Memorando de Entendimento assinado pelas duas empresas líderes aeroespaciais visa fortalecer a parceria estratégica com foco na aeronave de transporte de última geração da Embraer

Rio de Janeiro, Brasil, 03 de abril de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, e a Denel, empresa sul-africana líder no setor aeroespacial e de defesa, assinaram oficialmente um Memorando de Entendimento (MoU) durante a LAAD Defence and Security no Brasil. O acordo, assinado por Chris Boshoff, CEO e Executivo do Grupo Denel, e Fabio Caparica, vice-presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança, descreve a estrutura para uma potencial colaboração no KC-390 Millennium, com foco na fabricação de aeroestruturas, manutenção, reparo e atividades de revisão.

“Estamos entusiasmados para fortalecer nosso relacionamento com a Denel, uma líder aeroespacial na África do Sul, na medida em que o país procura substituir seus aviões militares. Nosso intuito é fornecer à África do Sul a aeronave mais avançada em sua categoria, ao mesmo tempo em que cooperamos com a indústria sul-africana”, disse Fabio Caparica, vice-presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança.

Chris Boshoff, CEO Aerospace da Denel, expressou seu entusiasmo pela parceria com uma empresa mundialmente reconhecida por sua qualidade e competência, como a Embraer. “Nosso relacionamento de longa data se estende por várias décadas, e essa colaboração fortalecerá ainda mais nossa parceria. A Denel está bem equipada e é um parceiro industrial reconhecido para realizar as tarefas necessárias previstas nesta colaboração, melhorando significativamente as capacidades de transporte aéreo estratégico no continente africano.”

O KC-390 Millennium é uma aeronave de transporte militar de última geração adequada para operações na África do Sul. Sua versatilidade, facilidade de reconfiguração e sua capacidade de operar a partir de pistas de pouso não pavimentadas o tornam uma aeronave ideal e eficiente para as forças armadas do continente africano.

O KC-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo ajuda humanitária, transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo como avião-tanque e receptor, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações especiais, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.

A aeronave foi adquirida por nove países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Também foi oficialmente selecionado pela Suécia e Eslováquia para modernizar suas forças aéreas.

Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação acumula uma taxa de conclusão de missão de mais de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional em sua categoria.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, e fornece serviços e suporte pós-venda aos clientes.

Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros anualmente.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a Denel

A Denel é uma empresa estatal sul-africana que fornece soluções inovadoras de defesa, segurança, aeroespacial e tecnologia e parceira estratégica da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF).

A empresa estatal, embora com orientação comercial, também fornece produtos e soluções para clientes em mercados globais. Os recursos do grupo incluem defesa, aeroespacial, segurança e manufatura avançada. As capacidades de defesa da Denel remontam a mais de 70 anos, quando suas primeiras fábricas foram estabelecidas.

A Denel oferece uma ampla gama de serviços e soluções inovadoras que aumentam o valor de seus produtos. As soluções são projetadas para atender aos requisitos mais exigentes dos usuários e fornecerem suporte completo ao ciclo de vida. Os produtos e recursos da Denel incluem torres de combate, sistemas de artilharia e veículos, mísseis, manutenção, reparo e revisão de aeronaves (MRO), atualizações de aviônicos, testes de sistemas de defesa aérea e integração de sistemas complexos.

Subscribe
Notify of
guest


34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angelo

A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial: lider global? ela é q lidera globalmente esse mercado??????????????????

737-800RJ

Sim, a Embraer é, há muitos anos, a maior vendedora no SEGMENTO de aeronaves com ATÉ 150 assentos. O que é um feito gigantesco!

Orgulho do Brasil!

Hélio Jr

Infelizmente não é mais líder deste segmento em vendas e encomendas. A220 já ultrapassou os ejets em carteira e entrega.

Deadeye

Mas o A220 tem uma versão com mais de 150 assentos, então teoricamente a Embraer ainda é líder no segmento de até 150 assentos.

Hélio Jr

Teoricamente que não opera. Todos a220-300 operam com menos de 150 assentos.
JetBlue e delta são os maiores clientes. Assentos do 300, 140 e 135 lugares.

Ozires

Ainda é líder sim no segmento até 150 assentos.

Hélio Jr

Onde está escrito! Não é verdade! Os dados são oficiais não é achismo ou torcida cega!

Fernando EMB

Só do E175 são cerca de 800 aeronaves, então é líder sim.

Neto

O ruído é no até 150 passageiros. Se colocar essas 800 aeronaves, tem uma janela longa.

Ouvinte

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Hélio Jr

Dados hoje E2 vs a 220
E2:
Pedidos: 284
Entregas :128
A entregar:156
A220
Pedidos:904
Entregas : 396
A entregar: 508

Heli

Como alguém negativa um post com dados? É muita torcida organizada meu deus.

Oseias

Talvez vc não saiba mas o Phenon 300 é lider de vendas a 12 anos.

Hélio Jr

Também não é verdade Oseias quanta fake News!
O Phenom 300 foi líder e hoje é líder apenas na sua classe. Perde para dois. Cirrus sf50 e 350.

Oséias

amigo, eu não fabrico noticias, não ganho nada com isso e não sou remunerado em redes sociais. A informação que passei é amplamente divulgada e quando escrevo liderpor 12 anos é sim em sua categoria, sendo assim como você me acusa de fake news?

Hélio Jr

Não sou contra a Embraer. Amo esta cia! Convivi 17 anos ali. Vi o P300 nascer e porque nasceu. Vi Ejets nascer. Mas a visão deturpada não vai ajudar a cia. Empresa está num momento bom nas áreas militares, executiva e serviços mas muito muito delicado na aviação comercial. Mentiras espalhadas não ajudarão. Infelizmente as pessoas querem só torcer por um ufanismo inócuo sendo que temos que enxergar a realidade. O P300 foi líder do mercado de aviação executiva. Não é líder há alguns anos desde a entrada do novo Challenger 350. O Phenom 300 é líder na categoria de… Read more »

MMerlin

Se esse acordo fosse um facilitador pra migração do a-darter da Elbit para ED&S, dando continuidade do lado brasileiros ao produto.
Talvez pudesse passar por adaptações para ser um equipamentos utilizados na futura defesa AA nacional.

Last edited 7 dias atrás by MMerlin
Rafael Cordeiro

Será que o cliente ainda não revelado do KC-390 é a África do Sul? Aguardemos…

Bernardo santos

Pode ser Ruanda, vamos aguarda os novos clientes para vermos.

Vitor Botafogo

Não era o Uzbekistão que possui financiamento do BNDES aprovado?

Oseias

Primeiro passo para a Africa do Sul comprar o KC-390

Rodrigo LD

Pela felicidade do africano em receber a maquete, quando receberem o avião, com a confirmação do contrato de venda, farão feriado nacional!!!!

Marcelo Andrade

Africa do Sul no forno!!!!

Lopes

Gostei do textinho pró-ucrania tirado diretamente do chat gpt, mas agora me diga: o que tem a ver com o assunto?

A C

Nao creio no KC-390 para a Africa do Sul. A economia local jah viu dias muito melhores e hah outras prioridades.

Pessoalmente gostaria de ver o KC-390 operando em FAs como da Australia, N. Zelandia, outros paises da OTAN e mesmo Canada.O clima politico atual estah mais favoravel.

Rafael Oliveira

Austrália e Nova Zelândia acabaram de comprar a Kombi. Não comprarão KC-390 nos próximos 20 anos, pelo menos.

Rinaldo Nery

Pela proximidade com a China, comprarão tudo o que o Tio Sam mandar.

Felipe M.

Minha maior expectativa é ver na Índia e na Arábia Saudita.
Na Índia, uma demanda enorme. Na AS, além de uma boa demanda, abre o rico mercado do OM para o avião.

Rinaldo Nery

Também penso assim.

Carlos Gainete

A África do Sul não é mais a mesma!

Hoje é um país decadente, onde seus melhores engenheiros já foram embora do país.

Detalhe, não tem mais dinheiro para investimentos, pois está economicamente falida.

Até seus Gripens, quase não voam mais.

brutus

muitos aqui no blog dizeram de ideias comprar gripen deles , versao C , mas duvido conseguir as vezes penso se a FAB poderia baganhar na troca com preço de entrada por T-29 , quem sabe

Rinaldo Nery

T-29 não existe. A-29.

Daniel

Falando em África do Sul, cadê os nossos mísseis???????

brutus

esta guardado na gaveta