Delegação tcheca visita instalações da Embraer e inspeciona produção do C-390 Millennium

Uma delegação da República Tcheca, liderada pela diretora da Seção de Cooperação Industrial, Radka Konderlová, e pelo comandante da Força Aérea Tcheca, general Petr Čepelka, realizou uma visita oficial às instalações da Embraer, em meio à crescente parceria entre os dois países no setor de defesa.
Durante a visita, os representantes tchecos puderam conhecer de perto a linha de montagem do Embraer C-390 Millennium, aeronave de transporte militar escolhida pela Força Aérea Tcheca. A delegação acompanhou parte do processo de fabricação de uma das duas unidades encomendadas por Praga, cujo contrato foi assinado em 2024.
A visita simboliza o fortalecimento das relações entre Brasil e República Tcheca na área aeroespacial e de defesa, com destaque para a transferência de tecnologia, suporte logístico e perspectivas de cooperação industrial mais ampla. O C-390, que já opera em países como Brasil, Portugal e Hungria, é reconhecido por sua versatilidade, capacidade de carga e desempenho em diversas missões.
Com a entrega do primeiro exemplar prevista para 2026, a República Tcheca se tornará o quarto operador global da aeronave, ampliando sua capacidade logística e de resposta a missões humanitárias, transporte de tropas e cargas estratégicas.
FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca
Interessante. Então tem o FAB 2860 Pronto. O 3° de Portugal, o 2° da Hungria e o primeiro da Rep. Tcheca. São os mais avançados na linha de produção. Depois vem o da Áustria em início da sua montagem estrutural.
O FAB 2860 é o 10° da força aérea?
Será o 8°
Acho que na linha de produção estão o segundo da Hungria, o terceiro de Portugal e os dois da Rep. Tcheca. O da Áustria veio começar a ser construído agora e creio que está com algumas partes avulsas, sem a fuselagem tomando corpo. Acho que vai ser logo finalizada a entrega da Hungria e R Tcheca e aí entra o da Austria naquela fila de quatro unidades. Estamos em abril e acho que o da Rep Tcheca só voa lá pra outubro para fazer testes de montagem e testes de aceitação e só será operacionalizado lá pro ano que vem.… Read more »
Lembrando que o 2856, furou a fila – foi repetir a merenda – e estava atrás do 2860.
Detalhes: um certo “membro” que fez as fotos em uma de suas visitas e deixou o comentário aqui no site em passado recente, poderá refazer.
Alguém sabe informar quantos KC-390 a Embraer consegue entregar por ano?
Consta que seriam 6 por ano, mas pode ampliar para 12 na mesma planta.
Pelo que lembro é isto mesmo… teve uma matéria aqui no “Aéreo” sobre isso. A configuração atual seria capaz de produzir 6 aeronaves anuais mas a linha teria uma capacidade de dobrar isto, dependendo da contratação de mais pessoal.. creio que existira até possibilidade de ampliar turnos sem precisar investir em maquinário ou ferramenta. .. dependendo apenas do número de encomendas e do cronograma de entregas. A FAB tem uma cadência contratada de uma aeronave por ano.. ela continua sendo o maior cliente do Kc390. Eu acho que a construção de um avião destes leva entre 2~3 anos.. A linha… Read more »
Bom dia , dinheiro é muito importante mas a poluição visual do site tá demais , tá não ?
Pior que não, ainda temos sortes que não colocaram AD que levam em sites +18, e mesmo usando bloqueadores só de clicar na página ele já envia tbm.
Roberto, se dependesse de nós não teríamos publicidade no site, mas quando solicitamos assinaturas, poucos quiseram aderir.
Nobre Galante, se possível solicitem novamente as assinaturas, disponibilizem mais opções ( mensal, semestral e anual) ) e de cara deixem bem visível o Pix .
Não é muito, mas pretendo assinar e contribuir e reconhecer esse vosso trabalho e essa “pequena ” comunidade que tanto fez e faz para divulgar o assunto com seriedade, além de ter proporcionado horas e horas de diversão, leitura, reflexões e entretenimento… Chega um momento que podemos e devemos retribuir e reconhecer o esforço. Um grande abraço
Também acho que um pequeno “anúncio” com a chave PIX ao final da matéria seria de grande valia. A pessoa pode doar sem ter a obrigação da recorrência.
Talvez a questão não seja a publicidade ou a quantidade dela, mas de como colocá-la melhor esteticamente na interface.
Por curiosidade, quanto custa um avião desses? ele tem várias versões ou é unica?
Versão única. Porém tem o recheio. O mesmo vale para a aviao comercial e executiva, no qual você pode pedir sensores adicionais, entre outros.
Bem.. a grosso modo tem duas versões.. tem a de transporte que é o C390 ele aquele.que também faz reabastecimento… Que é o Kc390…
Portugal pagou cerca de US$ 900 milhões por cinco aviões incluindo treinamento e apoio logístico… Da para assumir que o preço varie entre US$ 150 – 200 milhões dependendo do pacote
Eu já vi números variando entre 80 e 130 milhões. Mas geralmente não é divulgado, porque existe a diferença entre o preço da aeronave sem nada adicional, “fly away” (“tire da fábrica e saia voando”), e ela dentro de um pacote de serviços e peças, que costuma ser o valor divulgado. Então se hipoteticamente o preço base fosse 80 milões de dólares, com os pacotes que as forças aéreas costumam comprar, o preço unitário juntando tudo pode chegar a 20, 30% a mais que o preço base. Esses pacotes consistem em peças de reposição, manuais, treinamentos de pilotos e mecânicos… Read more »
Há um erro no texto. O contrato dos KC’s da Republica Tcheca foi assinado no final do ano passado. A seleção é que se deu em 2023. De acordo com informações divulgadas na época da assinatura do contrato, o primeiro exemplar seria entregue em 2025. A própria Embraer estimou para este ano entregar de 4 a 5 unidades. O meu palpite é que seriam 1 para a FAB, 1 para FAP, 1 para Hungria, 1 para a Republica Tcheca e 1 para a Coréia do Sul.
Quem bom ler “tcheca”, como sempre foi em vez do execrável “checa”, do país “Chéquia” (??) que virou moda usar.
Fujo feito o diabo da cruz de textos com “checos” e “estadunidenses” (esse é o pior, querem normalizar aqui um gentílico de uso no espanhol!)….
A Embraer é coisa de primeiro mundo no Brasil, um espaço de exceção. O próprio chão da fábrica parece aqueles ambientes de fabricas automatizadas da Alemanha e do Japão. É mais limpo que o chão da tua casa.
Pura verdade. É algo realmente impressionante. Só quem visita a fábrica tem essa noção. E é mais limpo e organizado que outros fabricantes.