliner, SLS… os caras desenvolveram uma versão do F-15 que custa mais caro que um F-35 e tem uma hora de voo tão cara quanto, imagina esse NGAD…

danieljr

Quase nunca irão precisar de toda a capacidade dos caças 6G, mais ou menos como é o F-22 hoje. Então é mais barato e prático comprar um pouco de 6G e fazer um volume com 5G+, que tem competência de sobra para 99% das missões gastando bem menos.

Se eles precisarem atacar o interior da China ou São Petesburgo, aí manda o 6G na frente.

BraZil

F 35 “A Rocha voadora” nunca viu uma guerra de verdade. É fácil ter “esmagadora superioridade” contra chineludos disparando AK e RPG ou fazer ataques suspresa, sendo escoltado e planejando minuciosamente qual rota seguir, para correr menos riscos. Pelo que custou em desenvolvimento e custa em operação é muito pouco…

Francisco

F35 vai se mostrar como foi o F16 que é foi a melhor escolha em relação a custo/ benefício…tenha por décadas uma grande cadeia de suprimentos e modernização.

Marcelo Bardo

Geração 5++

Abymael2

Seria mais recomendável se concentrarem em fazer as quatro gerações anteriores funcionarem conforme o prometido, antes de oferecerem uma quinta geração.
Já torraram um monte Everest de dólares nesse programa, pelo jeito agora vão torrar um Himalaia inteiro!