F-16 Block 70

O Vietnã firmou um acordo com os Estados Unidos para a aquisição de pelo menos 24 caças F-16V Block 70, conforme reportado por fontes da indústria de defesa e ex-funcionários do governo norte-americano. Esse contrato, se confirmado, representará o maior acordo de armamentos já estabelecido entre os dois países, marcando uma mudança significativa na política de defesa vietnamita, que historicamente dependia de equipamentos militares russos.

O F-16V Block 70 é a versão mais avançada do caça monomotor da Lockheed Martin, equipado com radar AESA, aviônicos modernos e capacidade para operar uma ampla gama de armamentos ar-ar e ar-solo. Sua aquisição permitirá à Força Aérea Popular do Vietnã modernizar sua frota, atualmente composta majoritariamente por aeronaves de origem russa, como os Sukhoi Su-27 e Su-30.

Desde o levantamento do embargo de armas dos EUA ao Vietnã em 2016, os dois países têm aprofundado sua cooperação em defesa. Em 2023, durante a visita do então presidente Joe Biden a Hanói, foram iniciadas discussões sobre a venda de equipamentos militares, incluindo os F-16 e aeronaves de transporte C-130 Hercules. A recente decisão do Vietnã de diversificar seus fornecedores de armamentos reflete preocupações com a confiabilidade do suporte russo, especialmente após as sanções ocidentais impostas a Moscou.

Analistas observam que essa aproximação com os EUA pode gerar tensões com a China, dada a histórica relação sensível entre Hanói e Pequim. No entanto, o Vietnã tem buscado equilibrar suas relações internacionais, mantendo sua política de não alinhamento e evitando alianças militares formais, conforme estabelecido em seu Livro Branco de Defesa Nacional.

O acordo também está inserido em um contexto econômico mais amplo. Recentemente, o Vietnã enfrentou pressões dos EUA para reduzir seu superávit comercial, com ameaças de tarifas de até 46%. Em resposta, o primeiro-ministro Pham Minh Chinh anunciou a intenção de adquirir mais produtos americanos, incluindo armamentos, como forma de equilibrar a balança comercial entre os dois países.

A Lockheed Martin, fabricante dos F-16, tem expandido sua presença no mercado asiático, com vendas recentes para países como Filipinas e Indonésia. A entrada do Vietnã nesse seleto grupo de operadores do F-16V reforça a posição da empresa como líder no fornecimento de caças de quarta geração avançada na região.

Embora ainda não haja confirmação oficial por parte dos governos vietnamita e norte-americano, a expectativa é que o contrato seja formalizado nos próximos meses, com entregas previstas para o final da década. Esse movimento sinaliza uma nova era na cooperação militar entre Vietnã e Estados Unidos, com implicações estratégicas significativas para a segurança no Sudeste Asiático.

Subscribe
Notify of
guest


57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JS666

A terra plana não dá voltas, capota!

Chris

Politicagens à parte…

Ao menos o F-16, ainda mais o V, com muitas tecnologias do F-35, é um ótimo caça.. Pra pobre ! rs

Gabriel

Rapaz, Ho Chi Minh deve estar se revirando feito uma Beyblade no túmulo kkkkk
Não há ideologia que resista a um bom maço de verdinha$$

Manda quem pode….

Gabriel BR

Pablo Escobar já dizia que ninguém ama mais o dinheiro que a canhota…

Nativo

“Pablo Escobar já dizia que ninguém ama mais o dinheiro que a canhota” ou eles sabem usar o melhor o dinheiro, a favor do seu povo, do que alguns destros.

Last edited 11 dias atrás by Nativo
Santamariense

Kkkkkkkk kkkkkkkk… Que piada!!

Sensato

Onde ele falou povo, leia-se família.

José de Souza

Que o diga a família do Bozo, né, toda na política e comprando mansão em Brasília à vista!

Guilherme Lins

Kkkkkkkkkkkkkk as amizades daquela mulher que vive viajando e em hotéis de luxo que o digam, né?

Last edited 11 dias atrás by Guilherme Lins
Cristiano GR

A janja…

José de Souza

A Micheque? Com o “maquiador” pra cima e pra baixo?

Pestana

Cegueira ideológica, ódio ao ocidente
Que canhota usa o dinheiro em favor do povão?
Cite um caso?
Cuba, por acaso, já esteve lá?
Venezuela como está?
Por acaso, visitou a DDR antes de 1989?
Milhões de fugitivos, em canoas improvisadas atravessaram de Cuba para EUA, deixaram o paraíso, para viver no inferno.
O alemães cruzaram os muros e muitos morreram, abandonando o paraíso.
A propósito a Alemanha já gastou a partir de 1990 cerca de 2 trilhões de Euros na antiga DDR, em infraestrutura.
Porém alguma coisa se salva, em função principalmente da iniciativa privada como na China, e Vietnam.

Carlos Campos

Ele tá é bem, deu pal nos americanos, deu pal nos chineses, e tá se preparando para dar nos chineses de novo

Chris

Nos EUA é NTSC !

Pestana

Não compare alhos com bugalhos.
O padrão NTSC foi desenvolvido em 1941 e se tiver comparando com padrão
PAL , que foi desenvolvido em 1967, tem aí 16 anos a frente, corrigindo defeitos do anterior, com eletrônica americana.

Henrique A

Parece surpreendente mas Ho e os EUA já foram aliados contra os japoneses; mesmo depois do fim da guerra os americanos ainda tinha mais simpatia pelo Viet Minh do que pelos franceses, a posição só mudou com o acirramento das tenções do bloco comunista vs o EUA.

jota ká

Perfeito. O Viet Minh e seus líderes, originalmente, não rejeitavam os EUA. Foram os EUA, com sua teoria maluca do dominó, que intervieram militarmente na região para sustentar regimes de marionetes.

Last edited 10 dias atrás by jota ká
José de Souza

Ho admirava Lincoln, e acreditava que teria apoio dos EUA contra a França.

Mesma burrada foi feita pelos EUA em Cuba, Fidel não era anti-EUA. Na mesma escala fizeram o mesmo no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. Trump vai pelo mesmo caminho…

Cristiano GR

Pois é… aí dá para vocês verem que nunca foi pelo povo que os canhota de lá fizeram a “revolução” e a guerra. Quem se lascou durante a guerra foi o povo, quem continuou se lascando foi o povo e agora eles vão comprar equipamento “dus americanu” e o povo que se lasque de novo. Fazoéle.

José de Souza

Sabe tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de “Istória”, parabéns pela cegueira ideológica, Olavo de Carvalho te manda um beijo.

Fábio Mayer

Ué? Agora o Vietnã virou “vassalo” dos EUA?

Guilherme Leite

Comprando sob livre e espontanea coação.

Macgaren

Sim, da China.

Deadeye

Não, de taxas de 46% dos EUA isso sim.

Carlos Campos

Coação chinesa que quer o mar deles

Fabio Araujo

A China quer todo o Mar da China para eles, e nessa brincadeira várias pequenas ilhas que pertencem a outros países ou que eram disputadas por outros países passaram a ser reivindicadas pelos chineses, e o Vietnã é um dos países quem passaram a ter territórios reivindicados pelos chineses.

Chris

Ponto para o Trump…

Santamariense

Sério??? Por que???

Plínio Jr

As relações com a vizinha China nunca foram confiáveis , o famoso ditado, ¨O inimigo do meu inimigo é meu amigo ¨…..

Leandro Costa

Fico feliz de estar vivo para ter visto isso. Bem legal!

Leandro Costa

Estou tentando. Se vierem F-16’s nas cores da FAB, principalmente novos de fábrica, vou ficar feliz. Mas prefiro ver mais Gripens do que qualquer F-16.

Leandro Costa

Roberto, reze à Deus que lhe faça enxergar a lógica heheheheheh Eu prefiro mais Gripens para manter a linha de produção aberta por aqui. Amo o F-16, mas prefiro uma linha de produção próspera do Gripen aqui, mantendo o máximo de independendência em manutenção possível para uma aeronave moderna, que entrega o mesmo ou mais do que um F-16 moderno, com toda a filosofia de manutenção e operacional na qual ela foi concebida, e ainda gerando recursos aqui. O F-16 seria uma compra de prateleira ou de uma aeronave usada, ou de aeronave nova, que não apenas tiraria recursos que… Read more »

Leandro Costa

Pode ser que sim, pode ser que não. Mas os mesmos problemas que assolam o programa Gripen na FAB, assolariam uma aquisição de F-16 também.

Grana.

Infelizmente o problema dos políticos e sua ‘distribuição livre’ da grana dos nossos impostos, nem Gripen e nem F-16 resolvem.

Wilson

Que venham, preferencialmente com AIM-120 D, avionica moderna, Mavericks e contrapartidas comerciais.

Clésio Luiz

Estou procurando, mas não consigo achar o melhor míssil ar-ar nessa lista aí.

Mas deixa pra lá, já tem nos Gripen da FAB.

comment image

DSC

Exceto que o METEOR não é o melhor míssil ar-ar.

Não sei de onde muitos de vcs aqui foram buscar essa…

E o pior é que todos os que aqui aparecem dizendo essa baboseira, apenas o dizem com base no facto do METEOR possuir propulsão ramjet, o que é simplesmente absurdo.

Last edited 10 dias atrás by DSC
Junior bala

Também acho que os gripen não chegam nem as 24 unidades, o tempo está passando e toda essa estrutura que criaram se tornou já inútil, a transferência de tecnologia não foi realizada, não entregaram nenhum avião produzido no Brasil até hoje, dizem que talvez venha duas unidades apenas esse ano é muito pouco para um país, para o Brasil até f-16 versão block 5052 estaria ótimo

Magalhaes

Não vem com muito mais, Isso são armamentos compatíveis, tão somente.

JHF

Não, nunca vai ser “só escolher”….. Nunca messmo.

Rafael Oliveira

Para você ver… estamos muito melhores hoje com Gripen e KC-390.

Rafael Oliveira

Não precisa da minha licença, Santana. Mas, a favor da minha opinião, registro que os EUA estão apenas insistindo em escolhas feitas há décadas. Nos anos 1980 era bastante inteligente comprar F-16 e C-130 e ficaria feliz que o Brasil tivesse comprado. Mas com o passar do tempo, a escolha por essas aeronaves passou a ser cada vez menos inteligente. Hoje preferir comprar um C-130J novo em vez do KC-390 é claramente irracional. Por último, mas não menos importante, a USAF possui aeronaves muito mais capazes do que F-16 e C-130. Dá até para considerar o F-16 como a “aeronave… Read more »

Luís Henrique

Pois é, o último F-16 da USAF foi entregue em 2005. Entregue, porque a encomenda foi alguns anos antes disso.
Em 2025 para receber por volta de 2030, acho que existem muitos caças melhores que o F-16.

Rafael Oliveira

Atente-se para a palavra “hoje” utilizada no meu comentário.

Essas escolhas foram feitas antes do KC-390 estar pronto. Não houve uma concorrência entre essas aeronaves. Eram compras urgentes da Luftwaffe e da Armée de l´Air e elas decidiram comprar o C-130.

Mas a palavra “irracional” que eu usei foi equivocada. Reconheço.

Mesmo sendo uma aeronave inferior tecnicamente, pode ser politicamente inteligente (e, portanto, racional) comprar o C-130. Austrália e NZ compraram o C-130 mesmo após avaliarem o KC-390 numa decisão politicamente racional.

Magalhaes

Rapaz, que chato isso hein meu amigo. Prepotência, deboche…respeite e debata com os amigos numa boa !

Last edited 10 dias atrás by Magalhaes
Iran

Que comentário pedante, pqp

Last edited 10 dias atrás by Iran
Luciano

Negócios senhores. O Vietnã vende muito, mas muito mesmo, para os EUA. Uma coisa em garanto, eles não vão se desfazer dos SU30 Mk2. Vão fazer como muitos países, e operar por sua própria segurança, modelos dos dois “blocos”.

E aqui no Brasil, a gente se cag@ de medo de fazer o mesmo. “Ah porque a doutrina, ah porque os EUA vão no pegar na saída, ah porque eu não gosto dos comunistas”.

Toro

Perfeito!

Ivan herrera

E pelo jeito vão ser entregues primeiro que os nossos gripens, sabe se lá quantos vão ser entregues pra fab.

Carlos Campos

Vai china, continua querendo roubar o mar alheio, Filipinas e Vietnã se armando com armas dos EUA

Luciano

A China tem 300 J10C , 300 J15/J16 e 250 J20, sem falar de outros modelos, tu achas que os F16 de Taiwan, Filipinas, ou Vietnã, assustam eles?

Leandro Costa

Os Mig-17 Norte-Vietnamitas assustavam muito os pilotos de F-105, F-4C/D/E, A-7D’s, A-1’s e outros tantos da USAF, e por um período outros tantos da USN.

Carlos Campos

Não assustam, mas é uma preocupação, ver um país do lado começando a se tornar hostil, se o Vietnã usar essa procimidade para passar dados de radar para os EUA? e se em caso de guerra aviões avariados dos EUA puderem pousar no Vietnã, e se o Vietnã fizer sabotagem na China durante um conflito? e se Vietnã começar a financiar facções anti Xi dentro do PCC?

Claudio quadros

Vietnamita sul voltou ao poder eles manda

Antonio Cançado

Quem diria…rsrsrs

Fabio Araujo

Eles até que não possuem uma força aérea tão antiquada já que possuem SU-27 e SU-30, acho que o maior problema são as sanções que a Rússia esta sofrendo que dificulta o suporte, deve ser complicado comprar peças, motores, sensores e armamentos para reposição por isso estão atrás de outros fornecedores e como eles já tiveram guerra contra a China e atualmente eles tem alguns problemas de fronteiras marítimas com os chineses fica difícil eles comprarem material chinês.

Iran

Outros usuários do SU-30 podem buscar a Índia como opção, a Armênia, que cortou as relações com a Rússia depois da guerra de Nagorno Karabakh, está recorrendo aos indianos para atualização do SU-30 e obtenção de armas compatíveis.

Cassini

Comprar armamentos de quem até ontem te impunha um embargo de armas…

Baita tiro no pé, Vietnã!