República Tcheca negocia extensão do uso dos caças Gripen até chegada dos F-35

O Ministério da Defesa da República Tcheca avançou nas negociações com a Suécia para estender o uso dos caças supersônicos Saab JAS 39 Gripen entre 2027 e 2035. A proposta, que inclui manutenção e treinamento, está sendo avaliada em conjunto com as Forças Armadas tchecas. O objetivo é manter a proteção do espaço aéreo nacional até a chegada dos novos caças de quinta geração F-35.
Segundo o Ministério da Defesa, a nova oferta sueca representa uma melhoria significativa em relação à proposta inicial, incluindo um desconto de aproximadamente 25%. O pacote prevê a disponibilização de 12 aeronaves Gripen (10 monoplaces e 2 biplaces) — dois a menos que a frota atual. A redução é considerada eficiente, já que os F-35 começarão a ser integrados à defesa aérea do país a partir de 2031.
O custo total da proposta sueca, que cobre o aluguel das aeronaves, manutenção e treinamento, é de cerca de 16,65 bilhões de coroas tchecas – com impostos (aproximadamente US$ 710 milhões), de acordo com o câmbio atual. O valor reflete o envelhecimento das aeronaves — que entrarão na terceira década de uso — e os aumentos nos custos de manutenção, mão de obra e materiais no setor de defesa ao longo dos últimos 20 anos.
Além da extensão do contrato, a proposta inclui a modernização dos Gripen, estimada em 3,9 bilhões de coroas tchecas com impostos (cerca de US$ 166 milhões, com impostos). Durante o período atual de locação (2015–2027), já foram gastos quase 2 bilhões de coroas com atualizações. O comandante da Força Aérea Tcheca, general Petr Čepelka, afirmou que, mesmo com uma frota menor, será possível manter a capacidade de defesa aérea e garantir a transição para os F-35 com pilotos treinados a partir dos atuais Gripen.
Caso a proposta seja considerada aceitável pelas autoridades tchecas, um contrato poderá ser assinado ainda durante o mandato do atual governo.
Falando em gripen, surgiu uma informação que a FAB trabalha com a possibilidade de ter 72 gripens em um mescla de E/F e C, alguém sabe se é verdadeira essa informação?
Alguém já comentou esta boato.. por enquanto parece mais torcida que notícia
Saiu em alguns sites, como o da Revista Sociedade Militar, creditando a informação à Reuters, mas pesquisei no site da agência e a última notícia sobre Gripens lá foi o da venda pra Colômbia…
https://www.sociedademilitar.com.br/2025/04/72-cacas-gripens-novinhos-a-caminho-brasil-aposta-em-investimento-bilionario-com-a-saab-para-turbinar-a-frota-da-forca-aerea-brasileira-flc.html
Pois é.. está revista da muita barriga.. o que a gente sabe é o contrato de 36 aeronaves para a FAB e uma negociação para um aditivo de 25% do contrato que Serta algo em torno de 15 aeronaves adicionais.. Então, da para pensar em em torno de 50 aeronaves.. mais que isto demandaria um outro contrato e um outro financiamento que demandaria outro processo no Senado.. etc.. Segundo o ministro da defesa, o Brasil e a Suécia negociavam duas coisas. A venda do Kc390 para a Suécia e o aditivo de 25% de Gripen para o Brasil.. 72 Gripen… Read more »
Então seriam 50 unidades E/F(contrato atual com adição de 25%) e 22 da versão C (governo a governo??). Bom demais para ser verdade.
O difícil é encontrar estes Gripens C/D disponíveis para arrendar para a FAB.. acho improvável. por outro lado é razoável pensar que a FAB assine o aditivo… lembrando que ainda é preciso desatar o nó da entrega dos F39… A gente precisa avançar neste discussão sobre os gastos de defesa do país… de um lado, o Congresso capturou substancial parte dos gastos públicos federais.. ou estes recursos voltam para o executivo ou vai continuar faltando recursos para o Executivo… Há quem defenda o fim dos pisos de gastos de educação e saúde.. eu discordo. É preciso manter esta vinculação de… Read more »
Na época do FX-2 houve essa promessa, reafirmada por brigadeiros da FAB, e nada aconteceu; nenhum Gripen C/D foi fornecido e continuamos brincando de caça com um LIFT de luxo totalmente obsoleto (F-5).
O problema principal sempre passou longe de falta de orçamento mas sim das escolhas dos comando da “FAs”.
Está confundindo F-5 com T-38. O F-5 não tem nada de LIFT.
acredito que não há estoque versão C , eu duvidaria suecos abrir mão dele
Parece que mais da metade dos Gripen da África do Sul estão encostados por falta de peças. Algumas fontes também dizem que nenhum dos C-130 deles estão em condições de voar. Ao mesmo tempo surgem notícias de que eles negociam a compra do KC-390.
Ora, como alguém que não consegue manter nenhum C-130 em voo vai comprar KC-390 zero km? Será que não estão costurando uma troca de KC-390 por parte dos Gripen sul-africanos? Faria mais sentido com essas noticias que estão pipocando por ai.
Tivemos a oportunidade de locar gripens, enviamos até piloto, acho que dois, não virou nada. Sabre a disponibilidade de usados, eu li em algum lugar que uma proposta recente era de aeronaves do lote A/B modernizadas.
creio que cabe sim Gripen C, principalmente para substituir os A1, seria uma compra mais lógica que o F16, sairia mais barato que o E, acredito que A FAB esteja negociando essa opção.
Olá Nunes.. creio que não existam Gripens C/D usados disponíveis para formar um esquadrão na FAB.
Existe um buraco na FAB devido a retirada dos AMX mas tenho a impressão que não existam Gripens C/D disponíveis neste momento para servir de tampa para este buraco
Andei pensando sobre isso. Mas acho que conforme a Força Aérea Sueca vai colocando Gripens E em operação, alguns Gripens C devem se tornar disponíveis. Mas isso é super especulação minha e de qualquer maneira não devem alterar a cadência de baixas devido às necessidades de terceiros.
Pelo que lembro, algumas unidades do Gripen C/D suecos serão modernizados para o padrão E.
O que é impossível, a menos que tentem atualizar apenas a parte eletrônica. A versão ‘E’ tem diferenças estruturais significativas em relação às C/D.
Sim.. pelo que lembro, é um upgrade de sistemas para o padrão “E”.
Que fique nos 50 gripens NOVOS, aeronave usada pra dar despesa, ja chega a Marinha com essa mania de comprar navio velho kkk
Concordo… Já li vários argumentos defendendo comprar aviões de segunda mão para substituir os AMX de Santa Maria… nenhum que fosse razoável para eu mudar de opinião. O atraso na entrega dos Gripens novos para a FAB é o problema que precisa ser resolvido. adquirir aviões de segunda mão não resolve este problema. A África do Sul tem Gripens C/D estocados que seria suficientes para montar um esquadrão tão incompleto quanto o atual esquadrão de AMX da FAB, mas isto depende mais dos sulafricanos que dos suecos. Não sei se a Suécia tem Gripes A/B ou Gripens C/D para formar… Read more »
Vi isso em uns 3 canais de youtube, mas aqueles mais sensacionalistas. Eu particularmente acho muito improvável isso acontecer
Olá camarada Santos,
Tem um site aí que publicou eu repliquei aqui, mas o dito espaço não é de todo confiável…
Sería uma benção, mas em se fallando de Brasil das contingências orçamentárias…
Sgt Moreno
Que ninguém duvide que esses brigadeiros sejam capazes de dobrar a * que fizeram.
Ótima oportunidade pra quem gosta de aviões com 30 anos de uso(vai que tua Fab)rssss.
Pagando em torno de 7 milhões de doletas/ano por avião para um contrato de 10 anos de uso (aluguel e manutenção), para uma aeronave com muito mais capacidade que os F-5, pode até ser uma opção.
Verdade, pra quem voa F5 cinquentão seria um bom negócio.
O Gripen faz bonito por lá e o contrato parece muito bom!
Brasil negocia extensão da vida útil de seus F5 e dos cinco AMX até a chegada dos Gripens.
Acho possível estender o uso de alguns F5M… mas temo que se esticar o AMX ele arrebenta
Fui irônico
Pois é…o pior é ter que explicar a ironia. Aqui, pouquíssimos entendem uma ironia.
Pois.. veja que irônico. Pelo que lembro, existem células do F5M com menos horas de voo que outras. Estas poderiam continuar voando após uma revisão apropriada.. ao contrário dos motores do AMX, parece que ainda existam peças suficientes de motores do F5 para que alguns, talvez uma dezena, continuem voando na FAB por alguns anos a mais do que se imaginava. por outro lado, pelo que temos acompanhado, vai ser difícil esticar a manutenção dos AMX Acho curioso que a FAB chegou a ter mais de 50 AMX das versões A e B.. creio que menos de uma dezena continuam… Read more »
Em 2050 estaremos negociando aumentar a vida util dos gripens ate 2080 kkkk
Ou esperando a entrega das últimas unidades do primeiro lote.
Ou comprando F16 A/B do deserto em uma corrida armamentista invertida com.a Argentina..
Talvez a Embraer faça um programa de modernização .. F16M com painel WAD do Gripen feito no Brasil..