O governo da Índia aprovou, em 9 de abril de 2025, um acordo para a aquisição de 26 caças navais Rafale Marine da França, no valor de mais de ₹63.000 crore (aproximadamente US$ 7 bilhões).

O contrato prevê a entrega de 22 aeronaves monoposto e 4 biposto, destinadas a fortalecer as capacidades aéreas da Marinha Indiana. Além das aeronaves, o acordo inclui um pacote abrangente de manutenção da frota, suporte logístico, treinamento de pessoal e componentes de fabricação local, conforme as obrigações de compensação.

Espera-se que a entrega dos caças Rafale Marine comece aproximadamente cinco anos após a assinatura do contrato. As aeronaves serão embarcadas no INS Vikrant, o primeiro porta-aviões indígena da Índia. Atualmente, a Força Aérea Indiana opera 36 caças Rafale em suas bases em Ambala e Hashimara.

A aquisição dos caças Rafale Marine é considerada um avanço significativo para a Marinha Indiana, reforçando suas capacidades operacionais e contribuindo para a segurança regional. Este acordo também fortalece os laços de defesa entre a Índia e a França, refletindo uma parceria estratégica em evolução.

INS Vikrant
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Luís Henrique

Mídias indianas estão noticiando que foi oferecido ao Brasil o JF-17 block 3 agora no início de abril e que a India oferece o Tejas Mk1A.

Também indicam que o comandante da FAB sugeriu que caso a India compre os C-390 a FAB poderia adquirir Tejas como compensação.

Parece que a FAB está analisando opções no mercado antes de bater o martelo em F-16 usados para cobrir a aposentadoria dos AMX.

Já sobre o Rafale M acho um bom caça mas é muito caro.

Last edited 17 dias atrás by Luís Henrique
Rafael Santos

Que Tejas errada esta notícia.

Hamom

O presidente em sua ida a Moscou em Maio, irá fechar com Yak-130 para substituir os AMX. ^ ^

Last edited 16 dias atrás by Hamom
BlackRiver

Presidente vai comprar…
SU34 Um caça bombardeiro perfeito para substituir o AMX
(Brincadeira em galera)

Compra mais F39
Padronização de frota e de logística
Redução de custos e aumento de disponibilidade.

Last edited 16 dias atrás by BlackRiver
Fábio Mayer

Tambem vai fechar com uns Iliushins para complementar a frota de KC390 e uns SU35 para substituir os A-1…

Willber Rodrigues

Índia tem a obrigação de oferecer seus produtos pra gente e pra qualquer um. Papel do vendedor é esse mesmo.

A gente comprá-los, aí já são outros 500…

PS: com todo o respeito, mas eu queria entender essa sanha em querer trocar AMX por F-16 usado…

Last edited 17 dias atrás by Willber Rodrigues
Santamariense

Eu não acho que seja uma sanha. A necessidade de um substituto para o A-1M existe. O enorme atraso nas entregas do Gripen também existe. Se a FAB vai adquirir um outro caça para substituir os A-1M e complementar o Gripen na substituição dos F-5M, eu também não sei. Se for adquirir e se esse caça vai ser o F-16, sei menos ainda. Só sei de uma coisa: a FAB precisa de aviões de combate para anteontem e em quantidade maior que o ridículo número de 36 Gripen.

Willber Rodrigues

Sobre os Gripens estarem vindo em conta-gotas e atrasado, e sobre a FAB precisar substituir os AMX pra ontem, eu compreendo.
O que, sinceramente, não compreendo é querer substituir AMX ou F-5 por F-16.
Oras, não tem grana pra Gripen, mas vai ter pra F-16 de segunda mão, e ter grana pra manter duas linhas logísticas diferentes?
Entende? É uma conta que não bate.
Se fosse substituí-los por Gripens usados, aí seria mais “compreensível”, embora muito longe do ideal.

Santamariense

O caça usado, seja qual for, vai ser muito mais barato e em quantidades proporcionais aos vetores sendo desativados. Por exemplo, para substituir os 21 A-1 do 3⁰ lote que operaram em Santa Maria nos tempos bons deste vetor, digamos que encomendassem 20 F-16 usados ou Gripen C/D ou qualquer outro nessa linha. O que é mais barato? 20 Gripen novos ou 20 caças usados? Linha logística dupla? Hoje temos 3 linhas logísticas (Gripen, F-5 e A-1)…já tivemos 4 (Mirage III, F-5, A-1 e AT-26). Concordo que somente F-39 seria o ideal, mas não tem sido possível pelo que se… Read more »

João

perfeito

ln(0)

Acho que com o Trump comprar avião dos EUA é sem cabimento. E comprar de segunda mão é uma economia só na compra, porque para manter material velho se gasta bem mais dinheiro.

jota

O A-1M é um avião excelente. Acredito que seria um carrasco para blindados ou CAS no cone sul. Mas o mundo girou. Atualmente, A1, A10, Su25, seriam dizimados no CAS. O EB talvez não tenha suficiente, mas manpads e drones mudaram, pra sempre, a estratégia do CAS. O vetor tem que estar alto e longe pra ser efetivo. E armado com vários brimstone , hellfire, JDAM,etc. Se descer pra usar canhão, corre grande risco. Dessa forma, não valeria a pena outro vetor.

Santamariense

O A-1, se for substituído na FAB (algo que já não creio mais que ocorrerá), será por um caça multifuncional ou por um avião de treinamento com capacidade de ataque, como o FA-50 e M346. A necessidade de substituição dos A-1 é óbvia, só não sei se acontecerá.

João

Prezado…..
CAS é coisa de EUA e Rússia e China….
Mal os países da OTAN tem essa capacidade….
Os Anv tem prioridade para a Campanha Aérea Estratégica. Empregá-los contra alvos no nível tático e ainda dos mais baixos, no nosso caso e da maioria, é dificílimo.

ln(0)

O A29 cumpre essa função de CAS. O AMX é especial por poder fazer os esclarecimento com os seus sensores. O Gripen ainda não faz, esse é o problema. Uma opção aventada seria ter uns A29N como “tampão” até os Gripens estarem aptos a isso. Na minha visão é melhor que comprar velharias e atrapalhar ainda mais a aquisição do Gripen.

João

exato

Fábio Mayer

Eu imagino que hoje, a aviação de caça/combate a jato no Brasil não ultrapasse 40 aeronaves ativas (31 F5, 6A1 e 3A4). O Brasil precisa de aeronaves mesmo, é pro mês de dezembro passado!

Dworkin

Deve ser invejinha dos hermanos e ciúmes do tio sam. Você nao conhece militares br ? A maioria sonha em ser um yankee.

Rinaldo Nery

Eu nunca sonhei isso. Nem meus amigos.

Marcelo

O sonho do exército é defender o interesse americano pelo mundo kkk.
https://youtu.be/ZNnsbPkZAHo?si=8G_j4WV6M8UBuAwe

Luís Henrique

Eu acho fácil entender. Os AMX foram aposentados na Itália no ano passado e devem ser aposentados na FAB até o final do ano (agora em 2025). Paralelo à isso a FAB aposentou os Mirage 2000 em 2013 e planeja aposentar os F-5 de forma gradual até 2029. Os míseros 36 Gripen E/F que foram adquiridos da para cobrir a aposentadoria dos Mirage 2000 e de PARTE dos F-5. Mais um lote deve ser adquirido para cobrir toda a frota de F-5. Só recebemos 9 Gripen e as entregas estão bem lentas devido aos atrasos nos Pagamentos. Com a aposentadoria… Read more »

Underground

Só temos cinco AMX operacionais, e esses cinco estão sendo mantidos com um custo absurdo.
A opção por F16 é pela disponibilidade de aeronaves usadas.

João

Para toda Hipótese de Emprego, de curto, médio e longo prazo, existem os meios, as tropas, o preparo, as aquisições e produções planejados para operar. A baixa do AMX pode estar dando “vácuo” de capacidade para alguma hipótese, que o Gerenciamento de Risco não permite como aceitável. 1) É ideal q um Gripen NG substitua o A-1M? Sim, óbvio. 2) A substituição virá em tempo de não ter vácuo operacional? Provavelmente sim, já q se cogita a aquisição de um “tapa buraco”. 3) Quem pode tapar esse possível vácuo q se aproxima? F-16, Tejas etc etc 4) Comprar, receber, alcançar… Read more »

George A.

Eles citam como fonte relatos no X, difícil dar tanto crédito…
Entretanto, o fato disso ser notícia parece confirmar que a FAB andou mesmo “sondando o mercado”, como disse a notinha do péssimo DN:

https://idrw.org/jf-17-block-iii-and-tejas-mk1a-compete-for-brazils-f-5-replacement-program/

Luciano

Com certeza o Paquistão vai tentar vender o peixe dele. Aposto que os coreanos também já ofereceram o Fa50.

Mas, por uma questão geopolítica, de logistica, e doutrina, o Gripen CD de segunda mão ou o Tejas Mk1A, creio que tem bem mais chances.

No artigo que publicaste, os indianos alegam que o Tejas MK1A custa 37 milhões de dólares…mas eu acho que é bem mais, acredito em 65 ou 70 milhões, considerando todo o pacote que acompanha.

Pablo

Acho que poderia ser analisado sistema de artilharia AA para o EB.

art

não dá idéia não…

Rodolfo

Depois que o EB soltou a nota da aquisição de drones excluindo empresas de países que poderiam restringir o acesso ao uso (americanas), esquece esse negocio de F16 usado na FAB.

Mauro Oliveira

Sugestão do comando da FAB para aviões de combate?

Melhor pagar algum sujeito aleatório de qualquer rua de qualquer cidade brasileira…

Mauro Oliveira

Depois de 12 anos o óbvio continua acontecendo.

Rafale cada vez mais consolidado no mercado de caças.

Já um certo por aí… Nem dispara canhão mas tem tem IOC faz anos numa “forssa aéria” com “ultra especialistas” (auto-designados)…

Plínio Jr

Devido a postura atual do governo dos EUA acho muito dificil aquisição de qualquer coisa de tecnologia sensivel vindo deles…isto abre caminho para outras apostas e o Tejas como contrapartida dos C-390 é uma delas….

Waldir

O Brasil joga tanto dinheiro fora, mas tanto, que se cortassem uns 20% dos benefícios do parlamento, judiciário, executivo e muitas outras coisas dava pra comprar uns 10 Gripens a vista por ano. E tbem para as demais forças armadas. Qq reforma nesse estado balofo, corrupto e ineficiente já dava para fazer a festa.

EduardoSP

E tem de cortar as aposentadorias do INSS. O maior gasto da União.
Só assim para o estado balofo ficar mignon.

Ouvinte

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Last edited 17 dias atrás by Ouvinte
JuggerBR

Acho que estão com bastante pressa, Paquistão se armando com aviões chineses mais avançados que os Sukhoi 30 indianos.

Wellington R. Soares

Logicamente nosso foco deve ser o Gripen, isso é indiscutível, mas como seria perfeito ver uns 36 Rafale com as cores da FAB, junto com mais 108 (3 lotes) Gripens =)

Cipinha

Se fosse para ter outro caça junto com Gripen iria de KF21 ou F-18 mesmo, por causa do motor “igual”. Mas não acho que tenha sentido ter outro caça da mesma geração, era melhor esperar surgir um quinta geração sem ser EUA, China ou Rússia para comprar, dizem que o KF-21 em outras versões terá maior furtividade, tem o turco

Iran

Meu sonho era ver 84 Gripens e mais 24 caças de quinta geração, meu favorito pelas especificações seria o KAAN da Turquia, acho ele superior ao KF-21. Claro, isso quando eles tiverem baias internas.
Depois disso poderíamos entrar como financiadores do Tempest, ou algum outro projeto de 6th.
Mas claro, na vida real isso é praticamente ficção científica, infelizmente

Carlos Campos

Perfeito no seu sonho amigo, não existe vantagem para o Rafale, a não ser um pouquinho a mais de alcance

Wellington

Negativo meu amigo, pesquisa a capacidade total de carga do Rafale e depois compara com a do Gripen.

Por mais que sejam da mesma geração, o Rafale no geral é superior em muitos aspectos e o principal é a capacidade de carga total, praticamente o dobro do Gripen.

https://www.aereo.jor.br/2010/07/06/rafale-em-luta-de-peso-pesado/

Last edited 17 dias atrás by Wellington
Santamariense

Rafale C
Vazio: 9.770 kg
Máximo de decolagem: 24.500 kg

24.500 – 9.770 = 14.730 kg (combustível interno, externo e armas)

Gripen E
Vazio: 8.000 kg
Máximo de decolagem: 16.500 kg

16.500 – 8.000 = 8.500 kg (combustível interno, externo e armas)

Carlos Campos

A capacida de carga total do Rafale é maior, ele pode encher os Pilones de Armas e encher o tanque interno e decolar e decolar, porém ele não fará combate aéreo entupido de armas, o alcance do rafale é um pouco maior em combate, ou seja, não existe razão lógica para ter Rafale e Gripen no Brasil, Rafale carrega mais coias e tem um pouco mais de alcance em combate, se for em alcance sem combate o Gripen ganha pela aerodinamica ser melhor para isso, ou seja ou tem que ser gripen ou rafale, junto de caça 5G

Willber Rodrigues

Meio óbvio isso.
Se a Força Aérea deles usa Rafale, e se o Rafale já tem uma versão pra NaE, nada mais natural e lógico a Marinha deles, por terem NaE, adquirirem esse caça nessa versão.

Luciano

O impressionante é o preço. Mesmo que a versão Marine seja mais cara, e que o pacote logistico seja robusto, 270 milhões de dólares por avião é absolutamente impensável para um mortal.

E os irmãos peruanos? Sonhando com o Rafale…mais uma pro Gripen, anotem. E será bom pra nós.

JuggerBR

E pensar que o F-22, com custos de desenvolvimento e produção, custou 370 milhões cada. Isso há 20 anos atrás. E porque foram canceladas novas encomendas, o que reduziria este custo.

Diego

O Gripen deveria ser a escolha lógica para todos países de 3 mundo, e economias emergentes, é mais barato que seus concorrentes diretos, e oferece a mesmas capacidades, só limitado por ser uma plataforma menor.

JuggerBR

E se comparar com o contrato mais recente do F-18, que é equivalente ao Rafale naval, fica ainda pior: A Boeing estende a produção do Super Hornet até 2027 – Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa Por volta de 76 milhões cada. Claro que tem toda a parte política, mas é muito caro, realmente.

Atirador

Com o envolvimento com os sul-coreanos aposto no F50 no Peru

Luciano

O FA50, pode ser, afinal, a KAI assinou acordos com eles. Mas…eles destinaram 3.5 bilhões de dólares para comprar 24 aviões supersonicos de primeira linha. Somente o Gripen se enquadra nessas características. E talvez, mas muito improvável, o KF21.

Carlos I

O Peru se aproximou bastante da Coreia do Sul, algo que a Suécia não tem como fazer portanto não diria ser improvável.

Iran

Acho que os peruanos vão de FA50 pra substituir os MiG-29, e de Gripen ou KF21 pra substituir os Mirage 2000.

Luciano

Bom, nesse caso, não fecharia “24” aviões, porque na prática, pelos 3.5 bilhões que eles destinaram, seria possível adquirir, por exemplo, 15 FA50 e 15 KF21. Até teria uma lógica, sem dúvida. Mas, a shortlist não inclui o KF21, e por essa grana, poderiam comprar 40 unidades do FA50 Block 20.

Matheus

E aquele pessoal falando que queria Tejas na MB kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se nem os Indianos querem, imagine o resto do mundo.

Luciano

Acho que tu estás invertendo o ponto central. E qual tu gostarias que fosse escolhido pela MB? O Rafale a 270 milhões cada?

Santamariense

A MB não tem que querer avião de caça. Tem que pensar em repor os navios velhos e obsoletos que opera e em quantidades bem maiores do que apenas 4 fragatas medianamente armadas.
Quanto ao Tejas naval, se a Índia optou pelo Rafale em detrimento do avião nacional, isso depõe contra o avião indiano. Mas, independente disso, um pacote, mesmo que seja completo, que resulta em um valor de 270 milhões de dólares por aeronave, é caro, sem dúvida alguma.

Luciano

O Tejas é um supersonico de segunda linha, sempre foi, e a Índia nunca o cogitou como primeira linha da defesa de sua armada. Se um dia a MB quiser um caça embarcado, o Tejas é uma das opções, porque acho improvável que possamos adquirir algo como o Rafale.

Iran

O Tejas é um caça low de fabricação nacional pra fazer volume, os indianos querem operar uns 20 esquadrões a mais do que já operam, e não vão conseguir fazer isso operando pesados caças bimotores pq eles são muito caros, pra isso que serve o Tejas, fazer volume, mesma coisa o JF-17 no Paquistão.

Last edited 17 dias atrás by Iran
Iran

Os indianos precisam da melhor tecnologia possível nos porta-aviões, é um vetor de vanguarda, por isso o Tejas não se encaixa.

JuggerBR

Os indianos não querem o Tejas? Onde saiu essa informação? Rafale é caça bimotor, pesado e naval, nada a ver com o Tejas, caça leve monomotor.

Carlos Campos

Paquistão e China com caças 5G e a índia com caças 4,5G e nem compra um sistema EW pra esses caças ou os SU30, deveriam dar um gás no AMCA

Jose Pereira

Ótima aquisição.

Clésio Luiz

Off Topic: Ontem um IU-93M da FAB (Hawker 800XP), pertencente ao Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), saiu da pista e colapsou o trem de pouso.

https://youtu.be/exb8hHiN-Vw

Santamariense

Foi anteontem.

Ricardo

Ótima compra! Parabéns a marinha indiana!

Magalhaes

“O contrato prevê a entrega de 22 aeronaves monoposto e 4 biposto” …os bipostos também operarão nos porta aviões ? Desconhecia o Rafale naval biposto….

Abymael2

Esse aí é o caça que muitos aqui passaram anos debochando e chamando de “le jaca”, tinha um conhecido participante do site, que usava uma espécie de penic0 preto na cabeça e se intitulava “lord” (e que ainda está por aí, mas com novas alcunhas), que era o mais assíduo detrator da aeronave francesa. Já vimos muito esse filme, ocorre também com o Caracal. Porque para essas pessoas, tudo que não é “made in Usa” é porcaria. Nunca entendi esse fetiche de brasileiros pelo tio Sam. Enfim, o mundo deu voltas e aí está o Rafale, cada vez mais consolidado.… Read more »

Santamariense

O Rafael é um ótimo avião. Caro de operar e manter, mas é bom. O Caracal é outra situação, completamente diferente. Ele já está sendo substituído na França pelo NH90 Caiman 2.

https://www.forte.jor.br/2025/04/05/helicoptero-nh90-caiman-padrao-2-destinado-as-forcas-especiais-francesas-e-apresentado-ao-publico/

Jorgemateus77

tinha não
ainda tem gente que jura de pés juntos que o Gripen de alguma forma é superior ao Rafale
mas na atual conjectura, muito mal temos Gripen, que dirá Rafale
Podemos agradecer todos os Presidentos brasileiros desde os anos 90 até hoje em dia

Mercenário

Apenas 26 da versão M?
Parece pouco para os porta aviões indianos. A própria França só tem um NAe e opera 42 da versão M.

Luís Henrique

A marinha indiana iniciou os estudos para adquirir 57 caças navais novos para substituir os MiG-29K nos 2 navios aeródromos. Isso em 2016 ou 2017. Mas depois decidiram reduzir o número para 26 caças. Foi noticiado que problemas de suprimento de peças e operação dos MiG-29K foram resolvidos. Talvez por isso a India resolveu manter os MiG-29K no Nae mais antigo e usar os Rafale M no Nae mais novo. Os 45 MiG-29K foram recebidos entre 2010 e 2016. Então os mais velhos estão com 15 anos de uso e os mais novos com 9. Os primeiros Rafale M deverão… Read more »

Antunes 1980

Bye bye MIG-29 naval.

O aumento na compra de equipamentos ocidentais pela Índia, em relação aos russos aumentou mais de 50% nos últimos 10 anos.

A guerra da Ucrânia tem custado caro!

Last edited 16 dias atrás by Antunes 1980