Simulador do Gripen E instalado na Base Aérea de Anápolis

Assista no vídeo abaixo, divulgado pela Folha de São Paulo, a uma demonstração de combate aéreo feita no simulador de missão do caça Gripen da Força Aérea Brasileira. Na primeira parte, o piloto emprega mísseis ar-ar de curto alcance e na segunda emprega o canhão.

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu da SAAB, empresa sueca responsável pelo desenvolvimento do caça F-39 Gripen, no dia 17/01, a nova versão do simulador Mission Trainer (MT), que evoluiu da configuração Basic Capability (BC) para a Basic Capability Update (BCU). A atualização traz funcionalidades ampliadas, alinhadas com o próximo avanço do F-39 Gripen, aperfeiçoando o treinamento dos pilotos operacionais.

Os Treinadores de Missão são utilizados tanto para o treinamento de pilotos em fase de iniciação quanto para treinamento operacional, com a utilização de cenários táticos avançados. Com os dois equipamentos conectados, é possível realizar o treinamento de voo em formação, quando duas ou mais aeronaves voam próximas umas das outras, com mesma proa e velocidade.

Subscribe
Notify of
guest


36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Saldanha da Gama

Para que gastarmos pagando os caças, temos o simulador…

Mauro Oliveira

Defesa Aérea no Brasil só no simulador…

Não foi por falta de aviso.

E claro, as escolhas do comando da FAB não tem nada a ver com isso; todo mundo, fora eles, é culpado…

Luís Henrique

Se o Brasil não está pagando direito o contrato dos Gripen que era o mais barato, cerca de U$ 4,5 bi e depois caiu para cerca de U$ 4 bi, imagine se tivesse adquirido o Super Hornet que custava cerca de U$ 6,2 bi ou o Rafale que custava mais de U$ 7 bi.

O Super Hornet e o Rafale já estavam mais “maduros”, mas será que teríamos todos os caças operacionais com essa falta de pagamentos?

Mauro Oliveira

O problema vai muito, muito além de orçamento.

Leia os comentários na outra matéria sobre o Gripen.

Bueno

quando o Bicho pegar pra valer, (Vamos contar com a sorte é claro né) Vao pegar este simulador e colocar dentro do KC390 – kkk

Pablo

Nao foi esse simulador que o domingo espetacular nao pode filmar???

Matheus R

Foi em um desses programas. Não puderam mostrar o WAD.

zehpedro

O Sukhoi Venezuelano passou ileso pela metralhadora. 🤣

Last edited 4 dias atrás by zehpedro
Rinaldo Nery

Pelo canhão. Quem tem metralhadora é o A-29. Acima de .50 chama-se canhão.

Matheus R

Já errei alguns desses tiros também no War Thunder.

Last edited 4 dias atrás by Matheus R
GuiBeck

1:08… Achei que era só eu no DCS que fazia dessas… kkkk Ainda bem que tem o simulador, fazer isso queimando querosene é punk… hehehe

Matheus R

O duro é que depois que passa pelo inimigo, ele atira em você e fica tirando sarro rsrs.

GuiBeck

KKK verdade!

Clésio Luiz

Os simuladores computadorizados que existem nos últimos 30/40 anos, são essenciais no desenvolvimento de táticas e doutrinas de combates modernas. Você pode desenvolver e praticar qualquer coisa no solo, sem gastar um litro de JP8. Tem uma entrevista interessante com um ex-piloto de Tornado F.3 da RAF, onde ele descreve como simuladores possibilitaram a criação de táticas para derrotar caças melhores que o Tornado. Ele descreve um combate simulado onde os F3 da RAF conseguiram derrotar caças F-15 da USAF em combate BVR, com táticas criadas em simuladores. Inclusive uma delas envolviam os BAE Hawk que na época voavam a… Read more »

João Rocha

Uma aeronave fraca, com um motor velho(Americano).Com uma taxa de entrega terrível. Espero que Portugal não compre este ferro-velho.

Angus

Apaga, ainda da tempo, antes de passar mais vergonha.

Magalhaes

Com a palavra o “ixpessialixxta” ! É cada uma que aparece…

Nei

Tão fraca que conseguiu kill em F-15.

Rafael Costa

A Guiana Brasileira vai comprar o que couber dentro do orçamento limitado dela. Hoje a FAP tem uma das forças aéreas mais fracas da Europa ocidental, comprar o Gripen para substituir seus F-16 MLU já seria um salto qualitativo muito bom, passando a operar um vetor no estado da arte em sistemas EW que não deve em nada aos seus concorrentes da geração 4++ (Rafale, F-16 block 70, etc), com radar AESA, IRST e mísseis IRIS-T e Meteor, superiores aos seus concorrentes americanos que equipam os F-16 hoje, no caso o AIM-120C7 e AIM-9X. Acredito que falta dinheiro para conseguirem… Read more »

Alexandre Fontoura

Ferro velho? O avião está entrando em serviço… E reclamando quando Portugal voa F-16 Block 15…

Leandro Costa

Melhor ler isso do que ser… bem… do que ser o cara que postou isso.

Domanski

Como dizer que não entende bulhufas de aviação militar, sem dizer que não entende bulhufas de aviação militar

Rommelqe

O piloto deveria estar utilizando o capacete, sem o qual o simulador esta até descaracterizado.

João Rocha

O governo português do PS(2)bem queria comprar este ferro velho, mas a compra não irá para a frente ou este lixo ou então o Rafal Francês, uma aeronave cara 130 milhões a unidade e que nunca foi testada em combate (real).Compraram o supertucano que não tem nenhuma utilidade no contexto Nato.

Nei

Combate com apoio aéreo aproximando, existe em todas as Forças Armadas do Mundo e nisso A29 e A-10 são os melhores do mundo.

Bosco

Não numa guerra de alta intensidade entre países pares.
Se o F-35 veio para substituir o A-10 , inclusive na função de apoio aéreo aproximado, é porque ele já não é mais capaz de fazê-lo.
Um A-10 , se armado com bombas planadoras SDBs, até pode implementar CAS voando baixo e subindo numa manobra de arremesso equanto lança chaffs e flores e atacar alvos distantes cerca de 70 a 80 km, mas o F-35 (A,B,C) é melhor.

Magalhaes

Esse rapaz ta viajando demais. Por que esse ódio mortal ? Menos….menos….

Rodrigo

Inacreditável errar tantas vezes um alvo em curva contínua, pior ainda errar a potência e passar a frente do inimigo. Major! Não tô acreditando mesmo

Rinaldo Nery

Nada como um ás do DCS pra ministrar instrução de tiro aéreo…

Rodrigo

Muito longe disso! Sou cidadão brasileiro e mero contribuinte, e como tal o mínimo que se espera, ao assistir um vídeo de simulações de combate pilotado por um Major da Força Aérea, é a excelência na condução de seu dever. Se estou errado, então tá tudo errado!

art

é serio que tem gente problematizando o simulador do Gripen? O simulador pode ajudar em desenvolver táticas de combate é uma ferramenta, um meio de economia, agora o que está rodando ali não importa.

adriano Madureira

Esse simulador para mim não passa de um videogame avançado com um console bonitinho.
lembra aqueles simuladores de monoposto f1

comment image

Acho que no mínimo deveria ser algo mais avançado e que no mínimo usasse de força hidráulica para dar mais veracidade.

em um país que gasta tanto dinheiro em besteira,adquirir algo que passe a sensação de mais realidade no treinamento de pilotos deveria ser valorizado, mas como nessa republiqueta defesa não é valorizada, usam de paliativo ou genéricos.

comment image?h=06c60f80&itok=R0BwBbYo

Carlos I

Pelo menos no simulador quando aperta o gatilho acontece algo….

Brincadeiras a parte é bem melhor que meu thrustmaster

Rogério Loureiro Dhierio

Isso não deveria ser sigiloso?
Não me parece prudente divulgar esse tipo de conteúdo como se fosse um jogo de Xbox, quando o assunto em si é totalmente voltado a segurança de uma nação.

Rinaldo Nery

Sigiloso é foto do F-35 pousado na BAeNSPA…

José

Este abate no simulador deve ter sido dum tukano né? Ou dum f35?