Lockheed Martin entrega primeiro radar TPY-4 à Força Aérea dos EUA

SYRACUSE, NY – 7 de abril de 2025 — A Lockheed Martin anunciou a entrega do primeiro radar TPY-4 à Força Aérea dos Estados Unidos, marcando um marco importante no programa 3DELRR (Three-Dimensional Expeditionary Long-Range Radar). A entrega ocorreu após a conclusão bem-sucedida da fase inicial de testes, reforçando o compromisso da empresa em fornecer sistemas de alta performance adaptados às necessidades em constante evolução da defesa aérea americana.
O TPY-4 é um radar totalmente digital com arquitetura de sensor definida por software, capaz de se adaptar rapidamente a novas ameaças e cenários operacionais. Com capacidade de detecção de alvos de difícil rastreamento, mesmo sob interferência eletrônica, o sistema oferece alerta precoce de longo alcance contra mísseis, permitindo respostas mais rápidas a ameaças emergentes. Segundo a Lockheed Martin, o TPY-4 representa um avanço em vigilância aérea, defesa antimísseis e aquisição de alvos de alta prioridade.
Projetado com foco em mobilidade e flexibilidade, o TPY-4 pode ser transportado por aeronaves C-130 e C-17, além de caminhões, trens e helicópteros, sem comprometer seu desempenho. A entrega do primeiro exemplar também coincide com a assinatura de novos contratos da Força Aérea como parte de uma série de aquisições do programa 3DELRR. O radar está disponível em versões fixas e móveis, prontas para operação em qualquer ambiente.
Reconhecida globalmente por sua expertise em sistemas de radar avançados, a Lockheed Martin fornece soluções de alerta antecipado e defesa aérea para mais de 45 países em seis continentes. Com o TPY-4, a empresa reforça sua posição de liderança na indústria de defesa e sua capacidade de desenvolver tecnologias transformadoras que fortalecem a segurança nacional dos EUA e de seus aliados.
Só faltou ser montado numa carroceria de caminhão, porque num ataque iminente, não dá tempo de tirar do lugar.
A mobilidade era fator importante há muito tempo, quando um avião de reconhecimento descobria o sítio AA e o ataque (DEAD) só ocorria no dia seguinte , se dessem sorte.
Hj cada vez a mais a ação ofensiva ocorre praticamente no mesmo momento da detecção e a mobilidade passou a ser secundária para efeitos defensivos.
A defesa ativa e passiva é mais efetiva.
Talvez não coubesse em um C-130 se montado em um caminhão.
Um radar desses é um ativo extremamente valioso, não somente pelo valor investido na compra, mas sim por toda sua importância vital em prover informações e consciência situacional para a cadeia retomada de decisões.
Logo em caso de conflito, um ativo como este deve estar extremamente bem guardado por baterias antiaéreas e até mesmo contra sabotagem por via terrestre.
A FAB anúncio na LAAD o desenvolvimento do Radar alem do Horizonte.
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/43962/LAAD – FAB firma contrato para desenvolvimento de Radar Além do Horizonte
Tecnologia conhecida há décadas, quase tão velha quanto os rádios VHF
Mas russos e americanos nunca deixaram de usar esses radares, e ao longo do tempo foram fazendo melhoras neles.
https://www.militaryaerospace.com/sensors/article/14303890/long-range-surveillance-radar
https://sea-technology.com/rothr-raytheon
https://virtualglobetrotting.com/map/rothr-radar-station-vieques-pr/view/google/
https://www.forbes.com/sites/jamesconca/2015/09/14/amazons-jeff-bezos-parachutes-into-north-carolina-to-save-wind-power/
Olha o cuidado nas afirmações: como a Lockheed também fabrica aeronaves stealth, ele tiveram o cuidado de não afirmar que esse radar também detecta aeronaves “invisíveis”, preferindo usar o termo “de difícil rastreamento”, para não incomodar a divisão de aeronaves militares.
Esse é o tipo de tecnologia que todo e qualquer país deseja ter!
Parabéns aos envolvidos!