Motor V2500 ultrapassa 300 milhões de horas de voo e consolida legado de confiabilidade

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East Hartford, 9 de abril de 2025 – A IAE International Aero Engines AG (IAE) anunciou hoje que seu motor V2500® ultrapassou a marca de 300 milhões de horas de voo em operação, consolidando sua reputação como um dos propulsores mais confiáveis e duráveis da aviação global. A IAE é um consórcio multinacional formado pelas empresas Pratt & Whitney, Japanese Aero Engines Corporation e MTU Aero Engines AG.

Atualmente, cerca de 2.800 aeronaves ao redor do mundo são equipadas com o V2500, operadas por mais de 150 companhias em missões de passageiros, carga e uso militar. O motor é amplamente utilizado na família Airbus A320ceo, incluindo as versões cargueiras A321F, e também no cargueiro militar Embraer C-390 Millennium.

“Esse marco de 300 milhões de horas é um testemunho do desempenho e da confiabilidade do V2500 ao longo de décadas de operação”, afirmou Kelly Horan, presidente da IAE. “Com média de 15 anos de uso, o motor ainda está em plena forma, e continuamos oferecendo soluções personalizadas para atender às necessidades operacionais e financeiras de nossos clientes.”

O V2500 não apenas demonstra longevidade, como também robustez. Um exemplar recentemente retirado de operação acumulou mais de 43 mil horas de voo desde sua instalação em abril de 2013. Em 2024, o motor também foi testado com sucesso utilizando 100% de combustível de aviação sintético (SAF), reforçando o compromisso da IAE com a sustentabilidade.

A IAE oferece uma gama de serviços para o V2500, incluindo soluções para peças com vida útil limitada, programas de materiais novos e usados e trocas de motores. A manutenção é suportada por uma rede de 13 centros de MRO (manutenção, reparo e revisão), sendo oito deles operados diretamente por empresas do consórcio.

O V2500 continua sendo um dos pilares da aviação comercial e militar global, sustentado pela expertise das empresas fundadoras da IAE, incluindo a Pratt & Whitney, subsidiária do grupo RTX, maior conglomerado aeroespacial e de defesa do mundo.

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Clésio Luiz

Quando o KC-390 ainda estava em fase de protótipo, muitos se perguntavam porque usar um motor mais antigo como o V2500, ao invés dos novos motores que prometiam milagres em economia de combustível. Hoje sabemos o porque: O P&W PW1000G é uma bomba que deu e ainda dá prejuízos às companhias que operam aeronaves com ele, então usar o V2500 foi a decisão correta.

Ouvinte

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Last edited 16 dias atrás by Ouvinte
BlackRiver

Uma bomba talvez seja um pouco de exagero de vossa parte, afinal a PW informou desde o principio que o motor teria uma fase de maturação e que essa fase seria uma fase de troca de peças. The process of “On-Condition” maintenance is applied to items (e.g. an aircraft engine and a wooden aircraft propeller) on which a determination of their continued airworthiness can be made by visual inspection, measurements, tests or other means without disassembly inspection or overhaul. Para uma força aérea que opera poucos aviões, e voa poucas horas no ano, e a função não é dar lucro,… Read more »

jota

Usar um motor excelente e confiável foi uma decisão muito feliz da Embraer. Confiabilidade instantânea. Vejam o tanto de problemas relacionados aos motores do A400. O c390 ,logo após o lançamento, foi voando até a Europa.

Sergio Cintra

Só não resiste a granizo e falta de grana para manutenção. O Kc390 2853 está parado a mais de ano e isso é uma vergonha e falta de respeito dos gestores para os pagadores de impostos ( todos nós) para com uma aeronave nova e fazendo parte de um item de vitrine e propaganda quando em desempenho da sua utilidade.

jota

Ninguém resiste a granizo. São PEDRAS de gelo. Um motor provado, comprovado e confiável desse , e fica inutilizado, foi muito grave o dano. Cada motor custa na ordem de 10 a 15miU$d. Sao cerca de 75 mi R$. Cada motor. É muita grana.

Jagder

Nada que um ap de deputado federal governista não possa conter em termos de dinheiro.

Rommelqe

É caro mas é o preço, certo? Considero que o 2853 não deveria estar indisponível todo este tempo. Os recursos para manutenção e reparos teriam que estar contemplados.

Bueno

A Parada do FAB2853 é devido ao motor ter sido danificado com granizo?

Jose Pereira

Curiosidade…alguém do chat já voou no kc 390 ? como foi ?

Rafael Cordeiro

Foi um sonho, literalmente!

Algol

Eu cheguei a pensar que com os aviões da família A320neo utilizando apenas motores da CFM e PW, a IAE não teria muito futuro. Mas são tantos V2500 em operação e em aviões novos ainda, que a IAE vai ter demanda por décadas. Fora o fato de ser uma joint venture de fabricantes grandes, assim como a CFM.

Uma dúvida: alguém aqui da área de mecânica de aeronaves sabe se é verdade que os CFM56 são bem mais fáceis de mexer do que os V2500? Li isso em alguns fóruns gringos. Obrigado!

Edvander

300.000.000 de horas de voo da 3.424 anos tem um erro aí.

Franz A. Neeracher

Não há erro algum…..vc não entendeu o texto.

Esse número de 300 milhões é a soma total de horas de voo de todos os motores entregues até hoje.

São cerca de 7.500 motores V2500 construídos até o momento.