O capitão Pavlo Ivanov, piloto da Força Aérea da Ucrânia, faleceu no sábado, 12 de abril de 2025, durante uma missão de combate sobre Sumy a bordo de um caça F-16. Aos 26 anos, Ivanov perdeu a vida enquanto defendia seu país contra as forças invasoras, conforme comunicado oficial da Força Aérea Ucraniana.

Uma comissão interdepartamental iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias do incidente. Segundo a BBC, o F-16 teria sido abatido por um míssil russo. No total, os russos dispararam três vezes contra o avião, com míssil antiaéreo guiado do sistema terrestre S-400 e mísseis ar-ar R-37.

O presidente Volodymyr Zelensky expressou condolências à família e aos colegas de Ivanov, destacando o papel crucial da aviação ucraniana na defesa nacional. Zelensky afirmou que a resposta será “forte e precisa”.

Pavlo Ivanov quando voava Su-25

Esta é a segunda perda de um piloto de F-16 pela Ucrânia desde a introdução desses caças no país. Em agosto de 2024, o piloto Oleksii Mes morreu durante uma missão de interceptação aérea.

Ivanov, que anteriormente pilotava aeronaves Su-25, havia participado de várias operações militares no Donbass. Após treinamento no Reino Unido e na Holanda, passou a operar os F-16 fornecidos por aliados ocidentais

A Força Aérea Ucraniana enfatizou que seus pilotos enfrentam condições extremamente desafiadoras, realizando missões de combate diariamente e arriscando suas vidas para proteger o país.

A morte de Ivanov representa uma perda significativa para a Ucrânia, que continua a depender de sua força aérea para operações defensivas e ofensivas no conflito em curso.

Subscribe
Notify of
guest


80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

Se fosse um MIG-29 cairia do mesmo jeito. Isso diz algo sobre ser torcedor e cuspir números e não entender cada aeronave como uma plataforma com potenciais e fraquezas a serem exploradas.
Minhas condolências aos colegas e familiares, e mais uma morte numa das guerras mais estúpidas do século…

Rinaldo Nery

Concordo.

Camargoer.

Uma guerra estúpida liderada por gente estúpida

Emmanuel

“Zelensky afirmou que a resposta será “forte e precisa”.”
Ele fala isso há a mais de dois anos.

Vinicius Momesso

Mas o que a Rússia fez hoje em Sumy é digno da mais pura covardia. A Inteligência Russa sabia que por ser um evento de condecoração, haveria civis e mesmo assim foi e bombardeou.

LUIZ

Os ucranianos já fizeram o mesmo contra os russos.

Bigliazzi

Pena que fizeram pouco né?

Iran

É, mas quem invadiu foi a Rússia, nenhum dos dois teriam sido atacados desta forma se a Rússia não tivesse iniciado a agressão e invasão em fevereiro de 2022

Jesus Baccaro

“Evento de condecoração ” ao ar livre no meio de uma guerra. Você anda assistindo muito filme estadunidense.

Vinicius Momesso

Noi foi eu quem inventou isso! Essa notícia foi publicada no canal pró Rússia “Intel Slava”. E lá eles lamentaram a morte de civis nesse ataque.

Comte. Nogueira

O fato é: concentração de militares usando civis como escudo humano. Na outra ponta, a Ucrânia sistematicamente ataca residências civis na fronteira, como Belgorod. Enfim, não tem santo nesse ambiente…

Vitor

Deixa de romance o que Israel faz no Oriente Médio com suas atrocidades tem as digitais de europeu e americanos.

Sergio

Claro, claro. Os israelenses se cansaram dessa história de estado palestino e Bibi, em conflito com o STF de Israel, resolveu, numa tarde de péssimo humor , invadir Gaza e chacoalhar os esqueletos do mundo massacrando palestinos inocentes e roubando o território pra Israel.

Faz sentido…

Chris

O que Israel faz ?

Sinistro é o que Hamas faz… Se esconde no meio da sua própria população… Sem preocupação nenhuma com mortes.

So mais um dia no mundo, de luta pelo “poder”… Que faz os muçulmanos ate viverem brigando entre eles.

Oseias

Pô, voces são uns raros mesmo. A coisa começa com Russia e Ucrania, dai descamba para Israel, hamas, Vietnã, Paquistão, Antartica , tratado de Tordesilhas e por ai vai. Tente se fixar no tema. Voces viajam muito, a repostagem sobre uma coisa, daqui a pouco estão falando de receita de bolo. Vai ser disléxicos assim lá longe!!!

Rogério Loureiro Dhiério

Sempre acaba em Lula X Bolsonaro, esquerda X direita x EUA x Rússia e por ai vai.

Cristiano ciclope

Isso então justifica bombardear escolas, hospitais e casas cheios de civis?
Na Ucrânia também era normal esconderem obuseiro e sistema de armas no meio da cidade, igual o Hamas!

João

justifica

Jefferson Ferreira

Você acabou de justificar o bombardeiro da russia…

brutus

ah mano nao acredito nesse negocio teoria conspiração

Ely

Irresponsabilidade da Ucrânia, fazer um evento militar em área civil.Estupidez manter uma guerra que não tem como ganhar.

Gerson Carvalho

massacre de civis de verdade está acontecendo em Gaza… a Russia e Ucrania é guerra entre exércitos, e claro que haverá vitimas civis, ainda mas quando continuam na zona de combate.

Leandro Costa

Cara, todo mundo aqui sabe que sou super crítico dos Russos e torço para que a Ucrânia saia dessa guerra com o máximo de vantagem possível (o que não é a mesma coisa de vencer a guerra, infelizmente). Os Russos estão errados e ponto final, para mim isso é indiscutível, assim como a indesculpável incompetência Russa. Mas um evento militar, seja de condecoração ou qualquer outra coisa, é alvo legítimo, e os civis nesse caso são um efeito colateral. É uma droga, uma porcaria, uma lástima e lamento pelas famílias de todos, mas ainda assim é alvo legítimo. Ainda mais… Read more »

BVR

Salve Leandro Costa !

Sim, chego até a pensar se o comando ucraniano não o fez de propósito. Ou seja, instrumento da guerra de propaganda.

Tudo bem que a Rússia tá mais queimada do que técnico de seleção brasileira que não vence; mas enqto essa guerra durar todos os recursos e todos os campos em que ela se desenrola são válidos para atuação.

Os resultados dessa atuação é que são variáveis ou, até certo ponto, questionáveis na sua efetividade para ganhos desejáveis.

Leonardo Bastos

Sério isso…???

Macgaren

Padrão russo isso ai

Cristiano ciclope

Tipo aqueles ataques americanos no Iraque e no Afeganistão quando bombardearam velórios para atingir um adversário, mesmo tendo civis ali, ou Israel bombardeando hospitais em Gaza!

suTERMINATOR

esqueceu do atentado terrorista no crocus city hall em moscou?

Underground

Dois anos estão os russos cometendo todo tipo de crime contra cicis como mera vingana por sua própria incopetência.

Heinz

Sim, e há mais de dois anos que os ucranianos punem os russos com baixas altíssimas, inclusive já abateram várias aeronaves russas, é da guerra, segue o jogo.

Vinicius Momesso

E os Russos fizeram o mesmo… é da guerra, segue o jogo.

Heinz

justamente

Leonardo Bastos

Será que estamos falando da mesma guerra…??

Heinz

Se for do conflito Ucrânia x Rússia sim, ou tem algum outro?

Ely

Ucrânia um dos países mais corruptos e racista do mundo.

Thrash Metal

Assim como a Rússia. Só pesquisar

Bigliazzi

Em três dias Kiev, três semanas Paris… e lá se vão mais de 3 anos com as patetices russas

Vinicius Momesso

Agora resta saber quem de fato realizou o abate: o S-400 ou um caça russo(Mig-29, Su-27/35/57)?

Filipe Prestes

Faz realmente alguma diferença?

Vinicius Momesso

Para os entusiastas, sim.

JCuritiba

A pessoa morreu, a familia perdeu seu filho e você querendo jogar super trunfo?

Fabio Araujo

Para os ucranianos pode fazer a diferença, o sistema de guerra eletrônica do F-16 pode ser ajustado melhor sabendo quais tipos de ameaças ele enfrentou, foram três mísseis isso quer dizer que dois foram evitados e um não foi, qual foi o radar que travou e acertou o F-16? Foi de um caça ou de um S-400? Qual o míssil e como funciona o radar desse míssil? isso são informações muito importantes que os ucranianos devem estar analisando as informações do F-16 e de outros meios para conseguir o máximo de inteligência possível para aumentar as chances de sobrevivência nas… Read more »

João Augusto

Você não está considerando cenários piores: podem ter sido disparados 3 e o primeiro já acertou, por exemplo.

Fabio Araujo

Mas em todo caso, as informações dos meios de inteligência disponíveis vão ser analisadas para tentar ajustar os meios de guerra eletrônica do F-16 e/ou tentar identificar áreas mais perigosas para se evitar essas áreas.

Sergio Machado

Há informações que foi iluminado por um SU35 que compartilhou dados com um S400, e este efetuou o disparo.
Se confirmado, essa sinergia de dados entre aeronaves e SAM criam uma rede bem complicada para o adversário.

Fábio Mayer

Maldita guerra!

Camargoer.

Guerra estúpida conduzida por gente estúpida

EduardoSP

Essa é a guerra mais fácil de acabar, basta a Rússia se retirar do território da Ucrânia, como fizeram no Afeganistão.
É só “desinvadir”.

carcara_br

Sim a OTAN também precisa parar que colocar floriculturas nas fronteiras russas. Muitos idosos alérgicos aí foram pra guerra…

Rafael Santos

Ah, sim, a tal de OTAN invade países e faz eles entrarem para o tratado à força. É praticamente uma URSS do ocidente.

Last edited 8 dias atrás by Rafael Santos
Camargoer.

Tão fácil quanto quanto viver além dos 100 anos.. basta não morrer.

LUIZ

A Rússia não invadiu a Ucrânia ao seu bel prazer. Ela poderia ter feito isso na Bielorrússia caso o gv Lukachenko tivesse sido deposto por um golpe de estado tramado pelo ocidente. Aquela região do leste europeu é quintal russo assim como a América Latina é quintal dos EUA como eles falam abertamente. Mesmo estando errados em invadir a Ucrânia,os russos não tinham outra opção pois diplomacia não é política ocidental.

EduardoSP

Hitler também não tinha outra opção a não ser ocupar Áustria, Tchecoslováquia e Polônia se quisesse criar seu lebensraum.

Eu realmente tenho muita dó desses autocratas que fazem o que fazem porque não tem outra opção. Deve ser dura a vida deles.

LUIZ

“Hitler também não tinha outra opção a não ser ocupar Áustria, Tchecoslováquia e Polônia se quisesse criar seu lebensraum.”

Quer comparar Hitler com o Putin? Quer comparar a gigante Rússia com o minúsculo território alemão? Os interesses e ideais do Hitler e do Putin são totalmente diferentes.

Pestana

Como.a Rússia alcançou ao longo do tempo um território de 17 milhões de km2.
Foi na base de invasões.
Tinha em 1200 DC o território da Suiça

Os maiores invasores da história

Camargoer.

Edu. A guerra na Ucrãnia nada tem a ver com a II Guerra.. aquela guerra foi principalmente ideológica.. foi um confronto entre o fascismo, o comunismo e a democracia liberal.. Agora, os países envolvidos são todos capitalistas, ainda que existam países menos ou mais democráticos. Talvez, com algum cuidado, é possível fazer um paralelo entre o que está acontecendo agora e o que antecedeu a I Guerra.. Tem um livro muito bom chamado “Os sonâmbulos” que contextualiza o período que antecedeu a I Guerra e discute como o toda a diplomacia europeia e mundial fracassou.. vale a pena. Aliás, entender… Read more »

Leandro Costa

Diplomacia não é política ocidental?

Gente… parem de usar LSD! Não faz bem à saúde.

LUIZ

Diz onde a diplomacia ocidental foi bem sucedida?

Leandro Costa

Bem sucedida ou não, não significa que não exista diplomacia ou que ela não seja sempre a primeira opção na tentativa de resolução de um conflito. Nunca depende apenas de um lado. Lembra-se de quando houve fila de chefes de Estado ir falar e negociar com o Putin tentando evitar a invasão que a CIA (aquela que todo mundo que enxerga em 8 ou 80 diz que não funciona), disse que ocorreria e o Putin negou enfaticamente todo Mundo e passou uma mensagem diplomática super clara mantendo-se à uma distância incrível dos Chefes de Estado que iam até ele tentar… Read more »

brazil

Boa pergunta Luiz. Na verdade não houve “diplomacia do Ocidente”, no sentido lato. A Diplomacia, virou um mero instrumento belicista, o Blinken quase tem um troço, de tanto que viajou, mas as suas viagens eram basicamente para jogar gasolina no fogo e não água. Isto não é diplomacia é coautoria. O último exercício Diplomático do “Ocidente”, foi quando o Macron esteve sentado no hemisfério leste daquela mesa do Putin…risos

Cleiton

Bem fora do tema. Tem uns vídeos rolando aqui na região que a FAB derrubou outro avião cheio de drogas dentro de ,uma área indígena próximo ao teles pires na divisa do PA com MT.

Fabio Araujo

Três mísseis entre S-400 e R-37 não foi fácil abater o F-16 o sistema de guerra eletrônica junto com o perícia do piloto deram trabalho aos russos. Que o piloto descanse em paz! Depois de meses em ação uma hora essa notícia de um F-16 abatido chegaria por melhor que seja o caça e seus sistemas de defesa eletrônica no meio de uma guerra com ações ocorrendo praticamente todo dia uma hora vão acertá-lo infelizmente é uma guerra.

Vinicius Momesso

Como você tem certeza de que apenas um missil acertou de fato a aeronave?

Last edited 8 dias atrás by Vinicius Momesso
BraZil

Guerra extremamente previsível, que estúpidos provocaram: Boris, Leyen, Zelensky, Biden…a incompetência dessa turma é de assombrar. Só pra citar um exemplo: lembram da Leyen (uma diplomata de alto cargo), dizendo que iriam devolver a Rússia aos anos 20 do século passado? arrogância acompanhada de competência é desculpável, mas acompanhada de incompetência e de falta de conhecimento básico do que é a Rússia, para um diplomata que deve ter uns 50 acessores? além de think tanks que recebem muita grana do contribuinte para dar informações que vê-se, são falsas, tendenciosas ou simplesmente erradas (por incompetência) ai fica grotesco…

Jose Pereira

Tudo pela destruição.
Sinceramente…mesmo se governo ucraniano ceder a todos os anseios do putin ele não vai parar com a guerra.
Nesta altura parece mais um jogo, hobby , distração para ele.
A morte de russos e ucranianos e motivo de satisfação.

Marcos

Dado que os Russos consideram que a Ucrânia faz parte da Rússia, não esperam nada mais que a submissão total e talvez a anexação completa.

José Luís

Mais uma morte, entre as milhares, desnecessárias; mais um número para os torcedores explorarem, “X aeronave vai mudar o curso da guerra, Y aeronave vai mudar o curso da guerra”. Todos os lados são perdedores, traumas que durarão gerações. Já era para a Ucrânia ter dado um passo para trás, passou da hora de parar essa loucura.

Last edited 8 dias atrás by José Luís
Camargoer.

Uma guerra estúpida.

Marcos

Algumas vezes vale muito a pena salvar os dedos e deixar irem os anéis…

LUIZ

Os russos deram todas as oportunidades de acordos bem no início pra salvar 90% da Ucrânia. Agora os russos vão abocanhar no mínimo 50% do país ou todo pra não deixar sob controle do ocidente.

Carlos

Os teus comentários nos dizem que andas a beber algo fora do prazo porque o que fazes são afirmações e não opiniões e essas afirmações estão fora da realidade e dos fatos.

José Luís

Exatamente, a Ucrânia sabe que não ganha essa guerra, cada dia que passa, são mais vidas inocentes perdidas lá. As vezes “precisamos dar um passo para trás, para poder dar dois para frente depois”. Pelo visto Zelensky não está preocupado com seu próprio povo.

José Luís

https://exame.com/mundo/trump-acusa-zelensky-de-iniciar-guerra-com-a-russia-que-nao-poderia-vencer/amp

“Trump acusa Zelensky de iniciar guerra com a Rússia que não poderia vencer”

Danilo José Francis da Silva Nunes

Zelensky só fala, pois a ucrânia no front, iram lutar lutar lutar e lutar, não vão vencer, não vão recuperar as terras que já perderam, não vão entrar pra UE e muito menos pra OTAN, acabaram destruindo seu próprio pais e sua população, e o pior o cara sabia que não podia vencer ainda assim colocou a narrativa de vamos defender a nossa soberania em um pais que a vida toda foi corrupto e comandado por oligarcas russos e ucranianos ambos a serviço do kremlin.

JHF

Na Ukrania de hoje temos um grupo de oligarcas que combatem a influência russa, são da parte “Polonesa”, fundamentalmente o leste da Ukrania, a mais comprometida com a entrada na UE e com menor quantidade de população de etnia russa (ou descendente de….). Estes oligarcas se uniram com (e representam) os interesses da parte europeia, inglesa e em grande medida da família Biden e outros democratas americanos. São eles que mantém o apoio em maior ou menor grado à figura de Ze-Lenski. Até encontrarem uma outra saida consensual entre a UE, a OTAN e os States.

Nitrox13

“Morrem jovem que não se conhecem e nunca se odiaram, por velhos que se conhecem e que se odeiam!”

Diego Lima

“Em agosto de 2024, o piloto Oleksii Mes morreu durante uma missão de interceptação aérea.”

Para os torcedores, tudo indica que foi em combate aéreo

Recruta Zero

26 anos que dizer que tinha 23 anos quando essa guerra começou,não é surpresa uma perda de F16 mas parece que a Ucrânia perdeu muitos pilotos experientes ao ponto de recém formados serem mandados para esquadrões de defesa aérea e superioridade aérea o que pode indicar um nível de atrito muito elevado .

Bigliazzi

Enquanto os Russos são abatidos como moscas uma morte Ucraniana gera uma matéria no blog. Esses russos são muito patéticos

José Joaquim da Silva Santos

Não ter sobrevivido é um indício de ter sido atingido por um míssil com ogiva maior… mas não é definitivo.