O cargueiro militar C-390 Millennium, da brasileira Embraer, tem se destacado como forte candidato a substituir os veteranos C-130 Hercules na Força Aérea da Grécia. Segundo informações do portal OnAlert.gr, a aeronave está incluída no planejamento de longo prazo de aquisições de defesa do país, com uma recomendação inicial para a compra de três unidades com opção de expansão futura. Os C-390 seriam incorporados gradualmente, conforme os Hércules atuais forem sendo aposentados.

Embora o programa de aquisição só deva avançar no fim da década, devido a outras prioridades — como a modernização de 38 caças F-16 para o padrão Viper —, o planejamento financeiro já contempla os recursos necessários. Até lá, a Grécia manterá em operação os C-130 e os menores C-27, que também passarão por atualizações e receberão novo contrato de suporte logístico até 2026.

O C-390 vem conquistando espaço entre as forças aéreas ocidentais por sua combinação de baixo custo operacional, alta capacidade de carga e tecnologia de ponta. Países como Suécia, Eslováquia, Holanda e Áustria já fecharam contratos com a Embraer, enquanto Polônia, Finlândia e Turquia estão em negociações. Em todas essas nações, o modelo tem sido apontado como substituto natural dos C-130.

A Grécia acompanha de perto a experiência de países aliados que já operam o C-390, como Portugal, e recebeu avaliações extremamente positivas quanto ao desempenho da aeronave, sua manutenção e suporte pós-venda. O cargueiro da Embraer já é descrito como a solução logística das próximas décadas.

Do ponto de vista técnico, o C-390 leva até 26 toneladas de carga útil, superando os 21 toneladas do C-130J. Tem alcance de 5.500 km com 15 toneladas a bordo, contra 3.300 km do rival americano, e velocidade de cruzeiro de até 988 km/h, muito superior aos 670 km/h do C-130J. Além disso, voa a 36 mil pés, contra 29 mil pés da aeronave americana com carga máxima.

Um dos trunfos do cargueiro brasileiro está em seus motores IAE V2500, usados em aeronaves comerciais como o Airbus A320. Isso garante baixo custo de manutenção, ampla disponibilidade de peças e suporte logístico garantido para as próximas décadas. Mais de 7.200 motores da família V2500 já foram fabricados, incluindo o modelo V2531-35 usado no C-390, com empuxo de 31.330 libras.

Embora o C-130J americano também tenha sido apresentado à Força Aérea grega e ofereça modernização eletrônica e confiabilidade comprovada em 22 países, o C-390 Millennium parece conquistar vantagem, combinando inovação, performance superior e atratividade econômica. O embate entre os dois modelos promete ser decisivo para o futuro da aviação de transporte militar na Grécia.

FONTE: OnAlert

Subscribe
Notify of
guest


37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington S.

E aos poucos o KC vai tomando espaço. Quem venha muitas vedas!

André Sávio Craveiro Bueno

E a carteira de pedidos cresce.

Joao Argolo

Alguém tem uma fonte de informações de vendas dos últimos anos dos dois modelos de aeronave?

Rafael Cordeiro

Unidades Vendidas (2019–2024) – Fonte: ChatGPT Embraer KC-390 Millennium: 41 unidades confirmadas Brasil: 19 unidades (reduzidas de um pedido inicial de 28) Portugal: 5 unidades Hungria: 2 unidades Países Baixos: 5 unidades Áustria: 4 unidades República Tcheca: 2 unidades Coreia do Sul: número não divulgado Suécia: 4 unidades Cliente não divulgado: 2 unidades Lockheed Martin C-130J Super Hercules: 116 unidades confirmadas Estados Unidos: 273 (USAF), 65 (USMC/USN), 15 (USCG)Inclui variantes como AC-130J, MC-130J, KC-130J, entre outras. Austrália: 12 em operação; 20 encomendadas – Os novos C-130J-30 devem ser entregues até 2027. Canadá: 17 Operados pelo 436 Transport Squadron. França: 2… Read more »

Rafael Oliveira

Não é bem assim.

Tem que checar as informações que a IA produz.

No caso do C-130J há várias compras e até entregas anteriores a 2019, de forma que a resposta está errada.

Rafael Cordeiro

Sim, acredito que o ChatGPT compilou a informação de todos os C-130J vendidos, mas isso não tira o mérito de que a informação está a um clique de qualquer pessoa e nem de que as IAs estejam aí para facilitar essa questão. Eu peguei a informação de forma fácil, não fiquei filtrando ou fazendo perguntas mais específicas, tentei passar o caminho para quem solicitou a informação (ensinar a pescar pode ser mais trabalhoso, porém quando se aprende é mais gratificante e duradouro do que dar o peixe). De acordo com a mesma IA, essas são as unidades de C-130J entregues… Read more »

LucianoSR71

No 1º dia da LAAD 2025, uma informação importante dada pela Embraer na coletiva de imprensa: desde que entrou em serviço em 2019, as vendas p/ outros países do C-390 foram de 23 unidades, as do C-130J foram 21. Isso é bom p/ rebater aqueles que dizem que estamos vendendo muito poucas unidades – e não me refiro a ninguém por aqui – como se o concorrente direto estivesse realizando grandes vendas.

Tapiocajp7

Serão 46 unidades do KC-390 quando estiverem computadas as 4 da Suécia. O oitavo da FAB está para ser entregue, restando 11 serem fabricados; o terceiro de Portugal está vindo; o segundo e ultimo da Hungria completou o Power On; Pelo menos um da Republica Tcheca está avançando na fabricação. O da Austria começou a ser fabricado segundo o comunicado de fevereriro de 2025.

João Argolo Drones

Obrigado pelas respostas!

Phablo

Boa tarde a todos , isso só comprova a qualidade da Embraer em projetar e produzir os melhores aviões do mercado , nós nichos de atuação dessa empresa que é um grande orgulho nacional , sempre na torcida para o desenvolvimento da Base industrial de defesa Brasileira.

Bernardo santos

Veremos o C390 na Grécia e na Turquia.

Willber Rodrigues

Amém

KarlBonfim

Eu ouvir falar no site especializado em assuntos militares do YOUTUBE que se a Grécia escolhe-se o K-390, a Turquia não escolheria, eu acho que não tem nada a ver, pois os dois utilizam, o C-130, o F-4 e o F-16.

Clésio Luiz

Acho que a única coisa que os turcos não compraram e os gregos sim, por qualquer motivo que seja, são aeronaves francesas. Desde o ingresso na OTAN em 1952 até agora, parece que eles só compraram da França o C-160 Transall (que é metade alemão) e helicóptero AS532 Cougar.

Fora que eles vão comprar uma dúzia de C-130J ex-RAF, então uma compra do C-390 a curto prazo parece improvável.

Sensato

Ok mas vamos pensar. Se a Grécia comprar o C130, a Turquia vai querer ter um avião inferior, para a mesma função, só pra não usar o mesmo, ainda que não se trate de uma aeronave de combate mas de transporte? Não me parece plausível.

Tapiocajp7

Creio que seja o contrário. Se A tem um “instrumento” melhor, porque B vai ficar parado no tempo, se pode ter um igual ? Estamos falando de um avião da década de 50 e de um avião dos anos 2020.

Rodrigo LD

Acredito que uma segunda linha de montagem acabe sendo necessária em breve. Se as entregas começarem a ficar longas, podem perder contratos para o C-130, com disponibilidade mais imediata.

André Sávio Craveiro Bueno

Também pensei nisso.

KarlBonfim

Eu acho que se uma 2ª linha de montagem se for montada deverá ser em algum país europeu…

Jadson S. Cabral

É o que provavelmente ocorrerá. A menos que a Índia compre uns 40, ai ela terá sua própria língua de produção tbm (que pode ser uma terceira linha).

Rafael Oliveira

Vendas recentes:

(K)C-390 – 8

Áustria
Eslováquia
Coreia do Sul
Países Baixos
Portugal
República Tcheca
Suécia
Não-informado

C-130J – 4

Austrália
Filipinas
Indonésia
Nova Zelândia

Nem todos os países fizeram uma concorrência para a escolha da aeronave, mas nota-se que o KC-390 vem liderando as escolhas, o que é natural, diante da inquestionável superioridade técnica da aeronave brasileira sobre a concorrente.

Abymael2

Aos poucos, o C390 vai cavando o seu espaço na Europa. Fantástico.
Interessante que até a bem pouco tempo a Grécia fazia parte dos PIIGS, os países da Europa que estavam no buraco. Parece que o jogo virou…ou a UE salvou a banca.
Só nós que demoramos cinquenta anos para sair do atoleiro, que sina meus Deus.
Mas como dizia um folclórico ex-comentarista daqui, esses “grécios” não são bobos não rsrsrsrs

Groosp

A HAF ganharia capacidade de REVO para os Rafales e Mirage 2000.

Fabio Araujo

O KC-390 é muito superior aos concorrentes e só perde uma concorrência quando a escolha é mais política do que técnica!

Rinaldo Nery

Um companheiro de turma, piloto na EMBRAER na área de defesa, fez essa demonstração na Grécia. Estava na Índia antes disso. Depois demonstraram no Marrocos. A concorrência hindu é braba: o avião tem que operar numa pista a 12 mil pés de altitude.

Rafael Oliveira

O Aeroporto de La Paz fica a 4.061m (13.323 pés) de altitude.

Já fui como passageiro lá e vi diversas aeronaves comerciais operando então não sabia
que havia alguma grande dificuldade envolvida, ressalvada a necessidade de uma pista mais longa em razão do ar rarefeito.

Há mais dificuldades além dessa?

Rinaldo Nery

Sim. A pista hindu não é afaltada. E há um payload mínimo pra ser transportado.

Fabio Araujo

Em ações no Himalaia creio que não devam ter muitas pistas preparadas!

Jadson S. Cabral

Os caras querem levar um blindado deles lá para essa altitude e ainda tem que ser numa pista não pavimentada… essa é dura de cumprir mesmo

Rafael Oliveira

Aí fica bem mais complicado mesmo.

LucianoSR71

Por isso creio que pode haver uma compra dividida: uma boa quantidade de KC-390 e uma menor de A400M – são necessidades diferentes (as mais frequentes em condições menos críticas e essas no limite) e não dá atender de forma racional (especialmente pelos custos de aquisição e operação) só pensando no topo, caso do A400M.

Fabio Araujo

Como foi o desempenho do KC-390 na demonstração na Índia? Deu tudo certo nas pistas em grande altitude?

Rinaldo Nery

Meu amigo não entrou em detalhes. Deve ser classificado.

Rui

Observando os likes e o dislikes (somente 1 em todos os comentários) fico tentando entender o que passa na cabeça de uma pessoa assim . . . perder o tempo dando dislikes em todos os comentários.

adriano Madureira

Aposto que em breve Washington irá usar de algum subterfúgio sujo para ferrar as vendas da aeronave, assim como eles fizeram aquela lei cretina deles, o chamado CAATSA Act.

O DoJ deles já estão “investigando” a transação do Gripen, para arranjar outro motivo descarado não seria problema, afinal:

“American first e o livre mercado que se exploda”…

Sensato

Não dá pra usar o CAATSA contra nós apesar de alguns movimentos recentes de nossa política externa.

José 001

É só “achismo” da minha parte.

Penso que o maior problema que o KC-390 pode enfrentar é a quantidade de C-130 usados em várias versões.

Que podem ser vendidos para complementar aviões novos, substituir antigos ou até mesmo como fonte de peças, e tudo isso ligado à questões políticas.

As qualidades técnicas do KC-390 são superiores e até o momento parece ter mais disponibilidade.

Quanto a durabilidade, uma grande característica do C-130, aí só com o tempo para saber.