O AG600, hidroavião desenvolvido na China, recebeu no domingo seu certificado de tipo da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), liberando o caminho para sua entrega e entrada em operação comercial, informou a AVIC (Aviation Industry Corporation of China).

Com a certificação, o AG600 — o maior e mais pesado avião anfíbio do mundo — concluiu com sucesso uma longa série de testes rigorosos e está oficialmente autorizado a entrar no mercado.

O AG600 é o segundo modelo de aeronave anfíbia desenvolvido pela China, após o SH-5, criado nos anos 1970 para uso militar e já aposentado há muitos anos.

O avião faz parte de um trio de aeronaves de grande porte que simbolizam os esforços da China para se tornar um dos principais protagonistas da aviação mundial, ao lado do cargueiro estratégico Y-20 e do jato comercial de fuselagem estreita C919, ambos já em serviço.

O desenvolvimento do AG600 foi aprovado pelo governo central em junho de 2009 e iniciado em setembro do mesmo ano. Milhares de pesquisadores e engenheiros, oriundos de 312 institutos, empresas e universidades chinesas, participaram do projeto. A construção do primeiro protótipo começou em março de 2014 e foi concluída em julho de 2016.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest


19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole

Como meio de transporte, sim.
Como meio de resgate para longe da costa, e como linha de suprimento para países dependentes de ilhotas, é a respota ideal.

Hamom

A China possui diversas ”ilhas atóis”no Mar do Sul da China, algumas tem pistas de pouso construídas e outras não…

As protegidas águas interiores destas ilhas atóis são pistas de pouso naturais para hidroaviões transportando cargas.

”As Maldivas são um exemplo de país onde atóis são usados como pistas de pouso naturais para hidroaviões, que são uma forma comum de transporte entre as várias ilhas do arquipélago”.

Last edited 18 dias atrás by Hamom
Hamom

Não sei se a China possui um heli com as mesmas capacidades de carga… e certamente os EUA não venderiam pra China. E em muitas situações não dá pra simplesmente trocar um pelo outro. O alcance e velocidade de cruzeiro do AG600 são muito superiores aos do Super Stallion, ainda mais se ambos estiverem com carga máxima. O AG600 tem uma endurance de 12 h de voo, poderia ser adaptado para patrulhas marítimas de longa duração, até se reabastecendo em atois sem pistas previamente preparados. Por se um país insular com muitas ilhas, o ShinMayawa US-2 deve ser muito útil ao Japão, apesar… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Hamom
Leandro Costa

A China tem a cópia local (e sob licensa, se não me engano) do Super Frelon Francês e que gerou um novo helicóptero de carga.

Hamom

Valeu

Hamom

Entenda.
Em se tratando de um ambiente marítimo com largas distancias, é sim uma questão de alcance, velocidade, ”endurance” + capacidade de pouso,

Se o país tiver capacidade [$] para isto;
e dependendo das necessidades, helis e hidroaviões o ideal é ter os dois.

Abymael2

Pois é, vamos lembrar também que, segundo o Exército Brasileiro, operar helicópteros é infinitamente mais caro que que aviões. Lembrem-se daquele gráfico apresentado quando ainda estava em discussão a compra dos Sherpa, com o EB demonstrando o custo muito maior da hora de voo dos helicópteros e dizendo que o Sherpa iria fazer o mesmo trabalho, com mais capacidade de carga e alcance, por um terço do gasto.

Rinaldo Nery

Eles subestimaram os custos de manutenção do motor.

Leandro Costa

Roberto, Helicópteros não conseguem ter o mesmo alcance e velocidade de um hidroavião. Ou mesmo a capacidade de carga dependendo da aeronave em questão. Helicópteros precisam ter plataformas próximas, mesmo que não precisem nem pousar para deixar suas cargas. E dependendo do estado do mar, não apenas os hidroaviões não pousam, como os helicópteros não voam. O mar não fica nesse estado à toa. Há uma tentativa, em curso eu diria, que está tentando combinar o melhor de ambos. O Osprey. Mas embora o conceito do híbrido seja interessante, até agora na minha opinião não vingou. O hidroavião seria uma… Read more »

Carvalho2008

O amigo está enganado

Basta estudar a história dos projetos e sua operação

Aerodromos antes raros tornaram se abundante. Bases foram implementadas até em países aliados dispensando se assim os anfíbios grande parte e aos milhares. Por óbvio, a indústria do país carro chefe, não precisou receberaia eatea requisitosoldando assim as demais

Mas o anfíbio nunca deixou de ser produzido

Carvalho2008

Negativo Sr Roberto!

É necessario acompanhar a historia da evolucao de material militar.

O hidroaviao nunca saiu de pauta. Apenas teve acentuada reducao pois o mundo presenciou a expansao da infraestrutura de pistas e bases terrestres, inclusive, bases em pa8ses aliados ao pais que dá o tom dos conceitos de sua industria belica que keva aos demais do mundo a reboque.

Atentar que os avioes mencionados pelos colegas, como o Japones, sao homologados a operar em Mar 4.

Cada pais com seu requisito e necessidade …

Leandro Costa

Positivo, Sr. Carvalho. Concordo com o senhor! Hehhehehe

José 001

Verdade.

Principalmente em capacidade de carga, alcance e velocidade.

Esses chineses estão muito atrasados.

Só que não!

Last edited 19 dias atrás by José 001
Observador

Maior aeronave contemporânea do seguimento serve perfeitamente para os planos chineses envolvendo o pacífico e as ilhas artificiais chinesas.
Deve ainda ser uma boa aeronave para combate a incêndios e defesa civil. Seus principais concorrentes seriam o modelo japonês, o russo e o canadense.

Nonato

A ditadira comunista quer dominar o mundo.
Uma União Soviética do Século XXI.
Tentando iludir com projetos megalomaníacos.
O ocidente precisa acordar e reagir.
Trump é o unico com coragem de tomar atitude e é atacado pela imprensa woke globalista, representante da China no ocidente.
A quinta coluna…

Cassini

Bosco, é você?

Abymael2

No primeiro mandato do Trump, esse colega aí sempre repetia esse discurso e completava com “Trump precisa fazer um ataque preventivo contra a China, a hora é agora”.
Nada contra a opinião dele, cada um tem a sua…mas imagine só o resultado de um “ataque preventivo” contra potências nucleares…por aí você já percebe o grau de delírio…

Gerson Carvalho

O AG600 é projetada para realizar missões de resgate como combate a incêndios, busca e resgate marítimo em todos os tipos. Pode transportar 50 pessoas na versão Resgate e 12 ton. de água na versão Combate a Incêndio.

Ricardo

Os caras fazem tudo e se metem com tudo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Last edited 16 dias atrás by Ricardo