Getafe, Espanha, 11 de abril de 2025 – O primeiro Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) da Força Aérea e Espacial da Espanha entrou oficialmente em serviço junto ao 45º Esquadrão. Esta é a primeira de três aeronaves tanque e de transporte multimissão adquiridas pelo Ministério da Defesa da Espanha em novembro de 2021.

A aeronave, que operará a partir da Base Aérea de Torrejón de Ardoz, em Madri, foi entregue pelas instalações da Airbus em Getafe (Madri), onde está localizado o centro de conversão do A330 MRTT.

“Com a entrada em serviço deste primeiro A330 MRTT, a Força Aérea e Espacial da Espanha passa a contar com a melhor aeronave tanque do mundo em sua frota,” afirmou Jean-Brice Dumont, chefe de Poder Aéreo da Airbus Defence and Space. “O MRTT não apenas proporcionará interoperabilidade com nações aliadas e autonomia estratégica, como também aumentará significativamente as capacidades de projeção, evacuação aérea e reabastecimento em voo.”

O Airbus A330 MRTT está equipado com um moderno sistema de reabastecimento por mangueira e cesta, possui autonomia superior a 18 horas de voo e alcance de até 16.000 quilômetros.

Atualmente, é o único avião tanque e cargueiro estratégico de nova geração disponível e operacional. Sua capacidade básica de combustível de 111 toneladas permite realizar missões de reabastecimento aéreo sem tanques adicionais.

Graças à fuselagem de grande porte, o A330 MRTT pode ser utilizado como aeronave de transporte com capacidade para até 300 soldados ou uma carga útil de até 45 toneladas (99.000 lb). Além disso, pode ser configurado com um kit de evacuação médica (MEDEVAC), permitindo a instalação de módulos de macas e unidades de cuidados intensivos.

A segunda e a terceira unidades do A330 MRTT espanhol estão atualmente em processo de conversão em Getafe. Até o momento, o 45º Esquadrão tem utilizado os A330 ainda não convertidos para transporte de pessoal e equipamentos militares, como no exercício Pacific Skies 2024 ou nas evacuações de cidadãos espanhóis do Níger e do Sudão.

FONTE: Airbus

Subscribe
Notify of
guest


105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

E os nossos A330 que foram comprados em 2022, até hoje não teve contrato assinado para a conversão…

Marcelo Tatsch

Contrato assinado? Acho que não. Já perderam a vaga na fila de Getafe, na Espanha. A fila anda!!!

Last edited 5 dias atrás by Marcelo Tatsch
Ivan herrera

Não teve é pelo jeito nem vai ter, vai servir só pra transportar políticos mesmo.

Camargoer.

Pelo que temos acompanhado, o Kc30 tem sido usado em missões de repatriação, transporte de cargas e transporte presidencial.

Neste caso, afirmar que ele só serve para transporte de políticos é um erro.

comment image

George A.

Pra mim que sou leigo ele parece é estar sobrecarregado de missões, deviam encaminhar logo a resolução da questão do avião presidencial ou oficializar ele pra isso e adquirir outro pra FAB, não tem cabimento esse “improviso” virar solução definitiva.

Camargoer.

O VC-1 serve bem para a maioria das viagens presidenciais dentro do Brasil e até na América Latina.. tanto ele quanto o VC-2 são menores… O KC 30 faz sentido para viagens maiores .. Seria um desperdício de recursos deixar um Kc30 apenas para viagens presidenciais… Aliás, até o Vc1 já foi usado para repatriação de brasileiros.. O Kc30 é um excelente avião e também bastante caro de operar. A FAB tem dois… Por enquanto sai usados para transporte estratégico de cargas e pessoas.. a ideia é que também façam o reabastecimento estratégico das aeronaves da FAB. Adaptar um deles… Read more »

Heinz

Claro, a Janja tem que viajar de 1° classe!

Camargoer.

Do que vocẽ está falando?

Sensato

Não temos KC-30. Os aviões não foram convertidos. São C-30. Normal as pessoas considerarem o que ele disse se contar quantas missões de repatriação e quantas de transporte de Presipone e Aspones ele já fez.

Camargoer.

Sim.. você tem razão, contudo a FAB os chama de Kc30..

Agora, se for rigoroso, teria que chamar então de Vc30.

Sensato

Mesmo que eles chamem de F22 eu não sou obrigado a ser ridículo junto com eles. Não teria que chamar de VC30 pois ele não foi comprado pra ser VC (na verdade foi tipo uma invasão do MSA), não é configurado pra ser VC e não é usado exclusivamente como VC.

Camargoer.

então…. como vocẽ mesmo disse, a FAB chama os aviões dela do que quiser… aliás, a MB e a MB usam a mesma designação para aeronaves diferentes e designações diferentes para aeronaves iguais… O Mirage III era F103 e o Mirage 2000 ficou F2000… O Xavante era AT326 que na Embraer era Emb326 que era o Aermacchi MB 326, enquanto que o Supertucando começou como Emb 314 na Embraer que virou A29 na FAB para virar A29 na Embraer também…. O SR71 era para ser RS71. Acho que a FAB designou os Boring 767 arrendados como KC767.. isto sugere que… Read more »

Rinaldo Nery

AT-26. Não 326.

Camargoer.

Opa. Isso mesmo. Obrigado. O Xavante era AT26 na FAB, foi Emb 326 na Embraer e MB 326 a Aermacchi.. Eu acho que o Tucano começou Emb 312 na Embraer, T27 na AFA e quando equipou os “terceiros” era “AT27”.. mas não sei dizer ser ele chegou a ser “AT27” na AFA também. Eu fico incomodado com duas coisas. 1) a falta de padrão nos códigos das aeronaves, que gostaria que fosse um único para todo o Ministério da Defesa e 2) a dificuldade de MB de sustentar um padrão para o código dos meio navais. Por exemplo, as fragatas… Read more »

Last edited 3 dias atrás by Camargoer.
Rinaldo Nery

A = ataque; T= treinamento, F = fighter, C = cargo, P = Patrulha, E = eletrônico, S = search and recue, H = helicóptero, U = utilitário, V = VIP, R = reconhecimento.

Camargoer.

Sim… eu lembrava da dificuldade das forças armadas brasileiras padronizarem… o AMX da FAB era A1.. o A4 da MB também… cada uma das forças usam um nome e código diferente para os mesmos helicópteros, ainda que sejam versões diferentes…

Acho que foi o MacNamara, que tinha sido presidente da Ford, que determinou a padronização nos EUA…

Sobre o Tucano, eles era AT27 nos terceiros né? Ou eram só A27? Agora não lembro mais.. tempos antigos quando os bichos falavam

Rinaldo Nery

AT-27. Na 2a ELO tbm.

Camargoer.

Valeu.

Rinaldo Nery

K = reabastecimento. X = experimental. Z = planador.

Sensato

Justamente por isso que acho ridículo ele ser chamado de KC30. A meu ver, seria bem interessante a FAB renomear a aeronave justamente pra evidenciar que deveriam ser convertidos, que isso é importante para as capacidades do país mas que o projeto não avança porque o GF prefere fazer outros usos da verba.

Underground

Salve! Sempre me intrigou o uso do “P” para caças durante a segunda guerra: P38, P47, P51, P80, depois virou F80.

Kleber Paulo Peters

Era de “Pursuit”, perseguidor.

Camargoer.

Talvez fosse P de “Phighter“…

Rinaldo Nery

P = persuit.

Camargoer.

sim… ainda que “phighter” parece “vintage”… apenas uma phiada

Pedro I

kkkkk…
É verdade, o primeiro acordo ortográfico tinha sido revogado em 1934…rsrs.

Last edited 2 dias atrás by Pedro I
Camargoer.

Pois é.. a primeira TV colorida em casa foi uma Philips… dai fizeram um recall para colorem uma plaquinha de plástico escrita “Fílipis”

Leandro Costa

Correto.

Leandro Costa

Só para complementar o que o Kleber falou. Era ‘P’ para caças até a criação da USAF em 1947 (antes era parte do exército, USAAF’)quando todas as aeronaves de caça receberam a designação ‘F’ inclusive as antigas. Todas que ainda se encontravam em serviço mudaram junto, ou seja, os P-47 e P-51 passaram à designação F-47 e F-51. Se fizer uma busca por imagens por ‘F-47’ ou ‘F-51’ vão aparecer imagens dessas aeronaves no pós Guerra e, no caso dos Mustang, provavelmente em ação na Guerra da Coréia. Mas isso só para a USAF. A USN e USMC continuaram com… Read more »

Sensato

Por mais que você escreva, permanece o fato de que o C30 não é KC30 porque o GF preferiu dar outros usos pra verba ao invés de mandar os vetores pra conversão, perdendo o lugar na fila pra os converter, privando o país dessa importante capacidade.

Pablo

Sim um erro, esqueceste a primeira dama

Camargoer.

o problema é se o marido dela esquecê-la ou eu esquecer da minha

Underground

Mas foi comprado com objetivo de ser convertido, então… deveria ser convertido, e assim seria usado para isso e as outra tarefas.

Camargoer.

Então. o objetivo do programa KC-X é a aquisição de dois A330 de segunda mão e a sua conversão para abastecedores estratégicos. O programa foi aprovado e as aeronaves adquiridas. O programa continua ativo… quem determina a alocação de recursos anualmente para cada programa na elaboraççao do orçamento é a própria FAB. É a FAB que elege as prioridades.. foi a FAB quem determina o valor que cada programa vai receber.. eu não sei o que foi considerado.. talvez o fato do programa Fx2 estar atrasado tenha levado a FAB tirar a prioridade de conversão… mas isso é apenas especulação… Read more »

MMerlin

Atualmente, os principais usuários das aeronaves da FAB são os Ministros do STF. Antes restrito ao Presidente des órgão, recentemente todos os Ministros ganharam o direito de uso, inclusive com direito à sigilo e transporte de familiares. E aindansem necessidade de solicitação restrita ao exercício da função. Pode ser para uso pessoal a partir das mudanças. Essa semana saíram artigos que expõem os números. Estão conseguindo bater até a classe política. Como sempre dizem, não existe nada que não possa piorar. Antes éramos mal representados apenas pela classe política. Agora, o judiciário se mostra pior em termos de extravagância e… Read more »

Equilibrium

Fonte?

MMerlin

Só pra complementar, aqui vai o artigo original, que tem dois gráficos interessantes.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/governo-empresta-avioes-da-fab-ao-stf-e-poe-lista-de-passageiros-em-sigilo-por-5-anos.shtml

Rafael Cordeiro

Pois é, inclusive o Excelentíssimo Ministro Alexandre de Moraes utilizou avião da FAB para se deslocar para assistir o jogo do Corinthians e alegou que era uma questão de segurança. Estamos reféns de um sistema político (e o STF nem deveria ser político, mas é) onde o dinheiro do contribuinte vai pro ralo/bolso de alguns sem dó e piedade.

Rinaldo Nery

Tem gente aqui que acredita que ele é o “Guardião da democracia “.

Rafael Cordeiro

Compraram um avião presidencial sem alardear, jogada de mestre do Lulinha e da esbanJanja!

Camargoer.

Os dois Kc30 foram adquiridos em abril de 2022

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/38934/

Fábio Mayer

O presidente gostou dos A330 para suas viagens, esqueça sua conversão, eles ficarão para o GTE.

Camargoer.

A FAB já teve um avião presidencial que também servia para transporte e para reabastecimento estratégico.

Pelo que lembro, o avião presidencial francês também serve para reabastecimento estratégico.

Fábio Mayer

Eu sei, mas sinceramente, duvido que enviem para conversão.

Camargoer.

O fato do avião poder ser usado para viagens presidenciais não é razão para cancelar a sua conversão para reabastecedor

A FAB até pode desistir da conversão, mas seria por outra razão.

Sensato

Fácil. A conversão demora e deixa o avião indisponível pra ser usado pra levar caravanas principescas.

Camargoer.

Seria um argumento caso a FAB tivesse apenas um avião.. tendo dois Kc30, a eventual indisponibilidade de um deles durante a conversão importa pouco…

seria necessário perguntar para o Comandante da FAB que é a pessoa responsável pela elaboração do orçamento o que pesou na decisão…

Um orçamento é uma descrição de prioridades… talvez ele consiga explicar porque a conversão dos Kc30 foram canceladas ou adiadas

Sensato

Até poderia ficar com apenas um se as Carreta Furacão fossem menos frequentes e com menos integrantes. Não há necessidade de perguntar nada ao Cmdte da FAB pois ele atua de acordo com as ordens de quem o indicou ou é retirado do cargo.

Camargoer.

O orçamento federal é feito de baixo para cima… as organizações menores elaboram suas demandas e listam suas prioridades… tudo isto é reunido em um documento elaborado pelo ministro que o encaminha para o ministério do planejamento, onde é elaborado a proposta de orçamento junto com o ministério da Fazendo.. depois, o Congresso avalia, modifica e aprova o orçamento final, autorizando os gastos do executivo. Programas caros como o ProSub, Fx2, etc. são todos elaborados e detalhados dentro do ministério e encaminhados para o gabinete da presidência, que pode autorizar, pedir esclarecimentos e até cancelar.. outros programas menores, são decididos… Read more »

Sensato

Não vão porque o PR desistiu de comprar outro para a presidência já que traria ainda mais desgaste que o que já tem e só estaria disponível quando ele não estivesse mais lá pra aproveitar.

Sensato

A Inglaterra, que é um país sério, usa um de seus MRTT pra essa missão e nenhum líder lá tem a cara de pau de reclamar do avião.

Camargoer.

Pois é.. eu também acho razoável que se possa usar um reabastecedor estratégico para transporte presidencial… Aliás, a FAB já fez isto antes com o Sucatão e deu certo.

Sensato

Diria que é mais que razoável. É a única forma de demonstrar respeito pelo dinheiro do contribuinte.

Camargoer.

diria sensato

Marcelo
Rinaldo Nery

Não foi aberta investigação alguma.

Fabio Araujo

Tem previsão do nosso primeiro ir para conversão?

Rinaldo Nery

Não.

Underground

Para quê? Só temos oito caças Gripen.

Welington S.

Em relação aos nossos sequer temos alguma estimativa de conversão e é uma capacidade que precisamos PRA ONTEM!

Qual é o valor de conversão para MRTT?

Wellington R. Soares

Caro Xará, tudo bem ?
Acho que não vai ser mais necessário, pra abastecer 8 Gripens pode ser o KC390 mesmo kkk..
Brincadeiras a partes, nossas FAs são de lascar.
Tudo no mínimo, baixíssimas quantidades.
Se houvesse um ranking descente de forças armadas, custo dizer se estaríamos em 40° pelo menos. Hoje muitas nações tomaram a frente.
Grécia, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, Egito, Argélia, etc….
Fora as potências já conhecidas por todos que nem precisamos citar.

Ivan herrera

Minha esperança é que entregue mais 4 gripens, aí fechamos com um poderoso esquadrão de 12 caças. Rssss

Matheus R

No projeto de lei orçamentária/2025 está previsto R$1.000.000 para este programa.
Não sei se será o suficiente para converter os 2.
rsrsrrs

Leandro Costa

Não sei se paga o traslado da aeronave até lá, para ser sincero hehehehe

MMerlin

O custo de conversão varia, mas a média fica entre US$ 150 a US$ 200 milhões de dólares.

BlackRiver

Uma licitação com requisitos onde nem a própria Airbus fabricante do A330 se qualificava para participar, logo somente uma empresa se qualificou em todos os requisitos da licitação, por coincidência logo após esta mesma empresa assinou um contrato para fornecer treinamento aos aviadores da FAB, contrato este o qual já discutimos os valores em outro momento!

Por fim, só quem acredita em 🎅
Também acreditou que esses aviões seriam convertidos com rapidez e agilidade!
A pergunta hoje é se um dia serão realmente convertidos?

Rinaldo Nery

E onde os pilotos do 2°/2° seriam formados? Eu fui formado (e treinado) pela Rio Sul, entre 2000 e 2002.

BlackRiver

Não morde a chumbada…
Já discutimos esse assunto em outro tópico, a questão não é onde? A questão é quanto $$$

Last edited 5 dias atrás by BlackRiver
Rinaldo Nery

Diga o valor e argumente.

BlackRiver

Embora esses valores já foram tema de discussão em outro tópico, no qual o Sr. participou, vamos lá! Força Aérea Brasileira paga R$ 9 milhões à Azul para treinar pilotosOito pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) passarão por treinamento prático e teórico da Azul para operar dois aviões específicosPetrônio Viana 15/09/2024 02:00, atualizado 15/09/2024 16:55 Considerado o valor atual do do dollar temos um montante de $194000,00 (Cento e noventa e quatro mil dólares por aviador) Aviadores estes já formados e com experiência, em treinamento de transição de equipamento. O Sr, com formação na área de Administração Pública, pela Academia Da Força… Read more »

Last edited 4 dias atrás by BlackRiver
Abymael2

Dimuliu o outro kkk

Rinaldo Nery

Nem dormi…

Rinaldo Nery

Bem, vamos lá. O simulador está incluso nesses 194 mil. O custo da hora de simulador gira em torno de 600 dólares, no mínimo. São, pelo menos 44 horas por piloto. 11 sessões de 4 horas. 44 X 600 = 26.400 dólares. Tem um ground school, que também é cobrado. Não deve ser barato. Tem o custo da hora de vôo do A330 (não sei o valor), mais o custo do instrutor e da hospedagem em hotéis (as missões têm pernoite). Quantas horas em rota voaram? Deve, tudo, ficar próximo dos 194 mil. Sim, eu pagaria.

Rinaldo Nery

Ah, esqueci do lucro da empresa.

BlackRiver

E que lucro em?
As custas do dinheiro do contribuinte.

BlackRiver

Muito obrigado por compartilhar sua visão, seus pensamentos, ao ler e interpretar suas respostas, percebo que em nenhum momento sequer você cogitou a possibilidade de ter levando em conta outras opções, logo isso demostra a falta de preocupação com o dinheiro “publico”, mas não existe dinheiro publico, existe dinheiro de quem trabalha. Quanto a sua visão, sua opinião, sua falta de argumentos sólidos, sua falta de empatia e humildade, sua visão única que a FAB sempre tomou as melhores decisões e sempre esta certa apenas demonstra com plenitude o por que do atual fracassada FAB, bem como sua frustração por… Read more »

Last edited 3 dias atrás by BlackRiver
Rinaldo Nery

Amigo, pára de marretar, posando de “contribuinte indignado”! Que outra opção teria? Quem mais opera A330 no Brasil? A Airbus não ministra curso em rota pra ninguém. Tá insatisfeito? Vai no MPF e protocola uma denúncia. Que chatice…

Equilibrium

Ele mesmo disse em um dos comentários que o filho dele era um dos que participaram do treinamento. Espera que ele vá atacar?

Rinaldo Nery

Não, não era. Meu filho está na LATAM, ganhando um salário decente.

BlackRiver

Parabéns pra ele, sucesso como aviador civil.

Equilibrium

Como se toda a formação que ele fez na FAB e as horas de voo tivessem sido de graça pros nossos bolsos. Você mesmo disse que ele era do corsário.

Rinaldo Nery

Ele era Arara. 1°/9° GAV. Nunca disse que era do Corsário. Você deve ter consumido algo e se equivocou.

Franz A. Neeracher

Caso vc esteja se referindo a uma empresa de Viracopos; esta presta serviços de manutenção e treinamento de pilotos para o KC-30.

Mas a empresa não tem capacidade para fazer a conversão para MRTT.

BlackRiver

Obvio que a empresa em questão não tem essa capacidade não tem essa capacidade, afinal de manutenção precisa de autorização do fabricante, imagina para conversão, e por falar em conversão de A330 para A330MRTT se não me falha a memoria, somente a própria Airbus tem homologação e faz esse trabalho!

Sensato

Sao duas. A Airbus mesmo e a ST Engineering que é uma jv entre uma empresa de Singapura e a Airbus

FERNANDO

Por que não temos uma Força Aérea Espacial Brasileira?
Claro, já sei a resposta!
2150 chega rapidex já está ai!

Saldanha da Gama

Temos a agência Espacial Brasileira

Saldanha da Gama

que não funciona

Pedro I

Que até agora, pelo que lembro, só mandou uma coisa e alguns técnicos e engenheiros “para o espaço”….

MMerlin

Se refere à AEB?
Dali não sai mais nada.
Acredito que todos os engenheiros que a Agência tinha já pediram exoneração e foram para onsetor privado.
Sabe como ela é conhecida pelos profissionais (importante: brasileiros) do ramo?
Agência Espacial de Brinquedo

Jota Ká

Brazilian Air & Space Force – BASF

jota ká

… ou TAB – Táxi Aéreo de Brasília ! 🙂

Last edited 2 dias atrás by jota ká
Camargoer.

Assim como a MB faz o papel de guarda costeira sem precisar que ela se chama “Marinha e Guarda Costeira do Brasil”, a FAB também faz o papel de força aeroespacial sem precisar ser chamada “Força Aeroespacial Brasileira”

Jota Ká

Quase off topic: Fiquei curioso: eles têm alguma atividade militar espacial? Ou é só pra imitar os vizinhos do leste? 🙂

Bartolomeu

Fora do tema, mas estou com uma duvida. Solicito aos colegas bem informados, opinião sobre o comentário abaixo, que li em blog español. El F35 es tirar el dinero y ser rehén de los intereses de los USA nadie puede estar con aviones carisimos dependiendo de actualizaciones vía satelite diarias,en una guerra mundial los satélites son lo primero que van a caer y todo el armamento que depende de estas redes digitales serán inservibles…con una atmosfera ionizada por explosiones nucleares las comunicaciones serán un milagro…las plataformas de armas autonomas con información precargada y autonoma seran las mejores..para mi entender el… Read more »

Rinaldo Nery

Parece correto.

Camargoer.

Não sei… tem tanta coisa relacionada.. se a Espanha estiver lutando junto com os EUA, seja do interesse deles que as aeronaves estejam operacionais. A atualização do software pode ser feita por diversos meios, até conectando-as a um computador no solo ou usando aviões que sirvam para a transmissão de dados… lembro que a transmissão dos jogos da copa de 70 foi feita assim, um avião ficava dando voltas em um local servindo para refletir os sinais de microondas que eram transmitidos de uma antena até outra antena retransmissora Além disso, as aeronaves podem operar mesmo com uma versão anterior..… Read more »

BrunoFN

Parabéns a Espanha … hoje os A330MRTT e o melhor em sua categoria , quantos aos nossos KC-30 , esqueçam a conversão para esse par ..talvez em um futuro nao tao distante , a FAB inicia a aquisição de pelo menos + 2 unidades desse modelo , quem sabe 3 .. sendo uma presidencial ”vip”.. 2 MRTTs usada por ai , ou mesmo 2 ”civis” para conversão melhor planejada

Rafael Oliveira

A conversão dos nossos não deve ser prioridade da FAB.

Prefiro entregas do Gripen em dia e um segundo lote do que gastar dinheiro com isso.

O avião que faça escalas nas viagens civis mais longas.

E na seara militar que fiquemos sem essa capacidade. Para quem terá 36 Gripens não ter um reabastecedor de longo alcance é o de menos.

Douglas Rodrigues

Enquanto isso, num país mais ao sul…
Nenhuma novidade sobre a conversão dos nossos, pois estão sendo bastante utilizados para turismo de caravanas políticas mundo afora…
Deveriam então adquirir mais na configuração VIP e assim deixar os dois em conversão (um de cada vez).

Sensato

Que configuração VIP nada! Já tá viajando de graça e ainda quer luxo? Os comerciais já são muito mais que o merecido.

Abymael2

Esse negócio de Força Aérea Espacial parecia até piada, mas aí a manada começou a aderir e parece que ficou sério. Até a Espanha…
Mas continua sendo bem ridículo.

mauricio

Força aérea espacial…
Expectativa: rolê no sistema solar
Realidade: voo de caça 10 mil metros de altura e olhe lá.

Leo Costa

O nosso primeiro MRTT já era pra estar quase pronto! Mas…..