Novas imagens do caça furtivo chinês Shenyang J-50 foram recentemente divulgadas, oferecendo uma visão mais clara do design avançado da aeronave. Desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation (SAC), o J-50 é um caça bimotor de sexta geração com uma configuração sem cauda e asas em formato lambda.

As novas fotografias, que surgiram online no início de abril de 2025, mostram detalhes anteriormente não observados, incluindo possíveis baias laterais para armamentos, semelhantes às encontradas no F-22 Raptor e no J-20. Além disso, nota-se uma protuberância angular sob o nariz da aeronave, que pode abrigar um sistema eletro-óptico, semelhante ao utilizado no F-35 e no J-20.

O J-50 realizou seu primeiro voo conhecido em 26 de dezembro de 2024, e desde então tem sido objeto de especulação e análise por parte de especialistas em aviação militar. A configuração sem cauda e o design furtivo indicam um foco na redução da assinatura de radar. Observadores apontam que a ausência de cauda tradicional pode exigir o uso de empuxo vetorado para controle direcional, uma tecnologia que, se confirmada, colocaria o J-50 em linha com os caças mais avançados do mundo.

Embora as especificações completas do J-50 ainda não tenham sido oficialmente divulgadas, acredita-se que a aeronave seja projetada para missões de superioridade aérea e ataque de longo alcance. A integração de tecnologias avançadas, como sistemas de inteligência artificial para gestão de voo e sensores de última geração, é também sugerida por analistas.

A aparição do J-50 ocorre em paralelo ao desenvolvimento de outro caça de sexta geração na China, o Chengdu J-36, indicando um esforço significativo do país para avançar suas capacidades aéreas e competir com programas similares em outras nações.

À medida que mais informações se tornam disponíveis, a comunidade internacional continuará monitorando de perto os avanços no programa J-50 e seu impacto potencial na dinâmica da aviação militar global.

Subscribe
Notify of
guest


90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Cardoso

Enquanto os Estados Unidos mostram uma foto do “primeiro” caça de sexta geração a China já está com dois voando.

BlackRiver

E muitos pseudos entendidos Brasileiros ainda fazem parte do time dos que tem certeza que tudo oque a china projeta e fabrica é de qualidade duvidosa.

Nenhum pais no mundo voa projeta, constrói e voa uma maquina igual esse avião chines se não dominar muitas cadeias tecnológicas…

Obvio que este não é nosso caso ainda…
Somos um pais produtor de matéria prima e comodities sem muito valor agregado…

Deadeye

Quem entrar em um BYD muda rápido de opinião, de que a China só faz porcaria.

Renato

Pra Europa vão os top de linha, pra cá vem os mais ou menos, parecidos com que fabrica se em solo nacional.

Nereu

não tem nenhum modelo da Byd vendido na Europa que não seja vendido no Brasil aliás lá eles ainda não vendem os PHEVs

Jefferson

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 sabe de nada inocente

Edmundo Rodrigues

@Deadeye Quantos meses faz que você comprou um BYD Dolphin ou Song Plus? (pergunta irônica). Aposto que vc não não tem dinheiro pra comprar sequer um Kwid ou Mobi usados.

Daniel

EDITADO

Cláudio

Meu irmão já trabalhou em uma revenda BYD e eles não pegam revenda desse carro, porque será?😂

Neto

Bateria. Dor de cabeça de qualquer carro elétrico.

Underground

Brasileiros tem essa impressão porque os produtos que vem para o Brasil são de qualidade duvidosa. É diferente dos produtos que eles exportam para os EUA, que tem qualidade superior. Problema de diferença de renda.

BlackRiver

Exatamente
perfeita sua colocação, poder aquisitivo.

Amigo meu, entregador da Amazon em Milan 🇮🇹 pode se dar o capricho de beber uma garrafa de SOLAIA ou TIGNANELO ou SOLENGO uma vez por semana.

E aí, qual é poder aquisitivo do mesmo entregador aqui no Brasil?
Quantas moedas de um real prescinda pra comprar a mesma garrafa de vinho ou o equivalente em qualidade?

Cristiano ciclope

Nada disso amigo, os chineses fazem produtos em diversas faixas de preços, mas a maioria dos brasileiros só compra da faixa mais baixa, e reclamam da qualidade!

Cristiano GR

Bem isso.
Além disso, tem o fato de o governo federal colocar muitos impostos e impostos muito altos. Acaba que se tem veículos médios em outros países, como carrões por aqui.

Nativo

Mais ou menos por aí, aqui os impostos são de 54% nos carros novos e da ordem de 25 a 28% nos EUA, Alemanha, e França, o que torna nossos carros mais caros.
E para ficarem mais acessíveis só vendendo eles quase pelados.

Leandro

Trabalho com rolamentos e é exatamente isso…as maiores fabricantes do mundo estão lá e as mesmas fábricas fazem os segunda , terceira, quarta, etc…a diferença?PREÇO

Mark

________________________ Eua, a China, Rússia, Turquia, Coreia do Sul, Japão, Itália, Reino Unido, Alemanha, França e Espanha estão avançado muito em áreas militares envolvendo 5 e 6 geração e fazem sim caças bons, diferente da gente que não produz nada e o pessoal prefere____________

Não conseguimos nem refinar a porcaria de um petróleo e falam da China que consegue isso tranquilamente, a gente é uma vergonha no mundo, tem tudo e faz merda brigando por política e _______________________

EDITADO

Cristiano GR

Essa estórinha (com E e sem H mesmo) de que não ficar brigando por política é uma atraso para o país é um conto da carróchinha. É mais uma invenção dos que se aproveitam do estado atual das coisas para que tudo continue como está e esses consigam se manter mamando. Política vem do grego e significa, justamente, a grosso modo, a briga de ideias, de visões, de pontos de vista e de opiniões. E há que haver, SIM, muito debate político e as pessoas cada vez participarem mais e mais e em maior número, cada vez agregando mais gente.… Read more »

PedroI

“Conto da carochinha” mesmo foi essa historinha de criarem “estória” para diferenciar história de “história”, para os semiletrados e as legiões de morons…rsrs…

Mauro Oliveira

São os mesmos que quase tem um ataque histérico quando se evidencia que o F-22 é um caça obsoleto cujos primeiros lotes serão tirados de serviço porque sequer servem para treinamento.

“Analisam” defesa na base do supertrunfo via muita, muita mídia ocidental paga…

Fábio Mayer

A midia ocidental é paga,. a chinesa é forçada a fazer publicidade para o Estado….

Gavião

Quanto a China, foi o tempo. Quanto ao Brasil ser produtor de commdities, vamos ficar nessa ainda por muito tempo, enquanto houver uma hiper representação do agro no Congresso.

Underground

Os EUA tem três protótipos diferentes voando a cinco anos. É provavelmente tem pelo menos outros dois para a Marinha.

Silvom

Esses são invisíveis de verdade

Underground

U2, SR71, F117 já eram operacionais tinha tempo quando no Mundo ficou sabendo de sua existência.
O próprio F117, durante sua fase de testes, só voava a noite para não ser visto por satélites. Pois é!!

Paulo

Não é bem assim. Há 50, 60 anos era mais fácil encobrir testes de novas aeronaves, jogando na conta dos ” OVNIS “. Afinal, se a pessoa visse algo, raramente dispunha de uma máquina fotográfica pra registro. Filmadora era mais raro ainda. Hoje quase todas as pessoas dispõe de smartfones . Além disso há webcans espalhadas por todo canto, das ruas ,às casas, condomínios, prédios. Também a quantidade de aeroportos, radares, satélites, etc é muito maior. Encobrir hoje é quase impossível

Daniel

Épocas diferentes meu caro, na guerra fria eles tinham a URSS que fazia uma corrida armamentista com eles, que inclusive, só foram começar a investir nisso depois que a URSS lançou o primeiro satélite em órbita e algumas semanas depois lançou a laika também.

Você conhece “O fim da História”? Jogue no Google e vai descobrir pq todos os equipamentos dos EUA são dos anos 80-97, a única inovação interessante que são os motores VTOL, nem são deles, compraram de uma empresa soviética lá em 94.

Cristiano ciclope

Tem vídeo desses protótipos voando?
Se não, o Brasil também pode dizer que tem um protótipo voando, quero ver imagens, vídeos!

Mauro Oliveira

A China já ultrapassou os EUA em várias tecnologias críticas; e vai pedalar os yankees em todas estabelecidas em seus planos quinquenais.

Realmente deve ser triste para alguns ver os EUA, que criaram sua visão de mundo via de Disney/Hollywood/Netflix, ser explicitamente ultrapassado pela China (que está se tornando a maior potência do mundo sem colonialismo, genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade típicos dos EUA e seus asseclas da Europa Ocidental).

PedroI

Você ainda não viu os “tic-tacs”, “charutos”, e “piões” ?…rsrs…
Parafraseando Shakespeare, “…há muito mais coisa entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia…”

Daniel

Isso é o que eles dizem, pq na hora de mostrar o tal do F47 meteram um PNG patético, aí todo mundo disse que é um PNG patético e eles meteram uma animação ao invés de uma foto ou um vídeo real, os EUA não tem nada, se você tem um caça voando a 5 anos, a coisa mais fácil é bater uma foto dele.

Padofull

É que quem é “comuna” vê a China como religião. Avião são os dos outros, chinês é um anjo. Navio são os dos outros, chinês é o kraquen. Tanque dos outros, um leviatã dos chineses. Deus, para os cristão, eles não precisam disso, eles tem o ursinho Pooh!

Daniel

Comunistas em sua maioria nem enxergam a China como socialista kkkkkkkkk

Fábio Mayer

Comunistas geralmente não enxergam o trabalho escravo, o trabalho análogo à escravidão, as prisões arbitrárias, as condenações à morte, a corrupção, a inexistência de imprensa livre, e o imperialismo vindo de quem não seja os EUA.

Luís Henrique

Porém o Trump indicou que os protótipos de 6a geração dos EUA já voam há quase 5 anos.

Edson Salvador

Então, se estes protótipos de 6ª geração voam à 5 anos, é claro que não são de 6ª geração porque carecem de novas tecnologias. Têm uma IA muito atrasada!

Last edited 4 dias atrás by Edson Salvador
KarlBonfim

Experimental, esse avião é experimental…!!!

ALAN

Eles tinha q postar algo no status pra não passar in branco né kkkk

RRN

Quanto tempo ainda levará para que esses modelos chineses realmente entrem em produção?
Os protótipos do F-47 estão a mais de cinco anos sendo desenvolvidos e testados e ao que tudo indica o caça norte americano já está pronto para produção.

Hamom

”ao que tudo indica”… o que é este ”tudo”? Seria Uma imagem artística renderizada do F-47 e declarações de políticos?

”…e espera-se que o F-47 realize seu primeiro voo até o final do mandato de Trump, no início de 2029, segundo o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General David Allvin”

E do primeiro voo de um protótipo do F-47, a estar ”pronto para produção”, ainda levará mais alguns anos….

Last edited 5 dias atrás by Hamom
Luís Henrique

Trump disse que a produção inicia até o final do seu mandato, que vai até 2029. Então isso indica que estão próximos mas não ainda prontos para a produção.

Rodolfo

Entao essa afirmação do Trump é questionável
Deu se a emtender que existe um X47 pela afirmação do Truml assim como existiu o YF22 e o X35, mas ao se ler com mais cuidado está escrito no site da usaf que aeronaves X que testaram tecnologias pro Ngad (agora F47) voaram acelerando o desenvolvimento de certas tecnologias… mas tal aeronaves podem ter um desenho muito diferente.

natan

observações:

Impressionante o avanço chinês, de voar J-7 a algumas décadas atrás, para voar caças ultra modernos hoje em dia.

Agora, não é pq tem uma forma diferente que é sexta geração, enquanto não soubermos o mínimo sobre o recheio, é tudo mera especulação.

Underground

Mais impressionante ainda é termos desenvolvido um caça, o AMX, na década de oitenta e depois… nada!!!

Underground

Isso tem quarenta anos atrás. Depois, nada, um zero, um vazio, nem projeto de bolinha, nem uma ambição. MB operando caça projetado na década de 50 e FAB com aeronave de cinquenta anos atrás. E 5 AMX.
“Tamu bem na fita”.

Hamom

Falta de continuidade a longo prazo, descontinuidade… é o ”pecado original” do desenvolvimento tecnológico nacional.

Guizmo

Essa historia do AMX é curiosa. Na época, se falava muito do percentual de colaboração brasileira, algo em torno de 23%. Na prática, o Brasil NUNCA projetou e construiu um caça puro 100% nacional. O AMX é italiano

Underground

Segundi relatos, os italianos, sabedores das dificuldades de um projeto, entregaram para nós a parte mais difícil.

Rinaldo Nery

Isso não é verdade. Relatos de quem?

BlackRiver

Converse com militares aposentados da FAB, elrs em sua grande maioria lhe contaram histórias como se a FAB sempre foi usadas maiores, uma das melhores é uma das mais ousadas For as Aéreas do mundo…
Em sua grande maioria se consideram aviadores acima da média …

Rinaldo Nery

Amigo, não espalhe mentiras no blog. Isso não é verdade. Pare, fica feio isso.

Mauro Oliveira

Deveria seguir esse conselho antes de dar a outros…

GBento

Coronel Aviador Rinaldo Nery, siga o conselho imperdível, converse com militares aposentados da FAB pra “aprender sobre a FAB”. Kkkkkkkk

Mauro Oliveira

Alguns acham que foram/são Top Gun; mas não real são Top Gang – Ases Muito Loucos pelas escolhas/ações do comando da FAB…

PedroI

Amigo, a maioria dos pilotos de caça realmente tem um ego enorme, inclusive com alguma razão, pelo que passam em sua formação e pela “exclusividade” (algo como os pilotos de F1 e os “tops” dos esportes…rsrs…) mas isso não é exclusividade dos pilotos da FAB…

Jeff

O Irã também tinha uma maquete muito bonita de um jato de última tecnologia kkkk.

Victor Carvalho

Você quer comparar o setor aeroespacial iraniano com o chinês? E maquete, por maquete todo mundo prefere o White Emperor chinês.

Hamom

Chega a ser surrealista como esta maquete do ”White Emperor chinês”, gerou especulações e teorias sérias em alguns meios especializados.

Quando na verdade o chamado caça “Imperador Branco” e o tal “Plano Nantianmen”, foram apenas uma temática militar cultural e criativa, lançada pela AVIC para provocar a imaginação dos visitantes entusiastas da feira Zhuhai Airshow 2024.

E isto não foi ocultado ou tentaram fazer um engodo, era público e notório ↓
comment image

Repórter da mídia chinesa, que subiu para a cabine do ‘Imperador Branco’ e mostrou ao público os detalhes do interior do ”caça”.

Last edited 5 dias atrás by Hamom
Kayron

O pessoal cai em cada fake news sobre a China que é realmente complicado.

Hamom

Os chineses tb não fazem questão de esclarecer e deixam rolar…

Victor Carvalho

Sim, kkkkkkk!
Vários canais especializados falando sobre o novo caça chinês “White Emperor”. Foi engraçado!

Hamom, você, ou alguém mais, poderia me explicar como faço para adicionar imagens ao comentário?

Att.

Hamom

Eu só posto o link da imagem no texto,
mas deve ser um link que o blog forte/aéreo/naval aceite…

Last edited 2 dias atrás by Hamom
Mauro Oliveira

Aquela aeronave hoje é um UCAV que opera inclusive embarcado.

Victor Carvalho

Galera, alguém reparou nas pontas das asas do J-50?

Pelo visto as pontas das asas são superfícies de controle à parte. Eu pelo menos nunca tinha visto nenhuma aeronave utilizar um sistema similar. Muito interessante…

Ao que parece, a ausência de lemes verticais (e profundores) estimula bastante pesquisas em aerodinâmica. Cada aeronave (chinesa ou americana) apresenta uma solução diferente.

Last edited 5 dias atrás by Victor Carvalho
Jefferson

Tem que rir

Foi feito de papel?! 🤣🤣

Kayron

Foi. Papel voador.

André Macedo

O famoso rir pra não chorar

Rodolfo

Do mesmo papel usado na estação espacial deles…
Brasileiro tinha que ficar quieto antes de tirar onda dos outros.

Groosp

É tripulado ou será opcionalmente tripulado como está previsto para o Su-75 Checkmate?

Felipe M.

“Embora as especificações completas do J-50 ainda não tenham sido oficialmente divulgadas, acredita-se que a aeronave seja projetada para missões de superioridade aérea e ataque de longo alcance. A integração de tecnologias avançadas, como sistemas de inteligência artificial para gestão de voo e sensores de última geração, é também sugerida por analistas.” Ou seja, ninguém sabe de nada. Mas estão chamando de “sexta geração”, mesmo sem fazer ideia do que se trata. É a nova corrida espacial. EUA X China. Quem lançará o primeiro sexta geração? Acho que o ideal, nesse momento, seria: “Quem vai dizer, primeiro, o que é… Read more »

Edmundo Rodrigues

Apenas 3 países no planeta tiveram sucesso em criar uma estação espacial do próprio país: Rússia, EUA e China. Nunca duvide do potencial tecnológico de um país capaz de ter a somatória dos 3: sua própria estação espacial, suas próprias cápsulas espaciais e seus próprios foguetes espaciais.

Wagner

EUA Skylab não aguentou com as Salyout soviética, se quer conseguiu concorrer com a Mir, a ISS só existe por causa do projeto soviético esse que a Rússia vendeu para China.
Quem tinha e tem primazia no espaço somente no momento a Rússia, Space X e NASA nem treme o pulso da Roskosmos.

Dagor Dagorath

A incrível capacidade do brasileiro, aquele do QI médio de 83 (o limite do embotamento mental), de menosprezar qualquer feito científico ou de Engenharia que não seja europeu ou norte-americano.

Por isso que aqui aberrações como Ratanabá ou Rio Solimões ser nomeado em homenagem ao Rei Salomão encontram tanto eco.

Aéreo

Essa configuração já é mais compatível com os requisitos de manobra em altos ângulos de ataque, diferente do J-36 e sua entrada de ar na parte superior da fuselagem.

A questão para qualquer projeto avançado desse tipo, seja nos EUA, Europa, China, Rússia etc.. é dividir o problema em duas componentes.

A validação da arquitetura aerodinâmica da aeronave e os sistemas. E normalmente são os sistemas que tornam o programa demorado e caro.

Victor Carvalho

Acredito que serão aeronaves complementares. O J-36 será utilizado para ataques em profundidade, a longas distâncias. O J-50 será um multirole, mais ágil e manobrável.

Aéreo

Também acredito que possa ser isso, o J-36 sendo um vetor de ataque de médio alcance.

Fábio Mayer

Ou seja, eles estão testando as tecnologias dividindo primeiro em componentes. Daí pode resultar uma aeronave só, capaz nos dois.

Michel Lineker

Qual a diferença desse jato para os de 5th geração?

José 001

Uma geração!

Desculpe, mas não deu para perder a piada.

Kkkk

Victor Carvalho

Especula-se que seja maior furtividade, maior alcance e velocidade, além de ser capaz de controlar outras aeronaves/drones. Mas é uma geração ainda em desenvolvimento. Quem chegar na frente vai ditar as regras do jogo.

Last edited 4 dias atrás by Victor Carvalho
Michel Lineker

Acho que essas capacidades não o fazem ser de sexta geração. Talvez uma 5th +

Last edited 3 dias atrás by Michel Lineker
Carlos Campos

Achei interessante essa traseira, cheia de “V” Existiu um forte interesse em manter o RCS traseiro tão baixo quanto o frontal

Adriano N

Tecnicamente falando, por que esses 2 aviões são automaticamente aceitos como sendo de sexta geração? O que tecnicamente os diferencia de forma real de aviões de quinta geração?

M Jaime Lape

Propaganda do mundo esquerdista corre solta neste site. Que sexta geração? Só especulação. Os EUA desenvolvem a tecnologia continuamente, o problema é a espionagem que esses países inflingem aos norte americanos continuamente. Nada mais é seguro com a multimidia atual. Mas o país do norte está sempre um ou dois passos a frente.

Pedro I

A espionagem militar/comercial sempre foi um grande problema, porém claramente há maneiras de contorná-las, veja por exemplo a história da segunda guerra mundial, e os projetos do A12/SR71 e do F117, mantidos em segredo absoluto durante muitos anos… Eu mesmo (não que tenha grandes segredos…rs…), mantenho em casa um computador sem qualquer conexão com a rede e a internet, imagine então os “think tankers” e escritórios/laboratórios de desenvolvimento de ponta… Outro ponto a considerar; Todos acreditam mesmo nos custos absurdos atribuídos aos projetos militares das últimas gerações, e também na suposta corrupção e superfaturamentos quando as forças armadas pagam preços… Read more »

Fábio Mayer

Asas voadoras, aquelas aeronaves sem derivas e de perfil achatado já existiam na década de 50 do século passado e nem por isso eram ditas como de 6a. geração. Só saberemos mesmo se são de uma nova geração quando tivermos noticias de suas capacidades, o que não se pode afirmar apenas por imagens como as que tem sido vazadas ou divulgadas. E vale para os EUA também…

Carlos Sousa

Muito lindo esse caça!!

Jorge Orlando Schmidt

Boa noite sou leigo na área de aeronaves e automobilística, mas sou bom na minha área, trabalho a 34 anos com condicionadores de ar, quando a Gree entrou no mercado, fui um dos primeiros a defender a marca Gree, sempre foram equipamentos de excelente qualidade e.um retorno quase zero assistência, detalhe importante melhoravam seus componentes internos mas os mesmos servem em equipamentos antigo. Tendo o que explanei acredito que os automóveis com outros produtos devem seguir as mesmas tendência. Em uma conversa com o diretor presidente Gree Brasil, o mesmo me colocou que vendem desde Ferrari até kwid, quem escolhe… Read more »

Andromeda1016

Na maioria dos casos a qualidade dos produtos chineses ainda está aquém do que alardeiam nos seus materiais publicitários. O campo bélico não tem sido exceção a esta regra, razão pelo deparo com frequência com notícias sobre problemas de qualidade de seus produtos bélicos. Neste contexto a divulgação das fotos dos caças de sexta geração deles parece ser apenas a repetição da velha estratégia de marketing deles cuja finalidade é promover a qualidade de seus produtos. Até prova em contrário sou cético em relação a tudo que eles dizem ter conseguido no campo da tecnologia.

Elint

Enquanto isso, em Banárnia…