A tecnologia de vigilância aérea está passando por uma transformação decisiva com a modernização do radar MESA (Multi-Role Electronically Scanned Array), desenvolvido pela Northrop Grumman para a plataforma E-7, uma das aeronaves mais avançadas de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C).

Utilizado por forças aéreas ao redor do mundo, o E-7 se destaca como elemento-chave no gerenciamento de batalhas e no comando e controle aéreo, fornecendo cobertura de 360 graus sobre o campo de batalha e a capacidade de identificar ameaças aéreas, marítimas e terrestres em tempo real.

A mais recente evolução do radar MESA foi alcançada em colaboração com a Boeing e a Real Força Aérea Australiana (RAAF). Os testes foram realizados com uma aeronave E-7 em operação, voando a partir da Base de Williamtown, na Austrália. Pela primeira vez, o sistema atualizado foi testado em um ambiente de missão real — e não apenas em aeronaves de teste — comprovando a maturidade tecnológica e a prontidão operacional dos novos recursos.

O destaque da atualização é a melhoria nas capacidades de identificação de combate (Combat ID). Com a crescente complexidade dos cenários de batalha modernos, a capacidade de distinguir rapidamente entre aliados e ameaças é essencial. O MESA modernizado permite que operadores tomem decisões em tempo real com precisão, aumentando a eficácia das forças aliadas e reduzindo o risco de engajamentos equivocados.

“A necessidade de dados instantâneos e precisos é maior do que nunca, especialmente em um campo de batalha que evolui rapidamente”, afirmou Ed Griebel, vice-presidente de programas de vigilância aérea da Northrop Grumman. “Estamos modernizando o MESA para entregar capacidades resilientes com velocidade e sem interrupções operacionais.”

A arquitetura aberta do MESA e da plataforma E-7 permite atualizações contínuas com base no feedback dos operadores, garantindo que as soluções reflitam diretamente as necessidades dos usuários e os desafios do ambiente atual. O radar também está em produção para as forças aéreas dos Estados Unidos e Reino Unido, além de já estar operacional nas forças aéreas da Austrália, Turquia e Coreia do Sul.

A integração de capacidades aprimoradas de combate ID no MESA fortalece ainda mais o papel do E-7 como um nó crítico de comunicação e comando na força conjunta, assegurando que todas as unidades estejam no lugar certo, no momento certo. A Northrop Grumman reforça, assim, seu compromisso em manter as forças aliadas um passo à frente das ameaças globais.

Subscribe
Notify of
guest


6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BlackRiver

Não tenho dúvidas que este é um equipamento extremamente moderno, tecnologia de ponta e não deixa nada há desejar!

Mas eu gostar de ver um comparativo operacional com http://www.saab.com/products/globaleye numa mesma arena, colocar ambos pra voar lado a lado.

Fábio CDC

Puxa, seria uma boa mesmo! Eu também apreciaria uma comparação completa entre eles, especialmente se o nosso Embraer estivesse envolvido.

Toro

Ta ai um projeto interessante para os EJets.

Carlos Campos

vantagem dele sobre o produto da SAAB é que tem mais operadores, além de se manter mais tempo no ar

Rommelqe

Banda L, alcance 600km, até 180 alvos simultâneos….https://www.radartutorial.eu/19.kartei/08.airborne/karte063.pt.html

Rinaldo Nery

205 NM é o alcance do Erieye antigo. Alcance radar depende muito da capacidade de geração de energia elétrica. Mas, os BVR modernos, com alcance de 60 NM, ou mais, estão deixando os AWACS em situação difícil.