UEC e Rostec reafirmam planos de certificar os aviões Il-114-300 e SJ-100 até o final de 2025

Il-114-300
A certificação da aeronave Il-114-300, equipada com os motores TV7-117ST-01, deverá ser concluída até o final deste ano. A informação foi divulgada por Alexander Grachev, diretor da United Engine Corporation (UEC), em declaração reportada pela agência TASS.
“Este ano, estamos finalizando a certificação do Il-114 com os motores TV7-117ST-01. Mais de 100 voos já foram realizados e o trabalho está em ritmo acelerado. Ainda este ano, receberemos o certificado correspondente da aeronave com o motor, e entre seis e sete unidades serão despachadas”, afirmou Grachev.
Paralelamente, avança o processo de certificação do motor PD-8 para a aeronave SJ-100. A previsão é de que o certificado de tipo seja obtido no outono de 2025. As primeiras entregas do SJ-100 com motores PD-8 às companhias aéreas estão previstas para o início de 2026. A estimativa foi confirmada por Anton Alikhanov, Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, em 18 de abril, durante visita à UEC-Saturn, em Rybinsk. Os testes com motores estão em curso no segundo protótipo do SJ-100, enquanto uma terceira aeronave — composta inteiramente por componentes de fabricação russa — deverá voar ainda neste verão. O objetivo principal é concluir todos os testes de certificação até o final de 2025.

A Rostec também negou recentes reportagens publicadas pela agência “Prime”, que indicavam um suposto adiamento da certificação do SJ-100 para março de 2026.
“Em relação às recentes publicações sobre o adiamento da certificação do SJ New com substituição de importações, esclarecemos: as informações sobre o adiamento da certificação do Superjet são imprecisas. A certificação do motor PD-8 está prevista para o outono de 2025. Além disso, o Superjet com propulsão nacional deve concluir o programa de certificação de voo até o fim deste ano. Estamos seguindo o cronograma planejado. As entregas da aeronave às companhias aéreas estão previstas para começar em 2026”, declarou a assessoria de imprensa da Rostec.

Achei o motor PD8 do SJ100 muito próximo do solo, tomara que não ocorra acidente por ingestão de detritos da pista, a saída de exaustão do motor ” não sou especialista ” mais achei parecer mais distante da asa em relação a outras aeronaves reduzindo aquele efeito adicional de sustentação. Opinião de uma pessoa leiga no assunto.
Não entendi a relação entre saída de exaustão do motor e efeito adicional de sustentação.
O caixão voador russo.
Uma bela aeronave, bem distante do que vc falou
Já voou nele? Essas aeronaves ainda tão em fase final de testes pra certificação. Então sua afirmação é só especulação.
Igual ao 737 MAX!
Agora quero ver é a Embraer ter expertise para construí uma aeronave totalmente nacional? Nem industria tem!
Cara, na apoteótica crise americana criada por Trump, percebe-se que nem os americanos produzem algo totalmente nacional. A cadeia da indústria é mundial. Década de 80 pra cá foi posto assim.
.
Sabe quem consegue ter alguma indústria com componentes todos nacionais? Quem tem estado que investe pesado nisso. E não necessariamente essas industrias nacionais produzem seus produtos assim.
O Il-114-300 é muito bonito…
Interessante que o TV7 aparentemente enterrou o Il-112 mas, pelo jeito, não causou problemas no Il-114.
Com o embargo ocidental, o Il-114, um projeto que estava engavetado, agora terá um papel muito importante na aviação comercial russa