L3Harris entrega primeiro OA-1K Skyraider II operacional para Comando de Operações Especiais da USAF

Hurlburt Field, Flórida – 3 de abril de 2025 — A L3Harris Technologies, em parceria com a Air Tractor, anunciou a entrega do primeiro avião OA-1K Skyraider II missionizado ao Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos (AFSOC). A aeronave é projetada para fornecer suporte aéreo direto, ataques de precisão e missões armadas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), ampliando as capacidades operacionais das Forças de Operações Especiais (SOF).
Desenvolvido a partir da plataforma multimissão OA-1 Sky Warden, o Skyraider II é uma solução versátil e adaptável para operações em ambientes desafiadores, incluindo pistas remotas e terrenos acidentados. Com foco na economia e na eficiência, o modelo foi projetado para atender diretamente às exigências da Estratégia de Defesa Nacional dos EUA e integrar-se de forma eficaz às necessidades da força conjunta. Segundo Jon Rambeau, presidente da divisão de Sistemas de Missão Integrados da L3Harris, o Skyraider II representa “um compromisso com soluções econômicas e prontas para o combate, capazes de evoluir com as ameaças do futuro”.
Jim Hirsch, presidente da Air Tractor, destacou o orgulho da empresa em fazer parte do programa e reafirmou a prontidão da companhia em atender futuras demandas da AFSOC. A L3Harris está no cronograma para entregar novas unidades adicionais da aeronave, que também poderá ser adaptada para uso por forças aliadas, ampliando seu alcance no cenário internacional de defesa.
Gostei das duas torres eletro-ópticas.
Não entendi bem a necessidade disso, se uma fosse FLIR e a outra um POD radar seria bem interessante, inclusive poderiam pensar na possibilidade de adaptar no mesmo lugar aonde vai o FLIR no Super Tucano uma torreta radar ou adaptar os casulos Litening dos A1 que possui uma modernização com capacidade para radar SAR, o que também liberaria o pilone central para uso do tanque de combustível, o que não é possível com o FLIR
Um olho no peixe e outro no gato.
O piloto e o outro tripulante podem procurar e marcar alvos de forma independente.
Esse avião de “combate” é uma das maiores gambiarras das últimas décadas.
Quase tão bizarro quanto Super Caravan com Hellfire.
Este é MAGA-1
Esse avião está pronto e equipado para pulverizar os inimigos.
Não vejo nenhuma vantagem nessa aeronave.
Anos-luz investir em um UCAV médio-pesado.
É uma piada com o fato de ser baseado em uma aeronave agrícola
Eu entendi.
Parece um avião agrícola tunado.
Pensei no mesmo… parece um Ipanema do Bope.
Foi cirúrgico rss
Não duvido se aparecer em algum filme americano pilotado pelo Clint Eastwood atacando capivaras.
Mas, em essência, ele é! É uma aeronave desenvolvida a partir do avião agrícola Air Tractor AT802.
Ele é exatamente isso. E é um excelente projeto pro que se propõe. Não o melhor na minha opinião, mas excelente
porque é kkkkk
Mas é uma avião agrícola e tunado…
Esse é o avião que ganhou da EMBRAER em duas situações…
Nas fazendas brasileiras, onde a cada dia que passa tem mais AT voando…
E nesse caso da da reportagem…
Na aviação agrícola com certeza é uma maquina muito superior ao IPANEMA, inclusive com custo operacional igual ou menor…
Já na arena de guerra vai ter que se mostrar se realmente consegue ser superior ao ST
Ele me lembra aquele deputado denunciado no mensalão do PT que tinha na planilha da Odebrecht a alcunha de “Todo Feio”…
conhecia o Italiano, Amante, e o Amigo como era chamado nosso Atual PR
agora vou zoar ele chamando ele de amigo nas redes sociais, tinha esquecido do codinome da Odebrecht
Tinha uns nomes legais.
A criatividade rolava solta:
Todo feio.
Boca mole.
Misericórdia…
Tinha também um que era o Todo Horroroso. Uma vez Todo Feio brigou com Todo Horroroso…
https://airtractor.com/pt-br/at-802a/#specifications
Recomendo dar uma olhadinha nas especificações e performance do AT802
Seu custo de aquisição e operacional são muito superiores ao Ipanema. É avião agrícola de outra categoria. Turboélice, com maior capacidade. Mais adequado para grandes e muito grandes propriedades rurais. O Ipanema já é de um categoria inferior, mais adequado para propriedades de tamanho médio.
Não são aeronaves da mesma classe…
Rapaz… parece um Ipanema armado.
ele é bem maior….
Sem discutir capacidades e o conceito de plataforma econômica, mas eta aviãozinho feio!
Exelente alvo!
Capaz de levar até fogo amigo por causa disso…
Meio exagerado pra atacar as pragas das lavouras não? rs
O alvo são nuvens de gafanhotos ilegais cruzando a fronteira.. um cenários inspirado em “tropas Estelares”
Parece um gafanhoto

Gambiarra , isso sim!!! O que os lobistas americanos não fazem….
Não, não é…..
Como chamam isso de Skyraider 2? Não é digno do antecessor.
Parecido com o Stuka ou até mesmo o Sturmovik!!!
Pô, que vacilo da Embraer…
Se, ao invés de oferecer o ST pras Forças Especiais americanas, tivesse ofertado um Ipanema armado e pintado de preto, talvez ela tivesse ganho…
Acho que o detalhe é envelopar o Ipanema com cinza fosco
Ai eles diriam que não é bom o suficiente e escolheriam o… Wolverine? É esse o nome do concorrente americano do Super Tucano, só que mais feio?
E ainda tinha gente aqui dizendo que a Embraer deveria oferecer o 390 pra USAF…
Os caras preferem comprar um Ipanema pintado de fosco, do que um ST, agora imagine comprar o 390…
o requistito era muito especifico…atentem aos concorrentes e verão que eram bem diferentes de um super tucano….
ele é bem maior que o Ipanema….
Mais rustico e robusto que o Super Tucano. O Super Tucano é uma categoria acima….
Mas para o requisito da missão, muito específica, precisavam de um avião com decolagem muito curta STOL…o que o super Tucano não é….
Enfim, ele tem mais carga..de 3,8 ton, é um tratorzão para operar em terra sem preparação….era como se fosse um requisito para helicoptero….quase isto, mas não tem heli com 6 horas de tempo de missão…e tinha de ser hora voo barata….
Pois e. Ele é tão maior que o Ipanema que poderia ter recebido o nome de “Long Beach”..
… Eu pensei primeiro em “Praia Grande”.. mas depois lembrei da praia na Flórida…
Sem querer defender nenhuma ideologia e apenas observando pelo ponto de vista técnico aeronáutico, na minha humilde opinião, se isso tivesse sido feito por qualquer outro país seria chamado de gambiarra tipo os norte coreanos rebocando mísseis com tratores agrícolas. Mas como foi os EUA fazendo teve um toque gourmet. Mas ainda assim é como um “agricultor fardado armado com um fuzil”
Pois é… aliás, você tendo falado em agricultor, eu não duvido que fosse possível ver civil operando isso por lá, sei lá por que motivo… Murica, fuck yaaaa!
Imagine a celeuma se essa aeronave fosse BR ou iraniana…nossa Senhora…
Se fosse russo diriam que tinha chip de geladeira electrolux e ar condicionado de secadora brastemp
E motor de Lada.
Motor que lada não mode.
Como diria dona Clotilde, “é vc satanás?”
De agora em diante, quando pensar em protecionismo me virá a imagem desse Frankenstein.
Que coisa escrota… E “isso” ganhou do A-29!
Gostaria de saber quais foram os critérios da decisão…..
Só consigo imaginar custos inferiores de aquisição, operacionais e de manutenção…..
E ser de uma empresa americana. Além disso, tem a logística mais simples (mas é um avião que oferece menos versatilidade). Na verdade, ele não ganhou do tucano. O tucano ganhou e foi suspenso. Depois mudaram os critérios na concorrência e aí não tinha como pra maioria das plataformas. Mas são projetos muito diferentes, esse daí tem 10 estações, duas torres eletro-óticas, o varão pra reabastecimento no ar e voa devagar quase parando. É muito mais um avião de reconhecimento armado em COIN. o tucano é mais versátil mas não é lá pra reconhecimento também, não compensa. É pra combate… Read more »
É…..azar deles que escolheram esse avião…..
Lembra o caso da concorrência para um novo reabastecedor; a Airbus ganhou…..anularam o resultado e mudaram os critérios de um jeito que na segunda vêz a Boeing ganhasse…..
Só tinha um critério: norte americano. Tenho dois colegas da Azul q fazem o translado de Air Tractor para o Brasil. Disseram q é horrível de comandos de vôo.
Isto que eu iria falar. Os comandos são complexos, imagina na hora de soltar foguetes, este bicão de avião de agricultura deve atrapalhar. A visão do cockpit para o exterior deve ser comprometido, e bem menor que o ST. Enfim… Se fosse no Brasil…
Quantas escalas eles fazem? Duas? Porque a 300 km/h, e 7 mil km de distância…
Pois é. estava pensando a razão de voarem tanto ao invés de colocar em um navio ou desmontando dentro de um avião cargueiro…
depois de uma viagem destas, o avião já chega aqui no Brasil precisando de revisão.
Várias
Adivinhe….
Temos que lembrar que alguns anos atras quando ocorreram testes operacionais entre os concorrentes o ST caiu no meio de um voo de teste. Por mais que se ache justificativas para o acidente é difícil superar essa mancha. E mais difícil ainda o comprador justificar internamente a compra de um “estrangeiro” que caiu no meio da avaliação…
O relatório final encontrou as causas: erro do piloto (Marines).
Infelizmente a imagem que ficou, até por que o teste foi cancelado a partir do acidente, é que o avião caiu… Com certeza esse acidente, mesmo que por falha do piloto, prejudicou muito a campanha pelo ST.
Não tem nada a ver. Nos testes o Super Tucano se mostrou superior ao Wolverine. Não prejudicou o concorrência tanto é que o ST ganhou.
“O AT-802U foi projetado para implantação rápida e pode ser desmontado em um dia para caber dentro de uma única aeronave de carga C-17. [5] Ele pode então ser remontado para o status de pronto para a missão em um único dia.”
L3Harris OA-1K Skyraider II – Wikipédia, a enciclopédia livre
Essa capacidade pode ter pesado na decisão.
Custo de aquisição
Custo operacional
Embora seja mais lento, tem um alcance maior e capacidade de carga maior por volta de 50%
Não é acrobático, mas tem excelente manobrabilidade.
Pois é uma “gambitec” troço feio do caramba….. “É mais feio que matar a mães por causa de mistura” …
Talvez fosse interessante para Força Aéreas de baixo poder aquisitivo, como Uruguai, Guiana… para complementar os poucos Super Tucanos que conseguem adquirir
O ST já é adequado pra países com pouca grana como Uruguai ou Guiana, e que não tem grana pra M-346 ou KAI-50, não há NENHUMA necessidade desse IPanema aí…
Creio que o melhor avião turboélice para interceptação de aeronaves leves e para apoio aéreo é o A29 que foi projetado para estas missões e histórico de combate real.
Por outro lado, o A29 deve ficar bem legal pintado de cinza fosco
Vamos entender uma coisa, eu falei desse avião agrícola armado como complemento ao ST, não substituto ou concorrente, um avião desses deve custar 1/3 de um ST e conseguiria fazer a função de apoio aéreo aproximado
Ainda tenho duvidas se é razoável uma força que opera o A29 buscar uma aeronave de pior desempenho para fazer o que o ST foi projetado para fazer..
Talvez um quem não tenha o A29 precise buscar este “Ipanema-Bope”, não o contrário… também acho que as forças que operam o A29 também não precisam de um jato leve de treinamento..
agora, é razoável que um país que tenha o A29 eventualmente precise de um caça de primeira linha, ainda que de segunda mão, como o F16 ou o Gripen
Países como Uruguai e Paraguai que compraram apenas 6 ST, poderia aloca-los mais para defesa aérea, enquanto Ipanema armado pode servir como CAS, por 1/3 do valor de um ST, dando uma encorpada na aviação desses países.
É razoável que países que tenham A29, procurem AO MENOS um LIFT supersônico para ajudar com interceptações que exijam maior velocidade. Vem falar que 12-18 FA-50 armados com METEOR e apoiados por P600 AEW não impõem o mínimo de respeito.
Entre Uruguai e Guiana tem um abismo. Ele é bem específico pra um tipo de missão e devagar demais pra interceptar, difícil justificar pra quem não tem dinheiro comprar outro avião além do EMB. Mas é possível a Guiana comprar os A-29 fabricados nos EUA no futuro via FMS em suaves prestações sim. Não agora, mas no futuro. Agora eles tão operando um ou dois heli pro país inteiro (pq um caiu perto da venezuela) que já foram comprados caindo aos pedaços. Provavelmente vão priorizar Caravan e mais heli antes disso. Tudo dos EUA mesmo, a gente não tem como… Read more »
Nessa configuração da USAF ele está saindo mais caro do que o A-29 na variante mais básica.
os caras pra não dar o braço à torcer por causa do super tucano , inventaram essa gambiarra…
Que tranqueira!
é definitivamente feio
Kc 390 para os EUA esquece kkkk , olha que os caras escolheram.
Os americanos não adquiriram o “Wolwerine” também.
Preferiram esse treco, aí.
No mínimo, pensaram no custo de operação baixo e em situações especifica COIN, sub-operações, cenários de baixa intensidade e com vôo muito baixo.
Da mesma forma com que tem coisas que não se deve pedir que um F-39 faça, tem coisas que não precisam de um A-29. Não acho que esse avião seja má idéia…
Pra eles não. Com o custo que a gente opera os tucanos hoje não compensa ter outro avião, na minha opinião. 500 a 1000 dolares nem empresa de táxi aereo consegue fazer.
Off-Topic;
Parece que finalmente alguém dentro da FAB pôs o cérebro para funcionar…
O Brasil irá fechar um segundo lote de Gripen E e incluirá na aquisição a possibilidade de aquisição de caças Gripen C para reforçar a defesa, certamente para substituir os F-5M e A-1M, que irão trabalhar juntos com os modelos E.
Acho que a FAB deveria pegar aquele aditivo de 25% que há no contrato do primeiro lote e adquirir aeronaves Gripen C.
Se não estiver errado, seriam nove aeronaves a mais.
Se vierem no padrão MS-20 ou 21, já estariam bons.
Tem a fonte?
Também estou curioso!
Vou procurar…
É uma boa notícia, se for verdade, coloca a fonte
Olá Nery,
A tal fonte é abaixo. Entretanto é tão confiável como uma nota de R$3,00
https://www.sociedademilitar.com.br/2025/04/72-cacas-gripens-novinhos-a-caminho-brasil-aposta-em-investimento-bilionario-com-a-saab-para-turbinar-a-frota-da-forca-aerea-brasileira-flc.html
Sem falar que é bem confuso o texto.
Sgt Moreno
Temo que se fosse algo certo já teríamos uma confirmação da FAB.., é boato, talvez apenas um “caça-like”
O nome dado a essa coisa é uma ofensa ao icônico Skyraider.
Realmente !
Sempre achei ele lindaço, fora que ele aparece em uma cena do filme de Guerra “Fomos heróis” de Mel Gibson, bem no climax do filme…
Uma das melhores cenas de filme de guerra…
Airstrike Scene (Broken Arrow)
https://www.youtube.com/watch?v=k487rUfjbjA&ab_channel=Johnny%27sWarStories
Concordo 100%
Ele também ataque em posição de mergulho, igual aos stukas? parece muito
Mas que Gambiarra voadora é essa ?!




Parece que foi meio que embrulhado e mandado pra frente. O famoso filho feio, só que esse tem Pai
Pessoal, pode ser que aconteça mais espero que não….! Minha pergunta é como em caso de emergência o piloto ejeta nessa coisa?
Não tem assento ejetor!!
O piloto fica dentro de uma ” banheira blindada” e uma “roll cage” , de tubos reforçados.
Ele é bem maior que o Ipanema e quase 50% mais envergadura que o tucano. Vai ficar voando alto e lento, acima dos manpads.
Não tem IFF
salto da mesma forma que o avião que usavam….Ac-208 Grand caravan, PC-12,etc….fiquem atentos aos requisitos e concorrentes neste nicho…
Sempre falei para a FAB comprar o Ipanema… Dormiram no ponto, os gringos foram atrás!!!
Este?
Salvo engano, o Ipanema da FAB rebocava planadores
Sim. Voei de planador na AFA e foi esse avião que nos levou para cima.
Ainda reboca. Eu fui rebocador na AFA.
Por curiosidade. No caso do piloto que vai operar o Ipanema na AFA, ele precisa fazer algum treinamento para operação? Pergunto, porque deve ser um avião f[fácil de voar para os padrões de um piloto militar.
Nenhum treinamento além de estudar o manual do avião e fazer a prova. Um instrutor senta na asa e dá umas dicas de partida, táxi, decolagem e pouso. Depois o piloto decola sozinho e faz uns toques e arremetida. Complicado é o pouso, porque o triciclo é convencional.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Para o que o programa AFSOC Overwatch pretendia, o produto da L-3 harris era o mais equilibrado para os requisitos.
basta ver quem eram os concorrentes…
O A-29 estava fora da curva em camada superior….
A Sierra Nevada não entrou com o A-29, mas sim com uma proposta daquele bimotor azulzinho ali…o MC-149 Willy Coyote
este aqui:

Esse avião pelo que eu li sobre suas especificações é um conceito bizarro, “O AT-802U foi projetado para implantação rápida e pode ser desmontado em um dia para caber dentro de uma única aeronave de carga C-17. [5] Ele pode então ser remontado para o status de pronto para a missão em um único dia.” Chega-se a conclusão que deve ser para apoio rápido a infantaria terrestre, em cenários de guerra urbana e milícia em selva e deserto. Mas ai fica alguns questionamentos: Para esse cenário especifico de combate,ele não seria um alvo fácil para armas antiaéreas portáteis; Qual a vantagem dele para… Read more »
Faz o que o heli de ataque faz por umafração de 10% do custo….
e ainda tem 6 horas de missão versus 2a3 horas de um heli
Faria mais sentido comprar mais Reaper se eles não querem A-29 mesmo eles sendo fabricados lá… é um arremedo de avião de ataque e nem assento ejetor tem!
Leia minha postagem acima.
O super tucano sequer concorreu face especificacoes muito particulares….a SR entrou com outro aviao na concorrencia
Para quem acha que gambiarra é especialidade de brasileiro, tá aí…
Escolheram o pior só pq ” é de casa”. Azar de quem tiver que operar. Ctz que o super tucano da de 10 a 0.
O Super Tucano nao concorreu
As especificacoes eram outras, leia alguns comentarios acima
Isso é um caixão voador, imaginem uma aeronave de apoio aéreo aproximado sem assento ejetáveis, fiquei procurando no vídeo divulgado e achei estranho, então dei uma olhada no wikipedia e eles informam que a aeronave não foi projetada para utilizar assentos ejetáveis , é sério isso? Ah, tem cinto de cinco pontos e air bag.
Veja que o aviao que substitue nao tem assentos tambem. Ac208, Caravan, ou o proposto pela Sierra Nevada subsidiaria da embraer c9m o MC149

Segundo um amigo informou nos comentários essa aeronave de ” combate” não possui assentos ejetores e isso é retrocesso tecnológico , na primeira perda de um piloto a política interna vai discutir sobre a capacidade da aeronave operar e dar uma forma de fuga para o piloto em caso de fogo de retorno em operações contra narcotráfico
Basta observarmos o que vem ocorrendo na Ucrânia, a quantidade de aeronaves abatidas por mísseis portáteis, rapidinho iam tirar esse monstrengo do ar.
Olha a cara de felicidade do sujeito:
Tipo: “Que que eu to fazendo aqui nessa lata de sardinha blindada sem assento ejetor
Atentar que as especificacoes desta concorrencia do SOFCOM nao exigia isto. Basta ver as aeronaves que usam hoje para tal
A proposta da Embraer Sierra Nevada tambem nao tem assentos….entao….

Drone Kamikaze tripulado .
Nao é missao dele atuar como o amigo pensa….
Ele sera para operaoes especiais…longinquas….afastadas e pontuais…
Tal como o perfil dos concorrentes na competicao
Tipo, foi um prazer lutar ao lado de vocês kkkkk
o cooporativismo é ______________, um avião agrícula na guerra.
EDITADO