FAB celebra os 80 anos do Dia da Aviação de Caça com encontro de esquadrões na Base Aérea de Santa Cruz

A Força Aérea Brasileira (FAB) reuniu seus principais esquadrões de caça na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, para celebrar os 80 anos do Dia da Aviação de Caça, comemorado em 22 de abril. As aeronaves presentes, F-39 Gripen, F-5M, A-1M e A-29 Super Tucano, simbolizaram a evolução e a diversidade da aviação de combate brasileira.
Um dos destaques da celebração foi a apresentação de um F-5FM com pintura comemorativa alusiva aos 50 anos de serviço na FAB.
O Dia da Aviação de Caça é uma data emblemática para a Força Aérea Brasileira, relembrando a atuação heroica do 1º Grupo de Aviação de Caça durante a Segunda Guerra Mundial. Em 22 de abril de 1945, o grupo realizou o maior número de missões em um único dia, consolidando seu papel na história militar do país.
VEJA TAMBÉM:
‘War Heroes’: Banda The Giant Void homenageia piloto brasileiro da Segunda Guerra Mundial
O A-29 com a pintura do P-47 é lindíssimo, por mim essa seria a pintura padrão da FAB.
Somos dois nesse desejo.
Três.
Gente muito capacitada que já deveria estar operando os Gripens!
Me incomoda muito o fato de termos um atraso tão grande nas entregas das aeronaves e ninguém falar nada oficialmente de maneira clara.
Falar oficialmente significa dar uma explicação, e falar que não tem dinheiro e não é prioridade pega mal. Com a eleição se aproximando…..pode esquecer…. ninguém do meio político vai tocar nesse assunto.
A eleição nunca afetou negativamente as compras militares .. talvez o contrário. Os programas militares são de longo prazo e atravessam vários governos Cabe ao Mu istro da defesa, representante do presidente dentro do setor militar buscar recursos junto ao Mu isterio da Fazenda e junto aos congressistas… Certa vez,o comandante da MB comentou ter destinado cerca de R$ 700 milhões em emendas parlamentares, isso antes do atual modelo… Já escrevi que é preciso colocar os parlamentares de SP em um avião e levar para visitar a Embraer.. os do RJ visitar a base de submarinos… E os de SC… Read more »
“A eleição nunca afetou negativamente as compras militares…”
Ah, não?? Então, por que FHC, no final de seu segundo mandato, em 2003, deixou a escolha do então F-X1 para seu sucessor? E por que o atual ocupante do Planalto, no final de seu segundo mandato, em 2010, também deixou para seu sucessor(a) a escolha do já então F-X2 (visto que o F-X1 havia sido cancelado pelo 9 dedos no início de seu primeiro mandato)??
Mas nesse caso específico não é uma nova compra militar, uma coisa é um candidato dizer ” vamos comprar mais fragatas, mais submarinos e mais caças ” ( já teria meu voto ) outra coisa é dizer ” vamos honrar esse contrato atrasado a mais de 10 anos que, por conta desse atraso, recebemos menos de 1 terço dos Gripens.
Todos os dias vemos a economia do país afundando na lama, notícias de corrupção e crise financeira no governo. As forças armadas vêm sofrendo restrições $$$ e cortes. Não existe outra explicação, senão má administração federal.
Usem a reserva externa para adiantar a entrega dos grippens em prioridade militar brasileira acima de todos os projetos presentes . É a única defesa do espaço aéreo decente que o Brasil vai ter !!.
Gripen…com um “p”, não dois.
Famoso 4808, que inclusive recebeu recentemente aquele reparo inédito na longarina, feito pelo PAMA -SP.
A segunda foto, de cima para baixo, ficou linda!! Parabéns FAB!
Tão bonita que até o drone apareceu, por cima dos A-29!!!
É triste ver esses aviões nos seus últimos suspiros, e nada de mais gripens.
A cada ano que passa a quantidade de aeronaves vai minguando de uma reunião para outra. Triste
Alguma novidade a respeito dos caças para substituir os F-5 e A-1 e fazer par com os Gripens?
Os F-5 serão substituídos pelos Gripen. Os A-1 também.
Amém!
Foi o que eu entendi na época da compra do Gripen, mas as notícias de compra de F-16 e/ou M-346A para substituir os A-1 e alguns F-5 volta e meia estão na imprensa! Eu acho que deveríamos comprar mais Gripens e talvez alguns M-346 como treinadores avançados e caça leve para complementar os Gripens.
Triste é ver que além de poucos aviões, não temos infraestrutura
Santa Cruz não atende? Conhece?
Santa Cruz é interessante. Queria ver o GORDO operando lá também. E sair do GIG.
Concordo plenamente contigo.
Acredito que o problema principal é que o Galeão tem um terminal de carga. É muito mais fácil para as cargas que o Gordo transporta de chegarem no Galeão do que em Santa Cruz. Para quem não conhece o Rio, é uma distância significativa. O Galeão está próximo ao porto, próximo do Arsenal de Guerra do EB, etc. Santa Cruz está bem mais longe.
Você é inteligente, tem conhecimento e experiência, não se faca faça de rogado, você sabe que não estou falando de Santa Cruz, que aliás é das nossas melhor Base Aérea junto com Anápolis quando se trata de infraestrutura não compartilhada com aeroportos civis.
Eu estava falando de Brasil
Exemplo: Manaus onde a pista é curta.
Exemplo: Natal onde as pistas precisam de reformas
Exemplo: Hangares de Linhas de voo feitos para defender aviões, mecânicos e pilotos do sol e de chuvas leves, mas que se tornaram hangares definitivos e não tem a dívida resistência há tempestades mais severas.
Os hangaretes não devem ser definitivos? Não entendi.
Fiz referência aos casos já registrados de hangaretes que não suportaram as condições meteorológicas adversas e acabaram causado danos a aeronaves.
A possibilidade de evitar esses danos há aeronaves usando hangares feitos com estrutura melhor para suportar condições meteorológicas adversas deve ser leva da em conta e priorizada sempre, uma vez que nos dias atuais um ativo como um F39 significa muito dinheiro por metro quadrado de hangar, então é essencial ter hangares em número e tamanho suficiente e até mesmo com margem extra para abrigar esses ativos.
Você parece não entender muito a diferença entre hangar e hangarete e a diferença de uso entre os dois. E digo isso para qualquer Força Aérea, não só a Brasileira. Condições metereológicas adversas podem acontecer em qualquer lugar, e muitas vezes são imprevisíveis quanto à sua intensidade, ainda mais com as mudanças climáticas que estamos experimentando atualmente. Você sugere gastar algunmas centenas de milhões para fazer estruturas ainda mais reforçadas para hangaretes? Todos os hangaretes da FAB? Quando possível se move a aeronave para local mais protegido. Às vezes se desloca a aeronave para outra base. Às vezes simplesmente não… Read more »
Não perca seu tempo. É um marreta conhecido.
Já fiz vários elogios, mas na grande maioria das vezes seu EGO, não o permitem ver.
Afinal a FAB é a única instituição perfeita e sem pecados no mundo, ao é?
Mas anota essa…
Hoje num estudo para uma possível ampliação futura do Manaus Internacional Airport…descobriram que o principal empecilho para a contratação de uma segunda pista aqui no Eduardo Gomes são as instalações do CINDACTA IV, que poderia ter sido construído em tantos lugares…
Mas…
Mas vamos olhar por um lado bem…
CINDACTA IV pode ganhar instalações novas
Acho q você nunca foi ao Cindacta 4. Não tem NADA a ver com a área aeroportuária, ou impede a construção de outra pista. Bebeu.
Casos? Só ocorreu na AFA.
Menos mal.
Lá longe, no vão, aparece a proa de um avião. Qual seria?
No mais, sentimento de injustiça com um pessoal esforçado e competente.
Grato
É um P-3 Orion, de patrulha marítma!
80 anos
24 F-5
05 AMX e
09 Gripen sem capacidade combate.
E incluem o A-29 como caça, para fazer número.
Para ser rigoroso, nem o AMX é caça.
Para ser rigoroso, F-15 Strike Eagle, Panaiva Tornado, Jaguar, A-6, A-10, A-7, etc, então não são caças (kk)?. Segundo esta lógica então a USAF e seus aliados na Operação Tempestade no Deserto deveriam lançar bombas com aviões de transporte, helicópteros, etc.
Têm que ter o míssil na ponta da asa para ser caça?
Para ser chato…
A-6 e A-10 definitivamente não são caças. O A-10 tem alguma capacidade de autodefesa. Jaguar também se enquadra nessa categoria, embora seja mais ‘adequado’ para se defender contra outros caças, enquanto A-10 tem uma capacidade super limitada e A-6 só pode tentar se evadir. O Tornado IDS é ataque, também com capacidade de autodefesa. Strike Eagle é multi-role. Pode fazer qualquer coisa embora tenha foco em ataque.
E uma coisa que pouca gente sabe, mas o A-6 chegou à fazer testes de lançamento com AIM-9 Sidewinder.
Atacar MBTs e trens militares não qualifica como caça? Quer dizer que a data comemorativa esta equivocada porque os P47 não eram caças?
Muitos enfatizam que a definição “caça” se aplica apenas a aeronaves que interceptem outras aeronaves e atribuem à esta definição que o “Caça” se caracterize por um “alto” desempenho. Contudo outras vertentes definem o termo “caça” como sendo uma aeronave de ataque a outras aeronaves em voo mas também veículos terrestres e navais. Vide wikipaedia: The primary role of fighters is destroying enemy aircraft in air-to-air combat, as part of both offensive and defensive counter air operations. Many fighters also possess a degree of ground attack capability, allowing them to perform surface attack and close air support missions. In addition… Read more »
Alguem aqui saberia informar qual aeronave operada pela FAB mais abateu outro avião em voo?
https://www.metropoles.com/brasil/fab-interceptou-33-mil-aeronaves . Qual foi a aeronave utilizada diretamente nestas interceptações e que pode ser considerada como “caça”?
A-29
Exato…..rsrsrsrsr
Bom dia , é interessante esta pergunta, mas as unidades dos Estados Unidos que faziam escolta com os P 47 seriam unidades de que?, só lembrando que a FAB escolheu onP 47 por sua robustez, que dava uma grande chance de voltar vivo se caso fosse atingido e onde os nossos aviadores estavam operando já não tinha mais a fase de combates aéreos
A FAB não escolheu nada. O P-47 foi uma determinação da USAAF.
Está questão A29 ser caça é parecida com a das FCT serem fragatas. Os “terceiros” operaram o T27 como aeronave de ataque e interceptação por vários anos antes de receber o A29…tanto que eram chamados de AT27… O A29 faz praticamente o que o AT26 fazia.. mas um era jato e o outro turboélice… A FAB operou o AT33 como primeira linha por muitos anos…. Sei lá.. ainda se o Supertucano fosse AT29 seria ainda mais polêmico… Mas acho que é uma discussão menor se comparado ao papel do A29 como interceptador de aviões pequenos e como plataforma COIN… Acho… Read more »
“09 Gripen sem capacidade combate.”
Ooooooooiiiiiiiiiii???????????
Como assim?
https://www.aereo.jor.br/2025/04/02/forca-aerea-brasileira-quer-caca-gripen-pronto-para-disparar-misseis-ainda-em-2025/
É isso aí mesmo, no momento só ataque ao solo , como kamikase é lógico

Este hangar do Zepelim está bem judiado, precisando de manutenção e reforma…lamentável o incrível desprezo pela defesa neste país.
Nos anos 90 uma empresa alemã foi a Santa Cruz e recuperou esse hangar. Substituiu todos os vidros quebrados e colocou os motores das portas pra funcionar. Nas portas há a suástica gravada em alto relevo. Creio, salvo melhor juízo, ser o último hangar do Zepellin ainda de pé.
Olá. Sim, é o único hangar se Zeppelin que existe. Tem um documentário acho que não Discovery ou NatGeo feito pela TV inglesa que resgata tecnologias do fim de sec.XIX e início do Sec.XX no qual um dia episódios foi gravado em Santa Cruz mostrando o hangar.
Assisti surpreso há um.ano ou coisa assim.. depois revi um ou duas vezes partes deste episódio.
Este detalhe da suástica não sabia… Muito legal.
Uma pena, servi nesta base de Santa Cruz de 75 a 81, este hangar precisa de atenção, um patrimônio da força aérea.
F5 lenda demais, espero que seja usado por mais 50 anos.
Muito legal..
Eu teria feito um pintura bem mais ousada. Pintado o avião inteiro com um padrão de onça.. amarelo e preto.. com o estabilizador vertical vermelho.. e deixava a pintura assim durante uns 5 anos até comemorar 85 anos.
Lembrei da pintura do Louro José no Miragem IiI
Padrão de onça em um avião que tem o nome Tiger??? Tá “serto”…
Tem um oficial segurando um quadro, na foto. É a foto da Maria Boa, que, antigamente, era furtado e mudava de Esquadrão detentor. Nos anos 80 o falecido Bacci, do Pampa, tirou uma foto de uma gaudéria maravilhosa, nua, de anti G e salto alto. Virou a Maria Supersônica. Não sei se esse quadro ainda existe.
Não conhecia essa história. Obrigado por compartilhar.
Achei a história da moça e sua relação com a FAB, para quem tiver interesse:
https://blogp47.com.br/maria-boa-estava-em-natal-na-segunda-guerra/
só carcaça……….
Bravo Zulu.
Sgtº Moreno
Pouco a comemorar, na verdade. Aviação de caça minguando por falta de verba, pilotos dando baixa por falta de perspectivas do futuro. Aviões dando baixa sem reposição.
Parabéns a Força Aérea Brasileira deu seu início em 1942 foi criada primeiro do que os americanos que a aviação de asas era do exército. Hoje encontramos os melhores pilotos do mundo mesmo com equipamento defasado ou com equipamentos novos mas poucos como grinpen NG. E esperando um novo aviação para substituir os f5 e amx . Como os aviões turcos de quinta geração ou os franceses Rafalle ou os indianos ou os chineses j10 de graça se o Brasil seder a base de Alcântara para ele lancarem foguetes. Só que enquanto essa demora de escolher é pegar o novo… Read more »
1941. Seu “novo caça” já foi escolhido: chama-se F-39 Gripen. Só falta pagar pra receber o resto.
80 anos. Última foto do A-1 na festa da caça (provavelmente). Espero que a FAB tenha uma carta na manga sobre os A-1.
Gripens. O problema é que a carta na manga está presa.. tem que soltar nem que seja cortando a manga da camisa
Olá Rinaldo.. o pessoal continua usando bigode….
Sim. Todo Aspirante faz alguma das três besteiras: compra uma arma, deixa crescer o bigode e casa.
Acredito que até pelas novas regras de aposentadoria, os F5 já poderiam se aposentar com honra recebendo o teto.
os F-5 vão se aposentar pela nova regra do INSS….65 anos!
Boa..
Se estiverem voando, pelo teto… Se ficar no hangar, pelo.piso
É de chorar,que pobreza!!!
Essa foto deveria receber um apelido.
“Dia da marmota”.
Este hangar é fabuloso…, uma mega estrutura…, ainda vou conhecê-lo pessoalmente…
Pé direito altíssimo…, alivia o calor para o pessoal que trabalha lá…, principalmente o pessoal de manutenção…, Rio de Janeiro com o calor que faz…
Um hangar dessa altura, ajuda bastante…
Quem está lá é por que gosta…, pois têm muitas oportunidades para pessoal de manutenção e pilotos na aviação civil…
Abraço a todos…
Só velharia, melhor acabar com o exército que não serve pra nada, não existe isso de gastar + de 60% do orçamento com salários e benefícios, o exército hoje é um peso morto nas costas do contribuinte.
Essa matéria é sobre Força Aérea.
Como reflexão, vale fazer uma pintura comemorando 50 de um caça? Não o aspecto financeiro da pintura, mas sim o que ela marca… 50 anos de um caça completamente obsoleto, que sim teve melhorias, mas que está longe de ser um vetor digno de um país continental. Mesma coisa vejo a marinha comemorando sobre a monitor Parnaiba de 1937 ainda ativo. Se por um lado tenho orgulho de ver que o pessoal faz o máximo para estender a vida útil, causa tristeza, revolta e dor um país como nosso ainda ter estas situações. Sinceramente comemorar isso, é parabenizar a incompetência… Read more »
Muito pessoal de terra, para pouco avião
Muito marinheiro, para pouco navio
Muito soldado, para pouco equipamento
E principalmente, muita, muita , aposentadoria para ser pg
O último hangar do dirigível Zeppelin, ainda existente no mundo, na base aérea de Santa Cruz, está velhinho mas ficou bem na foto. Talvez essa matéria consiga alguma emenda parlamentar, para lhe dar sobrevida
orgulho de ter morado em santa cruz.. muitas visitas ao angar do Zé pelin… e saudades de ouvir de manhã cedo as turbinas dos jatos aquecendo… da minha casa dava para ver os aviões se posionando para o pouso…bons tempos
Zeppelin
Os F5 já deveriam está no museu (se é que existe um) faz é tempo.
https://www2.fab.mil.br/musal/index.php
O gripen também teve ter alguma pintura comemorativa ou alusiva na traseira,como em alusão ao esquadrão jaguar?
Ainda não teve, que eu saiba. A 1ª ALADA foi criada em 09 de janeiro de 1970 e foi desativada, para criação do 1⁰ GDA, em 11 de abril de 1979. Portanto, não há nenhuma data especial a ser comemorada, por hora, pelo GDA ou seus Gripen. Talvez, bem talvez, decidam criar alguma coisa para marcar os 5 anos do recebimento do 1⁰ F-39 (4100), que ocorrerá em 20 de setembro de 2025. Mas, não vejo motivo para comemorar alguma coisa do Gripen nesse momento, visto os atrasos recorrentes do programa e com tanto ainda a ser feito e entregue.
Tenho minhas dúvidas se a FAB terá condições $$, de manter mais de 60 Gripens operando no futuro se vier mais outro lote. Nos próximos anos que esta aeronave se tornar 100% operacional, é que teremos os valores reais do custo operacional. Muitos defendem que pelo tamanho do território deveríamos ter uns 50 Gripens, e pelo menos mais uns 50 caças de um outro modelo mais barato (M-346, FA-50, etc). Lembrai-vos da África do Sul que têm boa parte da frota de Gripens C/D parada por falta de recursos. Muitos dirão que podemos, que temos dinheiro para ter muito mais… Read more »
Ao menos uma observação interessante podemos fazer: após ter sido bastante divulgado que a FAB estaria mantendo apenas 5 A-1M em operação, a presença do A-1AM 5520 nesse evento na BASC deixa claro que são ao menos 6 exemplares ativos. Na Cruzex, em novembro de 2024 e na cerimônia de despedida dos A-1M do esquadrão Centauro em dezembro de 2024, os A-1M 5500, 5504, 5523, 5526 e 5654 estavam presentes e agora, com a participação do 5520 podemos entender que são 6 exemplares ativos. Tenho dúvida ainda se o 5510 também não está operacional, pois esse foi o último exemplar… Read more »