Graf Ignatievo, Bulgária – 14 de abril de 2025 – A Força Aérea da Bulgária celebrou neste domingo a chegada do seu primeiro caça F-16 Block 70, marcando o início de uma nova era de modernização militar no país. A cerimônia, realizada na Base Aérea de Graf Ignatievo, contou com a presença de representantes do Ministério da Defesa búlgaro e da fabricante norte-americana Lockheed Martin.

A entrega inaugura as operações com F-16 em solo búlgaro e simboliza um reforço estratégico para a segurança aérea nacional, além de estreitar os laços de defesa entre a Bulgária, os Estados Unidos e os demais aliados da OTAN. Ao todo, a Bulgária adquiriu 16 unidades do modelo Block 70, sendo que as primeiras oito aeronaves devem ser entregues até o final de 2025.

“Este não é apenas um novo avião para a Força Aérea da Bulgária. É o começo de uma era de maior segurança, capacidades avançadas e cooperação reforçada na região”, afirmou Mike Shoemaker, vice-presidente da divisão de caças integrados da Lockheed Martin.

O modelo F-16 Block 70 é uma das variantes mais modernas do lendário caça norte-americano, equipado com radar AESA APG-83 da Northrop Grumman, aviônicos avançados, vida útil estendida da estrutura (12 mil horas de voo) e recursos de segurança de última geração, como o sistema automático de prevenção de colisão com o solo (Auto GCAS) — tecnologia que já salvou 13 pilotos em 12 incidentes desde 2014.

Com a chegada do caça, a Bulgária passa a integrar oficialmente a rede europeia de operadores do F-16, que hoje já conta com mais de 700 aeronaves ativas no continente e mais de 3.100 em operação em todo o mundo. Os novos jatos búlgaros serão produzidos na fábrica da Lockheed Martin em Greenville, Carolina do Sul (EUA), que atualmente possui uma fila de produção de 114 F-16 Block 70/72 para diversos parceiros internacionais.

A modernização da Força Aérea da Bulgária é considerada um passo essencial para a renovação de sua frota militar e para o cumprimento de seus compromissos de defesa coletiva no contexto da OTAN, especialmente em um momento de instabilidade crescente no leste europeu.

“A Lockheed Martin tem orgulho de ser uma ponte entre os Estados Unidos e a Bulgária, promovendo a paz por meio da força em todo o mundo”, completou Shoemaker.

A entrega dos F-16 Block 70 reforça não apenas o poder aéreo da Bulgária, mas também sua posição estratégica na Europa oriental como parte integrante da segurança regional.

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JuggerBR

E os Teen Fighters americanos seguirão lutando por décadas. Talvez setenta anos após o primeiro voo. O que é bem inédito na história das Forças Aéreas desde sua criação. Geralmente cada modelo de avião ficava em serviço cinco anos antes de ser trocado por outro mais avançado.

Fabio Araujo

Os projetos dos F-15 e F-16 são muitos bons, até as primeiras versões desses caças conseguem ser atualizadas para o mesmo nível dos caças mais novos.

Angus

“Ao todo, a Bulgária adquiriu 16 unidades do modelo Block 70, sendo que as primeiras oito aeronaves devem ser entregues até o final de 2025.”

Por que tudo no Brasil é tão demorado e difícil de acontecer? se não estou enganado o primeiro Gripen E foi entregue em 2021 para a FAB (contrato assinado em 2014).

São vários argumentos e justificativas para justificar o injustificável. Ai aparece a “Bulgária” que consegue receber 8 F-16 Block 70 em 1 (um) ano.

Lamentável em todos os sentidos. “Parabéns” a todos envolvidos.

Rafael

Eles pagaram por um produto pronto, testado e por isso vão receber proporcionalmente antes do que nós.
Nós pagamos (será?) para aprender a fazer um caça (será mesmo?) que ainda está sendo certificado e aceitamos o risco de eventuais atrasos.
Cada um com suas escolhas…

Last edited 8 dias atrás by Rafael
Rinaldo Nery

O atraso é por falta de pagamento. Já foi discutido aqui dezenas, centenas de vezes. Nada a ver com “simbiose”, ou falta de visão.

Rinaldo Nery

Gripen C/D ou Gripen E? Não conheço o planejamento da Flygvapnet. Creio que a produção de Gripen E deles iniciou depois da nossa, salvo melhor juízo.

Microscopista

Sim, deve haver algum planejamento, mas é muito estranho a Suécia, com a Rússia no cangote, ter recebido menos unidades que nós… não é? Eu não descarto a hipótese de que a Saab não tenha investido o suficiente em sua linha de produção, nem que existam outras questões além do nosso regime de pagamentos miúdos.
Afinal, ninguém paga antecipado ao empreiteiro que não entrega o combinado por etapa.

Leandro Costa

Existe um cronograma para a Suécia. As entregas para a Força Aérea Sueca, de acordo com o cronograma deles lá atrás, devem começar apenas esse ano. Todas as aeronaves Suecas produzidas ou estão em testes na SAAB ou na FMV antes dos inícios das entregas, assim como foi com todo novo avião militar Sueco.

De novo, vocês estão chovendo no molhado.

Leandro Costa

Tem algumas coisas erradas com esse artigo que me levam à questionar todo o resto. O primeiro Gripen E recebido pela FMV foi em 2021 e não em 2023. E outra, a mais óbvia, é que você simplesmente não pode transformar um Gripen C em Gripen E. Existem diferenças estruturais que são, literalmente incompatíveis. Você pode atualizar um Gripen C para um padrão semelhante de certos sistemas, mas nunca realmente em um Gripen E. Outra coisa que chama atenção é que a Suécia já havia divulgado, a vários e vários anos atrás que nunca planejou substituir o Gripen C totalmente… Read more »

Henrique A

Mesmo que não houvesse falta de pagamento ainda seria um projeto mais demorado e sujeito à atrasos do que adquirir um caça plenamente operacional e em produção. A FAB fez a escolha mais arriscada e está pagando por isso.

Jaguar

Deve considerar que o Brasil comprou uma aeronave que estava em testes, não uma aeronave operacional que foi atualizada. Se vocês já viram um gripen de perto, sabe o tanto de tecnologia embarcada. Em Anápolis todos os dias tem um voando. Para um Brasil que sempre ouve diálogo entre nações, e tá pode muito bem protegido diplomaticamente, pode se esperar. Isto não é a confusão. O problema Mor se chama aposentadoria e pensão militar.

rui mendes

São os melhores assentos ejectores que há no mercado, da maior e melhor empresa do ramo , não vejo qual a surpresa??

Cido

Interessante essa preocupação com o bem estar do piloto, sabem que a função será muito usada e escolheram a melhor opção