UEC e Rostec reafirmam planos de certificar os aviões Il-114-300 e SJ-100 até o final de 2025

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Il-114-300

A certificação da aeronave Il-114-300, equipada com os motores TV7-117ST-01, deverá ser concluída até o final deste ano. A informação foi divulgada por Alexander Grachev, diretor da United Engine Corporation (UEC), em declaração reportada pela agência TASS.

“Este ano, estamos finalizando a certificação do Il-114 com os motores TV7-117ST-01. Mais de 100 voos já foram realizados e o trabalho está em ritmo acelerado. Ainda este ano, receberemos o certificado correspondente da aeronave com o motor, e entre seis e sete unidades serão despachadas”, afirmou Grachev.

Paralelamente, avança o processo de certificação do motor PD-8 para a aeronave SJ-100. A previsão é de que o certificado de tipo seja obtido no outono de 2025. As primeiras entregas do SJ-100 com motores PD-8 às companhias aéreas estão previstas para o início de 2026. A estimativa foi confirmada por Anton Alikhanov, Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, em 18 de abril, durante visita à UEC-Saturn, em Rybinsk. Os testes com motores estão em curso no segundo protótipo do SJ-100, enquanto uma terceira aeronave — composta inteiramente por componentes de fabricação russa — deverá voar ainda neste verão. O objetivo principal é concluir todos os testes de certificação até o final de 2025.

Motor TV7-117ST-01

A Rostec também negou recentes reportagens publicadas pela agência “Prime”, que indicavam um suposto adiamento da certificação do SJ-100 para março de 2026.

“Em relação às recentes publicações sobre o adiamento da certificação do SJ New com substituição de importações, esclarecemos: as informações sobre o adiamento da certificação do Superjet são imprecisas. A certificação do motor PD-8 está prevista para o outono de 2025. Além disso, o Superjet com propulsão nacional deve concluir o programa de certificação de voo até o fim deste ano. Estamos seguindo o cronograma planejado. As entregas da aeronave às companhias aéreas estão previstas para começar em 2026”, declarou a assessoria de imprensa da Rostec.

SJ-100 com motor PD-8
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Angelo

Achei o motor PD8 do SJ100 muito próximo do solo, tomara que não ocorra acidente por ingestão de detritos da pista, a saída de exaustão do motor ” não sou especialista ” mais achei parecer mais distante da asa em relação a outras aeronaves reduzindo aquele efeito adicional de sustentação. Opinião de uma pessoa leiga no assunto.

Rinaldo Nery

Não entendi a relação entre saída de exaustão do motor e efeito adicional de sustentação.

Macgaren

O caixão voador russo.

Fabio Jeffer

Uma bela aeronave, bem distante do que vc falou

LUIZ

Já voou nele? Essas aeronaves ainda tão em fase final de testes pra certificação. Então sua afirmação é só especulação.

Vinicius Momesso

Igual ao 737 MAX!
Agora quero ver é a Embraer ter expertise para construí uma aeronave totalmente nacional? Nem industria tem!

Neto

Cara, na apoteótica crise americana criada por Trump, percebe-se que nem os americanos produzem algo totalmente nacional. A cadeia da indústria é mundial. Década de 80 pra cá foi posto assim.
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Sabe quem consegue ter alguma indústria com componentes todos nacionais? Quem tem estado que investe pesado nisso. E não necessariamente essas industrias nacionais produzem seus produtos assim.

adriano Madureira

O Il-114-300 é muito bonito…

Abymael2

Interessante que o TV7 aparentemente enterrou o Il-112 mas, pelo jeito, não causou problemas no Il-114.
Com o embargo ocidental, o Il-114, um projeto que estava engavetado, agora terá um papel muito importante na aviação comercial russa